O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como funciona a franquia? Vale a pena investir em uma? Confira aqui!

Como funciona a franquia? Vale a pena investir em uma? Confira aqui!

Sumário

Quer investir em uma franquia? Se sim, esse conteúdo é para você! Então, para ter mais chance de sucesso, você precisa saber como funciona a franquia e tudo sobre esse modelo de negócio.

Afinal, essa pode ser, sim, uma boa opção. Mas antes, para se ter uma ideia, o faturamento das franquias no Brasil aumentou de 13,8% em 2023 e comparação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e revelam que a projeção é para que esse crescimento continue nos próximos anos.

Além de ler bastante sobre o mercado de franchising, você pode participar das feiras de franquias para entender mais sobre esse modelo de negócio e avaliar o mercado. A seguir, acompanhe para entender como funciona a franquia!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que é uma franquia?

Para você saber como funciona a franquia, entenda que se trata de uma estratégia de negócios onde uma empresa (franqueador) cede a outra (franqueado) o direito de usar sua marca, produtos ou serviços.

Em outras palavras, ao investir em uma franquia, você passa a operar um negócio já testado, com uma estrutura pronta e reconhecimento no mercado. Por exemplo, é como pegar uma estrada que já está pavimentada, em vez de construir o caminho do zero.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Esse modelo tem se tornado cada vez mais popular entre quem deseja empreender, já que ele oferece menos risco em comparação a criar um negócio completamente novo.

Por outro lado, para abrir uma franquia, é necessário seguir as condições e normas estipuladas pela empresa franqueadora, além de estar em conformidade com as leis do setor. O franqueado, que é o empreendedor que adquire os direitos de uso da marca, assume a responsabilidade de operar o negócio conforme as diretrizes do franqueador.

Este, por sua vez, oferece suporte contínuo e a expertise necessária para garantir o sucesso de cada unidade da franquia. Assim, ao investir em uma franquia, você entra em um modelo de negócio com suporte, estrutura e um nome já reconhecido no mercado. Mais a frente vamos retomar esse assunto.

A história do franchising: como tudo começou

O modelo de franquias, como o conhecemos hoje, começou a se formar no século XIX, mais precisamente em 1850, nos Estados Unidos. A primeira grande ideia que impulsionou o sistema de franquias veio da Singer Sewing Machine Company, uma fabricante de máquinas de costura.

Então, para aumentar suas vendas, a empresa começou a licenciar o uso de sua marca e métodos de venda para comerciantes em diferentes regiões do país. Logo, foi como se a empresa tivesse decidido expandir seus negócios sem precisar abrir uma nova unidade a cada vez. Assim, permitiu que outros a representassem com sucesso.

Clique no banner e saiba mais sobre a Ice Cream Roll, franquia de sorvete na chapa para faturar R$ 70 mil por mês!

Alguns anos depois, em 1898, a General Motors seguiu o mesmo caminho ao criar o conceito de “concessionária de veículos”, ampliando a forma de franquia para outros setores.

No Brasil, a primeira franquia surgiu em 1954, na cidade de São Paulo, (SP) com escolas de idiomas, como a Yázigi Internexus. Mais tarde, a verdadeira explosão do franchising no país aconteceu na década de 1970, quando o modelo se tornou mais organizado e diversas marcas brasileiras, como Água de Cheiro, Ellus e O Boticário, começaram a adotar a franquia como forma de expandir.

Nessa mesma época, grandes marcas internacionais, como o McDonald’s, começaram a chegar ao país, usando o franchising como estratégia de internacionalização.

Com a popularização dos shoppings no país, as redes de varejo aproveitaram a vantagem do modelo para expandir suas operações, levando a franquia a novos territórios. Assim, o modelo de franquias passou a ser uma das formas mais eficazes de crescimento de empresas. Se interessou? No botão abaixo, conheça marcas de franquias para abrir.

Em breve, entenda as vantagens do modelo de franquia. Mas antes, descubra como funciona a franquia.

Quer transformar o seu negócio em franquia? Clique aqui! Consultoria Encontre Sua Franquia!

Afinal, como funciona a franquia?

O modelo de franquia, como explicamos, é uma opção em que você abre uma nova unidade de um negócio que já existe no mercado. Com a mesma marca, os mesmos produtos, modo de fazer etc.

Ou seja, como funciona a franquia e abrir uma unidade tem sido uma opção comum para pessoas que querem empreender de um jeito mais simples. Até porque, começar um negócio do zero pode levar muito mais tempo e dinheiro.

Por outro lado, vale reforçar que as franquias já são conhecidas e têm uma estrutura que deu certo. Basta seguir a sua padronização para ter resultados no negócio.

Aliás, todo o modelo da franquia gira em torno da padronização. Isso porque, a intenção de uma franquia é proporcionar ao cliente a mesma experiência em todas as unidades. Seja ela no centro da cidade ou no meio rural.

Por fim, fica claro que a franquia é uma via de mão dupla e beneficia o franqueado e o franqueador. Isso já que, enquanto o franqueado usa a marca e todos os benefícios que ela traz, o franqueador deixa o negócio mais conhecido.

SuaQuadra: clique e aluguel imóvel comercial com desconto em São Paulo!

Vantagens do modelo de franquia

Para entender melhor como funciona uma franquia, você precisa saber primeiro todas as vantagens que ela oferece para você. Porque é por isso que os investidores se interessam por esse modelo de negócio: pelos benefícios e facilidades que ele proporciona.

Em uma franquia, muitas coisas devem estar definidas. Como a estrutura do local, o que é algo muito bom, porque você só vai precisar montar e usufruir dela, sem precisar de um projeto do zero.

Outro ponto interessante das franquias é que tudo que você vai usar já foi testado e comprovado que deu certo. Logo, seu cliente tende a gostar do que você vai oferecer, porque outros já aprovaram o modo de fazer da marca.

Além disso, as franquias já vêm com estratégias de marketing pensadas. É algo que facilita a divulgação da unidade, para facilitar a atração de consumidores para seu negócio.

O baixo risco de falência e resolução de problemas de uma forma mais assertiva é também um bom benefício. A marca está no mercado há certo tempo, já passou por algumas crises e saberá orientar e ajudar você a resolver problemas.

Qualificai: inteligência artificial para qualificação de leads da sua franqueadora. Clique e confira como aproveitar!

Inclusive, as redes oferecem, como dito, suporte completo aos seus franqueados. Com dicas em tudo que falamos até aqui, e também comerciais, para contratação de profissionais, dia a dia etc. Assim, caso tenha qualquer dúvida, você poderá perguntar a quem já sabe o que fazer: a franqueadora.

Desempenho do franchising no Brasil

Para entender como funciona a franquia, também vale a pena avaliar o crescimento desse tipo de negócio no Brasil. Por exemplo: só em 2023, o faturamento do franchising chegou a R$ 240,6 bilhões. Em relação ao número de unidades, alcançou um crescimento de 7,6%, comparado ao ano anterior.

Alguns setores se destacam neste mercado. O de Alimentação – Foodservice faturou R$ 39,8 bilhões, o de Saúde, Beleza e Bem-estar, R$ 55,6 bilhões; e o de Serviços e outros negócios, R$ 34,8 bilhões. Já o número de redes de franquias no mercado subiu 6,2%. Ou seja, o país fechou o ano com mais de 195 mil unidades de franquias abertas.

Qual a diferença entre o franqueado e franqueador?

Para entender como funciona as franquias, é fundamental saber diferenciar quem é franqueador e quem é o franqueado. As duas partes participam ativamente do franchising e uma depende da outra. De um lado há a dona da marca, que é a franqueadora. Do outro lado está o investidor, que é o franqueado.

O bom relacionamento dos dois é de extrema importância. Afinal, para que o negócio funcione da forma correta, ambos têm que se ajudar. O franqueador dá todo suporte para que a franquia funcione, mas quem bota mesmo a mão na massa é o dono da unidade.

Banner de divulgação do canal Henrique Mol. Clique e acesse os vídeos! Acompanhe a referência do Franchising no YouTube!

Assim, esse tipo de parceria exige o respeito às regras e às responsabilidades de cada parte. Essas exigências vão desde seguir a padronização, até tirar dúvidas e também manter o treinamento em dia.

Quem pode ter uma franquia?

Para entender como funciona a franquia, é preciso você saber que não existe um perfil certo para ter uma unidade, nem a proibição de um. Existem muitas marcas de franquia no mercado, e cada uma delas espera que seu franqueado tenha características diferentes.

O ideal é escolher uma franquia que esteja dentro do seu perfil de investidor. Ou seja, você precisa saber quanto pode realmente investir. Desse modo, coloque na ponta do lápis sua renda atual, quais suas despesas e quanto você tem guardado. Verifique, ainda, se é possível você fazer um empréstimo. Assim, você vai saber melhor quanto pode aplicar.

Outro ponto importante é escolher algo de que você goste. Você terá que se dedicar muito ao negócio, e ter sinergia com ele facilita manter o entusiasmo. Na maior parte das vezes, você não precisará sequer ter experiência no ramo, pois as franqueadoras não costumam exigir isso.

Por fim, uma franquia é um modelo de negócio vantajoso até para quem quer mudar de área profissional. Isso já que a franqueadora vai disponibilizar o treinamento que você precisa para trabalhar.

Banner de divulgação da ferramenta SULTS, de gestão para franquias.

Entenda o que é a COF

A Circular de Oferta da Franquia é um documento que deve ser feito pelo franqueador para apresentar todas as condições gerais do negócio ao franqueado. Ele lista os aspectos legais da marca, os deveres e responsabilidades de ambas as partes (franqueador e franqueado).

A COF é escrita de uma forma clara, para que todos os envolvidos entendam os deveres de cada um no contrato e com a franquia.

Logo, a legislação exige que a COF seja entregue ao futuro franqueado com, pelo menos, dez dias de antecedência da assinatura do contrato. Isso porque, o franqueado precisa ler e avaliar a proposta, entender todos os riscos e benefícios antes de fechar negócio.

Devem estar presentes na documentação, segundo a lei brasileira, os balanços financeiros, os valores de taxas, o investimento inicial, layout, suporte oferecido pela franqueadora etc. Leia tudo e avalie cada aspecto, de verdade. Assim, você vai saber exatamente onde está entrando, como vai fazer para guiar esse modelo de negócio etc.

Quais os principais pontos da Lei de Franquias?

A legislação para as franquias é de extrema importância e traz muitos benefícios para o franqueado e para o franqueador. A Lei de Franquia foi criada pelo presidente Itamar Franco em 1994 e atualizada em 2020.

Uma das suas principais regras diz que todos os contratos de franqueados têm que estar em português, mesmo que sejam feitos com marcas estrangeiras. Além disso, o franqueador tem que fornecer ao investidor a COF, escrita em português, de forma objetiva e acessível.

A lei também destaca que, na COF e no contrato, devem aparecer bem claras as regras de concorrência entre franqueados e unidades próprias. Assim como as regras de transferência e sucessão de franquias.

Entenda as taxas de franquia e como funcionam

Ao decidir investir em uma franquia, é essencial que o franqueado compreenda as taxas envolvidas nesse processo. Essas taxas são parte do valor pago para obter a concessão de uso da marca e podem impactar significativamente o sucesso do seu negócio.

Entre as principais taxas de franquia, estão a taxa inicial, os royalties e o fundo de propaganda. Esses valores devem ser claramente especificados na COF. Como explicamos, se trata de um documento que fornece detalhes importantes sobre a rede de franquias, incluindo as condições financeiras e operacionais.

A COF oferece informações detalhadas para o franqueado, permitindo que ele entenda quais taxas precisará pagar, como elas funcionam e qual o valor de cada uma delas. A seguir, conheça as taxas e para que servem.

Os royalties

Os royalties são pagamentos periódicos feitos pelos franqueados à franqueadora, em troca do uso contínuo da marca e do suporte fornecido.

Então, diferente da taxa de franquia, que é paga uma única vez, os royalties são cobrados regularmente. A legislação brasileira define royalties como “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou pelos serviços prestados”.

Embora a lei não estabeleça valores ou critérios específicos, os royalties são geralmente cobrados mensalmente e podem ser baseados em uma porcentagem do faturamento da unidade.

Taxa de franquia

A taxa de franquia é o valor fixo que o franqueado paga logo após assinar o contrato de adesão. Assim, corresponde ao direito de uso da marca e é parte do investimento inicial necessário para abrir a unidade.

Esse valor também ajuda a cobrir os custos com prospecção e seleção do franqueado, além de treinamento, suporte e a implantação da unidade. O valor da taxa pode variar conforme o segmento da franquia.

Fundo de propaganda

O fundo de propaganda é uma taxa destinada a financiar ações de marketing e publicidade que promovem a marca como um todo. Desse modo, é usado para desenvolver estratégias publicitárias que beneficiem todas as unidades da franquia, não sendo direcionado especificamente para uma unidade individual.

O valor arrecadado geralmente varia de 2% a 5% do faturamento bruto da unidade, mas algumas franquias podem optar por um valor fixo mensal. A legislação exige que o franqueador informe claramente o que será cobrado e como os recursos serão usados.

Conheça os principais formatos de franquias

O mercado de franquias é diversificado e oferece várias opções de modelos de negócios, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Portanto, escolher o formato certo para o seu perfil e objetivo de negócios é indispensável para o sucesso. A seguir, vamos explorar os principais formatos de franquias e como eles podem se encaixar nas suas necessidades de investimento e gestão. Acompanhe!

Lojas Físicas

As lojas físicas continuam sendo o modelo mais popular no mercado de franquias, embora o crescimento do e-commerce tenha se destacado. De acordo com a ABF, aproximadamente 70% das vendas ainda ocorrem presencialmente.

Já as lojas oferecem vantagens como uma interação direta com o cliente, a possibilidade de uma identidade visual forte e a atração por vitrines, que ajudam a gerar visibilidade.

Por outro lado, elas exigem um investimento inicial maior, como: aluguel, reformas e manutenção do local. A localização também é um fator decisivo para o sucesso do negócio.

Os quiosques

Os quiosques são uma opção menor e mais econômica em comparação com as lojas físicas no quesito como funciona a franquia. Sendo assim, eles são ideais para locais com grande fluxo de pessoas, como shoppings. Embora sejam mais baratos em termos de aluguel e manutenção, o espaço reduzido pode ser uma limitação para certos tipos de produtos e serviços.

Marcas grandes, como McDonald’s e Chilli Beans, também usam esse modelo, o que mostra a versatilidade do quiosque. Para quem está começando e deseja um modelo mais simples de administrar, essa pode ser uma boa escolha.

Food Trucks

O conceito de food trucks tem ganhado popularidade, especialmente no setor de Alimentação. Com custo mais baixo do que lojas físicas, eles oferecem a vantagem da mobilidade. Isso porque, você pode posicionar o food truck em locais estratégicos e eventos, alcançando um público diversificado.

Mas o custo de manutenção do veículo e a logística de transporte podem ser mais altos do que a operação de uma loja tradicional. Então, para quem busca flexibilidade e um investimento inicial mais acessível, o modelo de food truck pode ser uma boa oportunidade.

Os containers

Os containers são espaços comerciais pequenos e de custo mais baixo. Eles são usados principalmente no setor de Alimentação e têm se mostrado uma solução prática e econômica para novos empreendedores.

Seu design modular facilita a instalação rápida e de baixo custo. Porém, a limitação de espaço pode ser um problema para certos tipos de negócios que exigem mais infraestrutura. Esse modelo é ideal para quem busca uma operação simples, porém funcional, com custos reduzidos.

Home-based

O modelo home-based se tornou uma alternativa com o crescimento do trabalho remoto e da digitalização dos negócios. Franquias home-based permitem que você administre seu negócio de casa, com custos baixos, já que não há necessidade de aluguel de ponto comercial.

Embora esse modelo seja muito vantajoso em termos de economia, ele não é adequado para todos os tipos de franquias, sendo mais comum em áreas como e-commerce e marketing digital. Então, se você tem o perfil de quem deseja trabalhar de forma independente e flexível, esse formato pode ser a escolha certa.

Ao escolher o formato de franquia ideal, é essencial considerar o tipo de negócio, seu orçamento e a flexibilidade que cada modelo oferece. Seja uma loja física, quiosque, food truck, container ou franquia home-based, cada um tem suas particularidades que podem se alinhar com seus objetivos de empreender.

Segmentos do franchising

Existem cerca de 11 segmentos que compõem o mercado de franquias, segundo a ABF. O primeiro deles é o de Alimentação, que inclui bares, mercados, padarias, açaiterias etc.

Já o ramo de Casa e Construção inclui reformas, artigos para o lar, construção, imobiliárias, manutenção e de móveis. Tem também o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, que engloba, além do que seu nome diz, serviços de gráficos e livrarias.

Enquanto isso, as franquias de Entretenimento e Lazer são as que trabalham com brinquedos, serviços de entretenimento e outros. No de Hotelaria e Turismo estão as agências de turismo, intercâmbio, viagens, hospedagens como hotéis e pousadas, e mais. No de Limpeza e Conservação, serviços de limpeza e de reparos, além de lavanderias.

Já o setor de Moda trabalha com acessórios pessoais, calçados e vestuário. O de Saúde, Beleza e Bem-estar tem serviços do ramo de perfumaria, cuidados pessoais, esportes etc. Serviços Automotivos, por sua vez, prestam atendimentos, atuam com produtos especializados, manutenção e limpeza para os mais variados tipos de automóveis.

Ainda, há o ramo de Serviços e Outros Negócios, que tem as consultorias, seguros, serviços administrativos e de logística, e os Serviços Educacionais, como escolas, aulas de idiomas e outros. Mas para saber mais sobre como funciona a franquia e seus segmentos de mercado, você pode acompanhar o vídeo a seguir.

Ao longo do texto, você aprendeu como funciona a franquia e descobriu dicas estratégicas para empreender e lucrar com o seu próprio negócio de sucesso.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, clique no botão acima e veja quais são as franquias baratas e rentáveis para você investir.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje