Franquia certa: como saber o negócio certo para investir? DESCUBRA!

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Desenho de uma tela de computador e um gráfico subindo. Imagem ilustrativa texto franquia certa.
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O empreendedor que deseja entrar para o mercado de franchising procura a franquia certa para investir e ter um bom retorno.

Contudo, esta escolha não é simples, pois deve-se levar em consideração uma série de fatores que podem influenciar no dia a dia do negócio.

Por conta disso, fizemos este conteúdo com algumas orientações para o empreendedor escolher a franquia certa na hora de investir.

Como saber qual a melhor franquia para abrir?

Como falamos, escolher a franquia certa requer alguns cuidados, além de muita informação sobre as diversas marcas disponíveis neste modelo de negócio.

Sendo assim, é fundamental analisar uma série de fatores, desde as características pessoais do empreendedor, até o tipo de negócio e mercado da franquia.

Perfil empreendedor

Investir em uma franquia é um negócio atrativo, pois este modelo costuma ser mais simples, e em vários momentos, mais barato.

Contudo, o interessado deve analisar se possui um perfil empreendedor, bem como algumas características que se encaixem a este tipo de trabalho.

Empreender é ter dedicação, disciplina e capacidade de gerenciar uma empresa. Dessa forma, o empreendedor deve observar ele tem as qualidades necessárias para ter sucesso neste negócio.

Da mesma forma, o perfil do empreendedor deve orientar a escolha do nicho de mercado em que ele deseja atuar. Ademais, se será um tipo de negócio voltado para vendas diretas ou prestação de serviços.

Afinal de contas, o empreendedor deve buscar franquias que combinam melhor com suas qualidades e necessidades do momento.

Sua capacidade de investimento

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Um ponto importante para escolher em qual rede de franquias investir é o capital necessário para se tornar um franqueado.

Por isso, o empreendedor deve organizar suas despesas pessoais para entender qual é a sua capacidade financeira para o investimento inicial.

Vemos uma uma pilha de moedas e um relógio de parede ao fundo (imagem ilustrativa). Texto: franquia certa.
A capacidade de investimento também ajuda o empreendedor com a escolha da franquia.

Nesse sentido, também é preciso estar ciente de todos os custos da franquia. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), estão descritas todas as taxas que são cobradas pela franqueadora e os investimentos necessários para abrir uma franquia.

Dessa forma, a franquia certa será aquela que estiver mais adequada para a capacidade financeira do empreendedor.

Localidade de abertura do negócio

Um dos pontos centrais para escolher a franquia certa para investir é entender bem o mercado no qual irá atuar.

Por exemplo, investir em uma franquia de determinado nicho de mercado que possua pouca concorrência na sua região. Ou então, uma marca com muitos diferenciais para que possa se destacar.

Além disso, é necessário saber se a região comporta o negócio, se há público para aquele produto ou serviço. Nessa hora, é fundamental uma boa pesquisa de mercado.

Todavia, muitas franqueadoras já fazem este trabalho de mapear áreas interessantes e mesmo aquelas que não possuem tanto potencial.

Do mesmo modo, as franqueadoras não vendem franquias para áreas onde já existe um franqueado, a fim de evitar concorrência.

Assim, o empreendedor deve entrar em contato com a empresa para saber da possibilidade ou não de abrir uma unidade na região escolhida.

Trabalho flexível ou com horário fixo?

A escolha de uma franquia certa para você passa também pelo tipo de trabalho que deseja realizar.

Pode ser um momento de vida que exija uma maior flexibilidade de horário no dia a dia de trabalho. Ou então, a busca por uma renda extra para quem já está empregado.

Assim, para estas pessoas, o modelo de franquias home office pode ser o mais indicado.

Por outro lado, também é possível dedicar-se totalmente ao novo empreendimento, e assim, buscar uma franquia para trabalho em horário definido pode ser a melhor opção.

O empreendedor, nesse sentido, pode analisar os diversos tipos de negócios disponíveis no sistema de franquias.

