Comprar uma franquia em operação pode ser uma boa opção ou um risco?

Por
em
Imagem de uma pessoa usando uma calculadora com um caderno ao lado cheio de anotações. Imagem ilustrativa texto comprar uma franquia em operação.
Advertisement

Para quem deseja empreender, uma boa opção pode ser comprar uma franquia em operação. Contudo, este processo exige cuidado e muita pesquisa para não acabar em prejuízo.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no Brasil são mais de 156 mil unidades de franquias em operação. Uma delas pode ser a sua oportunidade para empreender.

Este movimento de investir em uma unidade pronta e em operação pode ser vantajoso, mas é preciso ficar atento nesta escolha, como mostraremos neste texto.

Vantagens de se comprar uma franquia em operação

O modelo de negócio de franquia é um formato que tem atraído bastante a atenção dos empreendedores brasileiros.

O segmento é bastante lucrativo e está se recuperando bem após um 2020 marcado pela pandemia e pela crise na Economia.

Para se ter uma ideia, o segmento de franchising faturou no segundo trimestre de 2021 mais de R$ 41 bilhões de acordo com a ABF. Estes números são próximos ao faturamento de 2019, antes da pandemia.

Além da vantagem de investir no setor de franchising, comprar uma franquia em operação também pode ser uma boa opção.

Assim, ao começar um negócio próprio, o empreendedor diminui todo o trabalho inicial. Por exemplo, escolha do local, reformas necessárias, treinamentos para os primeiros colaboradores, entre outros.

Da mesma forma, é vantajoso pois, ao adquirir uma unidade em funcionamento, você encontra um negócio mais maduro, que já terá passado pelos problemas que sempre surgem no início de um empreendimento.

Além disso, o trabalho de marketing de inauguração e captação de clientes que é algo mais difícil logo após a abertura da unidade, também já terá se realizado.

Enfim, o empreendedor pula etapas de implementação e maturação do negócio, o que é interessante para quem busca um lucro mais rápido.

Imagem de uma calculadora em uma mesa cheia de papeis com gráficos. Imagem ilustrativa texto comprar uma franquia em operação.
Receber um negócio pronto pode ser vantajoso para quem tem pressa ou não tem muito tempo para se dedicar.

Cuidados para comprar uma franquia de repasse

Assim como qualquer tipo de negociação, comprar uma franquia em operação é um processo que exige uma boa análise do empreendedor.

Este negócio conta com algumas burocracias que não podem ser ignoradas. Por isso, primeiro o empreendedor deve analisar o contrato de franquia da marca.

Assim, estudar bem as cláusulas e saber se é possível que o antigo franqueado faça este repasse para você. Ainda, verificar como esta transição será feita, para que seja uma operação segura e legal.

Além disso, o empreendedor deve analisar como está a saúde financeira da unidade franqueada, se possui dívidas ou se existem ações contra ela na justiça.

Da mesma forma, para este processo de compra e venda, o empreendedor deve avaliar como está a lucratividade da loja. Neste caso, verificar se ela está forte no mercado ou se está em vias de falir.

Nesse sentido, converse com os funcionários, com os vizinhos da unidade e eventuais clientes mais assíduos. Além disso, estude a região onde a unidade está instalada.

Outro ponto a se avaliar, é uma pesquisa na internet sobre as reclamações e elogios da unidade. Veja como estão as redes sociais e tudo que já foi dito sobre aquele estabelecimento.

Dessa maneira, você terá feito um panorama de como está o trabalho da franquia e se é um bom negócio entrar no lugar do antigo franqueado.

Quais são as regras para repassar uma franquia?

Conforme falamos, é preciso que o empreendedor analise bem o contrato de franquia antes de decidir por comprar uma franquia em operação.

Além disso, estudar a Circular de Oferta de Franquia(COF) da marca para entender bem os detalhes do negócio, os custos que seriam para implementar uma unidade do zero e as taxas a serem pagas.

