Qual a importância do suporte ao franqueado em uma franqueadora?

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Imagem de três pessoas em uma mesa de reuniões prestando atenção em algo. Imagem ilustrativa texto suporte ao franqueado.
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O suporte ao franqueado é uma das vantagens de se investir em uma franquia. Este tipo de auxílio é um diferencial para que o empreendedor tenha sucesso em sua empreitada, como mostraremos aqui.

Além do suporte, as franquias são atrativas por serem um mercado sólido. Só em 2020, o setor de franchising faturou mais de R$ 167 bilhões segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com o suporte ao franqueado, até mesmo o empreendedor menos experiente não terá dificuldade para lidar com o negócio no dia a dia. Porém, é preciso saber quais os tipos de suportes oferecidos por cada franquia antes de investir.

Entenda como funciona uma franquia

No modelo de franquia, além de uma empresa estruturada, o empreendedor conta também com uma marca renomada no mercado e um know-how. Isso facilita o desenvolvimento do negócio e a captação de clientes.

Do mesmo modo, uma franquia é a melhor opção para empreendedores sem muita experiência, pois ele poderá contar com suportes da franqueadora.

Nesse sentido, ele recebe treinamentos para conhecer o mercado no qual vai atuar, entender como funciona a operação da franquia e como realizar as melhores ações de marketing para a sua unidade.

Enfim, é um maneira de iniciar uma empresa de forma mais segura, sabendo quanto vai gastar, quanto vai lucrar e de que maneira irá realizar isso.

Nesse sentido, o sucesso do negócio é impactado por estes suportes que a franqueadora oferece. É o que direciona o trabalho do empreendedor e evita que ele faça escolhas erradas.

Da mesma forma, a franqueadora conta com a experiência adquirida com as outras unidades, e por isso, está em constante evolução, repassando aos franqueados as ações mais eficientes para o desenvolvimento do negócio.

Enfim, este contato com a franqueadora traz mais segurança para o franqueado, e por isso é um tipo de negócio indicado para os mais diversos perfis de empreendedores.

Imagem de um homem pensativo sentando em frente um computador. Imagem ilustrativa texto suporte ao franqueado.
O empreendedor deve estar bem o modelo da franquia na qual pretende investir.

Por que o suporte ao franqueado é importante?

Ao abrir uma franquia, o empreendedor conta com a facilidade de decolar com uma marca já consolidada e reconhecida no mercado. Exatamente por isso é que o relacionamento entre franqueado e franqueador deve ser o mais completo, claro e objetivo possível.

Assim, da mesma forma com que você se preocupa com o suporte ao cliente quando contrata algum de seus serviços, na hora de investir em franquias é importante verificar se ela fornece todo o apoio necessário que vai te levar ao sucesso

Afinal de contas, não basta simplesmente abrir uma franquia se seus funcionários não se sentem confiantes ou se o serviço prestado não está no mesmo nível das expectativas dos clientes – ou até mesmo além delas.

Outro pilar do franchising, é a padronização, seja de processos ou dos próprios produtos. Ou seja, uma rede de franquias só existe a partir destes padrões.

Dessa forma, para atingir esse objetivo, é necessário muito treinamento, apoio e orientação por parte da franqueadora, pois é ela que estipula esses formatos a serem considerados pelas unidades.

Tudo isso mostra que o suporte ao franqueado é importante, e mais que isso, fundamental em diversos tipos de franquias. Com isso, seja para manter a qualidade do negócio como para orientar empresários sem experiência, esta ajuda é essencial.

Que suportes uma franquia deve ter?

O mercado de franquias é muito amplo, com negócios dos mais variados e formas de trabalhar bem diferentes umas das outras.

Do mesmo modo é o suporte ao franqueado. Existem apoios da franqueadora que são restritos apenas aos manuais, por exemplo.

Assim, a franqueadora resume o seu know-how em alguns materiais e repassa para o franqueador para que ele possa aprender como realizar o trabalho.

Contudo, existem franquias com negócios mais complexos que oferecem treinamentos, visitas a uma unidade padrão da marca para ver de perto a operação, além de reuniões entre franqueado e franqueadora.

Da mesma forma, algumas franquias disponibilizam colaboradores para estarem na nova unidade nos primeiros momentos do negócio.

Imagem de uma mulher e um homem sentando em frente um vidro pregando um lembrete. Imagem ilustrativa texto suporte ao franqueado.
O suporte ao franqueado varia de acordo com a franquia e seu tipo de negócio.

Além disso, algumas franqueadoras possuem algo parecido com uma “universidade” interna. É uma estrutura feita para o aprendizado e reciclagem dos franqueados ao longo do tempo.

Algumas franquias que possuem ponto comercial também oferecem ao franqueado uma consultoria de campo. Assim, orienta o empreendedor na escolha deste local para a nova unidade.

Em outras palavras, é fácil ver que o suporte oferecido pela franqueadora varia muito, e por isso é importante que o empreendedor avalie cada franqueadora.

Nesse sentido, é importante estudar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) onde é informado com detalhes todos os suportes oferecidos.

Pontos para avaliar na hora de escolher uma franquia

Você sabe como escolher a franquia ideal? Para quem quer abrir um negócio, essa provavelmente é uma difícil decisão.

Por isso, saiba que não vale a pena escolher qualquer franquia. É preciso analisar algumas variáveis para acertar no investimento.

De nada adianta investir em um modelo de negócio que não combina com você, com seu perfil ou com as demandas do mercado atual. Por isso, neste texto daremos algumas dicas para que sua escolha seja feita com consciência e estratégia

Além dos suportes ao franqueado, o empreendedor também precisa avaliar uma série de detalhes que impactam na escolha da franquia, conforme falaremos aqui.

Perfil empreendedor

Para definir o seu próprio perfil e identificar como ele pode se encaixar em uma franquia é necessário se perguntar: do que eu gosto? que tipo de mercado me deixaria mais satisfeito na hora de atuar?

Nesse sentido, tentar entender como os seus gostos podem influenciar na escolha de uma franquia. Por exemplo, se você gosta de cozinhar, o segmento de Alimentação pode ser o mais indicado.

Do mesmo modo, existem pessoas mais comunicativas, que gostam de fazer contato com outras pessoas, de conversar e trocar experiências.

Este tipo de característica tem mais a ver com um negócio de vendas diretas, que permite um contato bem próximos aos consumidores.

Imagem de uma mulher sentada em frente um computador em uma mesa em casa. Imagem ilustrativa texto suporte ao franqueado.
O empreendedor deve conhecer seu próprio perfil para investir em uma franquia que combine com ele.

Avalie quais são seus reais interesses em termos profissionais e busque uma franquia que esteja de acordo com eles. Fazendo isso, você vai demonstrar mais segurança na hora de fechar um contrato e conseguirá tocar seu negócio com mais facilidade.

Enfim, é preciso se autoavaliar para saber que tipo de franquia será mais adequada e prazerosa para você trabalhar no dia a dia.

Mercado local

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A franquia é um segmento que vem apresentando bons números. Os dados coletados pela ABF ilustram bem este cenário. No entanto, você pode ter problemas se ignorar as características do mercado.

O fato de uma franquia ter sucesso em uma região não significa que terá o mesmo desempenho em outra. Portanto, antes de escolher uma franquia, analise a aceitação do produto e o nível de demanda e competição onde pretende atuar.

Nesse ponto, você pode tentar duas estratégias: estabelecer o negócio na mesma região dos concorrentes ou apostar em uma área que carece desse tipo de serviço.

Na primeira opção, você aproveita o fluxo de pessoas que frequenta os demais estabelecimentos para tentar atrair para a sua franquia. Já a segunda tem um risco maior, mas pode gerar grandes resultados.

Neste ponto, o suporte ao franqueado da marca pode ajudar, pois é comum as franqueadoras orientarem o empreendedor para os locais com maiores chances de sucesso para a nova unidade.

Reputação da marca

Escolher uma franquia para investir envolve entender como ela está sendo avaliada pelo mercado e pelos consumidores.

O empreendedor deve analisar não apenas o suporte ao franqueado que a marca oferece, mas também como a marca é reconhecida no mercado.

Por exemplo, a franquia pode estar passando por problemas de logística, ou então na qualidade de seus serviços ou produtos.

Além disso, avaliar nas redes sociais e no site “Reclame Aqui” o que os consumidores estão falando dos produtos ou serviços da franquia.

Com esta análise, o franqueado evita iniciar uma parceria com uma empresa que não esteja tão sólida ou tenha problemas internos.

Opinião dos franqueados

O empreendedor deve conversar com os franqueados e ex-franqueados da marca para saber se a franqueadora oferece os suportes que promete.

Os contatos destes parceiros devem vir na COF para que o empreendedor possa conhecer deles alguns detalhes da rotina de uma unidade da marca.

Além disso, esta aproximação direta com os franqueados podem tirar as dúvidas do empreendedor em relação ao dia a dia do negócio, a rentabilidade e quanto a opinião dos consumidores a respeito da marca.

Como falamos, existe diferentes tipos de franquias, com suporte ao franqueado que varia de acordo com o tipo de negócio.

Por fim, separamos uma lista com franquias baratas para você conhecer mais opções de marcas neste mercado.

Caso escolha uma franquia, entre em contato com a franqueadora. Se ainda tem dúvida, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que podem lhe ajudar nesta seleção. Acesse: henriquemol.com.br.

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