Como avaliar se uma franquia é boa e confiável? Passos práticos

Por
em
franquia é boa
Advertisement

Como avaliar se uma franquia é boa? Você sabe? Investir em uma boa opção de franquia pode ser a sua chance de mudar de vida em meio a crise. Mas como saber qual é a melhor opção? Veja neste artigo como que fazer!

Momentos de incerteza permitem refletir sobre as possibilidades de mudança. A primeira vista é possível que você se sinta um pouco perdido na hora de mudar o rumo da sua vida profissional, e isso é completamente normal.

É ai que surgem as grandes ideias e a coragem de finalmente dar o pontapé inicial para investir em um negócio próprio. Mas em qual modelo de negócio investir?

As franquias são empresas que passaram por várias mudanças até que chegassem ao ponto de se tornarem exemplos de negócios. Podemos chama-las de cópias, porque nada mais são do que uma experiência que é repassada por meio de uma marca.

Por essa razão são investimentos mais seguros, pois vem acompanhados de um plano de negócios que permite uma execução mais segura.

Prova disso é que em um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que de cada 100 franquias que abrem as portas no Brasil, apenas cinco encerram atividades antes dos dois anos de existência.

Enquanto que 23% empresas convencionais não chegam a completar o período analisado. Quer saber mais sobre como avaliar se uma franquia é boa para investimento e se tem segurança? Leia nos próximos tópicos!

Por que investir em franquias é mais seguro?

segurança da franquia
A segurança das franquias deve ser relacionada ao estudo da COF que garante a prestação de tudo que for informado no documento

Como mencionamos anteriormente, as franquias são modelos de negócios que passaram por uma estruturação que permitiu que chegassem a logo prazo ao nível de maturidade ideal para ser repassada.

Ou seja, com a experiência adquirida pela rede é possível prever possíveis riscos, analisar o local que mais esteja alinhado com o potencial de clientes e consumidores.

Outro ponto importante é a marca que já é reconhecida pelos clientes. Dessa forma, quando você adquirir uma franquia, passará a representar essa marca como se fosse sua. Assim, o empresário é favorecido pela fama da franqueadora, seja ela boa ou ruim.

Um dos maiores diferenciais da franquia é o suporte, que passa a acompanhá-lo desde o momento em que inicia no franchising e por todo tempo em que permanecer, auxiliando em todas as etapas.

Ou seja, quer dizer que se algo der errado, o empresário será orientado pela franqueadora que prestará assistência. É importante pesquisar bem sobre o mercado e as opções de franquias disponíveis antes mesmo de começar o seu empreendimento.

Quer saber mais sobre as franquias? Assista no vídeo abaixo!

Como avaliar se uma franquia é boa antes de investir?O que devo saber antes de iniciar

Essa é uma preocupação que deve sim ser avaliada, antes de dar o início no negócio, justamente para evitar surpresas desagradáveis, é preciso saber bem qual o plano de negócios e o que será oferecido pela rede de franquias.

Assim, para saber avaliar se uma franquia é boa e como funciona, é preciso ler a Circular de Oferta de Franquia (COF). Por meio desse documento, será possível identificar, de forma detalhada, todas as informações sobre a franquia,veja quais são:

  • Os direitos e deveres da franqueadora e dos franqueados;
  • Prazo de duração e modo de renovação do contrato;
  • O que a rescisão contratual antecipada pode acarretar;
  • Passos após a finalização do contrato de franquia, para sua rescisão;
  • O responsável pelo abastecimento da unidade de franquia (muitas vezes, a própria franqueadora é a responsável por garantir os insumos);
  • Suporte oferecido pela franqueadora ao franqueado (como de marketing, comercial, jurídico etc.);
  • Regras e prazos de não-concorrência; 
  • Taxas e capital de giro necessários para iniciar o empreendimento
  • Sanções em caso de descumprimento do contrato, entre outros.

Tamanha a importância da COF que o prazo mínimo para que o franqueado possa ler o documento e analisá-lo é de 10 dias.

Dessa forma, as informações do documento garantem que não fique nenhuma pendência entre a franquia e o franqueado devendo. Ou seja, cabe a ambos cumprirem com o que consta na COF, proporcionando segurança para as duas partes.

Quais os tipos de franquias para investir?

Nesse ponto você já sabe como avaliar uma franquia, mas você sabe como identificar se ela é ou não segura?

Quais os tipos e possibilidades de franquias existentes para empreender? Se o seu objetivo é investir, mas ainda não conhece bem o mercado e as condições possíveis para implantar o seu negócio veja a seleção de tipos de franquias possíveis.

O que podemos dizer é que existe oportunidade para todos os tipos de empreendedor, desde os mais compactos e mais em conta, até oportunidades de empresas franqueadas mais robustas com maior investimento financeiro.

Franquia unitária 

O próprio nome já diz são unidades de franquias que atuam de forma exclusiva em um determinado local, normalmente em centros comerciais ou em shoppings.

Também conhecidos como quiosques, neste caso só ele pode atuar naquele local podendo ter mais de uma franquia do mesmo negócio concorrendo com ele mesmo.

Franquia Master

Advertisement

Esse tipo de franquia é instalada em locais de grande volume de pessoas e funciona como plano de internacionalização de rede, por exemplo. Além disso, ela é responsável por oferecer treinamentos e suportes para os outros franqueados da região.

Nesse modelo é possível que o franqueado terceirize outras franquias em locais diferentes e por isso, tem direito tanto na participação dos royalties quanto na taxa de franquia.

Franquia Desenvolvimento de Área

Funciona com as mesmas características da franquia Master, porém a diferença é que o desenvolvedor de área não são oferecidos cursos, mas existe a possibilidade de terceirizar a abertura de outras unidades.

Também tem direito na participação dos royalties e taxa de franquia, mas é o franqueador fica responsável por fechar os contratos com novos franqueados.

Microfranquias 

microfranquias
As microfranquias são negócios com investimentos menores mas que possibilitam as mesmas condições e vantagens

Entre as opções no franchising existem as microfranquias, mas qual é a diferença? Basicamente de funcionamento nenhuma, apenas no valor de investimento que deve ser até R$ 90 mil.

Com condições mais econômicas e possibilidades de atuação no home office (sem abertura de loja), é possível investir em praticamente todos os segmentos. Para quem deseja iniciar com um pequeno negócio é mais viável, pois tem menos custos e a possibilidade de iniciar o trabalho mais rápido.

Porém, na maioria delas não vai precisar passar por implantação, estudo de viabilidade, escolha de ponto entre outros fatores que são feitos nas lojas físicas.

Segmentos das franquias

Agora você sabe sobre os cuidados que deve ter ao buscar pelo modelo de franquias e conhece as opções de negócios disponíveis no sistema, mas sabia que existem 11 opções de segmentos para investir?

É mesmo um universo vasto de oportunidades e com certeza você vai encontrar um que esteja dentro das suas expectativas, veja quais são os ramos de atuação do franchising. Veja quais são as possibilidades:

De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), entre os anos de 2018 e 2019 houve um crescimento geral de todos os segmentos de franquias que chegou a 7%, sendo destacados os seguintes segmentos:  

  • Casa e Construção, com 12,9 %; 
  • Saúde, Beleza e Bem-estar, com 9,2 %; 
  • Setor Automotivo, com 12,7%. 

Na comparação é possível observar que no primeiro trimestre de 2018 o aumento de franquias foi de 2,2% a mais que o mesmo período de 2017. Em 2019, no mesmo período o aumento chegou a 3,7% a mais de novas franquias abertas no mercado.

O setor faturou no último trimestre de 2019 o equivalente a R$ 182,6 bilhões um crescimento de 6,8% a mais de lucro que o ano anterior. Percebe-se que esse mercado é mesmo muito atrativo diante dos números e crescimento apresentados.

Como faço para abrir uma franquia?

Se você chegou até aqui, já deve estar pensando como fazer para abrir a sua franquia. O próximo passo é escolher o melhor segmento para atuar. Vale destacar que essas dicas também podem ajudar os ex franqueados.

Escolha a atividade que represente o seu gosto pelos negócios, viu que nas opções de segmentos existem 11 variações de franquias baratas e possíveis que estão disponíveis. Se é de carros que você gosta, existem muitas opções de franquias automotivas para investir.

Se o seu potencial está nas franquias de beleza e estética, existem marcas que trabalham com esmalterias, franquias de depilação, design de sobrancelhas e até algumas que são completas com todos os serviços no mesmo local, o que permite maior lucratividade e praticidade aos clientes.

Atuações no ramo de Turismo com as agências de viagens são um negócio e tanto para os apaixonados pelo mercado de hotelaria e turismo. Se você é um apaixonado por viagens vai gostar da praticidade das franquias de agências de viagens, que permitem a flexibilidade do home office!

Agora se diante de um contexto de precaução, é o ramo de seguros que você se identifica existem também ótimas opções de corretoras de seguro para investimento, sendo práticas e de fácil gestão possibilitam altos ganhos para quem tem perfil de vendas .

Viu que dá para avaliar se uma franquia além de boa é confiável para investir? Com todas as dicas que apresentamos aqui fica mais fácil escolher a melhor opção e se preparar para investir nesse setor, mesmo tendo uma visão a longo prazo é altamente atrativo para os negócios!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no universo do franchising? Assine a nossa newsletter e saiba tudo com a gente!

Advertisement
Advertisement