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Como montar um plano de negócios? Aprenda em 10 passos!

Sumário

Um plano de negócios define o passo a passo para o início e gerenciamento da empresa. Ele é essencial para o sucesso do empreendimento e até para conseguir investidores. Aqui, descubra tudo o que você precisa sobre esse planejamento.

Uma pesquisa revelou que seis em cada dez brasileiros sonham em ter o próprio negócio. Esse percentual representa um aumento em relação a 2021, quando 46% dos participantes expressaram o desejo de empreender.

Mas iniciar uma companhia não é uma tarefa simples. Isso porque, é necessário estabelecer um bom planejamento do negócio. Segundo dados, das empresas existentes no Brasil apenas um quarto sobrevive a dois anos de mercado.

Por isso, uma das principais formas de alcançar o sucesso da companhia é estabelecer um bom plano de negócios. Pensando nisso, listamos as dez etapas necessárias para garantir à empresa um desenvolvimento sustentável. Continue a leitura!

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O que é e qual a importância do plano de negócios para a sua empresa?

Um plano de negócios é um documento que define os objetivos de um empreendimento e os passos necessários para atingi-los.

Ele ajuda a reduzir riscos e incertezas, o que pode permitir identificar possíveis erros no papel, antes que ocorram no mercado. Logo, esse planejamento é essencial tanto para quem está começando quanto para quem deseja expandir a empresa.

Mas embora não elimine os riscos, o plano de negócios organiza as ideias e orienta a expansão. Ainda, facilita a gestão financeira e estratégica, além de melhorar a comunicação com sócios, investidores e parceiros, contribuindo para captar recursos e fortalecer o negócio.

Saiba o que um bom plano de negócio deve ter

Como você aprendeu até aqui, toda empresa deve ter um plano de negócios por escrito. Seja para fornecer orientação ou atrair investidores, um plano de negócios é vital para o sucesso da sua organização.

Mas como você pode desenvolvê-lo? A seguir, listamos os principais pontos a serem abordados nesse planejamento.

  • Resumo executivo: uma breve introdução do que será o seu negócio (o que faz, como, quando, para quem e por qual motivo);
  • Análise de mercado: riscos, ameaças, pontos fortes e oportunidades. Além disso, deve conter o perfil de clientes, concorrentes, fornecedores, produtos e serviços etc;
  • Estratégias de marketing: ferramentas de publicidade que serão utilizadas, offline e online, para atrair e conquistar os clientes;
  • Localização: sua empresa terá pontos físicos ou será totalmente virtual? É preciso fazer uma descrição detalhada sobre como será o local de trabalho;
  • Planejamento financeiro: investimento necessário, capital próprio disponível, capital de giro injetado, necessidade de empréstimos e financiamentos, projeções de fluxo de caixa, balanço patrimonial etc;
  • Metodologias aplicadas: liste as tecnologias (equipamentos e softwares), ferramentas e recursos necessários para executar as funções. Assim como as atividades que serão desempenhadas por cada profissional;
  • Organização e gerenciamento: métodos de monitoramento, controle e análises gerenciais.

Dependendo do seu segmento de atuação, podem haver vários outros fatores importantes para o plano de negócio.

Você pode, por exemplo, ter que se planejar para obter as licenças para extração de minério, se essa for sua atividade. Assim, é fundamental ter atenção ao setor de trabalho e verificar as suas particularidades.

Em breve, conheça quais são os passos para montar um plano de negócios eficaz. Mas antes, conheça os desafios de como fazer um plano de negócios.

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Quais os desafios na hora de montar um plano de negócio?

Primeiro, é essencial realizar uma análise de mercado detalhada. Identificar o público-alvo, estudar a concorrência e compreender as tendências do setor são passos indispensáveis.

Além disso, é preciso avaliar as oportunidades e ameaças que podem impactar o negócio, buscando maneiras de se destacar em um mercado competitivo.

Outro desafio é a definição do modelo de negócio. É necessário estabelecer como a empresa irá gerar receitas, os custos envolvidos e as estratégias para maximizar os lucros. É importante também prever possíveis fontes de financiamento e a viabilidade financeira do empreendimento.

Desse modo, a elaboração de um plano de marketing eficiente também é um obstáculo a ser superado. Isso porque, é preciso definir as estratégias de divulgação, os canais de comunicação e a forma como o produto ou serviço será posicionado no mercado.

A identificação das necessidades e desejos dos clientes é fundamental para criar uma proposta de valor única.

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Mas além disso, é necessário elaborar um plano operacional detalhado, definindo os processos e recursos necessários para a produção ou prestação do serviço.

A gestão de pessoas também representa um desafio, pois é preciso montar uma equipe capacitada e motivada, além de estabelecer políticas de remuneração e benefícios.

Nesse sentido, é fundamental ter um plano de contingência, considerando possíveis riscos e imprevistos que possam afetar o negócio. Estar preparado para lidar com desafios e crises é essencial para a sustentabilidade da empresa.

Montar um plano de negócio exige tempo, pesquisa e análise minuciosa. Ao enfrentar os desafios com determinação e estratégia, você pode aumentar as suas chances de sucesso e garantir uma base sólida para o crescimento da empresa.

10 passos para montar um plano de negócios eficaz

Como dito, começar uma empresa do zero e estabelecê-la no mercado pode ser difícil. Porém, com o planejamento adequado a sua jornada ficará mais fácil.

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Então, que tal começar agora? Continue lendo o texto e veja as etapas necessárias para estabelecer um bom plano de negócios!

1. Faça pesquisa de mercado

Provavelmente, você já tem uma ideia sobre qual tipo de negócio deseja investir. Então, agora é o momento de descobrir se essa ideia terá sucesso no mundo real. Existe potencial de rentabilidade para a sua empresa? 

Antes de realmente colocá-la em prática, você precisará realizar um processo de validação da sua ideia. Ou seja, antes de abrir a empresa, é importante saber se ela terá potencial de sucesso ou não.

Sendo assim, para que uma empresa seja bem-sucedida, ela deve resolver um problema do consumidor, satisfazer uma necessidade ou oferecer algo que o mercado deseja.

Há várias maneiras de identificar essa necessidade, incluindo pesquisa, grupos de foco e até mesmo tentativa e erro. Ao explorar o mercado, será necessário responder a questões como:

  • Existe uma necessidade latente para o meu produto ou serviço?
  • Quem precisa dele, quando e por qual motivo?
  • Existem outras empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que eu?
  • Quem são os meus concorrentes?
  • Qual fatia de mercado pode ser alcançada pelo meu negócio?

Análise S.W.O.T no planejamento inicial

Na hora de pesquisar o mercado, também vale a pena utilizar a matriz S.W.O.T (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). Com ela, você pode descobrir os pontos fortes e fracos (os riscos) do empreendimento.

Ainda é possível avaliar as ameaças e oportunidades presentes no ambiente externo. O conhecimento sobre tudo isso dará a você o poder de agir de forma planejada e controlada, para superar os desafios e alcançar o sucesso.

Portanto, para formar o plano de negócio perfeito, você deve conhecer profundamente a sua companhia, seu produto, os consumidores, sua concorrência e tudo o que abrange o mercado de atuação.

Por isso, dedique um tempo diário na pesquisa e análise. Considere, inclusive, o seu nível de experiência no segmento. 

É bom lembrar que, nesse processo, você deve gastar mais tempo com a pesquisa e avaliação, do que realmente escrevendo o plano. Em outras palavras, é sua responsabilidade saber tudo o que puder sobre a sua empresa e o segmento em que entrará. 

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Então, procure se manter sempre bem informado sobre o que acontece. Também vale a pena manter um canal de comunicação aberto, para o diálogo direto com o público interessado.

2. Defina as estratégias de marketing

Um bom plano de negócios sempre deve incluir uma estratégia de marketing agressiva e definida com base em pesquisas. Os principais fatores a serem considerados no plano de marketing são:

  • Introdução de novos produtos e serviços: lançamentos, aumento do portfólio etc;
  • Expansão de atuação: novos segmentos e regiões atendidas;
  • Branding: criação e gestão da marca com o foco em agregar valor a ela;
  • Métodos de vendas: processo de vendas adotado, bem como os recursos e tecnologias usados;
  • Métodos de entrega: cross-sell, cross-docking e outras estratégias de logística;
  • Prospecção de novos clientes: estratégias de marketing digital, de publicidade offline e de relacionamentos;
  • Adequação de produtos e serviços: estratégias de gestão adaptativa ao cenário em que o mercado apresenta.

Cada objetivo de marketing deve ter um subconjunto de outras metas e ferramentas para alcançá-los. Isso demandará recursos como tempo e dinheiro.

Por isso, recomendamos que o seu plano de marketing tenha um orçamento mínimo disponível. Ele pode ser definido com base na sua pesquisa e dependerá das estratégias a serem adotadas.

3. Avalie a localização

Essa é uma das dicas mais importantes de como montar um plano de negócios simples. A escolha de uma boa localização para a empresa é essencial. Afinal, o local terá um papel importante na estratégia de conquista e manutenção dos clientes. 

Você precisará pensar bem sobre a acessibilidade e segurança dos seus usuários. Isso se o seu negócio for Home Office (escritório em casa), um espaço de escritório compartilhado, sala comercial ou uma loja.

Por exemplo: uma loja de varejo poderia ter maior visibilidade e segurança em um shopping center. Já um escritório seria melhor localizado na sala comercial de um prédio com segurança e de fácil acesso.

Mesmo que o seu negócio seja apenas uma loja virtual (site), você precisará de um local para trabalhar.

Então, pode ser necessário atender clientes, fornecedores, sócios, parceiros etc. Nesse caso, seu planejamento também deverá considerar as necessidades de móveis, equipamentos, decoração, reformas etc. 

Certifique-se de que a sua localização seja a ideal para o tipo de negócio que você vai abrir. E não apenas para conquista de clientes, mas para que a atividade permaneça dentro da lei.

Algumas atividades têm restrições para atuação em determinadas áreas da cidade. Por isso, verifique as autorizações previamente, juntamente à prefeitura do seu município.

4. Planeje as finanças no plano de negócios

Iniciar um negócio pode ou não exigir muito dinheiro. Ainda assim, a empresa precisará de um investimento inicial suficiente para suportar as operações e cobrir as despesas correntes.

Até porque, dificilmente ela dará lucro logo de cara. Por causa disso, você deve estabelecer um bom planejamento financeiro.

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Na hora de fazer um plano financeiro, você pode aproveitar de um software específico ou usar uma planilha.

Mas será preciso estimar os custos de abertura do negócio (licenças, aluguéis, aquisições, reformas, seguros, estoques, registros etc.), bem como a quantia que você precisará para mantê-lo funcionando.

Tudo isso com base nas projeções de receitas e despesas, estabelecidas para, pelo menos, 12 meses.

Lembre-se também de listar os custos com marketing e publicidade, produção e o reabastecimento do estoque. Assim como despesas de viagem, salários dos profissionais contratados, o seu próprio salário (pró-labore) etc.

Somadas, todas essas quantias representarão o investimento inicial e capital de giro necessários para a companhia. O plano financeiro ainda é importante para a obtenção de capital. Os investidores precisam de garantias de que o seu negócio os fará ganhar dinheiro. 

Para o banco, a garantia é outra. Ele precisa saber que você conseguirá honrar com os pagamentos dos financiamentos e empréstimos contratados. 

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Depois, escolha o regime tributário em que a sua empresa será enquadrada. Esse processo exige conhecimentos mais amplos sobre o sistema tributário nacional, já que a escolha deve ser feita com base nas projeções de faturamento, quantidade de sócios, capital injetado, segmento, entre outros.

Neste momento, recomendamos a contratação de um serviço de contabilidade. Um profissional poderá lhe ajudar a definir o regime ideal, evitando o pagamento de impostos desnecessários. Esse cuidado é importante porque também vai evitar sonegação e problemas com a Receita Federal.

5. Pense no registro da sua empresa

O nome fantasia da sua empresa desempenhará um papel fundamental em quase todos os aspectos do negócio. Então, pense bem antes de escolhê-lo. 

Uma vez definido, o nome deverá ter a sua disponibilidade verificada. No território de um estado, não podem haver duas empresas com o mesmo nome. Essa restrição existe para companhias que atuam no mesmo ramo de atividade. 

Ou seja, se a sua empresa vende sanduíches e se chama “Dona Lúcia”, uma companhia que vende eletrodomésticos também poderá se chamar “Dona Lúcia”. Porém, outra empresa de alimentação, não.

Por fim, lembre-se de registrar um domínio virtual com o nome da sua empresa. Isso será importante para um futuro site, facilitando a construção da identidade para a marca.

6. Avalie as licenças necessárias

Não tem jeito: a parte burocrática faz parte do processo de abertura de uma empresa. Dependendo do segmento de atuação, existe uma infinidade de licenças, declarações, registros e outras normas.

As regras deverão ser cumpridas para que o empreendedor mantenha o negócio funcionando legalmente.

Por isso, verifique com um contador quais licenças serão necessárias na prefeitura. Também é importante avaliar as de caráter estadual e federal, para atuar dentro da lei. 

Esse processo pode ser demorado e exaustivo, mas resguardará você, os sócios e todo o seu negócio de complicações futuras com a Justiça. Além disso, a empresa ganhará maior credibilidade de bancos e investidores.

7. Considere obter um software de gestão

Qualquer negócio pode funcionar de forma mais eficiente se um sistema operacional for adotado.
Nesse sentido, um dos sistemas mais importantes para uma empresa é um software de contabilidade.

Ele deverá ser integrado às suas finanças e poderá criar e gerenciar orçamentos, definir preços, emitir notas fiscais, declarar e registrar o pagamento de impostos etc. 

Mesmo que você terceirize a função para um escritório de contabilidade, os registros serão necessários e um sistema de gestão financeira será fundamental.

8. Avalie a necessidade de profissionais

Certifique-se de delinear as posições de trabalho que você precisa preencher. Assim como as responsabilidades que cada cargo vai assumir.

Com base nessas informações, você poderá definir uma estratégia de contratações. Ela deverá alinhar as necessidades do cargo com os conhecimentos, habilidades, qualificações e experiências dos candidatos.

Caso você não precise contratar, mas terceirizar serviços, o cuidado deve ser ainda maior. Defina critérios para a melhor escolha possível de fornecedores.

9. Planeje a inauguração do seu negócio

O seu plano de negócios deve incluir, até mesmo, uma estratégia de lançamento. Isso inclui uma divulgação forte e meios de atrair a atenção do público desejado para a sua inauguração. 

Com a sua empresa funcionando, use as estratégias de marketing definidas no plano de negócio. Elas deverão atrair mais e mais clientes e, de preferência, fidelizá-los.

10. Escreva o seu plano de negócios

O empreendedor precisa de um plano por escrito para tornar a sua ideia algo real. Um plano de negócios servirá como um modelo a ser seguido, desde a fase de inicialização até o estabelecimento e o crescimento da empresa. Dessa forma, ele é indispensável para todos os tipos de negócio.

Além disso, o planejamento da empresa servirá para outros fins. Se você pretende buscar apoio financeiro de um investidor ou instituição financeira, um plano de negócios completo será uma obrigação. 

Assim como o plano financeiro, um plano de negócios servirá para mostrar aos investidores e bancos como a rentabilidade do negócio será obtida. Por isso, após recolher todas as informações, monte o plano e torne-o oficial.

Quais as vantagens de montar um plano de negócios?

Vamos começar a apresentar as vantagens falando sobre a identificação dos pontos fortes e fracos. Assim, você pode se antever aos problemas e passar por riscos calculados, investir em alguma situação cujo o risco de erro seja mais alto e que não poderia fazer sem esse levantamento. 

Em seguida, o plano de negócio facilita também na hora de buscar recursos necessários para o seu empreendimento. Afinal, os investidores, além de uma apresentação decente, também querem saber a lucratividade e rentabilidade do negócio. 

Chegar para uma reunião sem o mínimo desse estudo faz você perder toda a credibilidade e, certamente, não irá te ajudar a conseguir o que deseja.

Desse modo, para quem tem sócios, o planejamento irá oferecer as funções de cada um e evitar que um interfira no trabalho do outro. Deixando o negócio ainda mais organizado. 

São diversas vantagens que você pode encontrar ao optar por cuidar do seu plano de negócio. Esse estudo pode funcionar como um meio para reduzir drasticamente o risco de mortalidade da sua empresa e garantir o crescimento saudável dela. 

Nesse sentido, caso você procure alguma instituição bancária para solicitar uma linha de crédito ou financiamento, será preciso apresentar o seu plano.

Sem ele, assim como no caso dos investidores, será praticamente impossível comprovar que você tem um empreendimento realmente atrativo.

Plano de negócios nas franquias

Se você pretende abrir um negócio, já deve ter se deparado com a opção de franquia. Ela é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Desse modo, a sua principal vantagem é investir em uma marca já reconhecida pelo cliente. 

Porém, fica a dúvida: franquia tem plano de negócio? A resposta é sim, mas não é o empreendedor que o estabelece. Na verdade, a franqueadora, dona da marca, entrega o plano de negócio pronto e completo ao empresário.

Dessa forma, o franqueado pode colocar o mesmo modelo de empreendimento em prática, com os mesmos produtos, serviços e modo de fazer. Todas essas informações estão presentes no documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF)

O interessante de contar com o plano de uma franquia é que ele já foi testado várias e várias vezes. Além disso, ele teve seus erros corrigidos e foi adaptado até alcançar bons resultados.

Como abrir uma franquia?

Abrir uma franquia requer entrar em contato com a marca escolhida para obter as informações necessárias.

Em seguida, analise o modelo de negócio proposto e verifique se ele se adequa ao seu perfil de empreendedor. Examine a COF, pois é fundamental para entender os detalhes da operação.

Depois, organize suas finanças para garantir que o investimento necessário esteja ao seu alcance. Após, negocie com a franqueadora para assegurar as melhores condições. Finalmente, invista na franquia e inicie seu empreendimento com o suporte de uma marca já estabelecida.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre plano de negócios. Ainda, descobriu dicas estratégicas para empreender e lucrar com o seu próprio negócio de sucesso. Agora que está por dentro do assunto, você pode clicar no botão abaixo e escolher a melhor franquia para ganhar dinheiro.

Seguindo essas dicas você pode aumentar consideravelmente as suas chances de sucesso na hora de empreender e lucrar. 

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