Algumas pessoas sonham em iniciar o seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso. Se você é uma delas, mostraremos algumas dicas para que possa trilhar por este caminho. Aqui, veja sete dicas para você empreender e realizar o seu grande sonho.
O desejo do brasileiro em se tornar empreendedor aumenta a cada dia. Segundo pesquisa, foram 312,4 mil aberturas para registros de microempreendedores individuais em janeiro de 2021. O que mostra a fé do brasileiro em ter seu próprio negócio, principalmente por seus vários atrativos.
O empreendedorismo é a marca de grandes nomes do mercado, como Steve Jobs, Abílio Diniz, Bill Gates, entre diversos outros. Porém, você não precisa necessariamente criar uma Apple para ter sucesso.
Ser bem-sucedido não precisa necessariamente significar bilhões de reais na conta, pois um empreendedor de sucesso também pode ganhar dinheiro com um pequeno negócio. Continue a leitura e saiba mais!
7 melhores dicas para ser um empreendedor de sucesso
O termo empreendedorismo está ligado ao processo de criação, achar soluções para problemas ou um modo de fazer diferente.
Algumas características de empreendedor são inatas, mas muitas delas podem ser trabalhadas. Ainda, com dedicação, este processo se torna acessível a todos. Basta ver as histórias de empreendedores de sucesso pelo mundo.
Se tem uma característica importante para empreender é se informar. Para isso, a seguir, vamos lhe ajudar com algumas dicas. Acompanhe!
1. Escolha o negócio ideal
O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é saber escolher um negócio que combine com o seu perfil. Neste sentido, é preciso entender que suas qualidades podem ser algo a mais para ter sucesso em seu empreendimento.
Por exemplo, uma pessoa carismática deve aproveitar desta característica para atrair clientes. Sua presença será importante para o bom desenvolvimento do negócio.
Da mesma forma, se tem mais afinidade com este ou aquele mercado, você deve investir em um negócio do setor. Assim, você terá mais disposição para se dedicar ao máximo.
Outro ponto fundamental é saber escolher um negócio que tenha um mercado local. Então, encontre as necessidades da sua região para investir em algo que possa suprir esta carência.
Seria como plantar uma semente! Se tem um terreno fértil (com vários consumidores), florescerá. Por outro lado, se for plantada em uma terra sem nutrientes ou com várias plantas para fazer concorrência, não germinará.
O empreendedor de sucesso consegue identificar essas necessidades de mercado, uma lacuna a ser preenchida pelo seu negócio. Em outras palavras, é preciso uma boa pesquisa e avaliação do mercado para fazer a escolha certa na hora de empreender.
2. Avalie o melhor modelo de negócio
Além de investir em um negócio voltado para o seu perfil e que tenha espaço no mercado local, o empreendedor precisa escolher como iniciará a sua jornada.
Neste sentido, avalie se vai começar um negócio do zero ou por meio de franquias. Ainda, é preciso verificar se o seu perfil se encaixa a um ou outro modelo de negócio.
Começar uma empresa do zero é um processo difícil, pois exige que o empreendedor pense toda a estrutura do negócio em cada detalhe.
Sendo assim, será o responsável por definir a operação, quais serão os produtos ou serviços oferecidos e como será feito o trabalho. Depois, planejar financeiramente o negócio e o seu marketing.
Por outro lado, quando se investe em uma franquia pulam-se etapas, pois este modelo já tem uma estrutura previamente estabelecida e uma marca reconhecida no mercado.
Da mesma forma, o franqueado recebe um plano de negócio para o desenvolvimento da empresa. Depois, ao analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF), conhece os custos de implantação do negócio.
Ter um know-how estabelecido e conhecer seus gastos de antemão facilita muito o processo de empreender. Além disso, obter os suportes da franqueadora evita erros e garante uma base sólida para o empreendedor investir sem medo.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
3. Tenha resiliência e foco
Uma qualidade do empreendedor de sucesso que pode ser trabalhada é a tranquilidade para lidar com as situações do cotidiano. O investidor deve ter resiliência, não se “afobar” com os problemas que surgem e entender que lidar com adversidades faz parte do negócio.
Dessa forma, cabe ao empreendedor conseguir se adaptar bem ao mercado e ser maleável para fazer com que seu negócio esteja sempre em evolução. Para isso é preciso foco, estar atento aos “ventos que sopram” e levam os consumidores para este ou aquele lado.
Neste sentido, esteja focado também em cada detalhe da empresa, observe cada peça da engrenagem do seu negócio. Não se deixe levar pelas distrações e se dedique sempre.
Para o empreendedor, esta resiliência também tem a ligação com a capacidade de aprender com os erros. No mercado não há espaço para quem não consegue se adaptar e se direcionar de acordo com as necessidades impostas no cotidiano.
4. Seja um líder
Muitas das grandes empresas pelo mundo obtiveram em seu fundador ou fundadores verdadeiros líderes para direcionar o empreendimento. Mesmo que seu negócio próprio seja pequeno e com poucos funcionários, é preciso que você tenha a capacidade de liderar para o melhor caminho.
Nesse sentido, o empreendedor deve saber cobrar, mas, ao mesmo tempo, precisa mostrar como o trabalho deve ser feito e ser um exemplo para todos.
Portanto, é muito comum vermos o ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” em prática nas empresas. Isso já que os líderes exigem coisas que nem eles mesmo fazem.
Esses líderes dificilmente conseguem motivar e inspirar suas equipes, já que não seguem as regras e valores da empresa na prática, tornando seus discursos contrários às suas atitudes.
Um bom líder deve acolher sua equipe. Assim, pode não ser o dono de toda e qualquer informação, mas sabe aonde encontrá-la, sabe delegar de maneira com que cada um chegue à excelência.
Em outras palavras, seja uma pessoa presente, saiba ouvir e se comunicar. Tente ser uma inspiração para sua equipe de colaboradores.
5. Tenha proatividade no dia a dia
A primeira coisa que precisamos abordar é a diferença entre uma pessoa proativa e uma reativa. Enquanto uma pessoa reativa responde a um estímulo, seja um pedido de um gestor ou um problema que surgiu, as pessoas proativas estão à frente das demandas que precisam ser executadas.
Desse modo, a proatividade vai além da antecipação de problemas. Isso porque, está conectada com o planejamento e execução de tarefas sem que alguém tenha que demandar estas ações.
Neste sentido, o empreendedor deve ser proativo a todo momento. No dia a dia do negócio não há espaço para esperar o problema ou a demanda surgirem. Um dos objetivos da proatividade no trabalho é gerar resultados. Mas isso só é possível de ser alcançado se várias pessoas tiverem o mesmo pensamento.
Enquanto gestor, você deve incentivar a ajuda mútua, destacando que a colaboração de todos é fundamental nesse processo. Por fim, o empreendedor deve ser proativo na busca por clientes e realizar um marketing agressivo para se destacar no mercado.
6. Ouça feedbacks dos seus clientes
Falamos que o empreendedor de sucesso deve sempre buscar se informar e aprender com os erros. Neste mesmo sentido, também deve aprender com os feedbacks dos seus clientes.
Empreender é buscar o melhor atendimento para o seu público. Logo, é o seu “norte” e a opinião do cliente deve ser a mais importante. Da mesma forma, é preciso estar atento com a opinião que eles postam nas redes sociais da empresa. Ainda, verificar as reclamações feitas no site Reclame Aqui.
Para isso, o empreendedor deve sempre dar a oportunidade para que seus clientes opinem. Seja por meio de pesquisas de satisfação ou contato direto com os consumidores. Isso porque, os clientes podem oferecer uma visão diferente do negócio e o empreendedor deve estar atento a isso no dia a dia.
7. Procure ajuda
Em um processo complexo como o de iniciar o próprio negócio, é bom ter ajuda para diversas etapas do empreendimento. Por exemplo, falamos um pouco sobre como o feedback dos clientes pode ajudar. Mas existem outras formas de receber essa ajuda.
Como contar com a orientação de uma pessoa mais experiente no empreendedorismo ou no mercado no qual você atua. Além disso, o empreendedor pode ter um funcionário de confiança, alguém para estar mais próximo e ajudar com todos os detalhes.
Ele pode ser “os olhos do dono” quando este não estiver na empresa. Essa e outras ajudas são importantes para que o processo seja feito da forma mais eficiente. Isso possibilita que o empreendedor também possa ter um descanso em certos momentos.
As coisas podem ainda ser mais fáceis se a opção for por investir em uma franquia. A franqueadora orienta de várias formas, mostrando as melhores ações para a gestão do negócio no dia a dia, assim como para atender bem os clientes.
Do mesmo modo, é também uma ajuda importante principalmente para quem não tem experiência em negócios. Isso porque, a rede é tem um suporte que faz o processo seguir com mais facilidade e eficiência.
O mercado conta com muitas opções de franquias para diferentes perfis. Assim, com todas elas é possível ser um empreendedor de sucesso. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.