Você sabe qual a diferença entre corretor franqueado e corretor corporativo? Deseja empreender no setor, mas ainda não sabe como? Então, fique atento e leia nosso artigo para saber como fazer!
O Sindicato de Empresas de Seguros e Resseguros (Sindsegs), em 2022, apresentou dados de uma pesquisa que apontou que o setor de seguros teve um crescimento de 21,2%. Assim, representando um faturamento anual de R$ 171,2 bilhões.
Então, se o seu objetivo é investir em uma corretora de seguros, esse é um ambiente favorável. Isso porque, o mercado está em constante crescimento. As franquias de corretoras de seguro disponibilizam modelos de negócios bem atraentes para quem deseja ingressar no setor.
Em contrapartida, existem os corretores corporativos, que já realizam esse trabalho para as seguradoras que representam. Mas quais as vantagens e a diferenças entre eles? Acompanhe a seguir.
Qual a diferença entre corretor franqueado e corretor corporativo?
A diferença entre corretor franqueado e corretor corporativo está na forma com que os serviços são oferecidos ao cliente.
O corretor corporativo é aquele que representa uma seguradora. Ou seja, trabalha para uma determinada empresa, para a seguradora que oferece os serviços de seguro de forma direta ao cliente.
Nesse caso, o corretor corporativo realiza a transação para o cliente que deseja algum tipo de seguro. Por exemplo, um seguro de automóvel, residencial, entre outros. Já o corretor franqueado é uma pessoa que investe em uma franquia corretora de seguros.
Logo, é o responsável por realizar a cotação em várias seguradoras, avaliando a melhor oportunidade para o cliente. Não com uma seguradora, como o corretor corporativo, mas com várias. Sendo assim, os interessados em contratar um seguro pagam para a corretora realizar a parte burocrática do negócio.
Isso porque, muitas pessoas não têm conhecimentos específicos sobre o setor. Portanto, preferem deixar que alguém que tenha conhecimento e experiência realize as cotações. Ou seja, por ser um profissional independente, o corretor de seguros franqueado se difere do corretor corporativo.
Um corretor corporativo trabalha apenas com uma seguradora, estando vinculado a ela. Enquanto isso, um corretor franqueado estabelece negociações com as mais variadas empresas, buscando as melhores ofertas ao seu cliente.
Sem contar que o franqueado é um empreendedor com sua própria empresa. Por fim, atua por meio da franquia que adquiriu.
Por que abrir uma franquia de seguros?
Empreender no mercado de seguros por meio de uma franquia é, sem dúvidas, uma escolha acertada. Na franquia, você trabalha com a venda de seguros em um modelo consolidado e com uma marca que já é conhecida no mercado.
Logo, você já sai na frente, representando uma rede que tem credibilidade no mercado consumidor e empresarial.
Além disso, as franqueadoras oferecem treinamento, apoio no desenvolvimento (por meio do plano de negócios) e marketing. Entre outros suportes, muito importantes para quem está iniciando no franchising.
Mas é importante dizer que todo esse suporte depende da franqueadora que você escolher para investir. O ideal é buscar conhecer a empresa antes mesmo do investimento inicial, para ter a certeza que será amparado durante o tempo em que for franqueado.
Logo mais, entenda quais são os sete passos para se tornar um corretor. Mas antes, veja quais são os tipos de seguros oferecidos por uma empresa especializada.
Como será o trabalho na sua franquia de seguros?
Como contamos acima, o trabalho será de corretagem de seguros para os clientes interessados. Então, uma franquia de seguros tem como principal atividade o relacionamento direto com o cliente, mas não só com ele.
O relacionamento é atividade rotineira do corretor de seguros. Isso porque, além de manter um bom relacionamento profissional com o cliente, o empreendedor tem que atuar diretamente com as seguradoras.
Porém, é preciso conquistar a confiança dos setores que envolvem a corretora para ter maior facilidade de acesso às informações, transações e outras atividades inerentes ao trabalho.
Esse bom relacionamento ainda vai além. Isso porque, é por ele que será possível concretizar mais vendas e receber mais comissões. Em uma franquia, a franqueadora já indica empresas parceiras para o negócio. Nesse caso, basta que o franqueado mantenha o seu bom relacionamento, realizando um bom trabalho.
A partir do momento que concretiza uma venda, o franqueado se torna o intermediador das transações entre o segurado e a seguradora. Como corretor de seguros, o franqueado ainda cuida de toda a parte administrativa e financeira da franquia.
Que tipos de seguro são oferecidos em uma corretora?
Uma corretora de seguros pode oferecer diversas opções de serviços. O seguro auto é o mais comum. Sabia que apenas 30% dos motoristas brasileiros têm seguro para o carro?
Isso demonstra que o mercado, mesmo no setor de maior destaque, ainda tem um grande potencial de atuação. As outras opções de serviços em uma corretora de seguros incluem:
- Seguro para Acidentes Pessoais;
- Empresarial;
- Pet;
- De Vida;
- Consórcios de Imóveis e Automóveis;
- Máquinas e Equipamentos;
- Frotas de Veículos;
- Viagem;
- Financiamento e Refinanciamento de Veículos;
- Previdência Privada;
- Seguro e Plano de Saúde Empresarial e Individual etc.
7 passos para se tornar um corretor de seguros
Se você tem um perfil voltado para pesquisas e soluções de negócios para clientes, uma corretora pode ser um bom empreendimento! Então, seguir, veja como iniciar o seu empreendimento no modelo de franquia. Acompanhe!
1. Demonstre interesse na marca
Ao definir o tipo de franquia que deseja investir, é necessário que você entre em contato com a franqueadora. Dessa forma, isso deve ser feito por meio do formulário de contato disponível no site da marca.
2. Leia a COF da marca
Você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa. Esse é o documento que informa dados importantes sobre ela.
Sendo assim, nesse momento as suas dúvidas serão esclarecidas sobre a certeza das vantagens de se obter uma franquia.
3. Converse com a franqueadora
Assim como você avalia a franqueadora, também é avaliado por ela. Isso quer dizer que, durante o momento do contato, são feitas avaliações sobre o seu potencial de investidor e de empreendedor.
Desse modo, se as expectativas de negócio estiverem alinhadas entre ambas as partes, a franquia poderá ser aberta. Esse é o seu momento! Exponha seus objetivos, interesses, condições e conheça tudo sobre a marca.
4. Escolha o modelo de negócio
Uma franquia corretora de seguros geralmente tem duas opções de negócios. São elas: o Home Office e Loja Física. Nesse sentido, caso o seu grau de conhecimento seja bem amplo e você tenha muitos contatos, a franquia home office é uma opção interessante.
Nessa escolha, o investimento é menor. Afinal, você pode trabalhar de casa e sua cartela de clientes será construída, basicamente, a partir de seus contatos.
Por outro lado, na opção de loja física, o investimento é um pouco maior, por causa da estrutura necessária. Assim, analise a alternativa que mais se enquadra no seu perfil e interesse.
5. Registre sua empresa
Uma franquia já tem uma marca, certo? O nome fantasia dessa franquia será o da marca, mas a razão social deve ser registrada por você, por meio de um CNPJ.
Esse registro fica por conta do franqueado, que deve ir até a junta comercial do seu município e providenciar o registro.
6. Realize o treinamento na franqueadora
A partir do momento que se concretiza o processo de franqueamento, é dado início ao treinamento.
Dependendo da franquia, esse treinamento pode ser online ou presencial. Independente da forma, é essencial para o trabalho, principalmente se você não tiver nenhuma vivência nesse ramo.
7. Abra sua unidade
Após todo esse processo de escolha do modelo, treinamento e abertura da empresa, é hora de atuar.
Dessa maneira, se você optou por uma unidade home office, já pode iniciar seu trabalho. Caso tenha escolhido loja física, se a execução de obra estiver concluída, você poderá dar início ao atendimento.
Uma das franquias de corretoras de seguros que trabalha com modelo Home Office é a Quisto. Além disso, a rede oferece diversos tipos de suportes aos franqueados.
Ainda, tem um amplo catálogo de produtos, com mais de 200 tipos disponíveis para o cliente. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.