Dá para empreender com pouco dinheiro? 9 coisas que você pode fazer

Por
em
Vasos de plantas dos quais nascem pés de dinheiro. Ilustração do texto sobre empreender com pouco dinheiro.
Advertisement

Empreender com pouco dinheiro não é impossível. Isso porque, com planejamento e o negócio certo, os lucros podem ser altos. Sendo assim, preparamos dicas para quem quer entrar no empreendedorismo, mas não conta com um investimento alto.

Cada vez mais brasileiros têm buscado empreender com pouco dinheiro. Segundo uma pesquisa do Sebrae, a quantidade de micro e pequenas empresas no Brasil cresceu 30% entre 2018 e 2021.

Logo, no último ano, mais de 3 milhões de micro e pequenas empresas surgiram no país. Assim, o empreendedorismo com baixo investimento pode ser visto como uma alternativa para a instabilidade econômica. Continue a leitura!

Melhores formas de empreender com pouco dinheiro

Antes de mais nada, empreender com pouco dinheiro demanda muita análise. Afinal, você precisará decidir entre uma infinidade de negócios e conhecer bem seu futuro investimento.

Neste sentido, o mercado de franquias pode ser uma boa opção. Isso porque, as franqueadoras contam com um plano de negócio que já foi testado e uma reputação no segmento em que atuam.

Dessa forma, o empreendedor não precisa formatar do zero a sua empresa. Por si só, essa já é uma grande vantagem, sobretudo para quem não tem experiência.

Mas as franquias têm outros atrativos para os investidores. Por exemplo, suporte e treinamentos; previsão de gasto inicial; rendimento médio estimado e investimento em marketing por parte da franqueadora.

Além disso, não faltam opções para todos os perfis de franqueados. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são cerca de 2,8 mil franqueadoras no país.

Então, a seguir, você confere opções para quem quer empreender com pouco dinheiro de alguns segmentos de franquias que valem a pena investir.

1. Abrir um negócio delivery

O delivery já estava em crescimento antes da pandemia. Mas com a mudança de hábitos, essa modalidade aumentou ainda mais. Dessa forma, depois do ano de 2020 o que mudou nesse setor foi a rapidez e o alcance.

Homem carregando entrega em caixa vermelha, em frente a van usada para delivery. Ilustração do texto sobre empreender com pouco dinheiro.
O sistema de delivery é interessante tanto para produtos, como para serviços.

Assim, uma pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios ao Instituto Locomotiva, aponta alguns dados interessantes sobre o delivery no Brasil. Cerca de 89% dos estabelecimentos comerciais do país decidiram usar delivery durante a pandemia. 

Mas além disso, atualmente, 56% do faturamento dos estabelecimentos comerciais é com o delivery. Ou seja, mesmo depois da retomada de alguns serviços, as entregas continuam sendo uma parte expressiva do lucro.

Sendo assim, para o empreendedor que deseja atuar nessa área, a Acquazero pode ser uma boa opção. A rede trabalha com limpeza ecológica englobando veículos, residências, aeroportos e embarcações. 

Assim, a marca expandiu os negócios e passou a oferecer serviços por delivery. Dessa maneira, os clientes agendam o horário e o franqueado se desloca até o endereço para realizar os inúmeros procedimentos da rede.

Por fim, a franquia é a 34° maior do Brasil, segundo a ABF. Portanto, o franqueado tem a segurança de investir em um negócio confiável e lucrativo

2. Investir em Alimentação

Advertisement

Outra ótima opção para investir é o mercado de alimentação. Afinal, o setor reagiu muito bem à crise, tendo apresentado crescimento em alguns segmentos como o food service.

De acordo com a ABF, no terceiro trimestre o setor registrou 7,9% de aumento. E a tendência para o ano de 2022 é continuar esse crescimento. 

Já segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), os canais de food service possuem uma grande influência nos bons resultados. Eles têm uma participação de 27% nas vendas totais da indústria alimentícia do mercado interno.

Neste sentido, empreender com pouco dinheiro no segmento da Alimentação pode ser uma forma de driblar a crise. Além disso, há muitas opções de franquias baratas neste setor.

Por exemplo, a Cream Berry que atua no mercado de açaiterias. A franquia é de fácil gestão e apresenta uma margem de lucro de até 30%. 

Tigela de açaí com banana ao lado de granola, morango e uma colher. Ilustração do texto sobre empreender com pouco dinheiro.
A franquia de açaí pode ser uma boa opção no segmento de Alimentação.

Além disso, o açaí é um produto considerado “superfood”. Assim, é um alimento completo que se encaixa em todas as refeições e atrai o público em todas as épocas do ano.

E ainda, a rede de franquias também oferece a opção de delivery. Dessa forma, o potencial de faturamento e lucro aumentam. Além do mais, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio, todos com um pequeno número de funcionários.

Sendo assim, a Cream Berry é uma ótima opção para empreendedores sem tanta experiência. Sem contar na possibilidade de atuar em um mercado com boas perspectivas de lucro, mesmo na crise.

