Franqueado máster é uma das modalidades em que você pode investir no sistema de franchising. Por isso, leia esse texto até o final para saber mais sobre esse modelo de negócio e decidir se vale a pena investir.
Até porque, o franchising é um modelo com projeções positivas e recuperação no cenário pós-pandemia. Uma pesquisa apontou, por exemplo, que em 2022, as franquias devem movimentar R$ 200 bilhões.
Dessa forma, é possível perceber o motivo de cada vez mais pessoas buscarem sobre franquias. Hoje, há muitas oportunidades para quem deseja abrir um negócio nas mais diversas áreas e possibilidades de retorno financeiro.
Além disso, ao ter sua própria unidade de franquia, você passa a contar com diversos suportes e vantagens. O franqueado máster, inclusive, tem um papel importante nessa atuação que você vai conhecer a seguir.
Afinal, o que é um máster franqueado?
Um franqueado master é um empreendedor que oferece suporte para os franqueados a partir de um método local.
Porém, cada formatação desse negócio é diferente e se baseia nos processos de cada franquia. Bem como, escolher se será oferecido mais obrigações e direitos para esse franqueado.
Ou seja, o máster franqueado é um empreendedor mais preparado, que conhece bem o que é necessário para as operações e vende os serviços e produtos do negócio.
Por isso, franqueado precisa assinar um contrato com a franqueadora para ser o ponto de suporte naquela região de atuação.
Dessa forma, sua função será a de buscar mais pessoas interessadas na franquia. Logo, vai treinar e ajudar aqueles que já atuam naquela região. Para essa função, o máster franqueado também precisará de um investimento maior.
Geralmente, esse valor corresponde a taxa de máster franquia. Porém, o franqueado também vai receber por suas participações nas receitas da região de atuação, como o suporte oferecido aos demais franqueados.
Nesse sentido, um máster franqueado tem direito de explorar a rede e subfranquear as marcas para novos empreendedores.
Principalmente, quando a empresa quer se expandir para uma nova região ou até país e precisa de apoio com o novo franqueado.
Porém, a franqueadora também deve prestar assistência para os máster franqueados durante todo o período de vigência do contrato.
Mas cabe ao máster franqueado prestar assistência aos seus sub- franqueados.
Funções de um franqueado máster
O máster franqueado tem uma função parecida com um licenciamento. Afinal de contas, é o responsável pelas vendas das licenças e suporte nas regiões determinadas pela franquia. Assim, tem um papel fundamental para a expansão da rede.
Desse modo, colabora com o crescimento da franquia de forma mais estruturada.
Além disso, oferece mais agilidade a esse processo, por conhecer as características particulares da região de atuação exclusiva para a venda de unidades da marca.
Assim, sua função é diferente de um franqueado comum, que tem como foco basicamente o sucesso de sua unidade. Mas além de aumentar seu faturamento e consolidar seu negócio.
Nesse sentido, é uma boa solução quando a rede planeja atuar em novos mercados, como regiões pouco exploradas no país.
Ou seja, o franqueado será uma terceirização da operação para fazer seu papel no mercado contratado. Então, a relação entre máster franqueado e franqueado é a mesma entre franqueadora e franqueado.
Isso significa que o máster franqueado realiza o marketing, apresenta a marca para possíveis candidatos e fortalece a empresa no mercado local. Do mesmo modo, presta assistência tirando as dúvidas dos empreendedores, bem como investidores interessados.
A atuação envolve, por exemplo, esclarecer questões que os candidatos tenham sobre o contrato e Circular Oferta de Franquias (COF).
Então, com o conhecimento da região e do mercado local esse máster franqueado irá ajudar a abrir novas franquias naquela localização.
Depois, presta treinamentos para novos franqueados e suas equipes. Principalmente, para unidades franqueadas mais afastadas da unidade sede.
Mas será que vale a pena ter uma franquia máster? Vamos responder a essa questão no tópico a seguir!
Vale a pena abrir uma máster franquia?
O máster franqueado pode contar com diversos benefícios e essa é uma das vantagens desse modelo de negócio. Um dos principais, é a exclusividade para comércio na região de atuação.
Além disso, comumente, recebe uma remuneração por cada nova franquia aberta.
Ou seja, retém grande parte da taxa de franquia das unidades vendidas, bem como recebe parte dos royalties.
Dessa forma, tem exclusividade para comercializar novas franquias na região. Além de receber um valor percentual dessas unidades.
Assim, há também a exclusividade de atuação por um tempo, conseguindo a oportunidade de desenvolver a marca e a unidade, se tornando a referência da região. Desse modo, terá um negócio lucrativo e solidificado antes de abrir outras unidades.
Com isso, o empreendedor pode se tornar uma referência em relação aos novos franqueados e no mercado local.
Além de acumular experiência de atuação e know-how do mercado local para ajudar novos empreendedores da marca.
Essa é uma grande vantagem para que o empreendedor aumente seu conhecimento e aprofunde suas habilidades sobre o mercado de negócios, percepção de hábitos dos consumidores, características do local, entre outros.
Por isso, é importante que o empreendedor tenha a capacidade de gerenciamento e conhecimento para ajudar os outros. Por esse motivo, recomenda-se que investidores com mais experiência sejam máster franqueados.
Do mesmo modo, é preciso ter uma estrutura e capacidade para treinamento de novos franqueados e auxiliar todas essas franquias a desenvolver e prospectar o seu negócio. Servindo como um representante da franqueadora para a sua região.
Diferenças de uma máster franquia para a franquia comum
As franquias comuns oferecem o suporte, treinamento e transferência de know-how centralizados na franqueadora.
Por outro lado, as másters franquias oferecem a oportunidade de que franqueados da rede façam esse trabalho e recebam também os lucros da taxa de franquias e royalties.
Ou seja, é como uma terceirização do trabalho da franqueadora. Por esse motivo, é um modelo de negócio atrativo quando estão ainda em processo de desenvolvimento e expansão.
Sendo assim, a vantagem para a franqueadora é achar um empreendedor disposto a fazer esse papel na sua região.
Fato esse que também facilita o trabalho de estudo de mercado e conhecimento de hábitos consumidores da região.
Afinal, os hábitos de consumo de cada local podem ser diferentes, necessitando de abordagens adaptadas a essas culturas.
Logo, um empreendedor local já tem esse conhecimento, o que ajuda a aplicar um modelo de negócio mais assertivo e adaptado. O que traz mais benefícios para os franqueados e a franqueadora.
Isso porque, uma franqueadora comum tem um conhecimento mais generalizado do mercado, nem sempre familiarizado com as diferenças locais.
Desse modo, a pesquisa do mercado local, por exemplo, pode ser mais trabalhosa.
Mas em franqueadoras comuns geralmente não é possível um contato pessoal de forma mais recorrente, oferecida apenas em canais de comunicação.
Já em máster franquias, o franqueado terá um representante perto, que pode ter mais facilidade de entender suas necessidades e dificuldades.
Quem pode ser um franqueado máster?
Qualquer um pode ser um franqueado máster na sua região, contanto que tenha o valor necessário para o investimento, bem como experiência e perfil exigidos pela marca.
Porém, é preciso ter em mente que esse trabalho irá exigir muito mais do que um franqueado normal.
Afinal, o seu papel também será como um colaborador para a expansão da rede na região e garantir que todas as unidades de sua responsabilidade tenham bons resultados. Por esse motivo, o investimento será mais elevado.
Portanto, é essencial contar com especialistas para tomar a decisão, como advogados para se identificar se o negócio está alinhado e se irá oferecer um bom retorno.
Já que sua função é principalmente comercializar novas franquias, o perfil mais indicado é de um bom vendedor.
Em outras palavras, alguém com uma boa comunicação, capacidade de convencimento e facilidade de lidar com pessoas.
Também é importante que o empreendedor seja alguém mais experiente e familiarizado com o segmento e o mercado local.
Cuidados para tomar antes de abrir uma máster franquia
Para ser um franqueado máster , o empreendedor deve prestar atenção no valor do investimento. Afinal, para que se torne um suporte local e líder dos demais franqueados da região, o investimento será mais alto, o que implica em mais riscos.
Também tem a necessidade do empreendedor se atentar às questões do contrato. Ou seja, analisar se existem metas sobre abertura de novas unidades, bem como definição do papel do máster franqueado e do licenciador.
Esse contrato precisa apresentar informações de forma clara, como sobre as consequências do não cumprimento dessas metas.
Assim, o franqueado também precisa ter meios de controlar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos para se prevenir juridicamente de possíveis problemas.
O empreendedor precisa estar preparado para prestar toda a assistência, suporte e treinamento necessários para as novas franquias.
Nesse sentido, como dito, é como o representante local da franqueadora, tendo diversas outras responsabilidades de um franqueado comum.
Assim, tem a responsabilidade de cuidar da sua própria franquia e auxiliar todas as outras na região.
O que necessita de muito mais dedicação e habilidade de gerenciamento, conhecimento de mercado e boa comunicação.
Exemplos de marcas que têm máster franquias
Há vários exemplos de marcas nas quais você pode se tornar um franqueado máster e vamos apresentar algumas a seguir.
No entanto, é importante ressaltar que nem toda franquia conta com essa categoria de investimento.
Além disso, algumas marcas exigem que somente quem já tem unidades da rede se torne um franqueado máster. Ou seja, nessas empresas você não pode começar já com essa modalidade.
Mas essas especificações variam conforme a marca. Por isso, é importante pesquisar muito bem esse aspecto, lendo a COF e conversando diretamente com a franqueadora.
Umas das marcas que oferece a modalidade de se tornar um franqueado máster é a franquia de alimentação Havanna, com foco em doces. Outras redes são, por exemplo, a Subway, CVC, Prudential e Remax.