Quais as vantagens um franqueado master tem neste modelo?

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Imagem de caixas com desenhos relacionados a lojas. Imagem ilustrativa texto investimento em franquias.
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Um dos modelos mais cobiçados do franchising é o de franqueado master. No entanto, nem todos os empreendedores sabem o que isso significa.

O trabalho normal de um franqueado é vender os produtos ou serviços para os clientes, seja em um ponto comercial ou home office.

Por outro lado, ter uma franquia master é dar um passo a mais nas possibilidades de ganhos. Mas também há uma exigência a mais para o empreendedor, como mostraremos.

Master franquia: como funciona o modelo?

O modelo de master franquia consiste em uma franquia da marca responsável por desenvolver uma determinada área. Com isso, ela se torna a franqueadora daquela região, dando todos os tipos de suporte.

Dessa forma, este franqueado master passa a ter a concessão para transmitir o know-how de implantação, operação e comercialização da linha de produtos ou serviços de uma franquia.

Com o modelo, a unidade passa a sub-franquear naquela região. Com isso, ela permite que as novas franquias da área tenham um apoio mais próximo.

Este modelo é implementado por franquias que buscam expansão longe de sua sede, dando um suporte mais adequado para elas.

Por conta disso, este modelo de negócios é direcionado a uma expansão para outros países, ou mesmo para regiões muito distantes. É o caso do Brasil, que possui dimensões continentais.

Sendo assim, o franqueado master recebe um percentual dos ganhos com as unidades da sua região. Seja uma fatia da taxa de franquia, bem como outros pagamentos citados na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Em contrapartida, ele também terá que fazer investimentos na master franquia, com mostraremos a seguir.

Como se tornar um franqueado master?

O empreendedor não chega a ser um franqueado master facilmente, pois para isso, ele deve cumprir algumas etapas.

Por “ser uma posição estratégica para a marca, o franqueado master deve ter experiência no negócio. Ele passa por uma seleção muito mais rígida do que a para se tornar um franqueado.

Imagem de uma empresária explicando algo em uma mesa de reuniões para outras empresárias (imagem ilustrativa). Texto: franqueado master.
O franqueado master deve ser uma pessoa comunicativa e com experiência em gestão.

A franqueadora costuma exigir capacidade financeira, inovação e larga experiência em gestão de vendas, marketing e de pessoal.

Isso porque um dos requisitos para ser um franqueado master é um investimento maior para que a unidade possa dar suporte às franquias da região.

Da mesma forma, é necessário investir na capacitação de seus funcionários, para que todos conheçam bem todo o sistema da franquia. Da mesma forma, ele precisa saber dos direitos e deveres das partes envolvidas e a legislação do país onde pretende instalar a franquia.

É fundamental também que o franqueado master da região conheça a cultura local e os hábitos dos clientes da área. Ele precisa ser referência para os empreendedores locais da franquia.

Em síntese, exige-se dele uma capacidade de orientar a expansão da marca na região juntamente da franqueadora. Ele terá que ser os olhos e ouvidos da marca naquela área.

Benefícios do modelo para o franqueado master

Conforme explicamos, para se tornar um franqueado master, o empreendedor passa por um processo muito mais complexo e exigente.

Todavia, ter uma master franquia também traz alguns benefícios para o franqueado que chega nesta posição. Assim, esta acaba sendo uma relação vantajosa tanto para ele quanto para a empresa.

Lucros recebidos de outros franqueados

Entre os benefícios mais evidentes para um franqueado master estão os lucros advindos das negociações com as novas unidades da sua região ou país.

Normalmente, este franqueado ganha uma porcentagem de cada taxa de franquia paga pelos empreendedores da franquia na sua área. Este valor pode chegar a 50% do valor da taxa.

Da mesma forma, cada franqueado paga uma taxa mensal de royalties e de propaganda, e logo, o franqueado master também pode ganhar em cima destes valores.

Nesse sentido, outros pagamentos feitos pelas unidades, como compras de produtos ou valores sobre o faturamento, ainda podem cair na conta da master franquia.

Com isso, o franqueado master aumenta o faturamento do seu negócio, principalmente com o crescimento do número de unidades ligadas a ele.

Vemos um homem desenhar uma seta indicando crescimento sobre alguns gráficos de barra.
Há um bom aumento na lucratividade do negócio na franquia master.

Área de exclusividade para comercialização

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Outro benefício para o franqueado master é a exclusividade de comercializar unidades em determinada região. Normalmente, cada grande região ou país conta apenas com uma franquia master.

