O processo cada vez mais comum é a fusão de franquias. Nele, marcas se unem para se fortalecer e expandir o seu modelo de negócio.
Em 2020, fusões e aquisições de empresas movimentaram R$ 229 bilhões no Brasil e, no primeiro semestre de 2021, este mercado já cresceu 48%,
Contudo, para fazer este processo de fusão de franquias de forma sólida e conseguir se destacar neste setor, é importante contar com uma consultoria.
Entenda o que é a fusão de franquias
Em um primeiro momento você pode pensar que a fusão de franquias é como misturar duas empresas para se tornar uma. E com isso, as outras duas deixam de existir.
Contudo, neste caso o processo é diferente. Nesta fusão, duas ou mais franquias continuam existindo, mas unem parte de suas operações para expandir suas forças no mercado.
Nesse sentido, por meio dessas alianças, as redes conseguem elevar o seu poder de negociação junto aos fornecedores comuns, proporcionando preços mais baixos de compra de produtos e insumos, assim como melhores condições de pagamento.
Esta união de empresas se dá de forma variada, com a compra de ações ou de parte da estrutura. Ainda, pode-se ou não manter a atividade da franquia
com o mesmo nome.Porém, é melhor quando as marcas possuem uma sinergia entre elas. Pode ser uma completando o modelo de negócio da outra. Ou ainda, possibilitando expandir o trabalho da marca.
Dessa forma, essa fusão pode se dar de diferentes maneiras, e ainda, vale lembrar que pode ser necessária a aprovação de órgãos reguladores. Isso para evitar a concentração de poder de um determinado mercado nas mãos de poucos.

Como a fusão de franquias funciona?
Conforme falamos, a fusão de franquias não é simplesmente a junção de duas ou mais marcas se tornando uma. Este processo é como uma parceria que ajudará na expansão de todas as empresas.
Por exemplo, se fosse uma compra de uma empresa pela outra, seria mais fácil delimitar os rumos, já que a compradora é quem mandaria na administração.
Contudo, com a fusão, ambas as empresas ainda existem, e este processo precisa ser bem delimitado. Por isso, é necessário definir como será a administração, como se dará o desenvolvimento do negócio etc.
Esta fusão exige muito cuidado dos empreendedores. Desse modo, é preciso avaliar o know-how de cada uma das marcas e verificar de que maneira elas podem se complementar e se ajudar na expansão.
Além disso, procure entender como funciona a operação de cada uma das marcas, sua cultura organizacional, capacidade de investimento, seu capital humano, entre outros detalhes.
Estas empresas que se unem devem estar preparadas para trabalharem de forma integrada, e por isso, devem alinhar seus pensamentos e objetivos.
Sendo assim, cada aspecto desta negociação deve ficar claro para que não haja uma ruptura organizacional quando ocorrer a fusão das franquias.
Enfim, fazer um planejamento para que o processo seja realizado de forma menos traumática e possa ser positivo para todas as partes.
Vantagens da fusão de franquias para franqueadores
A união de duas ou mais franquias pode ser um processo muito vantajoso para os franqueadores das marcas.
Por exemplo, esta junção permite uma maior negociação junto aos fornecedores, assim, é possível baratear custos de insumos. Dessa forma, a operação pode se tornar mais barata e melhorar a lucratividade.
Do mesmo modo, a fusão de franquias permite que cada marca chegue ao conhecimento de novos clientes.
Este crescimento resulta também em uma ampliação da área de atuação, podendo chegar a mercados que antes não chegariam por conta própria.

Além disso, a fusão de franquias amplia o know-how das marcas e permite que elas cheguem até novos nichos de mercado.
Assim, ambas as marcas aproveitam o capital intelectual e a infraestrutura uma da outra e ainda, ampliam suas possibilidades. Por exemplo, essa junção pode resultar em uma melhora para seus produtos ou serviços.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Enfim, um benefício que merece maior atenção pela sua importância estratégica é a facilidade na prospecção de novos franqueados. Isso porque, com o aumento da visibilidade e ganho de eficiência, a marca ganha força e valor de mercado, além de mais ofertas de investimento.
Benefícios da fusão de franquias para franqueados
Assim como falamos, uma vantagem deste processo é o barateamento do negócio por meio de um maior poder de negociação junto aos fornecedores.
Além disso, os franqueados passam a contar com novas ideias, um direcionamento complementar à visão com a qual vinham trabalhando. Isso serve para tirar da inércia toda a estrutura da empresa.
Nesse sentido, os franqueados passam a contar com um novo formato de administração da empresa. Esta mudança de ares é positiva para renovar as ideias da franqueadora e seus parceiros.
Do mesmo modo, a fusão de franquias possibilita que os franqueados tenham uma chance maior de sucesso. O fortalecimento da marca com este processo é algo que irá impactar no trabalho do franqueado.
Enfim, esta junção amplia as possibilidades de franqueados e das franqueadoras, fortalecendo o negócio como um todo, seja pela expansão da marca, redução de custos ou ganhos na economia de escala.
Porém, este processo como falamos, exige cuidado, e pode ser mais fácil se você contar com uma consultoria para isso.
Consultoria para formatar e fundir franquias!
Mesmo sendo comum, esta fusão não é um processo simples, pois demanda várias etapas que vão desde a negociação até a união das empresas.
Nesse sentido, as franquias precisam planejar detalhadamente cada ação do projeto, já que qualquer erro pode resultar em problemas com colaboradores, com o mercado e até mesmo com os clientes.
Assim, este processo precisa de um bom direcionamento e organização em cada uma de suas etapas para que o resultado seja positivo e atrativo para os empreendedores.
Uma forma de fazer esta fusão de franquias de maneira eficiente é contar com a ajuda de uma consultoria especializada. Dessa forma, estas etapas ficam bem mais simples.