Dá para empreender com pouco dinheiro? 9 coisas que você pode fazer

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Empreender com pouco dinheiro não é impossível. Isso porque, com planejamento e o negócio certo, os lucros podem ser altos. Sendo assim, preparamos dicas para quem quer entrar no empreendedorismo, mas não conta com um investimento alto.

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), no período de janeiro a abril de 2022, mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no território nacional.

Assim, no último ano, diversas micro e pequenas empresas surgiram no país. Logo, o empreendedorismo com baixo investimento pode ser visto como uma alternativa para a instabilidade econômica. Continue a leitura!

Melhores formas de empreender com pouco dinheiro

Antes de mais nada, empreender com pouco dinheiro demanda muita análise. Afinal, você precisará decidir entre uma infinidade de negócios e conhecer bem seu futuro investimento.

Nesse sentido, o mercado de franquias pode ser uma boa opção. Isso porque, as franqueadoras contam com um plano de negócio que já foi testado e uma reputação no segmento em que atuam.

Advertisement

Dessa forma, o empreendedor não precisa formatar do zero a sua empresa. Por si só, essa já é uma grande vantagem, sobretudo para quem não tem experiência.

Mas as franquias têm outros atrativos para os investidores. Por exemplo, suporte e treinamentos, previsão de gasto inicial, rendimento médio estimado e investimento em marketing por parte da franqueadora.

Além disso, não faltam opções para todos os perfis de franqueados. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são cerca de 2,8 mil franqueadoras no país.

Então, a seguir, você confere opções para quem quer empreender com pouco dinheiro de alguns segmentos de franquias que valem a pena investir.

1. Abrir um negócio delivery

O delivery já estava em crescimento antes da pandemia. Mas com a mudança de hábitos, essa modalidade aumentou ainda mais. Dessa forma, depois do ano de 2020 o que mudou nesse setor foi a rapidez e o alcance.

Desse modo, uma pesquisa nacional encomendada pela VR Benefícios ao Instituto Locomotiva, aponta alguns dados interessantes sobre o delivery no Brasil. Cerca de 89% dos estabelecimentos comerciais do país decidiram usar delivery durante a pandemia. 

Mas, além disso, atualmente, 56% do faturamento dos estabelecimentos comerciais é com o delivery. Ou seja, mesmo depois da retomada de alguns serviços, as entregas continuam sendo uma parte expressiva do lucro.

Então, para o empreendedor que deseja atuar nessa área, a Acquazero pode ser uma boa opção. A rede trabalha com limpeza ecológica englobando veículos, residências, aeroportos e embarcações. 

Assim, a marca expandiu os negócios e passou a oferecer serviços por delivery. Dessa maneira, os clientes agendam o horário e o franqueado se desloca até o endereço para realizar os inúmeros procedimentos da rede.

Por fim, a franquia é a maior do mundo em seu segmento. Portanto, o franqueado tem a segurança de investir em um negócio confiável e lucrativo

2. Investir em Alimentação

Outra opção para investir é o mercado de Alimentação. Afinal, o setor reagiu muito bem à crise, tendo apresentado crescimento em alguns segmentos como o Food Service.

De acordo com a ABF, no terceiro trimestre o setor registrou 7,9% de aumento. Dessa forma, a tendência é continuar esse crescimento. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), os canais de food service têm uma grande influência nos bons resultados. Eles têm uma participação de 27% nas vendas totais da indústria alimentícia do mercado interno.

Nesse sentido, empreender com pouco dinheiro no segmento da Alimentação pode ser uma forma de ganhar dinheiro. Além disso, há muitas opções de franquias baratas neste setor.

Por exemplo, a Cream Berry que atua no mercado de açaiterias. A franquia é de fácil gestão e apresenta uma margem de lucro de até 30%. 

Além disso, o açaí é um produto considerado “superfood”. Assim, é um alimento completo que se encaixa em todas as refeições e atrai o público em todas as épocas do ano. Ainda, a rede de franquias também oferece a opção de delivery.

Portanto, o potencial de faturamento e lucro aumentam. O franqueado pode escolher entre os modelos de negócio, todos com um pequeno número de funcionários.

Sendo assim, a Cream Berry é uma boa opção para empreendedores sem tanta experiência. Sem contar na possibilidade de atuar em um mercado com boas perspectivas de lucro.

3. Iniciar um corretora de seguros

Para 2023 é esperado mais movimento no mercado de seguros. Isso porque, o nível de consciência das pessoas e empresas está mudando. Logo, certos riscos estão sendo considerados, o que demanda segurança.

Desde o início da pandemia, a busca por seguros cresceu. Por exemplo, uma valorização maior do seguro de vida, que apresentou um aumento de 14,6% no segundo trimestre de 2021, comparado ao ano anterior.

Além disso, no mesmo ano, o setor apresentou um crescimento de 14,1% em relação a 2020. Mas de modo geral, todos os tipos de seguros foram procurados pelos brasileiros.

Sendo assim, a rede de franquias Quisto é uma corretora de seguros completa. Isso porque, a marca conta com um portfólio de mais de 200 opções. Logo, se destaca por oferecer soluções práticas para os clientes. 

Por exemplo, seguros de automóvel, saúde, plano de saúde para pets, financiamento, crédito consignado e muito mais. Além do mais, não é necessário um registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep), para abrir uma unidade da Quisto

O franqueado também pode ter uma unidade home office. Por fim, trabalhar diretamente de casa. Ou seja, pode empreender com pouco dinheiro e ter baixos custos de manutenção. 

4. Abrir uma agência de viagens

Investir no segmento de Turismo é uma boa opção. Além disso, muitas pessoas estão recuperando o tempo “perdido” devido à pandemia. Dessa forma, a tendência para as viagens é de crescimento.

Sendo assim, com um baixo investimento é possível se inserir nesse mercado. Sobretudo quando se trata de uma franquia em que você terá apoio para implantar, conduzir e divulgar o negócio.

Esse é o caso da franquia Encontre Sua Viagem. A rede é ideal para quem quer investir em uma franquia de turismo, com alta rentabilidade e baixo investimento. 

A Encontre Sua Viagem também permite aos seus franqueados oferecerem as mais diversas soluções em para seus clientes. Desde passagens aéreas, reserva de hospedagem, seguro de viagem, passeios turísticos, entre outros.

Mas, além disso, o franqueado pode atuar no formato home office. Dessa forma, o investimento é menor, bem como os custos operacionais. 

5. Ter um negócio móvel

Outra opção para empreender com pouco dinheiro e ter um faturamento satisfatório são os negócios móveis. Ou seja, serviços em que não há necessidade de funcionários nem espaço físico. 

Sendo assim, os custos de investimento inicial e até na manutenção constante do negócio são menores. Logo, o empreendedor gasta pouco e aumenta os seus lucros.

Então, essa modalidade de negócio costuma ser extremamente simples de ser gerenciada. Assim, investidores com pouca experiência podem se adaptar facilmente às atuações.

No caso das franquias, o empreendedor ainda vai ter todo o suporte oferecido pela franqueadora. Ainda, recebe treinamentos, assessorias e acompanhamentos para as operações.

Neste sentido, a rede de franquias Only Mule, que trabalha no ramo de coquetelaria, se apresenta como opção. Entre os modelos de negócio, está a Bike.

Desse modo, é o negócio mais enxuto da rede. Portanto, o franqueado leva até os seus clientes os drinks originais da marca em uma bicicleta adaptada. Ou seja, uma espécie de bar móvel para festas, eventos e confraternizações.

Por fim, o franqueado precisa apenas de um funcionário, que pode ser ele mesmo ou uma pessoa contratada. Já o espaço para comercialização dos drinks precisa de cerca de 2 m². 

6. Escolher uma franquia barata

Uma das vantagens de escolher empreender com uma franquia é a ampla gama de opções. Logo, é possível encontrar bons negócios, com baixo investimento e alto faturamento.

Assim, é possível escolher uma franquia que mais se encaixa em sua realidade financeira e que atenda suas expectativas de negócio. As franqueadoras contam com o documento chamado Circular de Oferta de Franquia

Advertisement
(COF).

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Na COF estão diversas informações relevantes para o futuro investidor. Por exemplo, o valor a ser investido, para que você analise se aquele negócio realmente se adequa às suas finanças e possa se programar.

Dessa forma, você entra com mais segurança no negócio. Afinal, saberá quanto precisa para abrir e manter a franquia, bem como o lucro estimado.

Em seguida, o suporte da franqueadora torna o dia a dia do empreendedor mais simples. Isso garante um negócio mais seguro.

Um bom exemplo é a franquia Mazze, de semijoias. Isso porque, o franqueado pode trabalhar com a venda de produtos de forma online, com envio garantido pela franqueadora.

7. Investir em um negócio online

Outro fator que diminui consideravelmente os custos de um negócio é o formato online. Afinal, não há necessidade de espaço físico ou muitos funcionários. 

Além disso, também diminui os custos de manutenção e investimento inicial. Tudo que o franqueado vai precisar é um computador com internet para começar a atuar.

Desse modo, com essa opção de atendimento, compras e serviços online estão em franco crescimento. Cada vez mais as pessoas procuram a facilidade e agilidade das empresas digitais. Portanto, permitem um alto lucro com menos investimento.

De acordo com a pesquisa, o E-commerce no Brasil teve alta 24% no número de consumidores, em comparação ao ano anterior. Assim, faturando R$ 262 bilhões. Ou seja, um recorde do setor. Assim, pode ser interessante aproveitar o crescimento deste segmento para apostar em uma franquia online.

Por exemplo, a Prospecta Obras. De modo geral, a franquia conta com um sistema com informações sobre obras e pode ser acessado por profissionais da área mediante pagamento de uma assinatura mensal.

Ainda, o franqueado pode trabalhar de casa, oferecendo o sistema a profissionais do segmento e gerenciando sua carteira de clientes.

8. Trabalhar com marketing digital

Com a tendência crescente dos produtos e serviços online, outro setor que se destacou foi o de marketing digital. Afinal, atualmente é indispensável para as empresas terem uma presença na internet.

Mesmo que seus serviços sejam inteiramente de forma presencial, as redes sociais se tornam uma vitrine. Além disso, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de ir a algum estabelecimento para terem informações básicas sobre o negócio.

Portanto, uma forte presença online e um marketing digital efetivo fazem toda a diferença. Por isso, o investimento em anúncios online na América Latina cresceu 68% nos últimos anos. 

Neste sentido, uma franquia de marketing digital pode ser uma forma de empreender com pouco dinheiro. Um dos exemplos é a franquia Guia-se, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados etc.

Além disso, o modelo de negócio da franquia é home based. Assim, o franqueado atende outras empresas sem sair de casa.

9. Atuar com cosméticos naturais

Atualmente, as pessoas são mais conscientes e exigentes com o seu consumo. Essa é uma tendência constante para as empresas defenderem causas humanitárias ou ecológicas.

Sendo assim, as pessoas querem produtos naturais e saudáveis. Mas muitos desses clientes não se importam em pagar a mais por esse tipo de produto. Por isso, um segmento que se destaca nesse âmbito é o de cosméticos naturais.

No Brasil, esse mercado já está consolidado com alta aderência dos clientes. Então, o próprio Sebrae destacou que os cosméticos naturais são um nicho de boa lucratividade para pequenos negócios.

Dessa maneira, uma boa opção é a Orgânica que oferece modelos de negócio presencial e online. A marca se destaca por oferecer produtos para os cuidados do rosto e do corpo por meio de alternativas totalmente naturais e veganas.

Lista de franquias baratas de sucesso para você abrir

Se você está em busca de outras oportunidades de negócio com baixo investimento, uma lista de franquias baratas de sucesso pode ser exatamente o que você precisa.

Com o objetivo de auxiliar empreendedores na escolha de um empreendimento promissor, apresentamos abaixo algumas mais algumas opções de franquias de baixo custo que têm conquistado destaque no mercado. Confira!

...Carregando..

Logo mais, descubra se vale a pena para empreender com pouco investimento. Mas antes, entenda como escolher o melhor negócio para abrir e ganhar dinheiro.

Como escolher o melhor negócio para abrir?

Diversos fatores influenciam na escolha de um negócio ideal. Em primeiro lugar, o perfil empreendedor. Ou seja, uma análise que deve fazer para perceber qual empreendimento mais combina com você.

Assim, será muito mais fácil ter um negócio de sucesso. Afinal, você deve escolher um segmento que lhe agrade, motive a trabalhar, se adeque aos seus objetivos e caiba no seu planejamento financeiro.

Cada segmento tem um tipo de empreendedor ideal. Por isso, um bom passo para começar é pesquisar sobre as áreas de atuação e quais as características desejadas para saber em qual perfil você se encaixa.

Outro ponto importante é analisar o mercado local. Isso permite ao investidor saber quais os pontos fracos do mercado local que pode solucionar. Além disso, é necessário ter atenção para a concorrência.

Afinal, você precisa entender como se destacar no mercado. Também vale a pena pesquisar sobre hábitos de consumo do segmento em que se pretende investir e investigar a fundo seu público-alvo para estar mais perto dos seus clientes.

Vale a pena empreender com pouco dinheiro? 

Sim! Empreender com pouco dinheiro pode ser uma das formas mais simples de entrar no mundo dos negócios. Isso porque, conseguir o valor para abrir um negócio sem ter o feito antes é um desafio.

Além disso, não é uma boa ideia começar os investimentos já pegando um empréstimo. Por outro lado, empreender com pouco dinheiro pode ser uma chance de ter uma renda extra e conciliar com outros trabalhos.

Mas é preciso analisar com atenção a área em que se pretende investir e ter um planejamento financeiro sólido. Afinal, cuidar de um negócio demanda muitos investimentos e você deve estar preparado. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS