Cotas de franquias: o que são e se vale a pena investir

Publicado em
franquias baratas e lucrativas em Bh

Se temos um dinheiro para investir, é bom conhecer as opções do mercado para ter um retorno interessante e confiável. Uma dessas opções mas que não é muito conhecida são as cotas de franquias.

Nem sempre se tem o capital o suficiente para abrir uma empresa ou para comprar uma unidade de franquia. Porém, isso não impede de poder investir de uma franquia de um jeito diferente e mais barato.

Da mesma forma, é preciso conhecer bem o negócio em que se está entrando, e ter atenção para algumas informações, como mostraremos a seguir.

Entenda como funciona o mercado de franquias

O mercado de franquias é bem amplo no Brasil, com diversas opções para investir o seu capital. Seja no ramo alimentício ou de serviços, são inúmeras as franquias em funcionamento no país.

É preciso conhecer bem sobre como funciona estas modalidades de negócio para entender o que pode ou não ser mais rentável para você.

A franquia é um modelo de negócio de sucesso testado e replicado por um terceiro autorizado e treinado pelo dono da marca.

Assim, a operação de uma unidade franqueada obrigatoriamente precisa ser feita por alguém que não seja o próprio criador do negócio, nem mesmo um funcionário que responda diretamente a ele.

Dessa maneira, transfere-se o modelo de negócio da franqueadora, com todo o conhecimento e métodos que se usa em todas as unidades. Da mesma forma, há um suporte total para o franqueado.

No vídeo abaixo você confere um pouco sobre como funciona uma franquia. Conheça também um pouco mais sobre este mercado, tão crescente na atualidade.

O que são cotas de franquias?

As cotas de franquias não são um investimento muito difundido, mas podem ser uma boa opção para quem não tem tanto capital para investir.

Elas funcionam como ações de uma empresa. A franqueadora, dona de diversas franquias, oferece cotas aos investidores. Dessa forma, capitaliza o investimento para expandir os negócios.

É como se você se tornasse dono de uma pequena parte do negócio, e normalmente o rendimento é fixo. Assim, o risco é baixo para o investidor e pode dar um bom retorno.

Como funciona cotas de franquias?

Conforme dito, com as cotas de franquias você entra com um capital e adquire um pequeno percentual de uma franquia.

Porém, você não participa da gestão do negócio, já que este investimento é exclusivamente de capital. Assim você recebe um retorno, normalmente uma renda fixa pelo capital investido.

Na prática, trata-se da aquisição de parte de um negócio que será gerido por um franqueado ou a franqueadora. Dessa forma, funciona como se fosse um investimento financeiro feito em um ativo.

Reconhecimento ABF

Este é um assunto que você precisa conhecer antes de decidir investir em cotas de franquias.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) não reconhece as cotas de franquias, pois não está regulada pela lei n° 13.966/19.

Esta lei, que rege o sistema de franquias no Brasil não possui nada sobre o investimento de cotas de franquias. Dessa forma, é um tipo de negócio que falta regulamentação, mas que tem se expandido na prática.

Assim, você precisa ter ciência das implicações que podem ocorrer neste tipo de negociação.

Gráficos em um papel e uma lupa com a imagem de uma casa. Ao lado uma ão segurando uma caneta. Imagem ilustrativa do texto cotas de franquias.
É preciso conhecer bem o negócio antes de comprar cotas de franquias.

Vale a pena investir? Conheça os riscos

Antes de investir capital em qualquer negócio é preciso conhecer os riscos e balancear o custo-benefício que este investimento oferece.

Seja para comprar ações na bolsa, títulos de capitalização ou outras formas mais convencionais de investimento, sempre há um risco.

Dessa forma, investir em algo com menos ou mais risco vai do perfil de cada pessoa.

Porém, conhecer estes riscos é sempre fundamental, mesmo que você tenha um perfil mais arrojado e inovador.

Nas cotas de franquias, os riscos são muitos, por ser um tipo de investimento sem regulamentação pela legislação de franquias.

Por outro lado, conhecendo a franquia da qual está adquirindo as cotas, e sabendo se há um histórico de lucratividade, pode ser um bom negócio.

Da mesma forma, é uma maneira de lucrar sem muito trabalho, já que a franqueadora ficará com todo o trabalho. Assim, pode ser um tipo de investimento com retorno interessante ao longo do tempo.

Assim, pode ser uma renda passiva interessante para quem não tem tempo nem capital suficiente para ter a sua própria unidade da franquia.

Da mesma forma, serve para quem não tem tanta experiência no gerenciamento de uma empresa.

Sócio-investidor: uma opção dentro das normas

A cota por franquias talvez não seja a mais recomendada, se você é do tipo de investidor mais conservador e que gosta de ter maior segurança nos seus investimentos.

