Franquias virtuais: 17 opções on-line para ganhar dinheiro sem sair de casa

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É possível investir em franquias virtuais de diferentes setores. Acompanhe o texto e descubra como e porquê optar por esse tipo de negócio!

Quer abrir seu próprio negócio? Então, que tal considerar as franquias virtuais? São várias as opções de segmento para atuação, com ampla variedade de produtos e serviços. Nesse conteúdo, você poderá conhecer várias marcas e informações sobre o mercado.

Se considerarmos o desempenho do e-commerce em 2020, temos números atrativos para quem pensa em atuar nesse formato. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), o setor cresceu cerca de 68%, com 11% de participação no mercado nacional.

Geralmente com modalidades de negócio mais enxutas, marcas que trabalham com negócios on-line, permitem que o franqueado trabalhe de dentro da própria casa, em modelo de franquias home based.

Assim, é uma receita interessante para quem busca complementar a renda ou mudar a vida profissional.

As franquias virtuais são interessantes, principalmente, para os empreendedores que têm um perfil antenado, gostam do universo on-line e buscam por um modelo de negócio de fácil operação. Entretanto, o investimento em franquias on-line não é reservado apenas para este perfil de interessados.

Ao investir em um modelo de franquia, os novos franqueados aprendem a gerenciar os sistemas de venda e atendimento on-line. Isso porque, as franqueadoras devem oferecer treinamento e suporte aos franqueados, como determina a Lei de Franquias.

Como adquirir uma franquia virtual?

O processo de aquisição de uma franquia on-line é o mesmo de uma franquia comum. Dessa forma, primeiro, o empreendedor interessado precisa entrar em contato com a franqueadora e demonstrar interesse em investir.

Esse processo é feito, na maioria das vezes, por meio do site das próprias marcas. Em seguida, a franqueadora entra em contato com o candidato para que seu perfil pessoal e profissional sejam avaliados.

Formulário de qualificação Encontre Sua Viagem.
O formulário de qualificação on-line é o primeiro passo para a aquisição de qualquer franquia.

É interessante saber que as franqueadoras possuem perfis ideais de franqueados. Assim, ao respeitar este perfil, a companhia garante maior chance de sucesso da nova franquia.

Afinal, com recursos e objetivo profissional alinhado com a proposta da rede, o empreendedor encontra maior facilidade para gerenciar a unidade, seguindo padrões estabelecidos pela franqueadora.

Etapas seguintes do processo de franqueamento de franquias virtuais

Depois de ter o perfil do candidato aprovado, o empreendedor assina o contrato de franquia. Com isso, o agora franqueado receberá todo o know-how da empresa. Ou seja, todo o conhecimento que a marca acumulou com gerenciamento de suas unidades.

O know-how facilita bastante o processo de gerenciamento e de operação do negócio. Isso porque, com a maturidade de mercado da franqueadora, erros já foram corrigidos e desafios superados.

Dessa forma, além do apoio no planejamento do negócio, as franqueadoras garantem aos investidores suporte no dia a dia de operação da unidade. Os empreendedores também recebem auxílio com plano de marketing e de divulgação da marca.

As unidades ainda podem contar com assessoria jurídica, treinamentos extras e atualizações de processos, bem como dicas para o crescimento gradual da franquia.

A opção de franquia virtual se diferencia, principalmente, por seu modo de atuação. Enquanto uma franquia tradicional conta com ponto comercial para atendimento aos clientes, uma franquia virtual atua exclusivamente no universo on-line. 

O mercado e-commerce

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Em 2019, o e-commerce brasileiro faturou R$ 75,1 bilhões. O crescimento, em comparação com o resultado de 2018, é 22,7% superior. As informações são de uma pesquisa desenvolvida pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado especialista em e-commerce, em parceria com a plataforma Ecommerce Brasil.

Já em 2020, com a pandemia do coronavírus, as vendas on-line tiveram um crescimento significativo. Além de registrar um crescimento de cerca de 68%, o e-commerce movimentou R$ 126,3 bilhões.

Ou seja, mesmo em momentos de desafios e instabilidade econômica, serviços e produtos que são oferecidos on-line vêm impactando positivamente a economia do país.

Quais são os cuidados para abrir uma franquia virtual?

Nos últimos anos, diversos modelos de franquias surgiram no mercado. Do mesmo modo, existem os modelos tradicionais, em formato de loja; os montados em contêineres; os delivery e os home based, no qual as franquias virtuais se enquadram.

Desde 2014, a plataforma PayPal Brasil, em conjunto da BigData Corp, desenvolve o estudo O Perfil do E-commerce Brasileiro.

As análises são importantes para entender o comportamento de compra on-line da sociedade. Empresas e redes brasileiras também podem utilizar os dados para estruturar estratégias, principalmente, para as franquias virtuais.

O estudo apontou que, em 2019, o total do número de sites de vendas no país era de 930 mil – em comparação com 2018, o aumento é de 37,5%.

O resultado representa uma forte tendência de mercado, além de uma boa oportunidade para a entrada de empreendedores que estão interessados em apostar em franquias on-line.

Com o resultado de 2019, a pesquisa aponta que o e-commerce brasileiro está vivendo sua maior expansão. Dessa forma, o crescimento impulsiona a entrada de novas marcas no comércio on-line, além da ampliação de ofertas de produtos e serviços.

Do mesmo modo, os números só reforçam o quanto o mercado é promissor. Porém, quem deseja entrar para o mundo das franquias virtuais, deve tomar cuidado.

Contratos e compromissos da franqueadora

Segundo Henrique Mol, diretor executivo das franquias Encontre Sua Viagem e Quisto Corretora de Seguros, é preciso ter atenção a alguns detalhes antes de adquirir uma franquia virtual.

“O empreendedor precisa ter cuidados jurídicos, avaliando contratos e documentações necessárias para realizar a compra da franquia”, diz. 

“Também precisa ficar atento às orientações dadas por fornecedores e franqueadora. Afinal, são vários os casos de golpes on-line, que podem prejudicar a franquia e os seus consumidores”, completa.

Vemos Henrique Mol, presidente da Encontre Sua Franquia de braços cruzados olhando para a câmera sorrindo; ao fundo, vemos pessoas conversando.
Henrique Mol destaca os cuidados necessários para um empreendedor ter sucesso em seu negócio.

Ao mesmo tempo, Mol faz ressalvas para quem quer empreender virtualmente. Isso porque, é preciso estudar o mercado, as opções, o modo de vender, a reputação da franqueadora, entre outras nuances. 

“O empreendedor precisa entender que ter o próprio negócio virtual irá exigir muito mais dele, no quesito relacionamentos e credibilidade para gerar novos negócios. E não é porque ele já comprou algo on-line, ou porque já possui redes sociais, que é um especialista no espaço virtual. Para negociar on-line, é necessário estudo antes de iniciar as ações”, ressalva.

Quer conhecer dicas de franquias para investir? Nesse conteúdo, separamos boas marcas, mas antes disso, conheça mais sobre as franquias virtuais.

Franquias virtuais: respostas definitivas para suas perguntas

As franquias virtuais são boas opções para quem quer investir no seu próprio negócio, mas não tem tanto capital para aplicar.

Do mesmo modo, estas franquias são uma forma de aproveitar o aumento das vendas pelo e-commerce, bem como uma ampla utilização da internet pela população em geral.

Mas na hora de investir, é preciso conhecer bem o modelo. Para ajudar, respondemos a seguir as principais dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é uma franquia virtual?

Uma franquia virtual é uma franquia que não usa uma loja física para desenvolver as suas atividades. As vendas de produtos e serviços são feitas por meios virtuais, como site e aplicativos para celular.

Uma franquia virtual possui todo o suporte dado pela franqueadora, como nas franquias tradicionais.

Portanto, o franqueado conta com auxílio no marketing, na gestão e repasse do know-how. Do mesmo modo, ele precisa fazer o pagamento das taxas normais, como os royalties, e seguir o padrão da franqueadora.

Como qualquer outra franquia, uma franquia virtual tem mais chances de sucesso do que um negócio iniciado do zero. Afinal, a empresa já terá um modelo de negócio preestabelecido e fama para atrair os consumidores.

Qual a melhor franquia virtual para investir?

O mercado de franquias virtuais é amplo, com várias opções para o empreendedor que quer ser dono do próprio negócio. No entanto, é preciso cautela na hora de escolher a franquia na qual vai investir.

Dessa forma, o empreendedor precisa buscar uma franquia virtual que combine com o seu perfil e que esteja em um mercado de atuação conhecido do investidor.

A franqueadora apresenta planos de negócios e outros suportes para o franqueado, mas o trabalho do dia a dia é feito por ele. Dessa forma, é importante trabalhar em um ramo com o qual esteja familiarizado, ou que goste de atuar. Você precisa se sentir atraído pelo negócio para se dedicar a ele.

Ou seja, o empreendedor deve investir em modelos de negócios que mais combinam com o seu perfil. Com certeza, isso não será difícil de achar, tendo em vista a ampla oferta de franquias virtuais nos mais variados segmentos e modelos.

Da mesma forma, vale a pena pesquisar as franquias com boa reputação e que possuem um bom suporte para os franqueados.

Para isso, recomenda-se que o interessado na franquia converse com outros franqueados e ex-franqueados para conhecer melhor o trabalho da empresa.

Vemos uma mulher sentada em um sofá, em frente ao computador, usando um fone de ouvido e sorrindo (imagem ilustrativa). Texto: franquias virtuais.
As franquias virtuais possuem diversos modelos de negócios.

Quais as franquias mais baratas e lucrativas?

Em geral, as franquias home office, como é o caso da maioria das franquias virtuais, são as mais baratas para o futuro empreendedor.

Estes modelos são mais enxutos, pois não há necessidade de investir em uma estrutura física.

Da mesma forma, não há necessidade de se manter um estoque grande de produtos. Além do mais, o trabalho é desenvolvido com poucos funcionários, na maioria das vezes sendo apenas o franqueado.

Por fim, a lucratividade vai variar bastante de acordo com as franquias virtuais e o seu ramo de atuação. No entanto, o retorno do capital costuma ser rápido nas franquias home office, pelo baixo investimento inicial e a boa lucratividade do negócio.

Segmentos de atuação com as franquias virtuais

Para quem pensa que as opções entre as franquias virtuais são limitadas, está muito enganado. Isso porque, já existem marcas operando nesse formato em diversos segmentos. 

O setor de Serviços e Outros Negócios é um dos mais populares nesse caso, uma vez que as soluções oferecidas podem funcionar facilmente de forma virtual. Assim, já é possível trabalhar com seguros, turismo, produtos financeiras e mais. 

Ao mesmo tempo, no setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos, encontramos negócios que atuam com estratégias de publicidade digital, marketing, softwares, aplicativos e vários outros. 

Do mesmo modo, temos franquias para quem deseja comercializar produtos, desde maquiagens, joias e até suplementos alimentares. Ou seja, existem opções para todos os gostos e segmentos.

Vantagens de investir em franquias virtuais

O crescimento das franquias virtuais está diretamente atrelado às facilidades e à autonomia que o empreendedor obtém em sua rotina. Antes de mais nada, quem é dono de um negócio virtual encontra maior flexibilidade para organizar a rotina de trabalho, que pode ser administrada de dentro da própria casa.

Outra vantagem é atuar à frente de um modelo de negócio que apresenta custos de investimento e operação bem mais baixos, se comparado com as franquias em formato tradicional. Esse diferencial faz com que as franquias on-line sejam enquadradas, também, na classificação de franquias baratas.

Operação home based

Como a maioria das franquias virtuais permitem a operação em modelo home based, o franqueado encontra como primeira vantagem a não exigência de alugar um ponto comercial.

Em segundo lugar, não é necessário arcar com gastos extras, como contas de água, luz, internet, IPTU, pagamento de funcionários e garantia de estoque.

No ebook abaixo, explicamos algumas informações importantes que todo empreendedor precisa saber para ter sucesso ao investir em uma franquia home office. Confira!

E-book "Guia da franquia home office: vantagens e opções".

E as vantagens das franquias virtuais vão além. Antes de apresentá-las, porém, é importante ressaltar o perfil ideal para empreendedores virtuais. 

Exatamente por causa da flexibilidade citada, o empresário que atua no ambiente virtual precisa desenvolver uma enorme disciplina para o trabalho. O principal é organizar uma rotina diária, dedicada ao gerenciamento da franquia, que seja separada de outros compromissos, como a organização da casa.

É importante saber que a rotina de trabalho deve ser encarada com seriedade. A dedicação do gestor está diretamente ligada ao seu lucro e ao crescimento da empresa. 

Quem tem dificuldades em se organizar, criar e seguir as próprias metas, pode demorar mais para obter sucesso nesse tipo de empreendimento.

Redução de custos

Como apresentado, uma das principais vantagens em gerenciar um negócio on-line é a economia nos valores de investimento. Não é preciso muito para trabalhar em uma franquia virtual: as redes costumam exigir que os franqueados contem com bom computador e acesso à internet. 

Vemos um homem sentado à mesa enquanto usa o seu notebook para trabalhar (imagem ilustrativa). Texto: franquias virtuais.
Ao trabalhar em casa, os empreendedores reduzem os custos de operação.

É comum que o trabalho seja feito em casa, mas também é possível ir a cafeterias e ambientes coworking, por exemplo. Desde que o espaço possua boa conexão com a internet, ele poderá servir como um local de trabalho.

A economia também é garantida porque não existem gastos com deslocamento diário para o trabalho, exceto quando o negócio exigir que o franqueado realize visitas aos clientes. Assim, com economia de tempo, o franqueado consegue se dedicar mais à empresa.

Redução do estresse

Para muita gente, não ter que lidar com pessoas todos os dias pode diminuir consideravelmente o estresse. Especialmente se essas pessoas forem seus chefes, com cobranças ininterruptas por resultados.

Estar em um ambiente confortável, em casa, e não gastar tempo no trânsito também são fatores interessantes e que contribuem para o bem-estar.

Melhora na qualidade de vida

Diminuir o estresse faz parte da melhora da qualidade de vida do empreendedor. Mas há outro ponto que contribui muito para o bem-estar do indivíduo: a gestão do tempo.

Nesse sentido, fazendo os próprios horários, o empresário pode organizar algumas horas para se dedicar a uma alimentação saudável, lazer, à prática de atividades físicas e a outros cuidados com a saúde.

Realização profissional

Administrar um negócio pode ser trabalhoso, mas também pode ser motivador. A Herbalife Nutrition, em parceria com a OnePoll, desenvolveu uma pesquisa em 24 países sobre o sonho de empreender.

O estudo identificou que cerca de 77% dos entrevistados brasileiros têm o sonho em ter o próprio negócio. A principal motivação é poder estar à frente de um negócio, seguido pela vontade de ser o próprio chefe e do desejo de aumentar a renda familiar.

A satisfação profissional também foi um dos motivos mais apontados pelos brasileiros que participaram da pesquisa.

Mas não só de ganhos se faz uma empresa. É importante que os empreendedores sintam que estão direcionando a carreira exatamente para onde desejam, visualizando os resultados dos esforços e da dedicação ao trabalho.

Definitivamente, ter satisfação em sua atuação é essencial para estimular o negócio, e também para a qualidade de vida do empreendedor.

Gostou das vantagens que podem ser proporcionadas por uma franquia on-line? Então, continue acompanhando o texto! Apresentaremos mais abaixo 17 opções de negócios virtuais para investir. Muitas são opções de franquias baratas!

Perfil do franqueado em franquias virtuais 

Um fator importante a ser analisado antes de investir em uma franquia virtual, é entender se você possui um perfil adequado para esse tipo de negócio. 

Para começar, como já pontuamos ao longo do texto, as franquias virtuais exigem muito foco e disciplina, já que você irá trabalhar de casa. Assim, o franqueado precisa ficar atento para não procrastinar e atrasar o trabalho. 

Do mesmo modo, é ideal que a pessoa tenha facilidade para lidar com a tecnologia, pois boa parte dos processos depende de um computador. Além disso, há programas e conceitos no mundo tecnológico que precisarão ser dominados. 

E claro, não podemos nos esquecer de que, ao fazer parte de uma franquia, a pessoa precisa estar disposta a seguir as recomendações e o padrão de qualidade da marca. 

Além disso, é importante que a pessoa seja multitarefa, afinal, ao guiar uma unidade própria, é bem provável que o franqueado lide com a parte operacional, administrativa e financeira. 

De modo geral, é preciso que a pessoa seja muito dedicada, pois o crescimento da unidade irá depender diretamente disso. 

Vemos uma pessoa trabalhando em um ambiente externo. À mesa vemos computador, agenda, xícara de café, água e um celular (imagem ilustrativa). Texto: franquias virtuais.
Trabalhar em casa permite maior conforto e um tempo “extra”.

Franquias virtuais: opções para investir

Um dos diferenciais de atuar em um dos modelos de franquias virtuais é a grande variedade de segmentos.

É possível trabalhar no mercado de alimentação, acessórios, comunicação e marketing, agência de publicidade, moda, entre outros. Confira!

1. Encontre Sua Viagem

Criada em 2011, a franquia Encontre Sua Viagem é especializada em turismo e atua no Brasil e no exterior, por meio de seus mais de 500 franqueados. Com mais de mil parceiros comerciais, a empresa oferece inúmeras opções de hotéis, e trabalha com quase 95% das companhias aéreas do mundo.

Quem deseja abrir uma Encontre Sua Viagem pode optar pela loja física ou pela opção virtual da empresa. Na opção on-line, o franqueado é o responsável pela divulgação da franquia e pela venda direta ao cliente, por meio da internet. 

Segundo o diretor executivo da franquia, Henrique Mol, o modelo virtual da empresa costuma ser a porta de entrada para o empreendedor.

“O franqueado pode criar experiência e uma carteira de clientes, antes de realizar investimento maior em um ponto físico”, pontua o executivo.

Ele ainda ressalta: “Tanto a franquia Home Office, quanto a Loja Física, trabalham com os mesmos sistemas e vendem os mesmos serviços. O que muda mesmo é a forma de trabalho do franqueado”.

Em uma matéria, a revista Segs, demonstrou como a Encontre Sua Viagem é um negócio que atrai investidores, uma vez que possui baixo valor de investimento e credibilidade no mercado.

O empreendedor que pretende trabalhar com a opção de franquia virtual consegue se tornar um franqueado investindo a partir de R$ 12 mil. Já o modelo de negócios de loja física exige um investimento inicial de R$ 46 mil. O tempo de retorno varia entre 3 e 24 meses.

  • Investimento inicial: R$ 12 mil
  • Tempo de retorno do investimento: de 3 a 24 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Nos últimos anos, a franquia Quisto Corretora de Seguros experimentou um bom crescimento. A rede, que entrou para o franchising em 2016, já possui mais de 100 franqueados no Brasil.

Sendo uma opção de franquia virtual direcionada à venda de seguros, a Quisto possibilita ao franqueado trabalhar em sua residência. 

Para Henrique Mol, diretor executivo da franquia, o novo empreendedor deve saber aproveitar bem a flexibilidade deste tipo trabalho.

“As pessoas precisam ter disciplina para o empreendedorismo virtual. Como o empresário atua em um ambiente confortável, normalmente em casa, é fácil se perder em outras questões não relacionadas ao trabalho”, comenta.

No vídeo a seguir, apresentamos as vantagens e os diferenciais de se investir em uma franquia de corretora de seguros. Acompanhe!

Entre os produtos que o franqueado poderá oferecer, estão:

  • Seguro Automóvel;
  • Acidentes Pessoais;
  • Empresarial;
  • Máquinas e Equipamentos;
  • Transportes;
  • Condomínios;
  • Responsabilidade Civil;
  • Risco de Engenharia;
  • Imobiliário;
  • Caminhão;
  • Motos;
  • Frotas de Veículos;
  • Carta Verde;
  • Consórcios de Imóveis e Automóveis;
  • Financiamento e Refinanciamento de veículos;
  • Seguro Garantia Judicial;
  • Garantia Contratual;
  • Seguro Residencial;
  • Vida Individual e Coletivo;
  • Previdência Privada;
  • Fiança Locatícia;
  • Seguro Viagem;
  • Planos Odontológicos;
  • Seguro e Plano de Saúde Empresarial e individual.

O presidente da marca, Henrique Mol, ressalta que na Quisto, os franqueados contam com uma estrutura completa para o crescimento das unidades. Uma vez que há a troca de conhecimento, tecnologia e experiência.

O investimento inicial para se tornar franqueado home office da Quisto Corretora de Seguros é de R$ 21 mil. Já no formato loja, o capital a ser investido é de R$ 62 mil. O prazo de retorno do investimento está estimado entre 3 e 12 meses.

  • Investimento inicial: R$ 21 mil
  • Tempo de retorno do investimento: de 3 a 12 meses

3. Mazze Semi Joias

Vemos um anel sobre uma superfície cinza (imagem ilustrativa). Texto: franquias virtuais.
A revenda de joias e semijoias é uma das opções de franquias virtuais.

A Mazze está inserida no nicho de acessórios e se destaca pela venda de semijoias. A marca trabalha com três modelos de franquia: opção de franquia virtual e dois modelos de franquia de loja completa.

Para investimento em um modelo de franquia virtual da Mazze, é necessário valor mínimo de R$ 9 mil.

Neste formato, os empreendedores atuam a partir de um site personalizado para a franquia inaugurada, sendo responsáveis pela divulgação do site e gerenciamento das vendas.

Toda a logística de entrega é realizada pela própria franqueadora, e as vendas são feitas para todo o país. Atualmente, são mais de 180 franquias em operação pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Prazo de retorno: 8 a 16 meses

4. Bellaza

A Bellaza foi criada para atender mulheres que almejam independência financeira trabalhando no ramo de beleza. O modelo de negócio é on-line e de baixo investimento inicial.

Nesse modelo, o franqueado não precisa se preocupar com o estoque dos produtos nem com a logística de entrega para os clientes, pois a central da Bellaza cuida de tudo isso.

A Bellaza oferece treinamento e suporte contínuo aos franqueados, além de materiais semanais de marketing.

Ao fechar o contrato, em menos de 30 dias, o novo franqueado recebe um site exclusivo com todos os produtos cadastrados, prontos para a venda. É a maior franquia on-line do ramo do país, com mais de 100 franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses 

5. Franquias do Futuro

O Franquias do Futuro é um grupo que foi fundado em 2018, em Curitiba (PR). É uma empresa especializada em modelos de franquias virtuais de baixo custo. Em seu catálogo, ela apresenta diferentes segmentos de franquias: maquiagens, cosméticos, infantil, produtos fitness, acessórios etc.

Grandes marcas como Brasil Nutri Shop, Orgânica, Mazze e Bellaza fazem parte do grupo. O franqueado escolhe o segmento de atuação e recebe um site personalizado com todos os produtos da marca cadastrados, prontos para vender para todo o Brasil.

Ao realizar uma nova venda, a franqueadora fica responsável pelo envio do pedido e o franqueado recebe os lucros. Dessa forma, os franqueados podem trabalhar de onde e quando quiserem.

Não precisam investir em estoque, nem realizar a entrega dos pedidos aos clientes. Também não é necessário ter CNPJ. Franqueados recebem todo o treinamento e suporte necessário para gerir a franquia com sucesso. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

6. SPA Express

A franquia Spa Express possui serviços de tratamentos estéticos faciais e corporais em domicílio.

Possui um total de 19 unidades espalhadas pelo Brasil e tem um investimento inicial no valor de R$ 29,9 mil para abrir uma unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,9 mil
  • Tempo de retorno do investimento: 8 a 14 meses

7. Los Mex

A franquia Los Mex é voltada para o mercado de alimentação de rua, com unidades espalhadas pelo Brasil.

São três opções de modelos de negócios: standard, express e a opção de container ou food truck.

  • Investimento inicial: R$ 75 mil
  • Tempo de retorno do investimento: 6 a 24 meses

8. Inoivando

A Inoivando é a primeira franquia virtual que atua exclusivamente no segmento de Casamentos. A rede trabalha com marketing digital para fornecedores de serviços ou produtos para este setor.

No Brasil, segundo dados da ABRAFESTA (Associação Brasileira de Eventos Sociais), por ano são mais de R$ 16 bilhões gastos com casamentos no país.

O franqueado Inoivando sempre atua em home office. O empreendedor que deseja investir neste mercado deve desembolsar a partir de R$ 23 mil. O tempo de retorno da franquia é de 18 a 24 meses.

  • Investimento inicial: R$ 23 mil
  • Taxa de retorno: 12 a 24 meses

9. ByeByePaper

Vemos duas pessoas sentadas à mesa com papeis e notebook enquanto fazem um planejamento (imagem ilustrativa). Texto: franquias virtuais.
Opções de franquias virtuais são fruto das inovações no mercado de trabalho.

A ByeByePaper é uma empresa com mais de 10 anos de experiência na área de Digitalização, Gestão Eletrônica de Documentos e Gestão de Conteúdo. Os serviços e soluções da franquia permitem o armazenamento, gerenciamento e acesso eletrônico às informações.

A franquia, que pode ser operada totalmente em home office, pede um investimento inicial que varia entre R$ 25 mil e R$ 65 mil. O prazo de retorno do investimento é de 9 a 18 meses de operação.

  • Investimento inicial: de R$ 25 mil a R$ 65 mil
  • Taxa de retorno: 9 a 18 meses

10. Meu Lado Natureba

A Meu Lado Natureba é uma rede de franquias que se destaca no mercado de alimentação natural. A rede trabalha com modelos de franquia de lojas virtuais, que se dedicam à venda de produtos naturais e suplementos alimentares.

A marca está inserida em um nicho do mercado em plena expansão no país. A procura de brasileiros por uma alimentação mais saudável e por produtos que cuidem do corpo e do bem-estar é uma tendência. O setor cresceu 98% nos últimos anos no Brasil, de acordo com o Sebrae.

De olho nas oportunidades de expansão do mercado, a Meu Lado Natureba oferece aos clientes um mix completo de produtos saudáveis, como suplementos alimentares, lanches saudáveis e produtos a granel.

A rede trabalha com um modelo de franquia que apresenta investimento total de R$ 9 mil. No capital de investimento, está inclusa a verba necessária para estruturação da franquia virtual do novo franqueado.

Os empreendedores ficam responsáveis pelo gerenciamento da unidade, operando e organizando as vendas da franquia. Todo o estoque e entrega dos produtos fica sob responsabilidade da Meu Lado Natureba.

  • Investimento inicial: R$ 9 mil
  • Taxa de retorno: 10 meses

11. Cuidador Virtual

A área de cuidados com idosos está em franca expansão no Brasil, tendo em vista que, no país, o número de idosos chega a 26 milhões de pessoas. Isso corresponde a 12,5% da população total, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Aliando tal mercado com as facilidades trazidas pela internet, a rede Cuidador Virtual é especializada em teleassistência emergencial com foco em idosos.

Atuando com a Cuidador Virtual, o franqueado faz todo o trabalho atuando de casa. Basta que ele esteja conectado à internet.

A franquia funciona assim: ao contratar o serviço, o cliente recebe um pequeno aparelho, que pode ser utilizado como uma pulseira ou colar. Em qualquer emergência, o idoso consegue acionar um botão neste aparelho. 

Imediatamente, então, o dispositivo entra em contato com uma central, e um dos franqueados da rede atende o chamado. O franqueado conversa com o idoso e busca entender qual foi a ocorrência. Em seguida, entra em contato com os responsáveis cadastrados pelo usuário, família ou amigos. 

O atendente pode permanecer na linha enquanto o idoso espera pela chegada do familiar. Se necessário, também pode dar indicações médicas ou contatar os serviços de emergência.

  • Investimento inicial: R$ 60 mil
  • Tempo de retorno do investimento: 6 a 14 meses

12. Siga Cidades

No modelo de franquia da Siga Cidades, o empreendedor atua em um formato de franquia virtual.

Igualmente, a rede é especializada no mercado de marketing digital e tem como principal serviço o desenvolvimento de aplicativos, tendo como carro-chefe a plataforma Siga Cidades.

Dessa forma, o aplicativo se estrutura como um guia comercial de cidades, disponível para App Store e Google Play. O app funciona a partir da geolocalização dos usuários, que encontram uma experiência completa de guia comercial e localização de empresas e comércios próximos ao usuário.

O franqueado atua como consultor de marketing digital, desenvolvendo estratégias para que a unidade seja referência na cidade em que está instalada. Os empreendedores também são responsáveis pela prospecção de clientes e pela venda de serviços da rede.

  • Investimento inicial: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: 2 a 3 meses

13. Onde Ir Cidades

A franquia Onde Ir Cidades também é um modelo de franquia que atua como aplicativo de busca.

Entretanto, se diferencia no mercado como app completo: buscas de comércios, empresas, além de oferecer aos usuários acessos a promoções, descontos, comentários e avaliações de outros usuários.

Atualmente, a franqueadora conta com 80 unidades franqueadas, em diferentes regiões do país. Logo, quem investe na Onde Ir Cidades atua em um modelo de franquia home based, sendo responsável pela comercialização de anúncios e serviços do app.

Os empreendedores também são responsáveis pela divulgação do aplicativo na localidade em que a franquia está instalada, além de realizar suporte aos clientes.

  • Investimento inicial: R$ 4,9 mil
  • Prazo de retorno: Não informado

14. Zupy

Vemos uma pessoa com celular na mão olhando sua tela inicial cheia de aplicativos (imagem ilustrativa).
As franquias de aplicativo vêm como complementação para as franquias virtuais.

A Zupy é uma rede de franquias que atua como aplicativo mobile. A rede oferece aos clientes serviços de marketing mobile, marketing de proximidade, estratégias para fidelização de clientes, bem como outros serviços de comunicação.

Assim, com investimento total de R$ 3 mil, os empreendedores encontram exclusividade de atuação territorial. O gerenciamento e operação da unidade é feita via plataforma virtual.

Dessa forma, os franqueados ficam responsáveis por prospectar novos clientes no comércio local, vendendo e implantando os sistemas de fidelização da marca.

  • Investimento inicial: R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

15. Ceofood

Com investimento de R$ 25 mil, a franquia Ceofood se apresenta no mercado como rede de aplicativo de entregas de lanches e refeições.

O foco da rede são cidades pequenas e regiões periféricas. Dessa forma, atualmente, são mais de 200 unidades franqueadas em todo o país.

Os empreendedores atuam na prospecção de novos estabelecimentos comerciais para o aplicativo, oferecendo o diferencial de taxas fixas para lanchonetes e restaurantes.

Os comerciantes que se cadastram no app Ceofood precisam arcar com uma mensalidade fixa.

  • Investimento inicial: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 12 meses

16. Ligue Site

Com a crescente necessidade de se estar presente no mundo virtual, as empresas buscam ter um site atrativo.

A franquia Liguesite, então, tem como objetivo garantir essa presença digital. Ela tem foco na hospedagem de sites, programa de fidelidade FideliZii e produção de conteúdo.

Com a Liguesite, o empreendedor de marketing também pode criar lojas virtuais, portais de notícias, links patrocinados nas redes sociais e Google Ads. Estes últimos são produtos que atraem visibilidade para as empresas na internet.

Com um investimento inicial de R$ 25 mil, o franqueado verá o retorno de seu capital entre 9 e 18 meses. Todo o trabalho é desenvolvido em modelo de franquia home based.

  • Investimento inicial: R$ 25 mil
  • Tempo de retorno do investimento: 9 a 18 meses
Vemos o close em um teclado de notebook (imagem ilustrativa).
Opções de trabalho on-line incluem ações de marketing, criação de sites, e-commerce e mais.

17. Guia-se Negócios Pela Internet

Focada também no marketing digital, a franquia Guia-se Negócios pela Internet já está no mercado desde 1997.

Seu portfólio de serviços tem como objetivo o marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais e campanhas de SEO. 

Com a marca, também é possível trabalhar com links patrocinados e remarketing (Google Adwords e Bing), mídias sociais (Facebook e Instagram), hospedagens de sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços de consultoria de marketing digital.

O investimento inicial para o futuro franqueado é de R$ 28,9 mil. O retorno do capital se dá entre 6 e 18 meses de operação.

  • Investimento inicial: R$ 28,9 mil
  • Tempo de retorno do investimento: 6 a 18 meses

Diante das boas vantagens e da gama de redes disponíveis no mercado, não dá pra negar que as franquias virtuais são boas opções de investimento!

Quer saber se, realmente, este é o modelo de investimento ideal para o seu perfil? Confira nosso material com tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia!

E-book "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".

Ao longo do conteúdo, você conferiu dicas de franquias e informações relevantes sobre franquias virtuais. Mas confira agora nosso artigo sobre o que considerar na hora de escolher uma franquia e se prepare de uma vez por todas.

Porém, caso deseje ter um acompanhamento profissional nesse momento, você pode aproveitar nossa consultoria gratuita. Para isso, é só acessar henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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