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ABF: tudo sobre a maior instituição do franchising! Como ela pode ajudar?

Sumário

Já ouviu falar da ABF? Se você deseja se tornar um franqueado, é fundamental que saiba o que é essa entidade e como ela pode ajudar com o sucesso da sua jornada. Nesse sentido, preparamos o texto a seguir com o histórico e o trabalho feito pela Associação Brasileira de Franchising.

Antes de mais nada, para você entender, a ABF realiza pesquisas que trazem dados importantes sobre o setor de franchising. Por exemplo, em 2023, ela identificou que o segmento faturou R$ 240,6 bilhões. Isso quer dizer que cresceu 13,8% em relação ao ano anterior. Logo, prova que investir em um negócio pode ser interessante para quem quer ganhar dinheiro.

Por outro lado, qualquer pessoa, quando pensa em franquias, provavelmente não sabe todo o trabalho que existe por trás desse sistema para que ele seja sinônimo de segurança. Dessa forma, pontos importantes passam despercebidos.

É o caso da ABF, parte fundamental para o desenvolvimento de diversos franqueadores e franqueados. Graças a ela, você tem maior segurança para investir o seu dinheiro em seu próprio negócio de franquia. Continue a leitura!

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Entenda o que é a ABF

É uma entidade sem fins lucrativos criada para divulgar, promover e defender o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de franquias.

São 37 anos de história para garantir as boas práticas deste sistema. Uma das grandes vantagens de optar por uma franquia ligada à ABF é o trabalho junto ao Governo Federal.

Sendo assim, diversas políticas nacionais são desenvolvidas para que o setor cresça de maneira mais sustentável. Isso resulta em novos postos de trabalho, distribuição de renda etc.

Além disso, a ABF faz parte de grupos internacionais como: o World Franchise Council (WFC), Federación Iberoamericana de Franquicias (FIAF) e International Franchising Association (IFA) e o Fórum International Retail Association Executives (FIRAE).

Tudo isso com o objetivo de continuar a transformar as franquias em uma opção de negócio cada vez mais segura para os investidores.

Isso porque, graças a esse elo com as entidades, você tem a oportunidade de assumir empreendimentos de qualquer país com a segurança necessária para se tornar um empresário de sucesso.

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Não à toa, uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que apenas 15% das unidades franqueadas fecham as portas antes de completar dez anos. Já os números de um negócio próprio, ou seja, iniciado do zero, é quase cinco vezes maior.

Atualmente, a associação brasileira de franquias tem cerca de milhares de associados. Entre eles estão franqueadoras, empresas que querem se tornar franquias, franqueados, fornecedores e consultores.

O que a ABF faz no franchising?

Antes de entender o trabalho que a Associação Brasileira de Franchising faz, é importante compreender o que é uma franquia. Esse modelo de negócio tem o objetivo de oferecer os direitos comerciais de produtos ou serviços de uma determinada marca a um empresário. 

Dessa forma, você consegue entrar para o mercado com uma marca de reconhecida e pode usufruir das diversas vantagens. Por outro lado, também é importante seguir as regras da franqueadora para que o negócio funcione da melhor maneira possível.

Ao ter em vista a funcionalidade desse empreendimento, fica mais fácil compreender todo o trabalho que a ABF faz. Com isso você tem a certeza de abrir uma franquia que realmente fará diferença, sem contar os processos que visam o bem-estar de todas as partes. Agora, confira algumas das principais funções da associação do franchising brasileiro.

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Defesa do sistema de franquias

A princípio, o grande objetivo da ABF é conseguir defender os direitos tanto do franqueado, quanto dos franqueadores. Não à toa, a entidade foi uma das principais responsáveis pela criação da Lei de Franquia.

Logo, o Brasil se tornou um dos únicos países a ter uma legislação própria para o franchising. Recentemente, em 2019, a lei passou por uma reformulação para algumas atualizações, o que gerou ainda mais segurança para o sistema de franquias.

Mas essa não é a única ação da ABF. Ela também ajuda a promover e defender o modelo de negócio junto aos órgãos públicos, entidades e associações de classe.

Difusão de conhecimento sobre o franchising

Não podemos deixar de destacar as ações que a Associação Brasileira de Franchising promove junto aos associados. São cursos, palestras, eventos, seminários, feiras etc. Como dito, também tem a coleta de dados, produção de estudos, pesquisas e mais.

Devido a esse compartilhamento de informação, uma franqueadora consegue se desenvolver ainda mais. Principalmente, as marcas que acabaram de iniciar uma jornada por meio das franquias.

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Ainda, é importante destacar que toda essa troca acontece entre e para os franqueados e franqueadores. Portanto, lembre-se que a ABF apoia as duas partes. A todo o momento são promovidas ações para que tudo aconteça da melhor forma possível. Assim, as partes de sentem assistidas e inclusas.

Dados sobre o franchising brasileiro

Um ponto de destaque do trabalho da ABF são os dados entregues frequentemente sobre o franchising brasileiro. Além dos números trimestrais, semestrais e anuais, com o desempenho dos setores, também são produzidos relatórios mensais específicos sobre algum tema.

Como no caso da pandemia, em que a Associação apresentou o efeito da crise e o que as marcas fizeram para manter certa estabilidade no mercado. Entenda que todas essas informações estão à sua disposição no site da entidade. Ou seja, basta acessar o portal do franchising e solicitar o download gratuito.

Estimular padrões no sistema de franquias

A ABF promove a padronização entre as franquias. Isso porque, para que uma empresa possa se desenvolver nesse modelo de negócio, é muito importante encontrar um padrão capaz de ser reproduzido da melhor maneira possível pelos franqueados.

Dessa forma, o franqueador terá a segurança necessária para crescer em lugares que nunca esteve, seja em outra cidade, estado ou país. Será apenas assim que todo o sistema conseguirá se manter firme diante do mercado. Sem contar na seriedade do sistema que seguirá ainda mais forte.

Por mais simples que isso possa parecer para alguns, imagine: você decide transformar a sua empresa em uma franquia. Depois de todas as conquistas e desafios superados, certamente você deseja que o negócio continue a evoluir.

Agora, sem os padrões devidamente estabelecidos, ou seja, os métodos a seguir, o que poderia acontecer a uma unidade de franquia?

É difícil definir, pois muitas coisas podem fazer com que o seu empreendimento não tenha o sucesso esperado. Mas existe certa garantia de que o seu plano de negócio está sendo seguido à risca se você padroniza tudo.

Como escolher a melhor franquia para investir?

O caminho para se tornar um franqueado é prático. Todavia, é preciso atenção. Inicialmente, o mais importante é saber em qual segmento que você realmente deseja atuar.

Mas voltando sobre escolher o seu negócio, não escolha uma área considerando apenas o retorno financeiro que ela pode proporcionar. Lembre-se de que empreender é a chance de fazer algo que você realmente gosta e deseja profundamente. Por isso, anote as dicas abaixo:

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Conheça o seu perfil

Verifique qual o seu perfil empreendedor. No geral, existem pelo menos dois tipos de empresários. Aqueles que gostam de lidar mais com o público, sentem mais facilidade para resolver conflitos e atuar na linha de frente.

Por outro lado, existem investidores mais ligados às questões burocráticas, que usam os números como base para tomar as melhores decisões etc.

Analise as marcas disponíveis

Após, a escolha da marca para investir fica ainda mais fácil para você. Isso porque, não é obrigatório que a franqueadora seja associada da ABF. Porém, isso lhe dará mais segurança na hora de fechar o negócio.

Lembre-se que estamos falando de uma entidade que consegue promover todos os alinhamentos necessários para garantir o cumprimento dos processos. Isso quer dizer que, quem não faz parte da Associação está errado? Não! Apenas que você tem uma garantia a mais.

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Estude as opções

Após selecionar as marcas que mais chamaram a sua atenção, estude como o mercado a enxerga. Sendo assim, basta ir até as redes sociais da empresa para entender como anda a sua reputação, comentários, críticas ou elogios e mais.

Ou seja, tudo que achar importante nesse momento. Depois, basta entrar em contato com a franqueadora e dar sequência às negociações.

Avalie a COF com atenção

Esse processo depende de cada franqueadora. Porém, fique atento ao recebimento da Circular de Oferta de Franquia (COF). Desse modo, estude esse documento com cuidado.

Afinal, ele é responsável por reunir as principais informações sobre o empreendimento, como: histórico de franqueados e ex-franqueados, diretrizes, cultura da empresa etc.

Nesse sentido, a assinatura do Contrato de Franquia só pode acontecer dez dias após o recebimento da Circular, tempo estipulado por lei. Caso esse prazo não seja cumprido, o acordo será desconsiderado e todo o investimento pode ser perdido.

Ao longo do texto, você pôde conhecer sobre a história da Associação Brasileira de Franchising e como ela ajuda você a ter maior segurança junto às franquias.

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Em outras palavras, a entidade ajuda a fazer o seu negócio acontecer. São pontos como o compartilhamento de informação, aprimoramentos, defesa, padronização etc. Ou seja, tudo que faz de uma franquia um sucesso.

Agora que está por dentro do assunto, escolha a marca do seu interesse, fale com o franqueador e dê o pontapé inicial para abrir o seu próprio negócio.

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