A estratégia de marketing para franquias é um ponto importante para chegar ao público-alvo e se destacar no mercado. Por isso, preparamos esse texto com tudo que você precisa saber sobre o tema.
Em 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), publicou um estudo que revelou que o setor alcançou um faturamento de R$ 240,6 bilhões. Ou seja, um crescimento de 13,8% em comparação com o ano anterior. Desse modo, empreender no segmento pode ser promissor para quem quer investir e ganhar dinheiro.
Dessa forma, o primeiro passo para aproveitar essa crescente é pensar nas melhores estratégias para viabilizar uma campanha de marketing. Com as redes sociais, há muitas possibilidades de alcançar bons resultados.
Porém, a estratégia de marketing para franquias pode ser diferente daquela usada por outras empresas. Afinal de contas, o mercado de franchising tem suas próprias características e a comunicação deve levar em conta essas particularidades. Continue a leitura!
Por que ter uma estratégia de marketing para franquias?
Uma boa estratégia de marketing para franquias é um passo importante que afeta de forma positiva o negócio e impulsiona suas vendas. Assim, é preciso dar atenção especial para a criação de uma identidade forte e uma boa comunicação.
O principal foco das estratégias de marketing é o aumento do alcance do negócio. Por isso, existem diversas iniciativas e materiais para uma boa divulgação. Isso para tornar a marca, seus produtos e serviços, conhecidos entre o público e pessoas da região.
Com as franquias existem dois principais tipos de marketing: o institucional e o local. Primeiramente, o institucional para a imagem geral da marca, fortalecimento e prospecção da empresa como um todo.
Por outro lado, o marketing local é para divulgação das unidades com ações regionais. Em ambos os casos é necessário listar alguns objetivos principais.
Entre eles, por exemplo, a meta de fortalecer a empresa, criando uma identidade única e padronizada. Nesse sentido, o intuito é divulgar uma marca presente e forte no mercado.
Afinal, um dos objetivos da franquia é criar uma marca cada vez mais universal. Se espalhando pelo país e até pelo mundo, em diferentes culturas e realidades com um empreendimento consistente.
Nesse sentido, é necessário uma padronização na comunicação. Ou seja, definir questões como paleta de cores, ícones, fontes, slogans, entre outros aspectos comunicativos.
Tudo para garantir uma uniformização satisfatória e que seja fácil de ser reconhecida pelo público e pelo mercado. Porém, em uma rede de franquias, o marketing precisa abrir espaço para regionalização.
Por fim, deve permitir ao franqueado certa liberdade para criar campanhas para atingir o público local. Tudo de acordo com a realidade de onde está e da unidade franqueada.
Passos para criar uma estratégia de marketing para franquia
A estratégia de marketing para franquias é fundamental, como você viu acima. Então, preparamos algumas dicas que os franqueados podem seguir no seu dia a dia e a longo prazo. Por isso, confira nossa lista de pontos importantes para criar uma estratégia de marketing para franquias.
Dessa forma, será mais fácil divulgar seu negócio e ter uma marca com perspectiva de crescimento. Agora, confira os passos que preparamos!
Defina a persona da rede
Um dos primeiros passos para traçar uma estratégia de marketing para franquias é a definição da persona da rede. Ou seja, uma representação fictícia do cliente ideal do negócio.
Para criar essa persona é possível delimitar objetivos, desafios, motivações e preocupações, por exemplo. Em outras palavras, você deve pensar no que seu cliente deseja que essa empresa ofereça e qual a melhor forma de entregar isso.
Desse modo, a persona consegue guiar todo o conteúdo do marketing de forma mais assertiva. Há também o público-alvo, baseado em dados reais sobre comportamento e características demográficas, gênero, estado civil, renda etc.
O que é uma parcela mais abrangente da sociedade que ajuda a definir a persona. Então, a persona, seria uma forma mais personalizada e humanizada desse cliente. Além disso, cada franquia é um caso, sendo possível criar mais de uma para diferentes segmentos da empresa.
Porém, é necessário cuidado para que essa abrangência faça as ações perderem o foco e ficarem muito generalizadas. Afinal, o objetivo é enviar a mensagem para o cliente ideal. O que ajuda a aumentar as chances de sucesso e alcance ao público-alvo.