Assim, o trabalho de expansão se concentra em apenas um empreendedor. Por conta disso, são poucas as oportunidades para se tornar um franqueado master.

Da mesma forma, este franqueado pode trabalhar para direcionar a expansão da rede da forma que achar melhor.

Por exemplo, ele pode buscar primeiro empreendedores em áreas próximas da sua unidade para facilitar a logística de produtos ou serviços. E, com o tempo, abrir mais a área de cobertura de forma sólida e eficiente.

Se tornar referência para os empreendedores

O master franqueado ganha visibilidade quando é o responsável pela expansão de determinada marca na região.

Os empreendedores iniciantes podem toma-lo como referência, o que pode ser bom para os seus negócios.

Isso ajuda pois ele estará em constante contato com interessados em investir em novos negócios, e com isso, ganha força no segmento.

Caso seja o franqueado master de uma grande franqueadora em um país, isso com certeza ajuda neste posicionamento como alguém influente no empreendedorismo.

Cuidados para ser um master franqueado

Falamos de alguns dos benefícios de ter uma master franquia. Mas com este destaque também vem outras exigências.

Este franqueado será a base para o crescimento da empresa em uma região. Por ele, devem ser ofertados os suportes para as unidades.

O empreendedor precisa ter cuidado para ter os investimentos necessários para esta posição. Pois ele deve investir na organização de sua unidade para dar apoio às demais franquias.

Mesmo sendo também um franqueado, ele será responsável por verificar se as unidades da área estão funcionando de acordo com as exigências da marca. Ele quem deve orientar e corrigir eventuais problemas.

Da mesma forma, o franqueado master costuma ter metas a cumprir, e por isso, deve estar ciente de suas responsabilidades.

Enfim, ele deve ter cuidado para saber escolher bem os franqueados da região para que sejam adequados ao perfil da empresa.

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3 franquias para se tornar um master franqueado

Ter uma master franquia exige um investimento grande, seja de tempo ou de capital. Por isso, o empreendedor deve pensar bem antes de tomar essa decisão.

Ademais, conhecer algumas marcas de master franquias é bom para analisar o mercado e suas exigências.

Por isso, trazemos algumas redes com modelos de master franquia abaixo.

1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia especializada em serviços automotivos que está em funcionamento desde 2009. A rede possui atualmente 400 unidades franqueadas espalhas pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

A rede está entre as 50 maiores franquias do Brasil, segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Franquias (ABF).

A Acquazero se destaca como uma franquia que possui serviços ecologicamente corretos. Seu principal serviço, a limpeza ecológica, é um método que utiliza apenas 300 ml de água para limpar toda a parte externa de um veículo.

Ademais, todos os produtos utilizados pela empresa são biodegradáveis. Além desse serviço, a empresa oferece outros, como a higienização automotiva, enceramento, polimento, cristalização, vitrificação de pintura etc.

A franquia possui seis modelos de negócios: três home office, dois de loja física e um deles é o Modelo Desenvolvedor de Área. Nele, o franqueado trabalha com uma unidade física, seja no modelo Prime ou Standart.

Ele será como um consultor das franquias da área, auxiliando os franqueados da sua região e na expansão de novas unidades, além de ganhar com a comercialização de novas unidades na área.

Os investimentos para Desenvolvedor de Área chegam a R$ 250 mil, que incluem a abertura da unidade para atendimento.

Temos um vídeo com mais informações sobre a Acquazero abaixo para você conhecer ainda mais sobre esta rede de franquias.

2. Jan-Pro

A franquia Jan-Pro é especializada na prestação de serviços de limpeza comercial, atendendo empresas e negócios de diferentes tamanhos e segmentos.

Da mesma forma, a franquia possui três modelos de negócios: microfranquia, gerencial e empresarial. Para ser franqueado master, o empreendedor deve ter uma franquia empresarial da Jan-Pro.

Com isso, ele será o responsável pela captação de franqueados em uma determinada região, além de fornecer treinamento e suportes para o desenvolvimento da unidade.

O investimento inicial para uma unidade master fica em torno de R$ 157 mil.

3. Re/Max

A Re/Max é uma franquia de imobiliárias fundada em 1973 e que, atualmente, conta com mais de 110 mil corretores em mais de 100 países.

A franquia conta com um modelo de Máster Franquia Regional cuja principal atividade é vender lojas e administrá-las em conjunto com o comprador.

O investimento inicial para se tornar um franqueado master da Re/Max é a partir de R$ 400 mil.

*Informações publicadas em Março/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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