Quem não tem muito capital para empreender, não precisa desistir do sonho. Aqui, separamos algumas dicas de como abrir um negócio sem dinheiro.
A vontade de investir em novos negócios faz parte da vida de quase 50% dos brasileiros, segundo pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Porém, o investimento inicial costuma ser empecilho para muitos. Mas há algumas opções que você, como empreendedor, pode conhecer para superar esta dificuldade, como mostraremos a seguir. Continue a leitura!
Afinal, como abrir um negócio sem dinheiro?
Para quem irá empreender sem ter muito dinheiro, é preciso ter cuidado e analisar bem cada gasto que terá. A estruturação da empresa deve ser exata, para evitar desperdícios ou erros.
Assim, a franquia é uma boa solução, pois este modelo de negócio já estima os valores de investimento para a implantação da unidade. Assim, você sabe quanto precisará investir no projeto.
Isso porque, a franquia tem um formato preestabelecido, com uma operação e estrutura prontas. Assim, fica mais fácil se planejar para iniciar o empreendimento.
Além disso, este modelo traz a vantagem de ter um modo de fazer já definido, de fácil implementação. Ou seja, é algo que facilita a gestão para empreendedores sem experiência.
Nesse sentido, como o franqueado recebe treinamentos da franqueadora. Nesse sentido, ele conhecerá bem o mercado no qual irá atuar.
Uma grande vantagem de uma franquia, como falamos, é saber de antemão os custos do negócio. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), você descobre quanto é necessário ter e pode fazer seu planejamento financeiro. Assim, dá pra investir no negócio sem dinheiro.
Já a franqueadora auxilia nas estratégias de marketing da marca, principalmente voltado para redes sociais.
Então, com pouco dinheiro você encontra franquias baratas, principalmente em modelos Home Office ou Home Based. Enfim, cabe a você avaliar qual tipo de negócio quer abrir e entender a alternativa mais adequada para suas necessidades e investimentos.
Dicas para abrir um negócio sem dinheiro
Ao investir em uma franquia ou em um negócio do zero, o processo de como abrir um negócio sem dinheiro pode ser colocado em prática com alguns cuidados. As possibilidades de mercado são muitas. Então, você pode escolher o produto ou serviço com o qual deseja trabalhar.
Neste momento, você precisa analisar bem os mercados que estão em alta, para que possa aproveitar o potencial consumidor.
Da mesma forma, vale a pena buscar alguns tipos de negócio com baixo custo operacional. Alguns podem permitir uma lucratividade maior e, com isso, o retorno mais rápido do investimento.
Além disso, invista em algo que você goste, com o qual se identifique. Não se desespere por conta da falta de recursos, avalie bem como suas qualidades e paixões podem se encaixar neste novo negócio.
Por fim, é fundamental ter uma atenção especial com a questão financeira. Aqui, trazemos algumas dicas para você analisar este investimento. Acompanhe!
Escolher uma franquia sem investimento inicial
Hoje, existem diversas opções de franquias e microfranquias que oferecem um investimento inicial baixo ou zero. Desse modo, é possível escolher aquela que melhor se ajustar a sua capacidade financeira.
Além disso, existem muitas opções de modelos, por exemplo, o Home Based e Home Office, que geram bem menos custos do que as unidades físicas.
Isso porque, não há gastos com um ponto comercial, aluguel, manutenção, reforma, adaptação e padronização.
Como no caso das franquias Home Office que podem não exigir funcionários. Dessa forma, muitas vezes é possível ter o próprio negócio trabalhando sozinho. É algo que também gera economia com transporte, seja com gastos com o carro ou ônibus e/ou metrô.
Se organize para poupar
O primeiro passo para empreender sem ter muito dinheiro é se organizar para que seu custo de vida permita guardar algum valor no fim do mês.
Dessa forma, corte gastos do dia a dia. Isso poderá fazer com que sobre algum capital que, com o tempo, poderá ser investido em um negócio.
Você deve poupar de todas as formas, cortar gastos que não sejam essenciais e reorganizar sua vida financeira para juntar dinheiro.
Portanto, táticas simples podem fazer grande diferença. Por exemplo, cortar aquele serviço de streaming que você não usa tanto. Ou ainda, ir ao banco e tirar aquelas taxas que comumente são cobradas por serviços.
Além disso, é necessário deixar de fazer algumas coisas ao longo do mês, seja aquela ida ao restaurante mais caro, ou pedir uma pizza.
São pequenas coisas que podem ser feitas para você se organizar para poupar. Mas a vida de cada indivíduo tem suas próprias particularidades. Por isso, vale a pena analisar o seu gasto cotidiano, colocar em uma planilha e avaliar o que pode ser evitado.
Dessa forma, com o tempo você poderá ter bons resultados que podem ajudar nesta jornada de como abrir um negócio sem dinheiro.
