Melhores franquias para cidades pequenas: conheça opções para você abrir

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Imagem de uma pequena cidade entre as montanhas. Imagem ilustrativa texto melhores franquias para cidades pequenas.
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Muitas pessoas que moram em cidades do interior do Brasil sonham em empreender para fazer uma renda extra e desfrutar de uma vida tranquila. Se você é uma delas, vamos trazer aqui algumas das melhores franquias para cidades pequenas para que conheça mais.

Dados de 2014 do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indicam um grande potencial para o investimento do franchising no interior do Brasil. Nesse sentido, o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas somam R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo do país.

Contudo, é preciso levar em consideração uma série de fatores antes de decidir por qual franquia investir. Veja aqui algumas dicas e também algumas marcas ideais para empreender em cidades menores.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Para escolher as melhores franquias para cidades pequenas, um dos primeiros passos é avaliar o mercado que mais combina com o seu perfil.

Para isso, é importante que o empreendedor se conheça bem. Ele deve avaliar quais são as suas qualidades e os seus defeitos que podem influenciar diretamente sobre o seu novo negócio.

Isso significa que o empresário precisa estar preparado para lidar com diversas situações do dia a dia, além de saber se relacionar bem com todos os tipos de pessoas. Ainda, é preciso ser capaz de trabalhar sob pressão.

Por isso o momento da escolha da franquia é tão importante. O empreendedor deve optar pelo negócio com o qual se identifique, se sinta confortável e feliz em trabalhar.

Nesse sentido, avalie o mercado que lhe atraia, que lhe trará um trabalho prazeroso, pois o tempo de dedicação ao seu novo negócio será longo.

Da mesma forma, é preciso escolher o formato de negócio que mais combina com você. Analise se gosta de trabalhar com vendas pelas redes sociais ou se prefere ter contato direto com os clientes.

Outro ponto a se destacar é o mercado local. Procure identificar as potencialidades do público consumidor da sua área de atuação para saber se o seu negócio terá chances de sucesso naquela região.

Do mesmo modo, invista em uma empresa que possa se destacar dos concorrentes, seja pelo preço ou pela qualidade.

Ainda, avalie se na região existe uma lacuna neste mercado que possa ser explorada. É mais eficiente investir em locais onde a concorrência é menor e que tenha produtos ou serviços de menor qualidade.

Agora que já sabe algumas dicas de como escolher a melhor franquia para abrir, vamos lhe apresentar algumas delas.

Imagem de um atendente em uma loja. Imagem ilustrativa texto melhores franquias para cidades pequenas.
O empreendedor deve investir em um negócio que se encaixe ao seu perfil.

11 melhores franquias para cidades pequenas

As cidades do interior são consideradas polos cada vez mais fortes para o comércio e conta com a presença de uma grande população que sai dos grandes centros em busca de qualidade de vida.

Para o empreendedor também é uma oportunidade para investir em um negócio que vai trazer novidades para a cidade. Dessa forma, é interessante chamar a atenção dos consumidores locais com uma marca de franquia forte.

Por isso, separamos aqui algumas das melhores franquias para cidades pequenas em diferentes nichos e com investimentos variados.

1. Cream Berry

A franquia Cream Berry nasceu na cidade de Vaginha em Minas Gerais e era conhecida como Akasa do Açaí. Hoje, ela é considerada uma das melhores opções de franquias para cidades pequenas.

A rede atua com a venda de açaí e seus acompanhamentos, e conta com um modelo de negócio enxuto, com dois formatos de unidade: a Convencional e a Express.

No Convencional o atendimento é feito pelos funcionários que montam o combo do açaí e os acompanhamentos escolhidos pelo cliente.

Já no Express, o foco é o self-service, onde cada cliente faz a sua própria combinação dos acompanhamentos e o creme de açaí.

A franquia foi destaque no site Empreendedor.com após entrar para a holding Encontre Sua Franquia, uma das maiores do Brasil, com oito marcas e mais de 1300 franqueados.

Além disso, a franquia conta com uma receita exclusiva do açaí, um diferencial a mais para todas as suas unidades.

A Cream Berry conta com uma cozinha centralizada, o que padroniza os insumos e também facilita a vida do franqueado. Assim, ele recebe o creme e o suco de açaí pronto, simplificando o seu trabalho.

Além disso, a rede possui um amplo cardápio de acompanhamento para o açaí como cremes de frutas variados, chocolates, entre outros.

Ainda, por ser um modelo enxuto de negócio, exige pouco funcionários, pois sua operação é facilitada. Com isso, o empreendedor diminui os custos mensais de manutenção da unidade.

Por fim, a franquia também oferece suportes variados para o franqueado, fazendo com que a parceria se fortaleza com o desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre a Cream Berry.

2. Acquazero

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A rede Acquazero oferece aos seus clientes serviços automotivos diversos, entre eles a higienização do carro. Além disso, conta em seu catálogo com diversos cuidados para os veículos como polimento, enceramento, entre outros.

Nesse sentido, a franquia possui um viés ecológico em seus serviços, pois utiliza um volume baixo de água e ainda faz o uso de produtos de limpeza biodegradáveis.

Assim, a Acquazero contribui com a diminuição da poluição gerada e o desperdício dos recursos hídricos, o que é uma preocupação bastante atual da sociedade.

De acordo com o diretor da Acquazero Henrique Mol, este diferencial da sustentabilidade atrai cada vez mais consumidores preocupados com o meio ambiente e por isso, dão preferências para empresas com este viés.

Além da variedade e da qualidade dos serviços, a Acquazero oferece para seus franqueados um negócio bastante atrativo.

São seis modelos de negócio, sendo três deles em home office, e ainda conta com o modelo de loja Premium e Standard, além do Desenvolvedor de Área.

O empreendedor conta também com diversos suportes da franqueadora como treinamentos, auxílio na gestão e para o trabalho de marketing da unidade.

Da mesma forma, a franquia criou o seu próprio aplicativo, onde os clientes conhecem os serviços e podem agendar um horário na Acquazero mais próxima.

Todos estes pontos positivos fizeram da Acquazero a franquia que mais cresceu em unidades no Brasil entre 2019 e 2020.

Nesse sentido, a rede teve um aumento de 152% nas unidades, entrando para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

3. Achei no Pão

A franquia Achei no Pão é uma empresa que realiza a divulgação de outras empresas em sacos de pães. Essas embalagens são distribuídas em diversas padarias.

Imagem de três mulheres olhando um computador em uma mesa em um café. Imagem ilustrativa texto melhores franquias para cidades pequenas.
O franqueado realiza a captação de parceiros com a Achei no Pão.

Dessa forma, o franqueado faz a ligação entre potenciais anunciantes e este meio de publicidade que tem ganhado espaço, principalmente em cidades pequenas.

Do mesmo modo, a Achei no  Pão trabalha com modelo home office, de fácil operação e ainda conta com o suporte da franqueadora para facilitar a implementação do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.750,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

4. PanMinas

A franquia PanMinas é uma rede de comércio com itens para o dia a dia, principalmente utensílios domésticos, que conta com um negócio enxuto e de baixo investimento.

Nesse sentido, o franqueado trabalha em home office, fazendo as vendas pelo canal de e-commerce da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 1 mil até R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

5. Blue Sol Energia Solar

Uma das melhores franquias para cidades pequenas é a Blue Sol Energia Solar. A rede atua com a venda e instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia.

Nesse sentido, o franqueado trabalha em home office fazendo captação de clientes, sendo o responsável por uma região específica.

Assim, pode aproveitar este mercado que tem se expandido cada vez mais para pequenas cidades do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 24 meses

6. Cacau Show

A franquia Cacau Show é uma das franquias que será uma sensação quando o empreendedor inaugurar uma unidade em uma das cidades pequenas.

A marca é conhecida por seus chocolates e possui mais de 2300 lojas presentes em 26 estados brasileiros. Assim, o empreendedor conta com uma história e o reconhecimento da marca que ajuda a atrair clientes.

Por fim a rede possui três modelos de negócios: quiosque, loja, e container. Dessa forma, o empreendedor pode optar por investir em modelos menores, de acordo com o mercado da sua cidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 7 meses
Imagem de uma caixa de bonbons em formato de coração. Imagem ilustrativa texto melhores franquias para cidades pequenas.
As cidades pequenas são um ótimo mercado para redes de doceria.

7. WayBiz

A WayBiz é uma franquia de marketing digital que atua desde 2015 neste segmento voltado para peças de divulgação nos meios eletrônicos.

A rede oferece desde o planejamento do marketing da empresa até a criação de conteúdo, passando pela mensuração dos retornos de mídias.

Este tipo de trabalho é cada vez mais procurado por empresas menores para fortalecimento da marca junto ao mercado.

Por fim, o franqueado atua em home office, utilizando a plataforma da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

8. IceMellow

O mercado de alimentação tem algumas das melhores franquias para cidades pequenas e uma delas é a rede IceMellow, especializada em sorvetes e sobremesas.

A franquia conta com um mix de mais de 40 sorvetes, e ainda oferece três modelos de negócios para os novos franqueados: o Quiosque Smart, o Quiosque e a Loja.

Assim, a marca pode se destacar nas pequenas cidades do interior, apresentando um tipo de produto diferenciado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Loja das Torcidas

O interior do Brasil é um mercado atrativo para uma franquia como a Loja das Torcidas. A rede trabalha com produtos licenciados de times voltados para o esporte em geral.

Nesse sentido, a marca oferece desde uniformes até itens de papelaria, decoração, entre diversos outros.

Dessa forma, é uma das melhores franquias para cidades pequenas, pois conta com um amplo mercado consumidor em potencial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Imagem de um pé com chuteira em cima de uma bola de futebol. Imagem ilustrativa texto melhores franquias para cidades pequenas.
O segmento de esportes é atrativo para os empreendedores.

10. Mestre do Frango no Pote

A franquia Mestre do Frango no Pote é uma rede especializada no frango frito no balde, que conta com uma operação enxuta para o empreendedor.

Além disso, a rede aposta em diversos molhos com receitas secretas, além de refeições variadas.

Por fim, para o franqueado, a rede conta com um treinamento para a operação da unidade e a produção dos produtos. Ainda, a franqueadora orienta para as ações de marketing de divulgação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 16 meses

11. Dank

A franquia online Dank está no segmento de Serviços Educacionais, oferecendo cursos de inglês pela internet.

Dessa forma, o cliente pode realizar as aulas em horários flexíveis, de onde ele estiver. Ainda, poderá acessar as aulas pelo computador, tablet ou até pelo celular.

Além disso, a franquia conta com um modelo home based, onde o franqueado pode realizar a prospecção de novos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

Como podemos ver, o interior possui um grande potencial para empreender em diferentes tipos de negócio.

Nesse sentido, cabe ao empreendedor analisar bem as marcas, entender a sua operação e os custos da franquia na Circular de Oferta de Franquia (COF). Ainda, é interessante buscar por produtos ou serviços que possam ser um diferencial no mercado da cidade.

Para que possa fazer esta escolha com segurança, separamos um conteúdo com dicas que vão lhe ajudar neste processo.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Mas se ainda está em dúvida, conte com uma consultoria gratuita com especialistas para lhe orientar neste momento. Acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em DEZEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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