Escolher entre empreender ou investir pode ser uma decisão difícil. Por isso, preparamos esse texto para ajudar você a tomar a decisão mais assertiva. Leia até o final e analise!
Antes de decidir, é fundamental analisar a economia. O PIB brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022, depois de um recuo em 2021.
Dessa forma, pode ser interessante usar sua reserva para ter lucros futuros. Então, a escolha entre empreender ou investir se torna necessária.
Diferença entre empreender e investir
A principal diferença é que o empreendedor atua para gerar dinheiro, enquanto o investidor faz o dinheiro trabalhar para ele.
Desse modo, o empreendedor tem a função de construir e manter um projeto. Assim, dedica tempo e dinheiro com a finalidade de melhorar sempre sua empresa.
Ou seja, a escolha de empreender exige responsabilidade para o sucesso do negócio, além de muito planejamento e dedicação.
No caso do investimento, essa ação se torna mais passiva. Por isso, exige menos a construção de um projeto e mais ações para acumular patrimônio.
Por outro lado, com um negócio próprio o empreendedor faz o seu patrimônio crescer. O que faz uma empresa ter possibilidades de ganhos sem limites.
Bem como a satisfação de trabalhar com o que gosta e a boa resposta dos clientes, que pode ser recompensadora.
Enquanto isso, ao investir, os ganhos são incertos. Afinal, os que são mais seguros oferecem uma rentabilidade menor. Ou, em caso de mais lucratividade, as apostas são bem mais arriscadas.
Então, a melhor forma de lidar com esse problema é ter uma carteira diversificada de investimentos.
Outra vantagem é que não é demandado muito tempo para ter resultados como em um empreendimento. Porém, ao investir, é necessário muito mais atenção e cuidado para escolher bem as aplicações.
Enquanto isso, em um empreendimento, possíveis erros são mais facilmente contornados.
Formas de empreender hoje
Atualmente, existem diversas formas para empreender, inclusive para pessoas sem experiência anterior no mercado.
Entre elas estão, por exemplo, e-commerce, lojas físicas, negócio próprio, licença ou franquia.
Ou seja, é possível encontrar o negócio ideal para cada perfil e expectativa. Desse modo, das opções citadas, a mais segura costuma ser o modelo de franquias.
Afinal de contas, com uma franquia, o empreendedor tem a oportunidade de ter um negócio mesmo sem experiência.
Além disso, ele recebe um modelo pronto para ser aplicado, já testado e aprovado por diversos outros empreendedores.
Até porque, para expandir para esse mercado, a franqueadora acumulou muito tempo de experiência e know-how.
Do mesmo modo, a marca testou as possibilidades, estudou os cenários, cometeu falhas e acertos que resultaram em um modelo ideal.
Por isso, os franqueados também podem contar com suporte, treinamentos e manuais para aprender tudo sobre o negócio.
Inclusive, há treinamentos iniciais com o franqueado e sua equipe, bem como outros treinamentos recorrentes.
Ao mesmo tempo, a franqueadora se dispõe a tirar as dúvidas, oferecer soluções e ajudar o empreendedor nessa jornada.
Assim, ele terá seu próprio negócio já começando com uma marca forte e consolidada no mercado.
Sempre podendo contar com auxílio de profissionais especializados para os mais diversos assuntos. Como, por exemplo, marketing, jurídico, administrativo e financeiro.
Mas será que empreender compensa mesmo? A seguir, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de ter um negócio.
Vantagens e desvantagens de empreender
Ao escolher entre empreender ou investir, você precisa considerar as vantagens e desvantagens de cada opção. Essas diferenças estão relacionadas à segurança, tempo de retorno e possibilidade de crescimento.
Uma das maiores vantagens de empreender, por exemplo, é o sentimento recompensador e a estabilidade financeira.
Porém, é um objetivo que leva certo tempo para começar a acontecer e pode variar de acordo com o tipo de negócio escolhido.
Empreender também oferece menos incertezas do que empregos e investimentos trazem. Como, por exemplo, a possibilidade de demissão ou um investimento que cause grandes prejuízos.
Por outro lado, empreender oferece também uma maior flexibilidade de horários. Além disso, o empreendedor pode trabalhar com algo que realmente gosta, tem interesse e afinidade.
Desse modo, empreender pode ser bem mais recompensador, pela questão financeira e pela estabilidade.
Bem como pela possibilidade de sempre investir novamente no negócio e gerir sua empresa para ganhar cada vez mais. Com uma maior autonomia em diversos aspectos que um emprego comum não proporciona.
Porém, ao empreender com uma franquia, esses riscos e percalços podem ser menores de forma considerável.
Com um modelo pronto, reconhecimento no mercado e suporte, as possibilidades de sucesso aumentam consideravelmente.
Por isso, esse formato possui bem menos riscos do que um negócio começando do zero, por exemplo.
Como funciona apenas investir dinheiro?