Ter um sócio
Uma alternativa para quem quer montar um negócio sem dinheiro é avaliar a possibilidade de ter um sócio. Sendo assim, você pode dividir o investimento com outras pessoas, que podem ser parentes ou amigos. Até porque, é importante que o sócio seja uma pessoa de mais confiança.
Nesse sentido, você pode buscar pessoas que fazem parte do seu círculo de amizade e que também estão em busca de ter um negócio próprio.
Vale a pena conversar com alguns interessados e alinhar o formato da parceria. Você pode buscar um sócio que está apenas pensando em ganhar dinheiro. Ou então, alguém que também deseja gerir o negócio.
Esta parceria deve ser bem delimitada, para que cada sócio saiba seus direitos e deveres. Se o negócio tiver apenas um sócio investidor, ele precisa saber até onde vai o seu poder de gestão e de lucro.
Por outro lado, se o sócio também fará parte do dia a dia do negócio, é necessário que ambos os empreendedores estejam alinhados em seus objetivos. Especialmente sobre como será a forma de gestão do negócio.
Por último, é interessante que o sócio também goste de atuar no mercado no qual você pretende investir.
Vender seu carro
Uma outra forma de conseguir um capital para abrir um negócio é com a venda do seu carro. Aproveite o aumento dos preços dos veículos usados e faça um caixa para investir no empreendedorismo.
Para se ter uma ideia, os automóveis usados seguiram a tendência de alta de preços e o valor aumentou cerca de 51,5% entre 2020 e 2022.
Nesse sentido, cabe a você fazer uma reorganização da sua vida financeira, da qual falamos, e aplicar o dinheiro do carro em uma empresa.
De qualquer forma, lembre-se de analisar se o bem não fará falta para o seu cotidiano, ou mesmo se ele poderia ser uma ferramenta para o negócio.
É importante que você também planeje como será feito o investimento. Neste momento, avalie os custos que terá com o negócio, para que não dê “um passo maior do que a perna”.
Para empreendedores com pouco dinheiro, cada centavo conta no custo do negócio. Por isso, de nada adianta vender o carro se investir sem pensar, de forma mal planejada.
Refinanciar sua casa
Para quem tem uma casa ou um apartamento e quer saber como abrir um negócio sem dinheiro, este imóvel pode ser a chave. Existe a possibilidade de refinanciar o imóvel por meio de instituições financeiras.
O refinanciamento imobiliário é quando o proprietário possui um imóvel e oferece ele como garantia de pagamento para a instituição, para obter crédito.
Essa opção permite que você use o seu bem para conseguir um empréstimo com taxas menores e maior prazo para pagamento.
Sendo assim, é um grande diferencial, pois com o aumento dos juros, os empréstimos mais comuns ficaram bem mais caros. O custo maior poderia ser um obstáculo a mais, pois encareceria o seu investimento.
No caso do refinanciamento, até que ele seja totalmente pago, o imóvel fica alienado ao banco. Porém, o proprietário pode usufruir do imóvel normalmente.
Dessa forma, o empreendedor pode usar este capital para iniciar o seu negócio sem se desfazer do seu bem que, para muitos, é o mais valioso.
Pegar um empréstimo
Citamos acima uma forma menos onerosa de como abrir um negócio sem dinheiro, que seria o refinanciamento do seu imóvel. Com isso, você pode conseguir captar os valores necessários para investir.
Porém, nem todos têm um imóvel próprio. Muitas pessoas moram de aluguel, mas mesmo assim não desistem do sonho de empreender.
Neste momento, a única saída pode ser um financiamento para conseguir o capital necessário. Porém, este processo deve ser muito bem pensado.
Analise os bancos com as melhores taxas e busque linhas de financiamento para empreendedores, que costumam ser mais baratas.
Além disso, planeje o custo e o retorno do seu negócio para saber quanto de parcela poderá arcar mensalmente para abater do empréstimo.
Este processo de como montar um negócio com pouco dinheiro não pode ser feito às pressas. Cada passo deve ser bem pensado para que, no futuro, a questão financeira não se torne inviável. Calma que ainda tem mais dicas e você pode conferir no próximo tópico.
Vale a pena abrir uma franquia como negócio?
Há vantagens em escolher uma franquia como negócio. Entre elas estão, por exemplo, uma maior segurança para investir por meio de uma marca reconhecida e com um modelo de negócio pronto e testado.
Mas além disso, você pode contar com todo o suporte da franqueadora em diversos aspectos importantes.
Ao adquirir uma franquia, você terá o seu próprio negócio. Assim, pagará pelo direito de uso e exploração comercial dos produtos, serviços e procedimentos da marca. Além disso, terá auxílio para padronizar a unidade.
Desse modo, você será encarregado de gerenciar o seu negócio, seguir as demandas e padrões da franqueadora para alcançar os melhores resultados. Por fim, receberá treinamentos iniciais e recorrentes sobre a marca, mercado e outros tópicos.
Franquias baratas para abrir com pouco dinheiro
Até aqui você aprendeu que abrir uma franquia barata com pouco dinheiro é uma boa maneira de começar no mundo dos negócios.
Muitas opções acessíveis oferecem suporte da franqueadora, o que permite que empreendedores iniciantes obtenham sucesso rapidamente.
Além disso, setores em alta apresentam várias oportunidades lucrativas. Então, escolher a franquia certa depende de uma boa pesquisa de mercado e da avaliação de suas habilidades.
A seguir, apresentamos uma lista de franquias baratas para abrir com pouco dinheiro, ideal para quem busca segurança e rentabilidade ao iniciar um novo empreendimento. Aproveite essas opções e transforme seu sonho em realidade. Descubra!
Como escolher a melhor franquia para abrir?
Primeiro, você deve entender qual o perfil de negócio que mais se encaixa com suas necessidades e desejos.
Por exemplo, se você tem um perfil mais reservado, tímido, talvez deve repensar abrir uma franquia de vendas diretas. Por outro lado, você pode se adaptar bem a outros tipos de negócio sem muito contato com os clientes.
Do mesmo modo, você pode buscar franquias em mercados que lhe atraiam. Em outras palavras, com os quais tenha afinidade. Assim, poderá atender melhor o público-alvo da marca.
Isso é importante, tendo em vista o tempo que será necessário se empenhar no novo negócio. Afinal, se dedicar a algo que gosta é mais fácil e prazeroso. Logo, melhora as possibilidades de sucesso.
Nesse sentido, você também deve pesquisar bem sobre a franqueadora, para ter segurança no processo de como abrir um negócio sem dinheiro.
Busque analisar a reputação da franquia juntamente aos clientes e aos franqueados e ex-franqueados. Saiba se a marca cumpre tudo que promete na Circular de Oferta de Franquia.
Nesse caso, você precisa analisar se a franqueadora dá suporte para os franqueados, como auxílio na gestão, marketing, entre outros.
Na COF, como explicamos, você também encontra a projeção de custos para a implantação da unidade. Isso ajuda a escolher a franquia que se encaixa nas suas possibilidades financeiras. Por fim, conheça o mercado no qual deseja atuar e também sua região.
Cuidados para abrir um negócio sem gastar muito
Falamos ao longo do texto que se planejar financeiramente é essencial para quem deseja abrir um negócio próprio. E, dentre as opções disponíveis no mercado, as franquias se destacam por oferecerem uma marca consolidada e um modelo de negócio já testado.
Por outro lado, é preciso avaliar com muito cuidado antes de investir em uma franquia. O primeiro passo é estudar o mercado e escolher um segmento que esteja em alta e que você tenha afinidade.
Além disso, é importante analisar as informações disponibilizadas pela franqueadora. Como o histórico de sucesso das unidades já existentes, o retorno esperado, os royalties cobrados etc.
Antes de tomar uma decisão, não hesite em entrar em contato com outros franqueados da marca e perguntar sobre suas experiências e desafios enfrentados no dia a dia do negócio.
Lembre-se de que, investir em uma franquia não é garantia de sucesso, mas sim uma oportunidade de empreender com mais segurança. Por isso, é fundamental que você faça uma análise cuidadosa e tenha um plano financeiro bem estruturado antes de tomar qualquer decisão.
Como ter sucesso abrindo um negócio barato?
Uma das coisas a considerar é escolher um nicho de mercado. Isso pode envolver realizar uma pesquisa de mercado para identificar as necessidades dos consumidores e as lacunas que podem ser preenchidas. Ao escolher um nicho de mercado com potencial, é mais fácil conquistar clientes e obter sucesso.
Outra estratégia importante é investir em marketing digital. Com a popularização da internet, é possível alcançar um grande público-alvo com baixo custo a partir das redes sociais, blog etc.
Desse modo, seguir uma estratégia de marketing bem estruturada pode trazer muitos resultados positivos.
Além disso, é importante ter uma gestão financeira eficiente, mesmo em um negócio barato. Logo, é importante ter um controle financeiro rigoroso, monitorando o fluxo de caixa, as despesas e com investimentos que tragam retorno.
Por fim, é fundamental ser persistente e ter disciplina no negócio. Ainda, você deve ter metas claras, planejamento e estar sempre atento às oportunidades.
Com essas dicas em mente, você pode ter sucesso ao abrir um negócio barato. Assim, conquistar clientes e se tornar uma referência em seu nicho de mercado.
No texto, você aprendeu como abrir um negócio sem dinheiro. Agora que você está por dentro do assunto, pode seguir nossas dicas para empreender com mais segurança e lucrar.