Você sabe o que é empreendedorismo digital? Entenda de vez essa opção de negócio

Por
em
vista superior de computador aberto ao lado de celular e xícara de café ilustração para empreendedorismo digital
Advertisement

Na pandemia, o empreendedorismo digital, que já caminhava a passos rápidos, decolou. Continue lendo para entender o que é esse termo e algumas opções de negócios no segmento.

Para se ter uma ideia do que estamos falando, as vendas nas lojas online cresceram 48,4% em 2021, no comparativo ao ano anterior. Ou seja, a tendência é que cada vez mais pessoas comprem sem sair de casa.

Além de mais praticidade para quem compra, o empreendedorismo digital beneficia quem está do outro lado. Afinal, é possível oferecer produtos e serviços de forma online, sem local físico e com baixo custo de manutenção. É sobre tudo isso que falamos neste conteúdo.

Afinal, o que é empreendedorismo digital?

O Empreendedorismo Digital é caracterizado pela iniciativa que procura implantar um negócio onde as ações são digitais. Ou seja, a operação comercial e o relacionamento com o cliente são feitos de forma online.

Dessa forma, o empreendedorismo digital consiste na criação de um negócio na internet. Assim, o empreendedor tem a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços sem a necessidade de espaços físicos.

Já que a forma de comercializar esses produtos e/ou serviços é online, o empreendedor digital pode trabalhar de onde quiser e no horário que for mais apropriado para ele.

Os empreendimentos digitais também costumam ter um baixo investimento. Além do mais, muitas vezes a atividade pode ser conciliada com outra ocupação ou obrigações pessoais. As oportunidades de mercado são diversas, apesar de já existirem muitos produtos ou soluções.

Isso porque, o mercado online, juntamente com o de tecnologia, está em constante atualização. Além de ser um universo com diversas novidades e ofertas o tempo todo. Assim, ele oferece uma ampla gama de atuação e inovação.

Isso significa que, enquanto a tecnologia mudar e novas necessidades surgirem, outros nichos de mercado também vão aparecer. Basta pensar na quantidade de coisas que é possível encontrar hoje em dia na internet e que, alguns anos atrás, só se comprava presencialmente.

Quais são os tipos de empreendedorismo digital?

mulher usando notebook sentada em cama em quarto com cabideiro ilustração de empreendedorismo digital
O empreendedorismo digital permite oferecer produtos e serviços sem sair de casa.

Existem vários tipos de empreendimentos digitais atualmente. Até porque, esse número se impulsionou ainda mais com a pandemia. Eles podem ser blogs, cursos, produtos digitais, serviços digitais, entre outros.

Alguns dos principais tipos são: produtos de conteúdo, marketing de afiliados, e-commerce, influenciador digital e live streaming.

Também existem as lojas virtuais, que oferecem produtos variados aos clientes. A pessoa só precisa comprar online e receber em casa.

Além disso, existem diversas formas de rentabilizar ou criar empreendimentos digitais. Por exemplo: anúncios e banners em sites ou blogs; cursos online; e-commerce e delivery; patrocínio de postagens; marketing de referência; entre outros. 

Por sua vez, os principais elementos para ganhar dinheiro online costumam ser o tráfego, o engajamento e o propósito da marca.

Além dos exemplos citados, existem outras possibilidades. Como as soluções tecnológicas de problemas recorrentes nessa área. As soluções devem ser simples de entender e de executar, para atraírem clientes. 

Outra forma de empreender é com produtos digitais, como infográficos, materiais interativos, ebooks, videoaulas, entre outros.

Além disso, o empreendedor também pode oferecer consultorias especializadas. Ou então, prestar serviços para outras empresas se inserirem no mercado digital, por exemplo. 

Tudo isso nos mostra que há muitas formas de empreendedorismo digital. Seja oferecendo serviços, seja vendendo produtos, a internet abriu a possibilidade de unir pessoas com necessidades e interesses semelhantes, e também de monetizar conhecimentos.

Vantagens de ser um empreendedor digital

As vantagens para quem empreende online são diversas. Em primeiro lugar, está a administração do tempo do empresário.

Isso porque, nas empresas digitais, o investidor tem a oportunidade de ter horários mais flexíveis. Afinal, tudo pode ser feito com apenas um computador conectado à internet.

Outro ponto que chama atenção no empreendedorismo digital é o baixo investimento. Além disso, geralmente não é exigida a captação de muito capital inicial. Assim, o investidor pode começar a empreender sem gastar muito dinheiro. Ou seja, é um mercado em franca ascensão e com baixo investimento.

Uma outra grande vantagem é a facilidade de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo. Mais da metade dos brasileiros está conectada à internet. Esse número continua crescendo cada vez mais, de acordo com a evolução dessas ferramentas.

Além disso, mais da metade da população mundial está conectada a internet. Assim, não falta público para alcançar ao empreender online.

Ou seja, o empreendimento online pode alcançar pessoas do país inteiro e até no mundo. Esse ponto traz consigo a facilidade para escalar o negócio virtual e ganhar dinheiro. Até porque, em oposição, os negócios físicos têm a sua atuação limitada por barreiras geográficas.

Quais são as características de um empreendedor digital de sucesso?

Antes de mais nada, para empreender de forma digital o investidor precisa ter curiosidade. Afinal, será preciso pesquisar muito sobre esse mercado, o comportamento de seus consumidores, necessidades do ramo e soluções para problemas do nicho. Com isso em mente, o empreendedor passa a conhecer os seus pontos fortes e fracos.

Em seguida, será o momento de estudar e se especializar na área. O objetivo é saber como aplicar suas soluções ou produtos da forma mais assertiva possível. 

Além disso, é preciso ter o desejo de querer ajudar as pessoas. Dessa forma, você poderá trazer soluções que melhorem a vida dos seus consumidores. 

Além de, claro, saber monetizar essas soluções, para que o negócio proporcione lucro. É preciso pensar na precificação do serviço ou produto final, as formas de pagamento, política de trocas e devoluções, entre outros.

Também é importante ficar atento às tendências do mercado e identificar fatores que não são sazonais. Assim, você vai garantir um produto ou serviço que se mostra necessário o ano inteiro. 

Por fim, é preciso ser realista nas metas e traçar uma boa estratégia para alcança-las. Principalmente no início, em que o negócio digital vai precisar de muito esforço, divulgação e trabalho duro.

Como ser um empreendedor digital?

Para quem quer empreender de forma digital, existem diversas franquias que funcionam de forma totalmente online. As vantagens de empreender junto a uma franquia são diversas e muitas vezes decisivas para o sucesso do negócio.

Por exemplo: o mercado de franquias costuma ter um investimento baixo e flexibilização do horário de atuação. Muitas delas também dispõem de um depósito próprio e cuidam do envio do produto direto para o cliente, para que você não tenha que lidar com a logística.

Assim, o franqueado precisa focar apenas nas vendas, sem se preocupar com locação de espaços ou envio de produtos. As opções de franquias baratas são bem variadas para atuar com empreendedorismo digital, e sem sair de casa.

As franqueadoras também oferecem um extenso acompanhamento e consultoria. Sendo assim, o franqueado terá acesso a treinamentos, cursos e outras capacitações. Além de auxílio para implantar o site e na criação de redes sociais. 

Também são oferecidas assessorias jurídica, de marketing, vendas, estratégias, entre outros. Ou seja, o franqueado e a franqueadora funcionam como parceiros de negócios. Desse modo, cada um tem um papel com direitos e deveres a serem cumpridos.

O franqueado que escolher uma franquia digital poderá ter a facilidade de trabalhar em casa, com horários flexíveis. Você poderá escolher a unidade como uma renda complementar ou ocupação principal. 

Em resumo, existem muitas franquias em que vale a pena investir no empreendedorismo digital e que são mais simples do que abrir um negócio do zero. Vale a pena conhecer marcas disponíveis (clique no botão abaixo para isso).

17 opções de negócio digital para você abrir

homem usando notebook que está em seu colo sentado na cama, com mapa mundi atrás
O empreendedorismo digital elimina as barreiras geográficas e possibilita um trabalho flexível.

Agora que você já sabe mais sobre o empreendedorismo digital e sobre como funciona o sistema de franchising, conheça algumas franquias totalmente digitais para atuar de casa, pela internet e atingir um público amplo!

1. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

2. Aprova Crédito

Advertisement

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, m aquininhas de cartão, seguros etc.

Advertisement

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

3. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

4. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

6. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

7. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

11. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

12. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

13. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

14. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

15. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

16. Ceopag

A Ceopag é uma rede de franquias e também uma fintech. Assim, a marca atua desenvolvendo tecnologias por meio de meios de pagamentos inteligentes.

Dessa forma, o franqueado é responsável pela prospecção, cadastramento, delivery e o atendimento às empresas que utilizarão os meios de pagamentos. O foco são as pequenas e médias empresas e os microempreendedores individuais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

17. Conta 4U

A Conta 4U é uma rede de franquias de contabilidade no formato home office. Assim, a marca conta com um sistema que oferece a pequenas e micro empresas uma série de serviços contábeis.

Assim, a inteligência artificial que compõe o sistema é capaz de realizar abertura de CNPJ, controle e emissão de notas, escrituração contábil, entre outros serviços.

O trabalho do franqueado é prospectar clientes e apresentar os planos de assinatura com valores variados, bem como gerir a carteira. Além disso, não é necessário ser contador para se tornar um franqueado da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 43 mil
  • Prazo de retorno: 11 meses

Para conhecer outras franquias lucrativas, leia também este texto: Franquias baratas 2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro.

*Informações publicadas em FEVEREIRO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement