Como ter sucesso e ser um franqueado com várias franquias?

Por
em
Foto de uma mulher em uma mesa de madeira usando o computador, vemos caneca e celular ao lado. Imagem ilustrativa para texto franqueado com várias franquias.
Advertisement

Ser um franqueado com várias franquias é o sonho de muitos empreendedores. Já que essa é uma forma de ampliar ainda mais a atuação, conquistando mais públicos e aumentando o faturamento. 

As franquias são formas de atuação em que o modelo de negócio de uma marca é reproduzido em novas unidades.

Assim, elas são consideradas mais seguras, pois a ideia é manter um formato que já funciona no mercado. 

Por se tratar de um negócio bem estruturado, com treinamentos e transmissão de know-how, os franqueados possuem mais suporte na hora de guiar a unidade.

Desse modo, é possível ter mais tranquilidade para administrar e conduzir o empreendimento. 

É por isso que, muitos franqueados buscam ampliar o sucesso que obtiveram em uma unidade, em mais franquias. Ser um multifranqueado é uma possibilidade para quem deseja conduzir novos negócios.

Um franqueado pode ter várias franquias?

O sistema de franquia é, sem dúvidas, um negócio muito promissor. Com toda a estrutura e suporte da marca, os franqueados conseguem liderar seu negócio com mais facilidade e segurança. 

Sendo assim, com tantas oportunidades e chances de sucesso, muitos investidores buscam apostar em mais franquias.

E sim, é totalmente possível ter várias unidades de franquias, seja da mesma marca ou de marcas diferentes. 

Então, o investidor pode se tornar um multifranqueado, com várias lojas de uma mesma franquia, ou multimarcas, com unidades de franquias distintas.

Tudo vai depender dos seus objetivos, desempenho e das restrições de cada marca. 

Isso porque, marcas que realizam a definição do território de atuação, é normal, e assim, fazem as limitações.

Elas também costumam avaliar o perfil do candidato, sua capacidade de conduzir o negócio e se ele pode ser um bom franqueado para a rede. 

Mas caso tudo esteja de acordo, respeitando as regras da franquia e a territorialidade, o franqueado poderá conduzir as suas várias unidades franqueadas. 

Além disso, devemos ressaltar que os dados do setor apontam para uma tendência cada vez maior de unidades franqueadas de um mesmo investidor. 

Mulher segurando um celular, com um computador em frente. Imagem ilustrativa para texto franqueado com várias franquias.
Um franqueado pode ser o responsável por mais unidades de franquias.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou uma pesquisa com o Grupo de Estudos de Franquias da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, que mostrou um crescimento notável no setor. 

De acordo com os dados, em 2017, a taxa de franqueados multiunidades era de 74,5%, subindo para 84%, em 2018.

Já os franqueados multimarcas, eram 43%, em 2017, passando para 54%, em 2018. 

5 dicas para ter sucesso com várias franquias

Agora você já sabe que é possível ser um franqueado com várias franquias, trabalhando com a mesma marca ou marcas distintas.

Assim, o franqueado escolhe as opções que mais lhe interessam, desde baixo custo ou segmento de atuação. 

Porém, como são necessários certos cuidados para conduzir uma franquia, o investidor também precisa ficar atento a certas recomendações ao se tornar um multifranqueado. 

Para ter uma franquia bem-sucedida, principalmente, com muitas unidades, você precisa estar preparado para lidar com todas as questões dos seus negócios.

Por isso, reunimos a seguir, cinco dicas que podem ajudar nesse momento. 

Mas antes, leia o nosso ebook com dicas para abrir uma franquia de sucesso. É só clicar no banner com o material é gratuito. 

Ebook passos abrir franquia sucesso.

1. É preciso ter um planejamento detalhado

Para que um negócio dê certo e funcione de forma adequada no dia a dia, o investidor precisa ter muita organização e planejamento.

Em uma única franquia, o planejamento é algo indispensável, e com muitas unidades ele é mais importante ainda. 

Como o franqueado é responsável por mais de uma unidade, ele precisa estar preparado para lidar com os detalhes de todas elas. Seja com a parte administrativa, financeira e operacional. 

Logo, com um planejamento bem detalhado, ele consegue ter mais controle sobre todas as atividades necessárias para o funcionamento das suas unidades.

É por meio do planejamento também que ele terá uma visão mais estratégica do mercado. 

Desse modo, é possível saber quais são as melhores atitudes para adotar em cada negócio e os cuidados a serem tomados. Considerando também as recomendações das próprias franqueadoras. 

2. Delegar tarefas é essencial

Advertisement

Comprar uma franquia e administrá-la exige muito de um franqueado. Isso porque, ele precisa dar conta de várias questões importantes para o funcionamento do negócio.

Então, com uma nova franquia e precisando lidar com mais de uma unidade, é ideal que o franqueado saiba delegar tarefas aos seus outros funcionários. Afinal, não poderá dar conta de tudo em todas as unidades. 

Portanto, ele deve entregar tarefas que outras pessoas podem resolver, como aos funcionários de confiança e que oferecem um bom trabalho.

Assim, ele terá mais tempo para se dedicar aos processos que são de responsabilidade dele. 

Mas é importante ressaltar que delegar tarefas também é uma forma de tornar o cotidiano do franqueado mais tranquilo.

Com muitas tarefas ele pode acabar se sentindo pressionado, estressado e isso pode atrapalhar a própria franquia. 

Logo, é bom ter uma organização para que todo o trabalho seja feito de forma mais estratégica, com cada pessoa responsável por uma tarefa.

3. Treine e confie na sua equipe

Mãos de várias pessoas se encontrando em um toque. ao fundo vemos um mesa de madeira com vários papéis, cadernos, computadores e demais aparelhos. Imagem ilustrativa para texto franqueado com várias franquias.
Ter uma boa equipe é fundamental para o sucesso do negócio.

Como dissemos, um franqueado com várias franquias, precisa saber lidar com as suas tarefas importantes e delegar partes para outros funcionários. Nesse sentido, é necessário treinar e confiar na equipe. 

Quando um franqueado possui apenas uma franquia, e trabalha com um tipo específico de produto ou serviço, ficar de olho em todas as etapas do negócio é mais fácil.

Porém, pode ser complicado quando há mais unidades. 

Sendo assim, é importante que o franqueado invista no treinamento de toda a sua equipe, organizando as funções de cada um.

Em seguida, ele pode verificar o trabalho de forma periódica, sem precisar estar presente em cada momento, todos os dias. 

E claro, para que tudo corra bem, é essencial ter confiança em toda equipe, conhecendo o trabalho e a postura que eles adotam no estabelecimento. 

4. Entenda as particularidades dos seus novos públicos

Ao abrir a sua primeira franquia, você provavelmente terá que estudar o seu público-alvo e contar com análises como o geomarketing para determinar um bom ponto de venda. 

Assim, com mais unidades de franquias, também é importante conhecer os diferentes públicos e suas características.

Em uma mesma franquia, o público pode variar de acordo com a localidade, já com marcas diferentes, depende do serviço e produto oferecido. 

Isso acontece porque, em unidades diferentes de uma mesma franquia, as unidades costumam ser alocadas em pontos mais distantes, seja em bairros ou cidades diferentes.

Essa medida é feita pela franqueadora para evitar a concorrência entre as unidades. 

Porém, com marcas diferentes, as unidades podem ficar na mesma região e até próximas umas das outras. Caso, o público-alvo ideal esteja ali. 

Ou seja, sendo um multifranqueado ou multimarcas, é importante estudar o público e entender quais são suas demandas.

Logo, você pode fazer um trabalho mais direcionado e adequado para quem procura por seus serviços. 

5. Acompanhe os negócios de perto

Conseguir administrar diariamente cada passo dado em um negócio, pode ser mais difícil para um franqueado com várias franquias.

Afinal de contas, será muito complicado acompanhar todas as etapas ao mesmo tempo. 

Por isso, como já dito, é recomendável delegar funções, treinar e confiar na equipe.

Porém, mesmo sendo impossível acompanhar a todo momento, é importante estar sempre de olho e verificar o andamento da unidade. 

Dessa maneira, como um multifranqueado, se esforce para acompanhar de perto os seus negócios, verificando se tudo está caminhando conforme o planejado. 

Mesmo que seja impossível analisar tudo na mesma hora, é importante se organizar para não perder nenhuma informação importante. 

Foto de pessoas reunidas em uma mesa, enquanto vemos uma mulher fazendo anotações. Percebemos um computados, cadernos e xícara ao lado.
A organização ajuda o multifranqueado a acompanhar o desempenho das suas unidades.

3 marcas de franquia que têm exemplos de multifranqueados

Ao longo do texto, você percebeu que é possível ser um franqueado com várias franquias, ao manter a organização e sabendo conduzir o negócio. 

Com tantas possibilidades de lucro e com negócios bem desenvolvidos, se tornar um multifranqueado é uma ótima opção para quem empreende e quer expandir os seus negócios. 

Sendo assim, temos cada vez mais empreendedores que buscam abrir mais unidades de franquias para administrar.

E para que você saiba mais sobre o assunto, reunimos três cases de sucesso de franqueados que se deram bem. Acompanhe!

1. Acquazero

A Acquazero é uma marca que nasceu em 2009, em São Paulo, e tem como diferencial a oferta de serviços de limpeza sustentáveis.

Todos os processos da marca são feitos com quantidades mínimas de água e produtos biodegradáveis. 

Um dos cases de sucesso da marca é do franqueado Ian Yuji Kimura, que trabalha com a franquia desde 2013. Ele, atualmente, conta com cinco unidades Acquazero em São Paulo. 

Kimura começou a atuar com o formato delivery, modelo que o franqueado vai até onde o cliente está para oferecer os trabalhos. 

Sendo assim, essa modalidade consegue ser mais econômica e trazer boas oportunidades de serviços, graças à comodidade garantida ao cliente. 

Mas ao perceber um bom desempenho e conseguindo lucros significativos, Ian Kimura aproveitou a oportunidade para inaugurar outra unidade, desta vez física.

Desde então, o empreendedor ampliou cada vez mais a sua atuação, totalizando cinco unidades. 

Segundo Kimura, o que mais o atraiu na marca foi a combinação da sua paixão por carros e pelo apelo ecológico da Acquazero. 

O franqueado ainda assegura que não se arrepende, já que os negócios estão dando muito certo.

Com cinco unidades, Kimura consegue alcançar mais clientes, oferecendo vários tipos de serviço e em diferentes regiões do estado. 

2. Sóbrancelhas 

A franquia Sóbrancelhas está no mercado desde 2013. A marca trabalha com serviços de estética facial e também com uma linha própria de produtos.

Assim, a franquia atua no ramo de estética e beleza, com serviços personalizados para sobrancelhas. 

Uma de suas franqueadas é a Pamella Lacerda, que ao conhecer os serviços da marca, em 2014, resolveu investir e começar a empreender.

Pamella até então era meteorologista, e não tinha experiência com negócios. 

Então, a investidora apostou no formato quiosque da marca, inaugurando a unidade em Guaratinguetá, em São Paulo.

Logo depois, com a possibilidade de expansão, inaugurou uma unidade de loja no shopping. 

Após seis meses com a loja, Pamella Lacerda aproveitou os bons resultados e inaugurou outra unidade na mesma cidade, e em seguida, um modelo quiosque em outro estado, no Rio de Janeiro. 

3. Loucos por Coxinha

Já a franquia Loucos por Coxinha atua no ramo alimentício, nasceu em 2014, e conta com mais de 40 unidades na região Norte e Nordeste do Brasil.

A marca trabalha com coxinhas e quibes, além de sobremesas, como churros. 

O franqueado Anderson Barbosa nunca tinha conduzido um negócio próprio, mas ao conhecer a marca em um evento, resolveu apostar na franquia. 

Ele começou o negócio sozinho, conduzindo desde a parte administrativa, e até operacional, fritando as coxinhas. Barbosa conta que essa experiência fez com ele se apaixonasse cada vez mais pelo trabalho. 

Segundo ele, a vida dele mudou graças à franquia e, atualmente, ele possui oito modelos em operação, sendo sete quiosques e um modelo de eventos. 

Viu como é possível ser um franqueado com várias franquias? Para conhecer opções de franquias, confira nosso artigo com dicas de franquias baratas para 2021

Advertisement
Advertisement