As regras para o repasse de franquia variam de acordo com a franqueadora. Primeiramente, existem marcas que exigem que o franqueado dê preferência para que a franqueadora retome a unidade.

Imagem de pessoas conversando analisando um contrato. Imagem ilustrativa texto comprar uma franquia em operação.
Estude bem o contrato de franquia da marca para saber como fazer a operação de compra da unidade.

Do mesmo modo, para diversas franquias, há um processo de seleção para este novo franqueado. Esta operação não é feita exclusivamente entre franqueador e empreendedor.

Nesse sentido, a franqueadora costuma acompanhar de perto, analisar o perfil do empreendedor que deseja para a rede de franqueados.

Os novos franqueados devem ter um perfil com algumas características que a franqueadora busca. Por isso, o interessado em comprar a unidade deve se adequar a este perfil.

Um ponto importante, é que o empreendedor pode ser obrigado a pagar a taxa de franquia para a franqueadora. Esta taxa é uma remuneração pelo know-how que o novo franqueado irá receber.

Ainda, esta taxa paga os treinamentos pelos quais o empreendedor terá de passar junto a franqueadora para conhecer a operação da franquia.

Porém, alguns modelos mais simples de negócios podem exigem menos burocracias. Franquias em processo forte de expansão podem dispensar algumas etapas para atrair os novos empreendedores.

Tudo deve constar na COF e no contrato de franquia, assim como eventuais multas e obrigações dos antigos franqueados e dos novos empreendedores.

Riscos de comprar uma franquia em operação

Falamos que o empreendedor deve ficar atento às regras da franqueadora para comprar uma franquia em operação.

Além destes cuidados legais junto à franqueadora, é preciso se atentar em relação à unidade na qual está interessado.

Por exemplo, perguntar ao franqueado se ele possui pendências na justiça trabalhista ou cível.

Nesse sentido, é possível verificar nos órgãos do judiciário se há ações contra a empresa, por meio do seu CNPJ ou em desfavor do franqueado, no seu nome como pessoa física.

O empreendedor deve ter cuidado pois ao comprar a unidade, ele pode herdar dívidas sem saber, o que pode se tornar uma surpresa desagradável no futuro.

Imagem de uma pessoa escrevendo em um papel.Imagem ilustrativa texto comprar uma franquia em operação.
Estude bem a saúde financeira da unidade para evitar prejuízos futuros.

Além disso, observar se a unidade possui todas as licenças e alvarás necessários para o seu funcionamento. Esta burocracia é importante para que o negócio funcione de acordo com a legalidade.

Um outro risco que o empreendedor corre ao comprar uma franquia em operação, é de receber um negócio em decadência, caso a unidade tenha desenvolvido um trabalho ruim ao longo do tempo.

Nesse sentido, pode ser difícil reverter os danos provocados à imagem da unidade pela má adminstração.

Por fim, tudo isso deve ser levado em conta pelo empreendedor que deve tentar minimizar estes riscos. Assim, é importante se informar e analisar bem os detalhes do negócio antes de fechar a compra.

Qual escolher: franquia nova ou em operação?

Entre investir em uma unidade nova de franquia ou uma que esteja em operação, o empreendedor deve levar em conta alguns detalhes.

Por exemplo, para quem deseja ter um lucro mais rápido e prefere pular algumas etapas, comprar uma franquia em operação é a escolha mais indicada.

Contudo, para quem tem o perfil de gerenciar a unidade, tem tempo para se dedicar e pode esperar até que ela amadureça, investir em uma nova unidade pode ser a melhor opção.

Esta escolha vai depender do perfil de cada empreendedor, sua disponibilidade de tempo e até da sua capacidade financeira.

Uma franquia pronta normalmente é mais cara, pois já está totalmente organizada e preparada para o trabalho.

Agora, se o seu perfil é de buscar uma unidade nova, mas não tem muito capital, veja no link abaixo um conteúdo com diversas franquias baratas para investir.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda está com dúvida onde investir, aproveite gratuitamente uma consultoria com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da franquia ideal para você. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement