O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Quais são as principais características de um franqueado de sucesso?

Quais são as principais características de um franqueado de sucesso?

Sumário

Você deseja saber características de um franqueado de sucesso? Neste conteúdo, você vai conferir tudo sobre as qualidades necessárias para isso. 

Atualmente, o mercado de franquias é bastante sólido no Brasil. Em 2022, apresentou um faturamento de mais de R$ 211,4 bilhões. Sendo assim, pode ser uma opção interessante para quem quer empreender e ganhar dinheiro.

Por isso, preparamos um texto explicando as características de um franqueado que farão a diferença na hora de investir. Acompanhe a leitura e entenda o que é preciso.

Características importantes de um franqueado

Entre características de um franqueado para investir no setor estão a paixão pela marca e a boa comunicação.

Outro ponto importante é a organização, que vai garantir o sucesso de uma franquia. Logo, é preciso que o empreendedor adote estratégias de organização financeira para realizar uma boa gestão dos negócios.

Dessa forma, o franqueado precisará controlar os gastos envolvidos em seu negócio. Afinal, é responsabilidade dele realizar a gestão de valores como investimento e pagamentos de funcionários, por exemplo.

Portanto, essa parte de gestão dos negócios precisa ser bem organizada, para não colocar em risco o sucesso do empreendimento.

Convicção no modelo de franchising

É muito importante que você entenda com o que deseja trabalhar. Então, procure entender bem sobre o ramo do franchising para contar com todas as vantagens.

Você precisará seguir os padrões da marca também. Assim, uma característica essencial em um franqueado é a disponibilidade para seguir os padrões da franqueadora.

Desse modo, se você já está por dentro do setor de franchising, deve saber que existem padrões responsáveis pelo sucesso da marca. Isso porque, os modelos já foram testados e aprovados.

Portanto, será necessário seguir esses padrões à risca. O franqueado precisará passar por uma adaptação nesse sentido. Além disso, lembre-se de que escolher um nicho de mercado não tem a ver só com faturamento e investimento.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

O dinheiro que você juntou para o seu sucesso e todo tempo destinado ao negócio devem ser recompensados. Logo, você não deve arriscar com uma escolha errada. Ao longo da sua caminhada, é natural que desafios aconteçam, já que fazem parte do processo do negócio.

Portanto, para que sua jornada seja mais fácil e feliz, escolha uma área que você goste de atuar. Confira outras características de um franqueado de sucesso.

Dinamismo

O dinamismo é uma habilidade importante. Afinal, um franqueado de sucesso precisa procurar novas estratégias de sucesso. Para isso, é importante criar formas de fidelizar e atrair clientes.

Sendo assim, uma pessoa dinâmica é aquela que concilia diversas atividades e vai conseguir ser criativo nesse sentido. Faz tudo sem abrir mão da qualidade com atividades operacionais necessárias.

Foco em resultados

Ao abrir uma franquia você conta com uma série de suportes que irão facilitar sua jornada. No entanto, é preciso lembrar que o negócio precisará de sua atenção. Tenha foco nos resultados.

Uma empresa precisa de uma boa gestão para dar certo. Então, se atente ao plano de negócios e estabeleça metas e objetivos para alcançar seus resultados. Além disso, a parceria entre a franqueadora e o franqueado é fundamental e exige comprometimento de ambos os lados. 

Habilidades comerciais

Outra característica que você precisa ter para fazer parte de uma rede de franquias é a capacidade de liderança.

Dessa forma, será necessário adotar atitudes como liderar e saber se relacionar, para o bem da sua unidade franqueada. A habilidade de liderança também é essencial na hora de orientar os funcionários da sua loja. Além de saber vender seus produtos e serviços. Busque cursos e se especialize.

Boa comunicação

Um franqueado de sucesso também precisa ter uma boa comunicação. Essa característica será responsável por aumentar o número de clientes. 

Ao manter uma boa relação com a rede de franqueados, por exemplo, você consegue ter boas ideias e troca de experiências. Além disso, manter uma rede de novos contatos ativos é uma habilidade que precisa ser desenvolvida pelo gestor. Assim como o contato com sua equipe.

Disposição para atuar

A disposição para atuar em seu negócio faz toda a diferença. Portanto, você precisa correr atrás do seu sucesso. A franqueadora dará a você todo o suporte. Entretanto, a parte da administração da sua empresa é de sua responsabilidade. Então, você precisa ter disciplina para atuar no seu empreendimento.

Mesmo que o modelo de negócio de franquias seja seguro, isso não significa que não haverá riscos ao longo de sua trajetória. Afinal de contas, o mercado está em constante transformação, sendo que adaptação é a palavra-chave.

Lembre-se que será preciso ter paciência ao longo do caminho para ter o retorno do investimento. O mercado do empreendedorismo é desafiador. Mas desanimar não é uma opção para o empreendedor.

Desse modo, em momentos de crise, o franqueado precisa confiar em seu trabalho, na franqueadora e ter paciência.

Desejo de aprender

O desejo de aprender deve ser constante. Hoje em dia existem muitos canais para facilitar essa busca de conhecimento. Então, basta que você esteja sempre atento a eles. Realize um cadastramento para receber notícias do setor de franquias.

Além disso, desenvolva o hábito de assistir a palestras, muitas são virtuais, facilitando a sua participação. Procure também sempre participar de cursos para desenvolver habilidades e características empreendedoras.

O conhecimento é poder, como já diz o ditado. Sendo assim, aprender e conhecer novos pontos de vista nunca é demais. Aproveite esse momento de aprendizado e se dedique por inteiro.

Depois, para que outras atividades não prejudiquem o seu rendimento, separe um tempo exclusivamente para o seu conhecimento. Podem ser algumas horas por semana. Já serão suficientes e você verá que farão toda a diferença.

Paixão pela proposta do negócio

Outra característica de um franqueado de sucesso é a paixão pelo seu negócio. Dessa forma, antes de motivar a sua equipe de trabalho, o franqueado precisa estar motivado também. Entenda que, só reclamar das dificuldades sem agir, não ajuda em nada para alcançar os resultados e soluções dos problemas.

Então, para motivar seus funcionários, adote o hábito de dar feedback do trabalho realizado e reconhecer as ações deles. Além de dar premiações por resultados. Isso tudo é muito importante para a motivação. Até porque, uma equipe motivada rende muito mais.

Em prol de sua própria motivação, mais uma vez, realizar cursos também vai lhe incentivar a adotar bons hábitos. Inclusive de liderança em relação à equipe.

Além disso, existem muitas palestras que vão lhe conceder novos conhecimentos, o que, por si só, será bem motivador. Outra opção são as próprias palestras com temas de motivação. Estar por dentro de tudo do negócio também é uma forma de se manter entusiasmado.

Então, certifique-se de entender bem o modelo de negócio da franquia escolhida. Além disso, se julgar necessário, consulte um advogado para lhe ajudar a entender as informações da COF e do contrato. 

Ao entrar para a franquia, você ficará por dentro de tudo. Logo receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar informações relevantes sobre o negócio.

Portanto, você terá acesso a todos os detalhes das suas obrigações e direitos como franqueado da marca escolhida. Além disso, estará informado sobre tudo da franqueadora e o que precisa saber sobre o negócio.

Confiança na franqueadora

Ter confiança na franqueadora é a última característica que vamos falar hoje. A marca já tem ampla experiência e é detentora de todo know-how. Assim, é mais do que capacitada para lhe ajudar em tudo o que você precisa.

Dessa forma, também está pronta para lidar com possíveis desafios que vão surgir no caminho e lhe dar apoio. Portanto, confie no trabalho dela! Para aumentar essa confiança, uma boa conversa é uma alternativa interessante.

O objetivo da conversa é que você verifique tudo o que precisa saber sobre a franqueadora. Bem como analisar se você se identifica com o propósito da marca. Isso porque, essa reunião é muito útil para esclarecer suas dúvidas e entender como o negócio funciona na prática. 

Além disso, lembre-se de conferir a reputação da rede, pois a sua decisão será ainda mais segura. Para isso, realize uma busca pelas redes sociais das marcas que mais chamaram a sua atenção.

Desse modo, você terá acesso à opinião dos clientes. Você também pode conhecer os produtos ou contratar um serviço da marca. Sendo assim, poderá analisar fatores como: o atendimento, a qualidade e os valores.

Em seguida, será muito mais fácil realizar uma comparação em relação aos concorrentes. Outro fator essencial é conversar com os franqueados. Afinal, quem melhor do que eles para contar sobre a realidade do negócio?

Inclusive, na COF, existe um espaço dedicado a dados dos franqueados ativos ou que se desligaram da rede nos últimos dois anos. Agora que você já sabe quais são as características de um franqueado, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje