Como funciona a franquia? É mais fácil do que montar um novo negócio?

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A franquia é um modelo muito rentável e que tem mudado a vida de muitos brasileiros. Se você veio até aqui, provavelmente o franchising também despertou o seu interesse, mas você conhece esse formato de negócio? Pensando nisso, no texto de hoje, explicamos tudo sobre o assunto. Leia!

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o setor cresceu 14,3% em 2022, mesmo durante a pandemia. Isso porque a franquia tem vantagens em relação à criação de um novo negócio, como menor risco de falência e maior facilidade em conseguir financiamento.

Além disso, as franquias oferecem um plano de negócios já testado e aprovado, com um modelo de gestão e estratégias de marketing já estabelecidos. Porém, é preciso considerar que a taxa de franquia e royalties podem ser altos, o que exige um bom planejamento financeiro.

Em resumo, a franquia pode ser uma opção mais fácil do que montar um novo negócio, mas é preciso avaliar os custos e benefícios antes de investir. Essas e outras dicas, você vê no texto de hoje. Acompanhe!

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Entenda como funciona a franquia

Todos nós já nos deparamos com franquias em algum momento do nosso dia a dia, seja nas ruas, nos shopping ou na esquina de nossa casa.

O modelo de franquia funciona assim: uma empresa se organiza, estrutura sua produção, trabalha um tempo no mercado e depois resolve entrar para o franchising.

Com isso, ela passa a oferecer aos empreendedores a oportunidade de ter uma unidade igual à empresa inicial, oferecendo os mesmo produtos ou serviços. Esta concessão de todo o know-how se dá por meio do contrato de franquia.

Dessa forma, cada unidade deve seguir o padrão da franqueadora. Ou seja, trabalhar da mesma forma, com os mesmo insumos e a mesma marca.

O exemplo dos mais conhecidos, se não o mais notório, é o McDonald’s, em que cada unidade oferece o mesmo atendimento, os mesmos sanduíches e bebidas. Tudo é igual, seja no McDonald’s em Porto Alegre (RS), ou em Manaus (AM).

Além disso, a franqueadora também oferece uma série de suporte aos empreendedores que entram para a rede além do direito de uso da marca.

Por exemplo, o franqueado recebe treinamentos diversos para a operação da franquia, auxílio para a gestão, para os trabalhos de marketing, entre outros suportes.

Do mesmo modo, este modelo de negócio é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei 13.966/19), que regulariza a parceria entre franqueados e franqueadores.

O que é transferência de know-how na franquia?

Segundo o dicionário de Significados, a palavra know-how diz respeito ao ” conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas”.

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Nesse sentido, o empreendedor que investe em uma franquia recebe boa parte do conhecimento adquirido pela franqueadora ao longo do tempo.

Isso pode significar uma maneira de realizar um serviços, etapas da produção, produtos que dão um gosto especial, entre outros detalhes. Este know-how da franqueadora é transferido para o franqueado para que ele possa usar enquanto for parceiro da marca.

Assim, enquanto durar o contrato de franquia o franqueado poderá se usar daquelas técnicas e receitas que lhe foram passadas. Contudo, este conhecimento costuma ser protegido pela franqueadora ou pelo menos parte dele, por exemplo, uma receita.

Dessa forma, ele pertence à marca e o empreendedor não poderá usá-lo após o encerramento do contrato, pois este conhecimento intelectual pertence à franqueadora e seu uso sem permissão pode render multas e processos.

Lei de franchising no Brasil

O modelo de franquias deu seus primeiros passos no Brasil na década de 1960 e ao longo do tempo foi se desenvolvendo, seja pelas marcas brasileiras como também pela chegada de franquias estrangeiras, principalmente as americanas.

Nesse sentido, foi crescendo a necessidade de uma regulamentação que desse conta deste tipo de negócio e pudesse orientar as relações entre os empreendedores, além do surgimento de vários termos que precisavam ser melhor regulados.

Então, no início da década de 1990 surgiu a primeira Lei de Franquias no Brasil, que contemplava muitos pontos importantes para legalizar a relação entre o franqueador e sua rede franqueada.

Porém, a forma como funciona a franquia foi se alterando e precisou de mais regulamentação, que veio com a nova Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19).

Já esta norma trouxe maiores cuidados para a divulgação dos negócios, exigindo que a Circular de Oferta de Franquia (COF) forneça diversas informações importantes para um relacionamento seguro entre franqueadora e empreendedores.

Por exemplo, necessidade de uma Demonstração de Resultado de Exercício ( DRE), para que o empreendedor avalie a saúde financeira da franqueadora, quais as taxas de franquia etc.

Ainda, a COF deve trazer projeção de custos, direitos e deveres das partes, suportes oferecidos, entre outros detalhes. Dessa forma, antes mesmo de assinar o contrato o empreendedor consegue avaliar o negócio da franquia, e isso evita que seja surpreendido ao longo da parceria.

O que está incluso no valor da franquia?

Ao investir, é importante entender como funciona uma franquia e o que está incluso no valor pago. Afinal, além da taxa inicial, há outros custos que podem surgir ao longo do tempo.

É comum que a franquia ofereça treinamento e suporte ao franqueado, por exemplo.

Além disso, para ajudar você a entender como funciona uma franquia, a franqueadora pode fornecer um manual de operações. Desse modo, ele orientará o franqueado sobre como administrar o negócio.

Esse manual pode incluir desde os processos de produção e venda até os padrões de atendimento ao cliente. Isso garante que a marca mantenha sua identidade visual e qualidade de serviço em todas as unidades.

Outro ponto importante sobre como funciona uma franquia é a questão da aquisição de produtos e insumos.

Em muitas franquias, é comum que o franqueado compre diretamente da franqueadora. Isso pode trazer vantagens em termos de preços e qualidade dos produtos.

Além disso, a franqueadora pode oferecer suporte na escolha dos fornecedores.

No entanto, é importante lembrar que há custos adicionais que não estão inclusos na taxa inicial de franquia. Entre eles, podemos citar os custos com aluguel de espaço, funcionários, energia, água e impostos.

Esses detalhes vão variar de acordo com o modelo de franquias. As franquias home office, por exemplo, não incluem gasto com aluguel de imóvel.

Por isso, é fundamental que o franqueado pesquise e se planeje financeiramente para entender como funciona uma franquia.

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Em resumo, ao investir em uma franquia, o franqueado pode contar com suporte e treinamento da franqueadora e um manual de operações.

Todo esse apoio orienta o franqueado sobre a gestão do negócio e particularidades, como a possibilidade de adquirir produtos e insumos diretamente da franqueadora.

Porém, é importante lembrar que há outros custos adicionais que devem ser considerados e planejados.

Como funciona um contrato de franquia?

Na esteira da Lei de Franquias, a COF serve como um pré-contrato entre o empreendedor e a franqueadora. Assim, a parceria ainda não está firmada mas as partes já estão bem próximas

Depois de alinhados, franqueadora e empreendedor passam para a próxima etapa do processo, que é a assinatura do Contrato de Franquia.

Este contrato é um documento que deve ser o mais completo possível e didático, trazendo os direitos e deveres das partes, tempo de contrato, como e se é possível uma renovação da parceria, multas por descumprimento do acordo, entre outras informações.

O contrato será um direcionador para a parceria entre franqueado e franqueadora ao longo do tempo. Por isso, precisa ser bem analisado pelo interessado em saber como funciona a franquia.

Comparação: franquia e negócio próprio

Em comparação com um negócio que começa do zero, o franchising é mais fácil e mostraremos por qual motivo nos tópicos abaixo.

Você verá que as vantagens de uma franquia podem ser o diferencial para o seu negócio prosperar mais rapidamente e com mais segurança. Primeiramente, vamos começar falando um pouco mais sobre o modelo de negócio.

Modelo de negócio

O mercado do empreendedorismo é uma selva com várias minas de ouro para os empreendedores. Porém, sem um mapa, pode ser mais difícil achar o pote de ouro.

Nesse sentido, começar um negócio do zero é iniciar uma caminhada sem um rumo totalmente definido. Isso porque, empreender é uma tarefa cheia de obstáculos que podem desviar o caminho. Logo, quando você abre o seu próprio negócio do zero, deve pensar bem o plano de negócio para orientar sua estratégia e ações ao longo do caminho.

Do mesmo modo, analisar o que será preciso para conseguir chegar aos objetivos que almeja, se antecipando a eventuais problemas. Por outro lado, o modelo de franquia já vem com o mapa da mina para o El Dourado, o caminho a ser trilhado no desenvolvimento do negócio.

Portanto, o franqueado recebe um plano de negócio pronto, adequado para o sistema de franquias, detalhando custos e investimentos a se fazer. Com isso, ele terá uma visão sobre o que fazer ao longo da empreitada, os trabalhos de divulgação e a estrutura que será necessária.

Da mesma forma, a visão de como fazer a gestão da unidade e as melhores práticas para captar clientes da marca. Assim, desta maneira como funciona a franquia, o empreendedor se sente mais seguro e respaldado.

Reconhecimento da marca

Todo mundo reconhece um ator de televisão ou de filmes de Hollywood, mas levam anos para que eles fiquem conhecidos assim. No mundo dos negócios não é diferente, ou você acha que do dia pra noite a marca Burger King se tornou mundialmente famosa?

Por conta disso, ter uma franquia acaba ajudando o empreendedor a pular algumas etapas do que é começar um negócio. Então, quando você inaugura a sua empresa, ela demora meses ou até anos para ser reconhecida no mercado.

Isso porque, estabelecer a reputação da sua marca demanda tempo. Mas quando o empreendedor investe em uma franquia, ele recebe uma empresa já consolidada no mercado. Logo, uma marca reconhecida pelo público-alvo e clientes em potencial.

Assim, ao chegar para as pessoas fazendo propaganda do seu novo negócio, no caso de uma franquia, na hora os clientes vão associar você aos serviços prestados pelas outras unidades.

Em seguida, se aproveita da reputação construída pela franqueadora ao longo do tempo com seus produtos ou serviços. Dessa maneira, aumentam as possibilidades do seu negócio ser bem-sucedido. Interessante, certo?

Estabelecimento no mercado

Como uma marca reconhecida pelo público, ganhar a confiança dos consumidores também leva um certo tempo. Por exemplo, quando se começa um negócio do zero, até que as pessoas vejam os seus produtos ou serviços de maneira diferente das demais pode demorar, não é mesmo?

Portanto, estabelecer um laço de confiança com o público exige muitos atendimentos, além da divulgação boca a boca feita pelos clientes que lhe conhecem e indicam a sua marca.

No modelo de franquia esta confiança já vem construída por conta do tempo que a marca esta no mercado e pelas ações de marketing que caminham junto deste engajamento.

Dessa forma, como funciona a franquia, a confiança vem de maneira mais simples, pois existe um histórico de confiança da marca no mercado.

Este posicionamento da marca é fruto de um trabalho de marketing da franqueadora. Com a exposição da franquia, os consumidores passam a ver a empresa de forma mais próxima.

Do mesmo modo, com a difusão de unidades da franquia, o consumidor passa a ligar automaticamente a marca a um status de qualidade e confiança.

Contudo, isso só é possível quando a marca oferece algo de bom aos consumidores, pois não há marketing que salve produtos ou serviços ruins.

Dia a dia das operações

Quando você abre o próprio empreendimento, do zero, ao surgir um problema, não há muito a quem recorrer. Você mesmo deve resolver as situações no dia a dia da empresa.

Já na franquia, existem diversos suportes da franqueadora para auxiliar o franqueado na gestão e desenvolvimento do empreendimento. Por exemplo, o franqueado deseja fazer uma propaganda da sua unidade, mas não sabe muito bem onde e como fazer.

Sem problemas, pois as redes de franquias oferecem um setor de marketing (seja ele interno à empresa ou terceirizado) para orientar essas ações. Assim, o franqueado recebe materiais de divulgação, contatos com meios de comunicação de sua região, bem como a melhor forma de fazer esta propaganda.

Este é um auxilio importante, principalmente para a etapa de inauguração da unidade de franquia. Todos estes suportes são remunerados, ou seja, essa solução é paga pelos franqueados por meio do fundo de propaganda. Trata-se de uma taxa cobrada dos franqueados mensalmente em valor fixo ou variável.

Além disso, diversas franqueadoras também oferecem treinamentos para os franqueados e para os colaboradores da unidade. Este treinamento é um apoio importante para o bom desenvolvimento do negócio, sobretudo para alguns tipos de operações.

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Do mesmo modo, quando surge algum problema com programas de gestão interna ou com produtos, a franqueadora normalmente participa da solução.

Com isso, o dia a dia do franqueado, principalmente aquele mais inexperiente, fica facilitado com o apoio da franqueadora para a solução dos problemas.

Previsão de investimento

Empreender é uma das coisas mais desafiadoras que uma pessoa pode fazer na vida. Principalmente no Brasil, que vive altos e baixos na economia e possui uma alta carga tributária.

Mas uma das bases para ter o próprio negócio é fazer um levantamento do quanto você irá gastar para começar este empreendimento.

Contudo, por fatores muitas vezes surpresas, os custos mudam e você precisa gastar muito mais do que planejou. Ainda, caso tenha errado na previsão, isso pode lhe atrapalhar lá na frente.

Nesse sentido, quando o empreendedor começa um negócio do zero, ele normalmente deve fazer uma previsão orçamentária. Porém, este cálculo também pode mudar ao longo do caminho.

Já na maneira como funciona a franquia, o empreendedor conhece de antemão a maior parte dos custos. Isso porque, a franqueadora consegue ter uma média bem precisa, levando em conta os custos das outras unidades.

Depois, na hora da assinatura do contrato, o empreendedor já conhece os valores da taxa de franquia, bem como dos royalties e o fundo de propaganda.

Estes custos devem vir o mais detalhado possível na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, além de todas as informações sobre os investimentos necessários.

Do mesmo modo, até para a reforma do ponto comercial, para deixar a loja com a cara da marca, a franqueadora já possui um cálculo aproximado. Assim, o empreendedor consegue programar melhor o capital para investir.

Ter todas estas noções dos custos do negócio auxiliam o empreendedor a melhor se programar para os investimentos futuros.

Por outro lado, quando o seu negócio começa do zero, este cenário é muito mais difícil. Isso torna o empreendimento menos seguro e sujeito a maiores variações orçamentárias.

Liberdade de decisões

Quando o empreendedor paga a taxa de franquia e se torna um franqueado, ele passa a ser um parceiro da marca. Sendo assim, existem direitos e deveres de agora em diante.

Então, é comum, no sistema de franquias, os empreendedores acharem que podem dar um toque pessoal à unidade, mas essa possibilidade é restrita. Isso porque, cada unidade deve seguir um padrão estabelecido pela marca. Mas como falamos, este padrão não abrange 100% do negócio, abrindo uma pequena margem para mudanças.

Portanto, quando você começa o seu negócio do zero, ele será do jeito que você quer, com toda a estrutura desejada e desenhada por você.

Porém, na franquia, há um padrão que deve ser seguido. Até porque ela faz parte da base do modelo e dá segurança para os franqueados. Isso evita que uma unidade possa destoar das outras e, com isso, prejudicar a marca além dos outros franqueados.

Logo, vale lembrar que algumas peculiaridades da região podem surgir como exceção à regra para aproximar a franquia do seu público-alvo. Dessa forma, o empreendedor, antes mesmo de assinar o contrato, já sabe como funciona a franquia e os padrões que ele terá que seguir.

No entanto, ele deve entender que isso é algo positivo, pois uma unidade que não segue o padrão pode comprometer toda uma rede de franquias.

Por isso, vale lembrar que muitas franquias são abertas à participação dos franqueados para a implementação de novas ideias.

Por fim, o empreendedor pode apresentar uma nova visão para a franqueadora, tendo a sua unidade como exemplo de sucesso. Porém, por contrato, ele sempre deve contar com o aval da franqueadora.

Como escolher entre franquia e negócio próprio?

Agora que você já sabe como funciona a franquia, é preciso saber também se ela combina com o seu perfil de empreendedor.

Muitas pessoas possuem o sonho do próprio negócio. Querem ser livres para tentar inovações, ideias alternativas para os modelos atuais. Portanto, podem se sentir presas em uma franquia.

Por outro lado, empreendedores que desejam uma maior segurança para investir podem ver no franqueamento uma boa oportunidade.

Nesse sentido, coloque em uma balança os prós de cada modelo, veja se o que mais lhe atrai é a segurança da franquia ou o potencial ilimitado, mas perigoso, de um negócio próprio.

Além disso, é verdade que existem franquias em praticamente todas as atividades. Mas isso não significa que a empresa que povoa seus sonhos encontra o modelo ideal em uma delas.

Você pode querer apostar em um tipo de serviço que não se encaixa no modelo de franquia, ou não possui mercado para isso. Existem peculiaridades que devem ser levadas em conta para escolher o tipo de negócio no qual irá investir. O leque de possibilidades é amplo e precisa ser bem analisado.

Já um ponto importante que deve ser avaliado entre escolher uma franquia ou um negócio próprio é a questão de investimento.

Comprar uma franquia costuma ser mais barato, pois conta com uma estrutura pronta, construída da maneira mais simples para ser replicada.

Sendo assim, alguns departamentos são compartilhados entre todos os franqueados. Por isso, tudo fica mais barato para o empreendedor. Por exemplo, pode acontecer com o setor de marketing ou de tecnologia da informação.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Quem pode ter uma franquia?

A franquia é um tipo de negócio bastante democrático, pois tem espaço para todos os tipos de empreendedores.

Porém, algumas franquias podem exigir algumas qualificações do empreendedor antes de fechar negócio e se tornarem parceiros.

Nesse sentido, uma franquia pode buscar empreendedores com curso superior, ou com alguma experiência em gestão, ou ainda, que tenham tempo para dedicação exclusiva ao negócio.

Assim como o empreendedor busca uma franquia que se encaixe ao seu perfil, a franqueadora também tem um perfil ideal de franqueado, já que ela também lhe avalia antes de selar a parceria.

Contudo, existem também uma grande quantidade de franquias que não exigem muitos pré-requisitos dos empreendedores. Ou seja, é mais simples de se tornar um franqueado.

Dessa forma, cabe ao empreendedor saber escolher aquela franquia que seja melhor para ele abrir, como mostraremos a seguir.

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Se você achou difícil ou complexo entender como funciona a franquia, a etapa da escolha da melhor opção de negócio pode ser ainda complicada.

Isso porque, é preciso levar em consideração uma série de condições para escolher a franquia que mais se encaixa ao seu perfil. Por exemplo, o empreendedor deve buscar franquias que exigem qualidades que ele já tenha. Assim, optar por uma rede de vendas diretas ou contato próximo com os clientes para os empreendedores mais eloquentes.

Do mesmo modo, para perfis mais introvertidos, uma boa opção são franquias de serviços remotos, ou entregas de produtos.

Um outro ponto a se observar na hora de escolher uma franquia é em qual mercado ela está. Então, estude os segmentos em alta e busque por franquias que estejam bem inseridas em setores lucrativos.

Mas saiba também como anda a reputação da marca junto aos consumidores. Uma pesquisa nas redes sociais da franquia e no site Reclame Aqui pode lhe dar uma boa ideia.

Assim, é possível verificar se existem muitas reclamações sobre os produtos ou serviços, seja pela qualidade ou pelo atendimento. Você também pode conversar com outros franqueados para atestar se a marca entrega o que promete.

Da mesma forma, para escolher bem uma franquia, o empreendedor deve analisar a região na qual irá investir. Conhecer os concorrentes, se há espaço ou público para um novo negócio do ramo.

Como em cada segmento de franquias existem muitas opções, o empreendedor também deve pesquisar sobre as redes de franquias. Ao final, entender o que cada uma oferece de diferencial e se isso se encaixa no orçamento.

Cuidados para escolher a melhor franquia

Como falamos no tópico anterior, o empreendedor deve analisar bem o mercado no qual irá investir por meio de uma franquia. Ainda, estudar bem a franqueadora e sua reputação no mercado.

Além disso, o empreendedor precisa entender como suas próprias características pessoais se encaixam em uma franquia, conforme citamos.

Isso porque, de nada adianta investir em uma franquia de grande rentabilidade e amplo mercado se o próprio franqueado não se adapta bem ao trabalho no dia a dia e não tem afinidade com o modelo de negócio.

Do mesmo modo, buscar franquias que sejam compatíveis com sua capacidade de investimento. Para quem ficou desempregado ou passa por alguma dificuldade, modelos de franquias mais baratas podem ser o ideal.

Dessa forma, é bom conhecer também os custos que envolvem o negócio para realizar um investimento mais planejado.

Qual o desempenho do franchising no Brasil?

O franchising, modelo de negócio em que uma empresa cede o direito de uso de sua marca e know-how para terceiros em troca de royalties e taxas. Por isso, vem apresentando um bom desempenho no Brasil nos últimos anos.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou cerca de R$ 211 bilhões em 2022, um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior.

O segmento foi um dos que mais cresceu em número de unidades foi o de Alimentação, com um aumento de 10,4%, abaixo do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 21,5%.

Em termos de faturamento, um dos segmentos que mais se destacaram foi o de Serviços e Outros Negócios, com crescimentos de 8,2%.

Outro dado interessante é que o franchising brasileiro tem se tornado cada vez mais internacionalizado. Segundo a ABF, o número de marcas brasileiras com operações no exterior cresceu em 2022, com destaque para os setores de Alimentação, Serviços e Moda.

Esses números mostram que o franchising continua sendo uma opção atraente tanto para quem quer empreender quanto para empresas que desejam expandir seus negócios.

No entanto, é importante ressaltar que o sucesso de uma franquia depende não apenas da marca em si, mas também da gestão e do engajamento dos franqueados.

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