Franquias de limpeza e conservação que estão bombando

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Franquias de limpeza e conservação estão em alta no mercado. Com possibilidades de atendimento bem amplo, as franquias do setor têm se posicionado de forma positiva. Oferecendo tanto aos clientes, quanto aos interessados em ingressar no franchising possibilidades bem atrativas.

O segmento de limpeza e conservação vem crescendo nos últimos anos. Todo o desenvolvimento demonstra o quanto o segmento é interessante para quem busca empreender.

Não somente por ser forte mas, principalmente, porque as franquias se posicionam como boas oportunidades para quem sonha em se tornar empreendedor.

Isso porque, as franquias de serviços possibilitam que os empreendedores invistam com menos riscos e potencializem os resultados da unidade por meio do plano de negócios, treinamentos, divulgações, entre outras estratégias de suporte oferecidas pelas franqueadoras.

Tem interesse de investir nesse setor? Veja nesse texto as opções de negócios nesse mercado que está em franco crescimento no franchising.

O mercado de franquias de limpeza e conservação

Conhecer o mercado em que você pretende atuar é o primeiro passo para uma escolha certeira. Como informamos na introdução do conteúdo, o setor de franquias de limpeza e conservação vem demonstrando crescimento positivo nos últimos anos, o que indica espaço para entrada de novos investidores.

Para se ter uma ideia, o segmento de Serviços, mercado em que as franquias de limpeza e conservação estão inseridas, faturou R$ 1,4  bilhão somente em 2019.

Do mesmo modo, o número de unidades em operação também aumentou, chegando a um percentual de 3,9% superior do que o registrado no ano anterior. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda segundo a pesquisa, dentro desse mercado, somente o nicho de serviços de limpeza profissional movimenta cerca de R$ 18 bilhões no Brasil. O total demonstra que o desempenho do setor é um dos que mais cresce no País.

Desse modo, os números demonstram que o segmento é atrativo tanto para a expansão das franquias, quanto para a entrada de novos empreendedores.

Assim, como a oferta é alta, a demanda por esse tipo de serviços também é. Portanto, o cenário é de um mercado com oportunidades de atuação em diferentes nichos, junto de um potencial de faturamento compatível com o crescimento do setor.

Quais as vantagens de investir em franquias de limpeza e conservação?

Vemos duas pessoas realizando a limpeza do piso de uma casa. No segundo plano (desfocado) é possível perceber um homem junto a um balde e um esfregão. No primeiro plano da imagem, mais perto do observador, temos uma mulher, devidamente paramentada com luvas, segundo uma pequena cesta com produtos e escovas para limpeza (imagem ilustrativa). Texto: franquias de limpeza e conservação.
Com pouco investimento é possível iniciar uma franquia e começar a atuar no mercado de forma rápida.

Antes de explicarmos as vantagens das franquias de limpeza e conservação, a aposta em franquias é, por si só, uma forma de investimento mais vantajosa do que a abertura de um negócio convencional.

Isso porque, a taxa de mortalidade das franquias é bem inferior, se comparada com o risco de mortalidade dos empreendimentos criados do zero.

De acordo com a ABF, a cada 100 franquias que são abertas, apenas cinco fecham as portas em até dois anos de operação. Já as empresas tradicionais, o índice é de 23 CNPJs fechando as portas em até 24 meses.

Assim, as franquias já saem na frente por proporcionarem maior segurança no investimento, com maiores chances de se manterem no mercado.

Ao mesmo tempo, o setor de limpeza possibilita que você represente marcas famosas, já estruturadas e com maturidade.

Assim, você se insere em um setor com o apoio de uma rede com alta demanda de serviços, buscados por clientes já estabelecidos, como empresas e condomínios, por exemplo.

Por isso, a limpeza comercial alcança ganhos significativos em comparação com serviços e atendimentos avulsos e feitos por conta própria.

Além disso, o investimento em franquias de limpeza e conservação possibilita que o franqueado atue em modelo home office. Esse formato não exige instalação da unidade em pontos comerciais, fazendo com que os custos de abertura e operação sejam ainda mais baixos.

Ao mesmo tempo, as taxas são bem menores e o serviço é in loco, portanto, muitos desses modelos de negócio são consideradas franquias baratas de limpeza.

Outras vantagens são o suporte com treinamentos, qualificação de franqueados, apoio com divulgação, entre outras estratégias que facilitam a atuação dos empreendedores.

Serviços oferecidos pelas franquias de limpeza e conservação

Como vimos anteriormente, existem várias opções disponíveis no segmento de franquias de limpeza e conservação. Dentro de um mesmo setor, existem alguns nichos, como o de limpeza doméstica, empresarial, limpeza de automóveis, arcondicionado, entre outras opções.

Assim, é possível investir em apenas um modelo de franquia que irá realizar atendimentos diversos para residências, empresas, comércios e fábricas.

A ampliação dos procedimentos proporciona um maior ticket médio de atendimento o que, consequentemente, aumenta os ganhos da unidade.

Assim, uma franquia que oferece limpeza automotiva, por exemplo, pode realizar a limpeza de um veículo e, ao mesmo tempo, limpar sofás, carpetes e colchões, realizando vários serviços no mesmo local.

Da mesma forma, uma franquia de limpeza residencial também pode oferecer os serviços para empresas e comércios, por exemplo.

Como escolher a melhor opção?

Para escolher a melhor opção, é preciso observar o tipo de negócio. O estudo de mercado, formatos de franquia, formas de atuação e os valores de investimento são informações que ajudam você a entender se a franquia está dentro das suas expectativas profissionais.

Para isso, é essencial analisar todos os valores cobradas, como taxa de franquia, taxa de royalties e de marketing, além de entender quais são os modelos de franquia oferecidos pela rede.

Inclusive, todas essas informações devem constar na Circular de Oferta de franquia (COF). Esse documento é muito importante e estudá-lo faz toda diferença na hora de escolher a sua franquia.

A melhor opção vai depender do que você busca e pretende com o negócio. Por isso, saiba todo o processo de como adquirir uma franquia e se prepare para o investimento. Saiba mais aqui!

Saiba como lucrar com uma franquia de limpeza e conservação

Vemos em um plano bastante fechado de imagem um teclado de um computador. O dedo indicador de uma mulher está prestes a tocar em um botão cuja um cifrão está impresso nele.
Fique atento as dicas de como faturar com sua franquia para ter um diferencial em comparação com os demais.

Abrir uma empresa requer não apenas um investimento financeiro, mas muita pesquisa e análise de mercado para colocar em prática todo o potencial de vendas que a franquia pode oferecer. Como consequência, a unidade conquistará todos os ganhos previstos.

Porém, é preciso estar atento às oportunidades e ao diferencial de comportamento enquanto gestor do seu negócio.

Como dono, o seu olhar deve estar sempre à frente, analisando as possibilidades que a franquia pode alcançar. Pensando, assim, em estratégias e em um posicionamento diferenciado dos demais, principalmente se tratando de uma franquia de limpeza profissional.

Pensando dessa forma, você estará sempre se destacando dos concorrentes. Por essa razão, vamos mostrar aqui como você pode lucrar com a sua franquia de limpeza e conservação. Veja.

Escolha a empresa ideal para o seu perfil

As franquias de limpeza e conservação são redes de franquias que oferecem diversos serviços e têm capacidade de atender tanto o público residencial e empresarial.

Sendo assim, você pode tanto atuar de forma individual, quanto alcançar atendimentos que demandam altos rendimentos.

Por exemplo, se você tem uma franquia de limpeza e conservação automotiva, e conseguir atender uma concessionária de carros ou uma empresa de logística e distribuição, terá uma demanda de trabalho maior. Automaticamente, poderá oferecer seus serviços em escala.

O que, financeiramente, é muito rentável. Dessa forma, terá chances de fidelizar empresas dependendo de como chegará até elas, e como irá oferecer os seus serviços como diferencial.

Neste momento, um bom atendimento fará toda a diferença e poderá trazer resultados muito expressivos ao seu negócio.

Aproveite as oportunidades tecnológicas

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No mercado de franquias, existem oportunidades que potencializam a interação com os clientes, como os aplicativos de serviços, por exemplo.

Os aplicativos, hoje em dia, são ferramentas que auxiliam bastante no processo de vendas de serviços. Os apps podem alcançar um tipo de público sem que o cliente precise se deslocar até a loja para adquirir um tipo de serviço ou produto, por exemplo.

Essa comodidade possibilita a atração de clientes e, ao mesmo tempo, facilita o gerenciamento e venda dos serviços. Principalmente se a franquia oferece um atendimento delivery, como normalmente acontece com as franquias de limpeza e conservação que realizam o serviço no local que o cliente desejar.

Sendo assim, caso a franquia escolhida possa oferecer tais facilitações, aderir a essas tecnologias é uma maneira de se manter atento às oportunidades inovadoras do mercado de prestação de serviços.

Participe e invista em treinamentos

Vemos algumas pessoas sentadas à mesa de uma sala de reunião. Mais ao fundo da imagem temos alguém, junto a um quadro, realizando algum tipo de exposição oral para os presentes (imagem ilustrativa). Texto: franquias de limpeza e conservação.
Participe de treinamentos obrigatórios e não obrigatórios e aprimore seus conhecimentos.

Aprender a realizar serviços com estratégias e técnicas específicas faz parte de quem deseja oferecer um trabalho eficiente, inclusive quando se fala de limpeza e conservação.

Diante de um momento em que a higienização de ambientes se tornou um braço forte no mercado, mostrar o diferencial com conhecimento e técnicas inovadoras é fundamental.

Existe um mercado muito amplo para esse negócio. Ao mesmo tempo, o destaque será de quem oferecer melhores condições de serviços com qualidade e resultados comprovados.

Portanto, não deixe de aproveitar as oportunidades das franquias, que oferecem treinamentos para o ingresso dos franqueados. Muitas redes também oferecem capacitações extras, por isso, não economize quando o assunto for investir em conhecimento para sempre oferecer um serviço de qualidade.

Use e abuse das vendas pela internet

Um dos setores mais completos por trás das franquias é o setor de marketing. Afinal, é ele quem analisa e estuda estratégias de vendas, divulgação, propaganda, desenvolvimento de projetos, entre outras estratégias para colocar as marcas sempre em alta no mercado.

Nesse sentido, você deve estar bem atento as oportunidades que a internet oferece para a divulgação da sua marca e de seus serviços.

As redes sociais são grandes aliadas. As franquias oferecem, por meio da taxa de propaganda, o suporte que pode ajudá-lo a desenvolver a sua franquia nas mídias sociais, por exemplo.

Então, aproveite bem essa oportunidade, conheça, estude e busque conhecer mais a respeito, caso não tenha muita afinidade com as redes.

Crie e cumpra suas metas

Assim como em qualquer empresa que trabalha com vendas, é importante criar objetivos para o negócio. Sendo assim, criar metas e buscar cumpri-las é uma forma de estar sempre atento aos resultados que precisa alcançar no seu empreendimento.

Por isso, mesmo que não haja uma exigência, inicie o seu negócio pensando sempre em cumprir uma meta. Na medida em que perceber que é possível alcançá-la, invista em mais possibilidades.

Esse exercício de desempenho irá fortalecer o seu potencial de vendas. Conforme o tempo for passando, será uma tarefa natural alcançar os resultados que precisa.

Busque parcerias

Da mesma forma que é importante estar atendo aos concorrentes para saber como se posicionar no mercado, é interessante buscar parcerias com outros negócios. Essas parcerias podem ser uma maneira vantajosa de alcançar ganhos atrativos.

Por isso, busque parcerias para sua franquia de limpeza e conservação em condomínios, ofereça seus serviços em prédios, blocos, faça pacotes de serviços para mais clientes.

Assim, será possível alcançar novas oportunidades no seu negócio, com maiores chances de fidelização dos clientes.

A limpeza e conservação, assim como  serviços de higienização, são recorrentes e devem ser feitos periodicamente. Por isso, construa um grupo de clientes a partir da fidelização e aposte em parcerias para impulsionar as oportunidades de vendas.

Acredite no seu potencial e tenha iniciativa

Se tem uma característica forte em empreendedores natos é a iniciativa. Ela é fundamental para que você seja capaz de ir em busca dos seus objetivos.

Conhecemos histórias de empreendedores de franquias de higienização que, em plena crise, conseguiram alcançar os objetivos mesmo com uma franquia de cidade pequena.

As franquias são negócios mais seguros, mas que só funcionam se o gestor que estiver à frente do empreendimento tiver compromisso e dedicação. No caso das franquias, é essencial seguir as padronizações e tudo o que foi aprendido nos treinamentos repassados pela franqueadora.

Como ser um franqueado de sucesso?

Vemos uma profissional devidamente paramentada com luvas realizando a limpeza de um piso.
Para se tornar um franqueado de sucesso é preciso seguir algumas dicas.

Para que você se torne um franqueado de sucesso, é preciso considerar alguns pontos importantes. Principalmente se você sabe que contar apenas com o dinheiro de investimento não é o único fator que levará a franquia ao sucesso.

As franquias são modelos de negócios que possuem uma cadeia de ações que precisam ser cumpridas pelos empreendedores. Sendo assim, caso alguma delas não seja cumprida, as suas chances de entrar em um negócio sem grandes perspectivas são maiores.

Dentre as ações, principalmente para quem vai investir em franquias de limpeza e conservação, estão os treinamentos direcionados para realização dos procedimentos de acordo com as especificidades da higienização.

Dessa forma, é importante ficar atento às dicas que vamos repassar. São orientações que podem transformar a sua jornada empreendedora em algo atrativo e com boas possibilidades de ganhos.

Defina o mercado ideal para o seu perfil

Existem diversos segmentos que podem ser explorados por empresas e que são passíveis de abrir uma franquia. Porém, para que você consiga investir em uma franqueadora que realmente dê lucro, o primeiro passo é saber escolher o mercado para atuação.

Aqui alertamos para o primeiro cuidado com relação ao dinheiro. Nunca escolha uma rede levando em consideração apenas o valor do investimento ou a promessa de lucratividade. Entre outas análises, é preciso levar em consideração a sua vontade e aptidão para tocar um negócio dentro da área.

No caso do setor de limpeza e conservação, você terá que trabalhar com pessoas, saber vender o seu negócio, gerir bem a sua demanda, encontrar profissionais capacitados, realizar treinamentos etc.

No entanto, caso você não se sinta atraído por esse trabalho e esteja planejando assumi-lo apenas por causa da sua promessa de retorno financeiro, saiba que as chances do seu negócio não decolar são maiores.

Isso acontece, pois a tendência do ser humano é deixar de lado aquilo que não gosta e, com o tempo, não se empenhar tanto para resolver um problema aparentemente chato. Quando você escolhe um trabalho por amor, todos esses obstáculos ficam mais fáceis de serem superados.

Porém, não se preocupe se não ama o setor de prestação de serviços que está prestes a escolher. Ter o mínimo de conhecimento e vontade de trabalhar com ele já é o suficiente. Ou seja, a única regra é nunca optar apenas por causa do dinheiro.

Estude a sua capacidade financeira

Antes de você começar a selecionar as melhores franquias de limpeza e conservação para se tornar um franqueado, chegou o momento em que você coloca à prova o seu conhecimento sobre administração financeira.

Essa é uma prática que precisa ser feita por qualquer pessoa que deseja investir, independentemente se em franquias ou não. Gerir um negócio vai além de tratar bem os funcionários e ser empático. A saúde financeira de uma empresa não se resolve apenas dessa forma.

Claro que funcionários motivados ajudam a alavancar a produtividade. Existem estudos como o da Right Management que identificou que até 50% das pessoas, quando motivadas, conseguem trazer melhores resultados para uma empresa.

Porém, para que o cenário financeiro seja realmente efetivo, o empreendedor precisa conhecer e ter experiência em controlar o dinheiro. Essa é uma prática que começa em casa, no âmbito familiar e nas pequenas coisas.

Dessa forma, antes de começar a estudar as franquias, comece a analisar o caminho que o seu dinheiro faz ao longo do mês. Inicie de uma maneira simples, observando quais os gastos “mais bobos” e quais são realmente necessários.

Em seguida, remova todos ou quase todos esses “gastos bobos” das suas despesas para o próximo mês. Logo depois, tente negociar com as operadoras de TV, internet e celular condições mais favoráveis para você.

Caso possua dívidas, entre em contato com seus credores e tente encontrar alguma solução mais fácil para quitá-las. Eles querem receber o que são deles, então não vão medir esforços para ajudar você a alcançar um valor mais condizente.

Dentro desse processo, até que você consiga definir qual a melhor franquia, guarde uma parte do seu dinheiro em poupança ou em outros tipos de investimentos que fazem o dinheiro render. Isso vai ajudar no futuro.

Encontre as melhores marcas do mercado

Após todo o seu trabalho para encontrar o setor e a sua capacidade financeira, chegou a hora de pesquisar sobre as marcas que estão disponíveis no mercado. Para isso, você pode consultar listas ou portais especializados em franquias.

Existem diversos conteúdos no Google que listam as melhores marcas para um determinado segmento. Neste texto, iremos apontar algumas que consideramos as de maior destaque dentro do ramo de limpeza e conservação.

Nesse ponto, entra novamente a máxima de que o dinheiro não é tudo. Por mais que seja tentador optar pelas empresas que possuem um investimento menor. Porém, esse pode ser um grande tiro no pé.

Como sabemos, as franquias precisam transmitir todo o know-how e expertise que adquiriu ao longo dos anos para os seus futuros franqueados. Dessa forma, elas optam por treinamentos e suportes que ajudam a orientar o empreendedor pelo melhor caminho.

Caso encontre marcas que possuem um investimento muito abaixo das mesmas empresas concorrentes, fique atento e pesquise com cuidado sobre o seu histórico. Além disso, você precisa levar em consideração a forma pela qual o público enxerga essa empresa.

O que faz das franquias modelos de negócios seguros, além da transferência de conhecimento, é como os clientes as enxergam no mercado.

Se as pessoas não confiam no trabalho que essa marca escolhida representa, certamente o seu negócio irá sofrer e será levado à falência. Por isso, sempre analise com cuidado o custo-benefício que uma franqueadora pode entregar a você.

Pesquise as marcas escolhidas

Vemos (de cima) alguém com um tablet e alguns gráficos sobre a mesa.
Conhecer a fundo as marcas é um dos passos para a tomada de decisão.

Ao selecionar as franquias de limpeza e conservação que mais chamaram a sua atenção, chegou o momento de você pesquisar a fundo como elas são. Falamos brevemente no tópico anterior sobre como essa etapa é importante e vamos detalhar agora.

Para conhecer a reputação de uma franqueadora, você pode utilizar duas estratégias. Primeiramente, jogando nos sites de buscas e clicar nas matérias que envolvem seu nome.

Você pode observar se ela possui uma boa avaliação no Google e ler os comentários existentes. Esse pode ser o primeiro critério de eliminação, nessa rápida pesquisa já é possível identificar qual negócio é bom ou não.

Além disso, essas buscas vão levar você para o site da franqueadora. Leia com atenção todos os pontos que eles colocam para chamar a sua atenção, veja se é uma página que chama a sua atenção positivamente e dê continuidade na busca.

Na sequência, observe como a marca se comporta nas redes sociais. Aqui, será possível observar o comportamento dela com as reclamações dos clientes. Vale ressaltar que há redes sociais que também possuem avaliações para empresas.

Caso queira uma pesquisa ainda mais detalhada, você pode consultar o “Reclame Aqui”. Esse site é responsável por recolher diversas reclamações sobre todos os tipos de empresa que existem no Brasil.

Com base nele, você consegue identificar também como os franqueados são tratados pela franqueadora.

Entre em contato com a empresa

Agora que você conhece mais um pouco sobre as marcas que selecionou, chegou o momento de começar as negociações para abrir a sua franquia. Nessa etapa é preciso que você demonstre o interesse em se tornar um franqueado da empresa.

Para isso, é preciso acessar o site da mesma e preencher o formulário de cadastro. Geralmente eles estão visíveis e são fáceis de serem identificados. Após isso, basta aguardar o contato da franqueadora.

Ao chamar você para conversar sobre os motivos que lhe fazem querer abrir uma franquia, a empresa irá fazer uma entrevista para entender melhor o seu perfil e concluir se você realmente se encaixa com o que eles buscam.

Não se preocupe, esse cuidado é o mesmo que você teve para selecioná-la. Imagine você ser dono de uma rede de franquias e liberar para qualquer pessoa se tornar um franqueado? As chances de não funcionar são altas e, por isso, é necessário esse crivo.

Você não precisa escolher apenas uma empresa para conversar nesse momento. Escolha outras e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os processos, trabalho, serviços etc.

Mesmo que você tenha outras oportunidades para isso, quanto mais cedo você se livrar dos primeiros questionamentos melhor. Durante o seu processo de franqueamento, pode ser que surjam outras e acabe atrapalhando o seu entendimento sobre o modelo de negócio. 

Apesar do primeiro contato ser mais direcionado para a franqueadora conhecer o seu perfil de empreendedor, ele também serve para que você tenha o primeiro contato com a franqueadora.

Como consequência, você terá mais ou menos confiança no negócio. Essa etapa não costuma ser demorada e em poucos dias todas as primeiras conversas são resolvidas. Porém, a segunda exige um tempo maior para ser realizada.

Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF), como vimos brevemente ao longo do texto, é um documento responsável por conter todas as informações importante sobre o modelo de negócio da empresa.

Dentre todas as informações que constam neste documento, estão o histórico da marca, os valores referentes ao investimento, taxa de franquia, royalties e propaganda, pendências judiciais, tipos de treinamentos, suportes etc.

Com base em tudo isso, será possível identificar se essa franquia de limpeza e conservação é realmente interessante para você. Para que tudo seja analisado com cuidado, a COF precisa ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato de franquia.

Essa é uma orientação conforme a Lei de Franquias e visa proteger o futuro franqueado de algum tipo de assédio por parte da franqueadora. Dessa forma, não tenha pressa para estudar cada detalhe do documento.

Da mesma forma, se necessário, converse com seu advogado sobre as cláusulas e esclareça as suas dúvidas. Antes da assinatura final do contrato, todo cuidado é pouco para que você não seja pego de surpresa durante a sua jornada.

Além disso, na Circular é possível ter acesso a dados sobre atuais e ex-franqueados da marca nos últimos dois anos. Essa é mais uma maneira para você conhecer a fundo a empresa.

Entre em contato com os demais franqueados, busque entender os pontos forte e fracos do negócio, qual a visão deles em relação à operação no mercado, se a empresa está ligada nas tendências ou não, se o público tem gostado dos atendimentos, se tem retorno financeiro etc. 

São diversos pontos que podem ser levantados, porém, tome cuidado. Deixe o entrevistado tranquilo e à vontade para falar. Lembre-se que é uma entrevista sobre a experiência dele, não crie debates ou coloque sua opinião.

Assine o contrato de franquia

Por fim, chegou a hora de você se tornar um franqueado. Após analisar e estudar com cuidado a COF, é necessário mostrar para a empresa qual o modelo de negócio irá seguir.

Diversas franquias de limpeza e conservação trabalham com mais de um formato de franquia, sendo delivery e lojas físicas as mais comuns. Assim, com tudo definido, basta você assinar o contrato e quitar a taxa de franquia.

Essa quantia é referente ao direito de explorar comercialmente a marca em questão, sem contar que garante a você acesso a todo o know-how e expertise da empresa. Por ser uma das partes mais altas do investimento, pode ser que encontre franquias dispostas a parcelar esse valor.

Porém, não haverá franqueadoras que irão oferecer descontos para que você se torne um empreendedor.

Caso a marca escolhida faça isso, fique atento e desista do negócio. As franquias são empreendimentos de mão dupla, um precisa ajudar o outro e todos devem ter as mesmas condições para alcançar o sucesso.

Se ainda não tiver a quantia necessária para abrir o seu negócio, existem duas opções. Primeiramente é procurar uma sociedade, seja com um familiar ou amigo. Além de ajudar nas despesas, você pode ter um apoio maior na hora de fazer a gestão e administração do negócio.

Outra opção é procurar alguma instituição financeira para conseguir financiamentos. Os principais bancos contam com oportunidades exclusivas para quem deseja se tornar um franqueado. Apenas tome cuidado e não esqueça dos cuidados com o dinheiro que passamos.

Para que fique mais fácil de você memorizar todas essas etapas, preparamos um infográfico com todas as dicas que passamos. Confira.

Infográfico: 8 dicas para ter uma franquia de sucesso.

Opções de franquias de limpeza e conservação

Vemos um franqueado Acquazero, devidamente equipado, realizando a limpeza de um veículo.
A franquia Acquazero oferece vários serviços de limpeza e conservação de veículos, sendo referência no mercado.

São muitas as opções para investir nesse segmento, por isso, vamos apresentar algumas delas para você ampliar as possibilidades de atuação.

Mas, antes, não se esqueça de optar pelo investimento que esteja dentro das suas condições financeiras. É também essencial analisar se a franquia dispõe de todo o suporte que você busca na hora de atuar como franqueado.

Outra maneira de estar por dentro do universo do franchising é participar de eventos do setor, como a feira virtual de franquias. Dessa forma, você entra em contato com os representantes das franquias, tira dúvidas e entende melhor sobre os formatos de investimento.

A seguir, você conhece cinco opções de franquias de limpeza e conservação. São modelos de negócio com valores de investimento bem variáveis, assim como os serviços oferecidos e as formas de atuação no mercado. Certamente existe uma marca ideal para o seu perfil de empreendedor!

1. Acquazero

Uma franquia de sucesso nesse segmento é a Acquazero. A rede atua no mercado há mais de uma década e, atualmente, conta com cerca de 400 unidades em todas as regiões do país.

O carro chefe da franquia é a limpeza automotiva ecológica, no qual é possível realizar a limpeza da parte externa de um veículo com apenas 300 ml de água. A economia do recurso, junto do uso dos produtos certos, realiza a limpeza e, ao mesmo tempo, proporciona maior brilho à lataria do carro.

Além disso, a franquia automotiva conta com outros 15 serviços voltados para limpeza de veículos e até de residências. Os clientes encontram procedimentos voltados para limpeza de carpete, higienização de estofados e colchões.

Nas opções de franquias, existem três modalidades home office e outras três de loja física, possibilitando ao franqueado diferentes opções de atuação e preços distintos para investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para conhecer tudo sobre a franquia, assista ao vídeo abaixo!

2. Zaplus Car

A Zaplus Car é uma franquia que está no mercado automotivo, com diversos tipos de produtos para cuidados com o carro.

Nesse sentido, a franquia trabalha com produtos para limpeza e outros cuidados com os veículos, como ceras, polidores, entre outros.

Ademais, a Zaplus, como um supermercado para o carro, conta também com acessórios para estes cuidados, como panos, flanelas, toucas etc.

A empresa tem anos de mercado, mas entrou recentemente para o franchising. A Zaplus Car oferece aos empreendedores dois modelos de negócios para investir.

Um deles, o Standard, exige um menor local para instalação, trabalhando apenas com a venda dos produtos de limpeza e cuidados automotivos.

Já o outro modelo, o Prime, deve ser instalado em um local maior, pois além dos produtos, oferece também cursos e workshops.

Os produtos da Zaplus possuem alta qualidade, sendo voltados para lava jatos, concessionárias, empresas com grandes frotas, entre outros clientes em potencial.

Outra grande vantagem da Zaplus é que a franquia é a fornecedora homologada para a franquia Acquazero, especializada em higienização automotiva.

A Acquazero conta atualmente com mais de 400 unidades pelo Brasil e também nos Estados Unidos e na República Dominicana.

Dessa forma, o franqueado da Zaplus conta com este mercado da Acquazero, o que ajuda na captação de clientes e serve também como uma propaganda para seu negócio.

Além disso, o franqueado Zaplus conta com alguns suportes para o desenvolvimento da franquia, como ajuda para a escolha do melhor lugar para a unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Veja o vídeo abaixo para conhecer um pouco mais sobre a franquia Zaplus Car.

3. OMO passa fácil

Você já ouviu falar em empresas que oferecem serviços de passadoria de roupas? Se tem um serviço doméstico que muitas pessoas não gostam, ou não tem tempo para executar, é passar roupas.

Por isso, a marca OMO lançou uma opção barata de modelo de franquia de limpeza e conservação. A OMO Passa Fácil permite aos empreendedores atuarem passando roupas.

Assim, por meio de um aplicativo, o cliente solicita a passagem das roupas. O franqueado vai até a casa do cliente, busca as roupas passa e depois as entrega.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

4. Limpeza com Zelo

A Limpeza com Zelo representa o que o próprio nome diz: uma limpeza especializada e feita com muito cuidado.

As opções de serviços são voltadas para limpeza residencial e comercial, além de limpeza de janelas, cortinas, carpetes, pós-obra e pós-mudança.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

5. Limpidus

Foto de uma pessoa com luvas cinza, segurando um aspirador cinza enquanto limpa o ambiente com chão de madeira imagem ilustrativa). Texto: franquias de limpeza e conservação.
São várias opções de serviços de limpeza disponíveis em franquias do ramo.

A franquia Limpidus atua no mercado de limpeza e conservação há mais de 35 anos oferecendo serviços de limpeza para vários espaços.

Os clientes podem solicitar serviços para escritórios, clínicas, indústrias, lojas, academias de ginástica, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 108 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

6. 5àsec

Já a franquia 5àsec é uma rede especializada no tratamento de roupas e outros produtos têxteis. A empresa trabalha no segmento de lavanderias e possui compromisso com a sustentabilidade. Toda equipe é treinada para fazer a economia de recursos.

Então, os clientes solicitam os serviços de forma on-line e a empresa se responsabiliza pelo recolhimento e devolução das peças após os processos.

  • Investimento inicial: de R$ 69 mil a R$ 390 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 17 mil a R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 40 meses 

7. Laundromat

A franquia Laundromat também atua no ramo de lavanderias. Eles oferecem o formato self-service, em que os próprios clientes podem lavar e secar as próprias roupas com a estrutura da empresa.

A marca começou a operar no Brasil em 1987 e já conta com unidades espalhadas pela América Latina.

  • Investimento inicial: de R$ 119 mil a R$ 194 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

8. Doutor Sofá

A Doutor Sofá é uma franquia especializada em limpeza de estofados, colchões e impermeabilização de estofados. A empresa foi fundada em 2003 e possui mais de 150 unidades espalhadas pelo país. Além disso, a marca trabalha com produtos biodegradáveis e não inflamáveis.

  • Investimento inicial: R$ 32 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

9. Casa Escritório Sempre Limpo

Foto da mão de uma pessoa com luva cinza enquanto limpa uma pia de metal com pano azul. Vemos um balcão branco e uma torneira de metal (imagem ilustrativa). Texto: franquias de limpeza e conservação.
Serviços de limpeza podem ser úteis para ambientes comerciais e residenciais.

A Casa Escritório Sempre Limpo é uma franquia que oferece várias opções de serviços de limpeza para ambientes internos, tanto residencial, quanto comercial.

Dessa maneira, no catálogo, os clientes podem encontrar serviços de limpeza especializada, limpeza de estofados e até serviços de passadeira.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 24 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 a R$ 60 mil 
  • Prazo de retorno: 4 a 8 meses

10. Dryclean USA

A Dryclean USA trabalha com serviços de lavandaria e oferece soluções para vários tipos de peças, como tapetes, cama, mesa, banho, peças de couro e outros. Além disso, a marca possui serviços de costura e cuidados para sapatos.

  • Investimento inicial: de R$ 129 mil a R$ 45 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 40 mil a R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

11. Bonasecco

A Bonasecco é uma marca nacional que oferece diversos serviços para limpeza de roupas. A empresa utiliza tecnologia italiana em suas lavanderias.

Assim, os clientes podem encontrar serviços como limpeza de roupas, remoção de manchas, passadoria, preparação de roupas em embalagens para viagens e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 89 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

12. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é especializada em serviços domésticos tanto para empresas, quanto para residências.

Com quase 10 anos de história, a marca está presente em diversos estados brasileiros e conta com uma rede de franquias com mais de 180 unidades. O objetivo da empresa, desde o início, era oferecer prestação de serviço de qualidade voltada para limpeza em geral.

Por isso, a franquia oferece serviços completos voltados para limpeza pós-obras, ambientes residenciais e empresariais, passadeira, cuidadores e vários outros atendimentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

Perfil ideal para investir em franquias de limpeza e conservação

Para investir em franquias de limpeza e conservação, o ideal é que você tenha o perfil adequado para lidar com o negócio. Isso, pois esse negócio se tornará parte da sua vida e irá demandar muitos esforços.

Desse modo, o recomendado é que a pessoa responsável por uma unidade de franquia como essa tenha proatividade e facilidade para lidar com várias demandas relacionadas à administração e gerenciamento do local.

Além disso, o franqueado também precisa ter um bom relacionamento com pessoas, tanto para lidar com clientes, quanto para organizar e liderar funcionários.

E, claro, um detalhe que não pode ser deixado de lado: a identificação com o segmento. Afinal, não adianta nada investir em um tipo de negócio que você não goste de trabalhar.

Lembre-se que, ao se tornar um franqueado, sua unidade ocupará boa parte do seu tempo. Por isso, é importante estar disposto a trabalhar e ajudar no desenvolvimento do negócio.

Percebeu que é possível se tornar um franqueado do segmento de franquias de limpeza e conservação sem gastar muito? As opções de investimento são vastas, em formatos de franquia home office ou com instalação de ponto comercial.

Como visto, a cada dia, mais pessoas estão buscando por serviços que auxiliem nas tarefas do dia a dia. Assim, com toda a potencialidade desse nicho de mercado, você pode se tornar um empreendedor de sucesso, realizando o sonho de ser dono do próprio negócio.

Para saber mais sobre as possibilidades deste segmento leia também este conteúdo: “Franquias de lavagem a seco” e conheça mais sobre o negócio!

Depois de tantas informações, é momento de avaliar se chegou a hora de empreender no franchising. Baixe o nosso ebook e descubra agora!

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*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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