Em seguida, é possível definir o teor do conteúdo, estilo, tom da mensagem, estratégias de propaganda mais focadas, tópicos a serem abordados, entre outros.
Do mesmo modo, pode-se entender onde essa persona busca essas informações, em quais mídias ou locais etc. Essas ações podem ser cada vez mais adaptadas com a experiência no negócio.
Assim, se guiando cada vez mais no perfil comportamental, como assuntos de interesse, atividades em comum, instrução, influência para as decisões de compra, entre outros.
Estabeleça objetivos para a marca
Um passo indispensável para a criação de uma estratégia de marketing para franquias é estabelecer os objetivos da marca. Isso porque, é essencial que esses objetivos sejam realistas.
Ou seja, mesmo com o objetivo de expandir a rede, é necessário ter cuidado para não deixar os clientes insatisfeitos ou até mesmo perdê-los durante o processo.
Desse modo, o objetivo é expandir o negócio e vender mais franquias, que deve ser feito de forma cuidadosa. Mas sempre leve em conta as capacidades reais de crescimento sem prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços.
Nesse sentido, é necessário que os objetivos proporcionem um crescimento seguro e efetivo, mantendo a qualidade, padrões e identidade da marca.
Por isso, é preciso também planejar o orçamento para esses objetivos. Com esse planejamento, você entende o quanto pode gastar, qual o montante necessário para esse investimento e as demandas para a criação das ações de marketing.
Também é possível fazer uma análise constante das ações e resultados atuais. Dessa forma, pode-se entender as ações que dão certo e as que precisam ser melhoradas.
Esse passo ajuda o empreendedor entender as questões mais gerais e ter uma visão mais ampla para o negócio. Além de ter paciência e cuidado, para seguir os objetivos e acompanhar bem os resultados.
Isso ajuda a empresa a ter mais segurança nas ações e não perder o investimento. Por fim, as regras e metas menos rígidas são necessárias para possíveis melhorias caso necessário.
Além de ter sempre em mente objetivos que são possíveis de serem alcançados, mensuráveis e reais.
Crie conteúdos em vários canais
A criação de conteúdo já é algo indispensável no marketing atual. Até porque, as empresas estão cada vez mais presentes no ambiente online. Logo, uma boa comunicação conta com criação de conteúdos para diversas plataformas.
Sendo assim, a marca pode criar conteúdos em vários canais. Porém, a adaptação desse conteúdo não quer dizer republicar a mesma coisa em todos os canais. Ou seja, os conteúdos precisam se adequar a plataforma, embora passem a mesma mensagem.
Isso está relacionado a conteúdos, apresentação visual, entre outros. Mas acontece porque cada canal tem um formato ideal. Ou seja, o que dá certo em um pode não funcionar em outro.
Porém, um mesmo conteúdo pode ser formatado em cada publicação. A criação de conteúdos serve principalmente para que o público conheça melhor a marca.
Portanto, tem como objetivo aumentar o interesse e desejo do consumidor na hora de considerar o que comprar e o que a empresa vende.
Com produtos e serviços de qualidade, bem como uma boa presença em diversos canais, há uma maior chance de fidelizar os clientes e conquistar ainda mais pessoas. Por isso, todos os passos precisam estar alinhados e satisfatórios.
Afinal, um bom conteúdo não substitui a qualidade dos produtos, serviços ou atendimento da unidade. Esses materiais servem para afunilar os clientes em potencial e promover ações mais assertivas e que se destacam entre a concorrência.
Tudo indo de acordo com a identidade visual, comunicação padronizada, tópicos de interesse, formato e tipo de conteúdo. Bem como planejamento desde o conteúdo até um cronograma para postagens e prazos para essas campanhas.
Formule campanhas pagas online
Como dito anteriormente, a presença online para o marketing das empresas já é um fator indispensável. Por esse motivo, as empresas estão investindo cada vez mais em campanhas online pagas.
Isso com o objetivo de promover ainda mais seus negócios e aumentar seu potencial de vendas. Então, é possível veicular anúncios em canais de maior potencial de audiência do público-alvo.