Mas, existe uma outra maneira de se tornar investidor no mercado de franquias e aproveitar o grande crescimento do setor. E isso sem ter que adquirir e se tornar um franqueado.

O sócio-investidor é uma opção para investir um capital em uma franquia e receber dividendo por ele. Nesta modalidade existem alguns atores que fazem parte do negócio, como mostraremos.

Há um investidor que apenas faz o aporte de capital, mas não participa da operação da franquia. Ou seja, ele não gerencia uma unidade da franqueadora.

Aperto de mãos com uma mesa de escritório ao fundo. Imagem ilustrativa texto cotas de franquias.
Faça um investimento seguro como sócio-investidor de franquias.

Dessa forma, quem gerencia este capital investido é um sócio-operador, que necessariamente é um franqueado. Essa escolha é feita pelo sócio-investidor ou por meio da indicação da franqueadora.

Através de um contrato assinado entre as partes, este terceiro entra com o capital e recebe o retorno dele. Mas, isso dependerá sempre da lucratividade do negócio gerido pelo sócio-operador.

Conheça a importância do contrato de franquia

No mundo dos negócios, não dá para acreditar somente na palavra das partes. Assim, tudo deve ser documentado para a maior segurança jurídica.

No franchising não é diferente, já que ao adquirir uma franquia, é preciso conhecer todos os seus direitos e deveres com a franqueadora.

Para isso, há um documento importante para esta negociação que é a Circular de Ofertas de Franquia (COF).

No documento regulamentado pela lei das franquias são passadas todas as informações necessárias, para que um potencial franqueado conheça mais sobre o negócio.

No e-book abaixo você também ficará por dentro de mais informações que você precisa saber antes de abrir uma franquia.

ebook tudo sobre franquias

Quanto custa investir em cotas de franquias?

Não há um valor mínimo de investimento para adquirir cotas de franquias. Isso porque o valor é definido pela franqueadora.

Vai depender do tipo de negócio e do tipo de franquia com a qual se está trabalhando. Dessa forma, se for uma franquia maior, do tipo máster ou unitária, o capital mínimo é maior.

O investimento pode ser menor se o modelo de franquia for mais enxuto e voltado para as microfranquias.

Portanto, é preciso conhecer bem a rentabilidade do negócio, o tempo de retorno do investimento, entre outras informações. Assim você consegue embasar melhor a sua escolha por uma ou outra franquia.

Dessa forma, o valor mínimo para investir em cotas de franquias pode variar muito, podendo se adequar aos mais variados perfis de investidores.

Mão segurando um regador e regando uma planta em forma de cifrão.
Faça o seu dinheiro render com um investimento em franquias.

Empresas que trabalham com cotas de franquias

Como dito anteriormente, antes de comprar cotas de franquias você precisa conhecer bem sobre o negócio com o qual está se envolvendo.

Precisa saber da segurança do negócio, rentabilidade e se está em viés de crescimento ou não.

Isso porque mesmo que o ambiente de franchising esteja em expansão, nem todas as franquias acompanham este crescimento.

Aqui trazemos dois exemplos de franquias que estão abertas as cotas de franquias para os investidores interessados.

Melting Burgers

A Melting Burgers é uma franquia que nasceu em São José do Rio Preto. O empreendimento está em expansão para todo o estado de São Paulo e Minas Gerais.

A franquia é especializa em hambúrguers artesanais e está aberta para as cotas de franquia.

Assim, o investidor que possui o capital necessário para comprar uma franquia mas não quer gerenciar um negócio repassa esta responsabilidade para a franqueadora.

O mesmo vale para o investidor que não possui a totalidade do capital necessário para uma franquia, mas que deseja aplicar este dinheiro e aproveitar esta oportunidade.

Mundo Cheff

A Mundo Cheff é a primeira franquia de utensílios culinários do Brasil e também está aberta para investidores em cota de franquia.

Cada nova unidade da Mundo Cheff é dividida em cotas que podem ser adquiridas a partir do valor mínimo de R$ 10 mil.

Do mesmo modo, o máximo de participação que cada investidor poderá obter será de 50% por unidade franqueada, tendo participação nos lucros proporcional à porcentagem negociada.

Com isso, mesmo não tendo todo o valor para comprar uma franquia, é possível participar dos lucros da unidade.

Como falamos ao longo do texto, tudo deve ser o mais documentado possível e o investidor deve conhecer bem o negócio no qual está investindo.

Teve interesse no mundo das franquias, mas não tem muito dinheiro? Conheça um pouco sobre as opções baratas de franquias para investir: Franquias baratas: opções para lucrar ao investir.