O mercado financeiro de investimento ainda gera muita dúvida e receio nas pessoas pelas suas diversas opções e riscos. Em resumo, você coloca seu dinheiro em um fundo e espera render para pegar de volta.
Porém, cada vez mais pessoas estão se aventurando no mundo dos investimentos e entrando na Bolsa de Valores.
Isso porque, esses investimentos estão cada vez mais fáceis por meio de aplicativos e outras ferramentas online.
Há também a opção de contratar empresas ou especialistas para fazerem esse aporte financeiro e orientar o investidor na bolsa.
Além disso, o investidor pode pesquisar por conta própria e usar ferramentas e conteúdos que podem ajudar nessa decisão.
Apesar disso, é preciso certo conhecimento para investir com maior segurança e eficiência. Ou seja, o investidor precisa estudar, pesquisar, buscar informações e se preparar para começar os seus investimentos.
Assim, ele pode começar com investimentos mais seguros, que são menos rentáveis, mas oferecem uma base para maiores investimentos.
Em alguns bancos, por exemplo, você tem a oportunidade de investir em renda fixa e variável.
Além disso, há a possibilidade de investir apenas financeiramente em um empreendimento. Sem necessariamente ser responsável pelo gerenciamento do negócio.
Ou seja, basta investir o capital para que outras pessoas possam desenvolver o negócio.
Vantagens e desvantagens de investir
Uma das maiores vantagens do investimento é fazer o dinheiro trabalhar para você. Enquanto isso, em um empreendimento, é necessário fazer esse capital crescer de forma ativa.
Apesar disso, o investimento no mercado financeiro é uma forma de acumular patrimônio ao longo do tempo.
Nesse sentido, quanto maior a quantia de dinheiro investido maior tende a ser o retorno desse investimento.
Porém, muitas pessoas não têm capacidade financeira ou conhecimento para investir uma grande quantia de dinheiro.
Afinal, investir é um negócio de risco e em constante mudança, o que exige um acompanhamento de perto. Para se ter menores riscos, a rentabilidade também tem que ser menor.
Sendo assim, a melhor maneira é ir diversificando a carteira de investimentos. Ou seja, ir espalhando esses valores como uma forma de balancear as possíveis perdas.
Assim, mesmo que haja um prejuízo em um certo investimento, a rentabilidade de outro pode cobrir essa perda. Por outro lado, investir exige muito menos tempo e dedicação do que ter um negócio próprio.
Mas demanda muita atenção na hora de escolher as aplicações, cuidados constantes e controle emocional para não fazer escolhas erradas.
Pois, em um empreendimento, os prejuízos podem ser mais facilmente controlados e revertidos.
Porém, um negócio não oferece resultados tão rápido quanto um investimento. Assim, demanda muito mais tempo para começar a ter ganhos.
Quando empreender é a melhor opção?
Para um empreendimento ser uma boa opção, depende muito do perfil de cada pessoa. Nesse sentido, é ideal para pessoas que almejam se dedicar a um projeto e trabalhar com o que se gosta.
Por exemplo, em casos de pessoas desempregadas ou com empregos que pagam mal, iniciar um negócio pode ser uma excelente opção.
Inclusive, existe a possibilidade de empreender online, onde o empreendedor pode manter a sua ocupação inicial.
Nesse caso, você terá um complemento de renda podendo trabalhar de casa e com horários mais flexíveis. Além disso, pessoas sem experiência em empreendimentos também podem empreender.
Com uma franquia, por exemplo, você conta com uma ampla experiência e know-how da marca.
Todo esse conhecimento é passado para o empreendedor em forma de treinamentos, suportes, manuais e atendimento. Ou seja, ele já irá começar com um negócio com uma marca reconhecida e consolidada.
Sem contar a segurança da expertise da empresa no mercado de atuação. Esses diferenciais potencializam o sucesso do negócio e consequentemente a rentabilidade.
Quando investir é a melhor opção?
A opção de investir é mais indicada para pessoas que buscam mais tranquilidade, sem muita dedicação. Ou que não desejam sair do emprego atual, mas almejam aumentar seu patrimônio.
Desse modo, o investidor pode ter uma renda extra apenas com seus investimentos.
Além disso, nem todas as pessoas têm o perfil de empreendedor e não têm a habilidade para se dedicar a um negócio.
Nesse caso, investir pode ser uma boa opção para acumular patrimônio pensando em uma segurança financeira futura.
Investimentos podem dar um retorno maior e mais rápido quando são mais arriscados. Porém, o investidor pode começar aos poucos e ir construindo uma carteira rentável, que irá oferecer um bom rendimento no futuro.
Do mesmo modo, investir pode ser uma forma de guardar o dinheiro e ao mesmo tempo aumentar esse patrimônio com o tempo.
Sem a necessidade de ganhos imediatos, ele pode investir com mais tranquilidade e estabilidade.
Além de não ter a necessidade de acompanhar de forma altamente constante essas movimentações.
Afinal, investimentos mais seguros sofrem menos variações do mercado. Alguns até oferecem valores fixos de rentabilidade ou porcentagem.