Como consequência, torna a rede cada vez mais conhecida com estratégias que ajudam a franquia aumentar o seu lucro e espalhar seu nome entre os clientes.
Afinal, quanto maior a visibilidade da empresa, maiores são as chances de atrair as pessoas, vendas e fidelização. Para isso, é necessário entender o comportamento do consumidor e as características básicas do público-alvo.
Entre eles, por exemplo, idade, gênero, localização, renda e mais. Assim, costuma entregar a publicidade justamente para quem tem maior potencial de consumir esse produto ou serviço.
Além disso, as mídias pagas costumam ter resultados mensuráveis e rápidos, com formatos variáveis e investimentos muito mais flexíveis. Bem como ajuda a aumentar o tráfego nas mídias da marca e sua visibilidade.
Isso também identificando e segmentando cada vez mais possíveis consumidores. As mídias online oferecem o benefício de um alcance mais ampla da empresa.
Dessa forma, qualquer pessoa pode encontrar a marca online. Por esse motivo, essas estratégias de marketing digital são planejadas e elaboradas, como dito, para alcançar uma maior exposição do empreendimento.
Mas por conta da rapidez de informações que veio com a internet, os resultados e visibilidade nessa modalidade também são mais acelerados. Por fim, o público-alvo terá mais facilidade em encontrar justamente o que procura em poucos minutos.
Insira franqueados no processo
Os franqueados são uma parte muito importante para a divulgação e marketing da rede de franquias. Assim, é fundamental inseri-los no processo.
Em caso de franquias novas, que ainda não têm franqueados, você pode contar a história dos próprios empreendedores. Desse modo, mostrando a experiência de sucesso da empresa que possibilitou que se expandisse em franquia.
Ou seja, como foi a experiência da marca até o momento e os resultados positivos que viabilizaram a decisão de expandir essa empresa em uma rede de franquias.
Por isso, a escolha de bons franqueados e lembre-se que a delimitação de um perfil ideal é indispensável. Nesse sentido, crie um modelo de negócio sólido e com bons resultados, pois, o objetivo de toda franqueadora é entregar a qualidade da marca de forma padronizada.
Nesse sentido, os clientes podem sempre manter boas expectativas em cada unidade que visitam. Outro papel importante do franqueado é a divulgação da franquia na sua área de atuação. Ou seja, fazer a empresa ser conhecida e virar referência local desse mercado.
Além disso, como há uma vivência próxima do empreendimento, pode oferecer ações mais assertivas e que vão atingir potenciais clientes.
Então, a franqueadora e o franqueado trabalham juntos na construção e solidificação da marca, de forma global e local. Cada um ajudando em questões que se complementam.
Logo, os franqueados também podem contar com a equipe de marketing da franqueadora, para encontrar os melhores formatos para a divulgação da unidade regionalmente. A seguir continue lendo para saber como formatar uma franquia com sucesso!
Como formatar uma franquia com sucesso?
Há vários passos para a formatação de uma franquia com sucesso. Por isso, indicamos que você procure por consultorias de profissionais especializados durante esse processo.
Assim, é necessário organizar e estruturar todo o trabalho e modelo para que possa ser replicado. Porém, esse processo pode ser desafiador e complexo.
Então, é recomendável a ajuda de profissionais para ajudar a trazer vantagens para a empresa. Por exemplo, com a Formatação de Franquia, serviço prestado pela Encontre Sua Franquia, holding com cerca de 13 anos de experiência.
Com essa solução, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso, expandindo para diversas unidades. A consultoria oferecida auxilia em todas as etapas do processo.
Logo, inicia com um diagnóstico profundo da sua empresa e identifica pontos a serem trabalhados. Depois, define um modelo de negócio replicável e lucrativo.
Em seguida, você pode receber orientações sobre os cuidados na elaboração de documentos legais, como: manuais, Circular de Oferta de Franquia (COF) e contratos. Assim, simplifica a expansão do seu negócio. Então, conte com essa solução para lhe ajudar!
Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre estratégia de marketing para franquias e conferiu dicas práticas. Agora que está dentro do assunto, formate a sua franquia e ganhe dinheiro.