3. Iniciar um corretora de seguros

Para 2022 é esperado uma reativação do mercado de seguros. Isso porque, o nível de consciência das pessoas e empresas está mudando. Logo, certos riscos estão sendo considerados, o que demanda segurança.

Desde o início da pandemia, a busca por seguros cresceu. Por exemplo, uma valorização maior do seguro de vida, que apresentou um aumento de 14,6% no segundo trimestre de 2021, comparado ao ano anterior.

Além disso, no mesmo ano, o setor apresentou um crescimento de 14,1% em relação a 2020. Mas de modo geral, todos os tipos de seguros foram procurados pelos brasileiros.

A rede de franquias Quisto é uma corretora de seguros completa. Isso porque, a marca conta com um portfólio de mais de 100 opções. Sendo assim, a marca se destaca por oferecer soluções financeiras para os clientes. 

Por exemplo, seguros de automóvel, saúde, plano de saúde para pets, financiamento, crédito consignado e muito mais. Além do mais, não é necessário um registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep), para abrir uma unidade da Quisto

O franqueado também pode abrir uma unidade completamente home office. Assim, trabalhar diretamente de casa. Ou seja, pode empreender com pouco dinheiro e ter baixos custos de manutenção. 

4. Abrir uma agência de viagens

Close de mão segurando passaporte e mala em aeroporto. Ilustração do texto sobre empreender com pouco dinheiro.
O segmento de Turismo tende a crescer com a vacinação e flexibilização da quarentena.

Com a flexibilização das restrições para viagens, investir no segmento volta a ser uma boa opção. De acordo com uma pesquisa, cerca de 43% dos brasileiros pretender viajar no ano de 2022.

Além disso, muitas pessoas desejam recuperar o tempo “perdido” devido à pandemia agora que a vacinação chegou à maioria da população. Dessa forma, a tendência para as viagens é de crescimento.

Sendo assim, com um baixo investimento é possível se inserir nesse mercado. Sobretudo quando se trata de uma franquia em que você terá apoio para implantar, conduzir e divulgar o negócio.

Esse é o caso da franquia Encontre Sua Viagem. A rede é ideal para quem quer investir em uma franquia de turismo, com alta rentabilidade e baixo investimento. 

A Encontre Sua Viagem também permite aos seus franqueados oferecerem as mais diversas soluções em turismo para seus clientes. Desde passagens aéreas, reserva de hospedagem, seguro de viagem, passeios turísticos, entre outros.

Mas além disso, o franqueado pode atuar no formato home office. Dessa forma, o investimento é menor, bem como os custos operacionais. 

5. Ter um negócio móvel

Outra opção para empreender com pouco dinheiro e ter um faturamento satisfatório são os negócios móveis. Ou seja, serviços em que não há necessidade de funcionários nem espaço físico. 

Sendo assim, os custos de investimento inicial e até na manutenção constante do negócio são menores. Logo, o empreendedor gasta pouco e aumenta os seus lucros.

Então, essa modalidade de negócio costuma ser extremamente simples de ser gerenciada. Assim, investidores com pouca experiência podem se adaptar facilmente às atuações.

No caso das franquias, o empreendedor ainda vai ter todo o suporte oferecido pela franqueadora. E também treinamentos, assessorias e acompanhamentos para as operações.

Neste sentido, a rede de franquias Only Mule, que trabalha no ramo de coquetelaria, se apresenta como opção. Entre os modelos de negócio, está a Bike.

Caneca brilhante de moscow mule. Ilustração do texto sobre empreender com pouco dinheiro.
A franquia possibilita trabalhar com drinks em eventos por meio de bike.

Desse modo, é o negócio mais enxuto da rede. Portanto, o franqueado leva até os seus clientes os drinks originais da marca em uma bicicleta adaptada. Ou seja, uma espécie de bar móvel para festas, eventos e confraternizações.

Por fim, o franqueado precisa apenas de um funcionário, que pode ser ele mesmo ou uma pessoa contratada. E o espaço para comercialização dos drinks precisa de cerca de 2 m². 

Advertisement

6. Escolher uma franquia barata

Uma das vantagens de escolher empreender com uma franquia é a ampla gama de opções. Logo, é possível encontrar ótimos negócios, com baixo investimento e alto faturamento.

Assim, é possível escolher uma franquia que mais se encaixa em sua realidade financeira e que atenda suas expectativas de negócio. As franqueadoras contam com o documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF).

Nele, estão diversas informações relevantes para o futuro investidor. Por exemplo, o valor a ser investido, para que você analise se aquele negócio realmente se adequa às suas finanças e possa se programar.

Dessa forma, você entra com mais segurança no negócio. Afinal, saberá quanto precisa para abrir e manter a franquia, bem como o lucro estimado.

Em seguida, os suportes da franqueadora tornam o dia a dia do empreendedor mais simples. Isso garante um negócio mais seguro.

Um bom exemplo é a franquia Mazze, de semijoias. Isso porque, o franqueado pode trabalhar com a venda de produtos de forma on-line, com envio garantido pela franqueadora.

7. Investir em um negócio online

Outro fator que diminui consideravelmente os custos de um negócio é o formato on-line. Afinal, não há necessidade de espaço físico ou muitos funcionários. 

Além disso, também diminui os custos de manutenção e investimento inicial. Tudo que o franqueado vai precisar é um computador com internet para começar a atuar.

Mulher de bruços em cama usando computador e tablet. Ilustração do texto sobre empreender com pouco dinheiro.
Por meio da internet, serviços e produtos encontram seu público-alvo.

Além da facilidade, essa opção de atendimento, compras e serviços on-line estão em franco crescimento. Cada vez mais as pessoas procuram a facilidade e agilidade das empresas on-line. E assim, permitem um alto lucro com menos investimento.

De acordo com a pesquisa do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o faturamento do e-commerce aumentou 48,4% em 2021 no Brasil. Assim, pode ser interessante aproveitar a alta deste segmento para apostar em uma franquia on-line.

Por exemplo, a Prospecta Obras. De modo geral, a franquia conta com um sistema que tem informações sobre obras e pode ser acessado por profissionais da área mediante pagamento de uma assinatura mensal.

E ainda, o franqueado pode trabalhar de casa, oferecendo o sistema a profissionais do segmento e gerenciando sua carteira de clientes.

8. Trabalhar com marketing digital

Com a tendência crescente dos produtos e serviços on-line, outro setor que se destacou foi o de marketing digital. Afinal, nos dias atuais é indispensável para as empresas terem uma presença na internet.

Mesmo que seus serviços sejam inteiramente de forma presencial, as redes sociais se tornam uma vitrine. Além disso, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de ir a algum estabelecimento para terem informações básicas sobre o negócio.

Portanto, uma forte presença on-line e um marketing digital efetivo fazem toda a diferença. Por isso, o investimento em anúncios on-line na América Latina cresceu 68%. 

Neste sentido, uma franquia de marketing digital pode ser uma forma de empreender com pouco dinheiro. Um dos exemplos é a franquia Guia-se, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados etc.

Além disso, o modelo de negócio da franquia é home based. Assim, o franqueado atende outras empresas sem sair de casa.

9. Atuar com cosméticos naturais

Atualmente, as pessoas são mais conscientes e exigentes com o seu consumo. É uma tendência constante para as empresas defenderem causas humanitárias ou ecológicas.

Mãos aplicando creme, sob fundo amarelo.
Os cosméticos naturais são tendência para pequenos negócios.

Assim, as pessoas querem produtos naturais e saudáveis. E muitos desses clientes não se importam em pagar a mais por esse tipo de produto. Por isso, um segmento que se destaca nesse âmbito é o de cosméticos naturais.

No Brasil, esse mercado já está consolidado e possui alta aderência dos clientes. Assim, o próprio Sebrae destacou que os cosméticos naturais são um nicho de boa lucratividade para pequenos negócios.

Dessa maneira, uma boa opção é a Orgânica que oferece modelos de negócio presencial e on-line. A marca se destaca por oferecer produtos para os cuidados do rosto e do corpo por meio de produtos totalmente naturais e veganos.

Como escolher o melhor negócio para abrir?

Diversos fatores influenciam na escolha de um negócio ideal. Em primeiro lugar, o perfil empreendedor. Ou seja, uma análise que você deve fazer para perceber qual empreendimento mais combina com você.

Assim, será muito mais fácil ter um negócio de sucesso. Afinal, você deve escolher um segmento que lhe agrade, motive a trabalhar, se adeque aos seus objetivos e caiba no seu planejamento financeiro.

Cada segmento possui um tipo de empreendedor ideal. Por isso, um bom passo para começar é pesquisar sobre as áreas de atuação e quais as características desejadas para saber em qual perfil você se encaixa.

Outro ponto importante é analisar o mercado local. Isso permite ao investidor saber quais os pontos fracos do mercado local que ele pode solucionar. Além disso, é necessário ter atenção para a concorrência.

Afinal, você precisa entender como se destacar no mercado. Também vale a pena pesquisar sobre hábitos de consumo do segmento em que se pretende investir e investigar a fundo seu público-alvo para estar mais perto de seus clientes.

Vale a pena empreender com pouco dinheiro? 

Empreender com pouco dinheiro pode ser uma das formas mais simples de entrar no mundo dos negócios. Isso porque, conseguir o valor para abrir um negócio sem ter o feito antes é um desafio.

Homem sentado em cama usando celular e com computador no colo.
Empreender com pouco dinheiro pode ser um bom começo para os negócios.

Além disso, não é uma boa ideia começar os investimentos já pegando um empréstimo. Por outro lado, empreender com pouco dinheiro pode ser uma chance de ter uma renda extra e conciliar com outros trabalhos.

Mas é preciso analisar com atenção a área em que se pretende investir e ter um planejamento financeiro sólido. Afinal, cuidar de um negócio demanda muitos investimentos e você deve estar preparado.

Agora que você está por dentro do assunto, confira outras formas de empreender com pouco dinheiro neste texto: Franquias baratas 2021/2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro.

Advertisement
Advertisement