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Expectativa de lucro

Muitos empreendedor que desejam abrir uma franquia buscam um negócio seguro e lucrativo para investir. Dessa forma, esta lucratividade é um dos fatores a se levar em consideração na escolha de uma franquia.

Pois alguns nichos de mercado são mais lucrativos, com uma margem maior de ganhos. Por outro lado, algumas franquias possuem margem menor, exigindo um volume maior de vendas.

Sendo assim, o empreendedor pode fazer uma pesquisa para estudar as expectativas de lucros das diversas franquias que despertaram o seu interesse.

Além disso, leve em consideração modelos mais enxutos, com menos gastos fixos, o que pode melhorar os ganhos no final do mês.

Reputação da franquia

Diversas franquias possuem anos de experiência no mercado, com uma marca sólida junto aos franqueados e clientes. Do mesmo modo, o mercado de franchising está sempre em expansão, com diversas marcas sendo lançadas.

Dessa forma, antes de investir em uma franquia, busque saber mais sobre a sua reputação da empresa, e converse com franqueados e ex-franqueados da marca.

Procure saber deles, por exemplo, se o suporte dado pela franqueadora é eficiente, e se ele está de acordo com o que foi apresentado na COF.

Da mesma forma, verifique se os produtos ou serviços da franqueadora agradam os clientes e se ela conta com um público fiel.

Ao final, esta pesquisa fará toda a diferença na hora da escolha da franquia certa, evitando decepções e/ou prejuízos.

41 opções que podem ser a franquia certa para você

Conforme falamos, o mercado de franquias é amplo, com diversos modelos de negócios e segmentos de atuação.

Por conta disso, para escolher a franquia certa, o empreendedor deve pesquisar o máximo de opções possível.

Aqui, separamos apenas algumas franquias para você conhecer um pouco mais sobre elas.

1. Acquazero

A rede Acquazero é uma franquia se serviços automotivos diversos, entre eles a higienização do carro. Além disso, em seu catálogo há serviços de cuidados para veículos, como polimento, enceramento e mais.

A franquia possui um viés ecológico em seus serviços, fazendo pouco uso de água e produtos de limpeza biodegradáveis.

Dessa forma, ela diminui a poluição gerada e o desperdício dos recursos hídricos, o que é uma preocupação bastante atual da sociedade.

Além da variedade e qualidade dos serviços, a Acquazero oferece para seus franqueados modelos de negócios bastante atrativos. São seis, sendo três em home office, a loja Premium e Standard, além do modelo Desenvolvedor de Área.

Confiram no vídeo abaixo detalhes sobre os modelos de negócios da Acquazero.

Do mesmo modo, a empresa tem se expandido tanto que, em 2020, entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A rede aumentou em 152% o seu número de unidades, entre 2019 e 2020, sendo a empresa com o maior aumento neste quesito.

Por fim, a Acquazero pode ser a franquia certa para investir se o empreendedor não possui muito capital. O modelo mais básico da rede exige investimento inicial de R$ 22.820 mil, com faturamento médio mensal de R$ 12 mil.

2. Quisto

A rede Quisto Corretora de Seguros é a franquia certa para quem deseja atuar no mercado financeiro sem gastar muito. Ela conta com um amplo portfólio de produtos, com mais de 90 tipos de contratos disponíveis para os clientes.

Por exemplo, a franquia trabalha com seguros de vida e outros bens, consórcio, financiamento de imóveis, empréstimos consignados, entre outros.

Da mesma forma, a Quisto possui parceria com as maiores corretoras e seguradoras do Brasil e do mundo, como Golden Cross, Unimed, Allianz etc.

Além disso, a empresa possui um suporte eficiente para seus franqueados. Nesse sentido, ela oferece treinamentos para que o empreendedor conheça mais sobre o mercado e a operação da unidade.

A Quisto conta também com um software exclusivo que consegue fazer mais de 20 cotações de um mesmo produto ao mesmo tempo.

Assim, o franqueado pode trabalhar com mais opções para oferecer aos clientes e, consequentemente, conseguir melhores ganhos.

A franquia ainda oferece aos interessados em se tornar franqueado dois modelos de negócios: o home office e o de loja.

O investimento na franquia é de R$ 21 mil no home office e de R$ 61,6 mil para o modelo de loja.

Vemos uma mulher trabalhando sentada à uma mesa com um notebook à sua frente (imagem ilustrativa). Texto: franquia certa.
Na Quisto, o empreendedor pode escolher o modelo home office ou abrir uma loja.

3. Encontre Sua Viagem

A franquia de agência de turismo Encontre Sua viagem pode ser a franquia certa para o empreendedor que deseja atuar neste mercado.

A rede possui diversos tipos de produtos, como pacotes turísticos, hospedagens, passagens aéreas, entre outros. São mais de 1.500 parceiros, entre as grandes companhias aéreas e redes hoteleiras de todo o mundo.

Além disso, o franqueado conta com uma série de suportes da franqueadora. Por exemplo, treinamentos para o início do negócio, orientando para a melhor gestão da unidade e captação de clientes.

Da mesma forma, a franqueadora auxilia com a escolha do ponto comercial para o modelo de negócios de loja. Assim, o empreendedor poderá estar em um local mais próximo do público potencial.

Ademais, a rede possui uma central de marketing para ajudar com as ações de propaganda de seus franqueados e da marca como um todo. Assim, é possível acessar materiais de divulgação de promoções e da unidade em si.

No modelos home office, a Encontre Sua Viagem exige um investimento inicial de R$ 12 mil, inclusos taxa de franquia e capital de giro.

Do mesmo modo, a franquia possui o modelo loja física, com investimento mínimo de R$ 46 mil, considerando uma loja de 20 m2.

4. PremiaPão

O hábito de ir até a padaria comprar pão faz parte da vida do brasileiro. Assim, os sacos de pães se tornaram uma oportunidade de negócio.

Pensando nisso a franquia PremiaPão trabalha com a publicidade em sacos de pão. Ou seja, o trabalho do franqueado é fazer a venda destes espaços publicitários para as empresas. 

Além disso, a franquia conta com diversos diferenciais. Por exemplo: o saco de pão da PremiaPão é feito de material biodegradável. Ainda, é feito com tinta atóxica.

Por fim, o trabalho do franqueado é feito em home office, sem necessidade de ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 3 meses

5. Monitorias

O mercado de franquias de Educação possui diversos nichos, com escolas de idiomas, cursos técnicos, e também de aulas particulares.

Neste último, uma das redes de franquias é a Monitorias, que oferece aulas de reforço escolar e particulares de forma online.

A franquia, criada em 2015 na cidade de São Paulo (SP), oferece um método de ensino eficiente, com um aprendizado até 10 vezes mais rápido que os convencionais.

Assim, a Monitorias conta com professores parceiros cadastrados, treinados para oferecerem um aprendizado rápido e intuitivo para os alunos.

Para os franqueados, o modelo de negócio é desenvolvido em home office. Ele é o responsável pela captação de clientes interessados, bem como suportes para os alunos da sua região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.990,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 7 meses

6. Yes Cosmetics

Um nicho de mercado cada vez mais em evidência é o de produtos veganos, seja no setor de produtos de beleza, alimentação ou moda.

No segmento de cosméticos, a Yes Cosmetics é uma das franquias que trabalham com este tipo de produto. A rede possui uma linha exclusiva de produtos de perfumaria, cosméticos, cuidados pessoais e acessórios.

São ao todo mais de 250 itens, sendo que mais da metade deles é vegano. Além disso, nenhum produto é testado em animais.

Para os empreendedores que se identificam com este nicho de mercado, ou que buscam boas opções no setor, a Yes Cosmetics oferece dois modelos de negócio.

Primeiro, o modelo mais barato, de quiosque, ou então o de loja. Em ambos, o franqueado também pode fazer a venda direta dos produtos e também pelo e-commerce.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

7. Pede.ai

Com a pandemia, o Brasil teve um crescimento do mercado de delivery, chegando atualmente a responder por quase metade deste mercado na América Latina.

Por conta disso, são diversos estabelecimentos que passam a realizar entregas ou melhoraram esta ferramenta. E uma dos serviços que estão em franca expansão são os aplicativos de delivery.

Um deles é o Pede.ai, aplicativo voltado para delivery “de tudo” nas pequenas cidades. Assim, ele não se concentra apenas em entrega de comida, mas conta com farmácias, pet shop, bebidas, entre outros.

Para o empreendedor, o aplicativo licencia uma determinada região para ele atuar, captar clientes e faturar.

  • Investimento inicial: de R$ 5 mil a R$ 14 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 2 mil até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

8. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma das franquias baratas que oferecem serviços que pouca gente conhece mas que possuem um amplo mercado.

A rede trabalha com serviços de laudos e vistorias em carros, e conta atualmente com mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil.

Nesse sentido, a franquia oferece estes serviços, que são obrigatórios em certas situações, como para fazer um seguro ou licenciamento do veículo.

Por conta disso, a Visão Total Vistoria é credenciada em diversos órgãos de trânsito para realizar estes serviços de forma profissional.

Para o franqueado, é um modelo enxuto, que necessita de poucos funcionários.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

9. Fábrica de Placa

A franquia Fábrica de Placa é um empreendimento para quem deseja atuar neste amplo mercado de produção de placas de carros.

Por conta da mudança na legislação, que passou a adotar o padrão Mercosul, este mercado tende a crescer nos próximos anos, já que os novos carros devem vir neste formato.

A Fábrica de Placa oferece um modelo de negócio atrativo para os franqueados, com maquinário eficiente para a fabricação do item.

Além disso, o franqueado conta com treinamentos e manuais de operação para o desenvolvimento do negócio. Ainda, auxílio na gestão da unidade e no marketing de divulgação em sua região de atuação.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 6 até 10 meses

10. Casa Prado

Um negócio robusto e atrativo para os empreendedores no mercado da moda é a franquia Casa Prado. A rede oferece produtos voltados para um público seleto e de maior poder aquisitivo.

Cada unidade da franquia conta com um amplo leque de produtos, como ternos, camisas, bermudas, calças, acessórios, entre outros. E além de moda adulta, possui também produtos voltados para o público infantil.

O modelo de negócio da franqueadora exige que o empreendedor tenha dedicação exclusiva para o desenvolvimento da unidade.

Além disso, o franqueado conta com a ajuda da franqueadora para escolher o ponto comercial e para fazer o layout do estabelecimento.

  • Investimento inicial: de R$ 600 mil até R$ 700 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 36 a 42 meses

11. AEBPO Financeiro

Quando você contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu negócio, isso é chamado de BPO Financeiro, que vem do termo BPO, que significa a terceirização de um processo da empresa.

Neste nicho de mercado está a franquia AEBPO Financeiro, que oferece às empresas serviços de contar a pagar e a receber da empresa, emissão de documentos fiscais, elaboração de fluxo de caixa, entre outros.

Já o franqueado trabalha na prospecção de clientes em sua região. Ele recebe treinamento para a gestão da unidade, auxílio para o marketing, e é remunerado com 30% dos honorários pagos por seus clientes.

  • Investimento inicial: até R$ 2,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 10 a 12 meses

12. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que atua no segmento de educação, oferecendo cursos diferenciados no mercado.

Com inspiração nos Estados Unidos, a franquia trouxe para o Brasil cursos de programação e robótica para crianças e adolescentes, bem como desenvolvimento de games, entre outros.

Dessa forma, oferece um aprendizado que deve ser um diferencial para as profissões do futuro, tendo em vista o amplo uso de tecnologias no mercado de trabalho.

Além destes cursos, a Exponencial oferece aulas de inglês, empreendedorismo e educação financeira, e ainda, matemática digital.

Para o franqueado, são três opções de modelos de negócios para escolher.

  • Investimento inicial: R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 25 mil a R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: 16 a 24 meses

13. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos que oferece produtos diferenciados para um público exigente.

A marca trabalha com produtos 100% vegetais e que não são testados em animais. Assim, seus clientes são pessoas preocupadas com a natureza e o bem-estar dos animais.

Além disso, a empresa, criada há mais de 30 anos, possui em seu catálogo um amplo leque de produtos, como shampoos, cremes, hidratantes, esponjas, entre outros.

Em 2019 a Orgânica entrou para o franchising, e atualmente conta com dois modelos de negócios. Um deles é voltado para shoppings e o outro é na modalidade home office, com vendas diretas por catálogo e pelo e-commerce.

  • Investimento inicial: de R$ 34,4 mil a R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 9,2 mil até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 5 meses

14. Top English

Seja um empreendedor do mercado de Educação com a franquia de cursos de inglês Top English. A rede, fundada em 1997, possui mais de 50 unidades pelo Brasil e no Exterior.

A franquia apresenta um modelo de negócio enxuto, sem a necessidade de salas de aula físicas, pois o curso é ministrado de forma online ou na casa dos alunos.

Para o empreendedor o modelo diminui muito os custos mensais, e para os alunos possibilita uma maior flexibilidade de horário.

Além disso, a Top English possui um método diferenciado de ensino, voltado 100% para conversão, maximizando o aprendizado dos alunos.

  • Investimento inicial: de R$ 30 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil 
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

15. 1 Lavanderia

A franquia #1 Lavanderia oferece aos franqueados uma série de vantagens para o desenvolvimento do negócio.

O primeiro deles é um modelo enxuto de empreendimento, voltado para uma operação mais simplificada e eficiente. A rede utiliza códigos de barras para orientar os serviços.

Além disso, para os serviços de lavanderia, a franquia utiliza produtos de limpeza biodegradáveis, e equipamentos de baixo uso de água e energia.

Da mesma forma, a franqueadora realiza treinamento dos franqueados na própria unidade, bem como oferece suportes como marketing e gestão do empreendimento.

Para uma unidade, exige-se ao menos 45m2 para instalação e apenas um colaborador inicialmente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 7 mil 
  • Prazo de retorno: 18 meses

16. Qualifica Cursos

A pandemia trouxe novos hábitos e necessidades para as pessoas. Com as restrições de circulação, muitas pessoas passaram a trabalhar ou estudar dentro de casa.

Este modelo de aulas online já vem sendo difundido nos últimos anos no Brasil, e está cada vez mais forte. Por isso, investir em uma franquia como a Qualifica Cursos pode ser atrativo para os empreendedores.

A franquia oferece mais de 300 cursos, seja na modalidade online ou na híbrida. São diversas áreas de conhecimento, como extensão, qualificação profissional e cursos preparatórios.

Para os franqueados, é uma oportunidade de negócio em home office, com baixo custo de investimento inicial e de manutenção.

  • Investimento inicial: até R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 3.347,00 até R$ 6.695,00 
  • Prazo de retorno: a partir de 1 mês

17. YouPlay

Quem gosta de trabalhar com serviços voltados para crianças deve conhecer a franquia YouPlay. A rede oferece espaços de lazer para o público infantil e para realização de aniversários.

A YouPlay possui um modelo de negócio inovador, onde os pais podem fazer uma assinatura para deixar os filhos brincando quando quiserem. A franquia trabalha com planos anuais, semestrais e trimestrais.

A franquia possui quatro modelos de negócios, que oferecem uma quantidade diferente de serviços. No mais completo, as crianças contam até com corte de cabelo e oficinas de idiomas.

Criada em 2016, a franquia possui atualmente 25 unidades, sendo 15 franqueadas e 10 unidades próprias pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil até R$ 300 mil 
  • Prazo de retorno: de 9 a 30 meses

18. Velocity

As academias de atividade física indoor estão sempre em alta, por possibilitarem um ambiente longe das intempéries do tempo.

Assim, faça chuva ou faça sol, os alunos poderão realizar as atividade física. Nesta linha trabalha a franquia Velocity, que possui aulas de bike e treinamento funcional em ambientes climatizados.

A rede, que nasceu em 2013, conta com mais de 25 unidades espalhadas pelo Brasil e também no México. Possui dois modelos de negócio, o Kore, com treinamento funcional, e o Velocity, com aula de bike.

Por fim, o franqueado também recebe diversos suportes, além de uma marca já reconhecida no mercado.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil a R$ 650 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
QUERO SABER MAIS DESSA FRANQUIA

19. Sucão

Há mais de 45 anos surgia a Sucão, empresa especializada em sucos naturais que nasceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

Em 2014 a Sucão se tornou uma franquia e atualmente conta com mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, em quatro estados.

A franquia possui um amplo cardápio, além de sucos, conta com sanduiches naturais, lanches e açaí. Para manter o padrão de qualidade da marca, a rede conta com uma cozinha central para diversos insumos das unidades.

Por fim, o empreendedor encontra quatro modelos de negócios da Sucão para investir: quiosque, container, loja de rua e de shopping.

  • Investimento inicial: de R$ 180 mil a R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 34 meses

20. Clever Idiomas

O interior do Brasil ainda é um território a ser explorado pelas franquias dos mais diversos mercados. Um deles é o setor de Educação, que possui modelos voltados para cidades deste tipo.

Uma destas redes é a Clever Idiomas, que foi fundada em 2019 e possui modelos de negócios voltados para cidades com menos de 30 mil habitantes, para cidades com até 150 mil e para mais de 150 mil habitantes.

Além disso, a franquia possui uma metodologia de ensino para adultos que promete o ensino do inglês em até 15 meses. Ela é baseada em materiais de qualidade e eficientes para um aprendizado sólido.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 26 mil a R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 16 meses

21. Croasonho

Ter o próprio negócio pode ser mais simples quando o empreendedor investir em uma franquia. Melhor ainda quando é uma marca já reconhecida no mercado, como a Croasonho.

A franquia Croassonho é especialista em croissants dos mais variados, doces, salgados, e até sanduíches que são feitos com a massa desta iguaria tão famosa.

A rede possui mais de 60 unidades pelo Brasil, com modelos de negócios voltados para lojas de rua ou de shopping. Para os franqueados, são diversos suporte que a franqueadora oferece para o desenvolvimento do negócio.

Por conta disso, a franquia é uma boa opção para empreendedores que desejam atuar no segmento de franquias de Alimentação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

22. Griletto

A Griletto é uma franquia especializada em pratos executivos com carnes grelhadas dos mais variados tipos. Ainda, possui em seu cardápio diversas outras opções, como porções, lanches, pratos infantis, entre outros produtos.

A rede possui renome nacional, presente em 16 estados do Brasil, com mais de 170 unidades franqueadas em seus mais de 15 anos de atuação no franchising.

Para se tornar um franqueado, é necessário um capital maior para investir, pois a franquia possui um modelo de negócio voltado para shopping e centros comerciais.

Contudo, por ser uma marca reconhecida e com vários suportes para o franqueado, é um empreendimento seguro para investir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

23. Montana Grill

A rede Montana Grill é uma das marcas famosas no mercado de franquias de Alimentação no Brasil. Este segmento é o de maior faturamento dentro do franchising e com um grande número de marcas.

Na franquia Montana Grill, o investimento inicial não é dos menores, contudo, o empreendedor recebe um know-how atrativo, além de uma marca reconhecida.

Além disso, o franqueado pode trabalhar com um cardápio amplo, com muitas opções, como pratos executivos, porções, entre outros. E ainda, com o diferencial da Montana Grill, que são as carnes preparadas na churrasqueira.

Ainda, o franqueado conta com diversos suportes da franqueadora, para gestão e divulgação da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

24. Jin Jin

A comida asiática é uma culinária que possui um grande público no Brasil, apreciadores dos bolinhos chineses, massas ou então o famoso sushi japonês.

Por isso, investir em uma franquia neste nicho de mercado é interessante, principalmente em uma rede de renome, como a Jin Jin.

A franquia começou sua atuação em 1992 com comida chinesa, e com o tempo expandiu para abarcar vários pratos vindos da Ásia. Assim, consegue agradar um número maior de clientes.

Para os empreendedores, é um modelo de fácil operação, ainda mais quando se conta com um suporte da franqueadora, como treinamentos e auxílio na gestão da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

25. Odontoclinic

A franquia Odontoclinic é uma rede de consultórios odontológicos que oferece diversos serviços para os clientes.

A rede possui diversas vantagens, seja para os consumidores ou para os empreendedores. Por exemplo, a franquia conta com equipamentos de qualidade para as unidades, além de produtos de alta tecnologia.

Do mesmo modo, para os empreendedores, são muitos suportes para uma gestão eficiente da unidade, bem como um marketing atrativo para os clientes. Isso ajuda no rápido crescimento para o franqueado.

Ainda, conta com dois modelos de negócios para os empreendedores, um deles para cidades com até 50 mil habitantes, e outro para cidades maiores.

  • Investimento inicial: de R$ 350 mil a R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

26. Detroit

Com uma temática voltada para os restaurantes tipicamente americanos, a franquia Detroit Steakhouse é uma das opções para empreender no mercado de Alimentação.

A rede fundada em 2002 possui 20 unidades pelo Brasil, e conta com dois modelos de negócios. Um deles é o Detroit Express e o Detroit Steakhouse, que se diferenciam no tamanho e no local de instalação.

A Detroit é voltada para um ambiente de diversão de família, com TVs espalhadas pelo restaurante, com transmissão de variados esportes, tipicamente brasileiros ou americanos.

Para os franqueados, a rede conta com um marketing central para a divulgação das unidades, bem como auxílio para a gestão do negócio.

  • Investimento inicial: de R$ 250 mil até R$ 580 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 100 mil  a R$ 400 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

27. X Costela & Cia

A comida de rua é um patrimônio nacional, seja os salgados, sanduíches, entre outros produtos que fazem sucesso quando estamos fora de casa e bate aquela fome.

Por ser um mercado atrativo, a franquia X Costela & Cia, especializada em sanduíches artesanais, possui um modelo de negócio de food truck. Assim, o franqueado pode ir até onde os clientes estão.

Além dele, a rede possui um modelo de loja física. Ambos os modelos contam com uma operação enxuta, já que os insumos são preparados fora da unidade.

Ao franqueado, cabe a montagem do sanduíche e o atendimento ao cliente. Para isso, recebe treinamentos realizados pela franqueadora.

  • Investimento inicial: de R$ 80 mil até R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil  a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

28. Timol

Muitos empreendedores gostam de negócios que exijam um bom papo e uma capacidade de vender produtos a todo tipo de público.

Para muitos é um desafio, para outros, é o melhor modo de vida que poderiam ter. Para estes, a franquia Timol oferece um negócio atrativo, de vendas diretas de produtos magnéticos para tratamento de água.

A franquia trabalha por meio de marketing multinível, assim, o franqueado lucra sobre as suas próprias vendas e sobre as vendas daqueles que ele indicou para a rede.

Assim, não é necessário ponto físico para ser um franqueado da Timol, e ainda, o franqueado recebe diversos suportes, como apoio para o marketing e para a gestão da unidade.

  • Investimento inicial: de R$ 1.350,00 até R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil  a R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

29. Omie

Muitas empresas estão se adaptando para tornar suas operações mais eficientes, seja com a terceirização de alguns serviços, seja com uma gestão automatizada.

Algumas etapas da operação da empresa podem ser feitas por meio de uma gestão informatizada, como a oferecida pela franquia Omie.

A Omie oferece o serviço de gestão da nuvem, para automatizar diversas operações da empresa, como emissão de notas, contabilidade, parte financeira, fluxo de estoque, entre outros.

Os franqueados da Omie trabalham com a venda dos serviços e atendimento aos clientes no dia a dia. Para o desenvolvimento do negócio, o franqueado conta com diversos suportes da franqueadora.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

30. Bioflora

A rede Bioflora é uma empresa especializada na fabricação e venda de suplementos alimentares dos mais diversos.

Este tipo de produto tem ganhado o cotidiano das pessoas que querem ter uma alimentação saudável e completa, com todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

Criada em 2013, a Bioflora possui fórmulas suplementares exclusivas, com nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

São complexos vitamínicos, suplementos para emagrecer ou para realizar atividades físicas. Possui um amplo catálogo para que os franqueados possam realizar a divulgação e a venda.

O modelo de negócio, em home office, é simples, o que diminui os custos do franqueado e melhora a lucratividade do negócio.

  • Investimento inicial: de R$ 9.990 a R$ 19.990
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

31. Twice

No mercado desde 2007, a franquia Twice trabalha com o ensino bilíngue, baseado em um método próprio e materiais exclusivos. Sendo assim, a marca atua em parceria com escolas particulares interessadas em adotar o sistema. 

Portanto, um franqueado da Twice, tem como função buscar escolas parceiras e acompanhar a implantação do método. Além disso, ele faz a ponte para entrega de materiais e verifica os resultados.

Então, para manter o padrão de qualidade da Twice, o franqueado recebe apoio em marketing, gestão de pessoas, na parte pedagógica, administrativa e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

32. Koinz

Com a franquia Koinz, você pode trabalhar em home based oferecendo soluções financeiras para comércios parceiros. 

Isso porque, a marca trabalha com soluções tecnológicas que facilitam os pagamentos e promovem a fidelização de clientes, com a ajuda do cashback. Logo, o trabalho do franqueado é encontrar comércios interessados na parceria.

Dessa forma, como franqueado você irá contar com a experiência e suporte de uma marca que está no mercado desde 2014. Além disso, pode lucrar por meio dos percentuais a cada movimentação feita pelos seus parceiros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses

33. Bar do Urso 

Parte da Cervejaria Colorado, a franquia Bar do Urso tem como objetivo oferecer cervejas artesanais de qualidade em suas unidades. Assim, os clientes podem encontrar variedade de produtos em um só lugar, feito especialmente para quem curte cerveja. 

Já para aqueles que desejam se tornar franqueados, há as opções de loja de rua, contêiner e quiosque. Inclusive, para facilitar todo o processo, a franqueadora realiza o acompanhamento para implantação, oferece treinamentos e suporte durante a operação da unidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

34. Pit Stop

Procurando um negócio para investir? Na Pit Stop você pode administrar uma unidade com espaço refrigerado para a venda de bebidas. A ideia da marca é tornar o processo da compra de cervejas e outras bebidas geladas ainda mais fácil. 

A franquia, que está no mercado desde 2015, oferece unidades para serem instaladas em espaços como estacionamento de shoppings, postos de gasolinas, centros comerciais e outros. 

Sendo assim, a função do franqueado é administrar o negócio, contando com o suporte da marca. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: entre 10 e 15 meses 

35. Linked

Desde 2016 no mercado, a Linked trabalha com plataformas para administração de estabelecimentos que trabalham com comida. Logo, a marca tem como objetivo ajudar restaurantes, lanchonetes, bares e outros. 

Isso porque, ela oferece uma plataforma com um sistema completo para ajudar na gestão, agilizar a parte de pedidos e até facilitar o sistema de delivery. 

Portanto, seus franqueados trabalham prospectando clientes interessados no serviço. Além de receber treinamento e apoio constante da marca, a administração da unidade pode ser feita em casa. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 8 meses 

36. Valor Operações Financeiras

Já pensou em atuar com soluções financeiras? Com a Valor Operações Financeiras você pode trabalhar de casa e, ainda, receber suporte integral da marca, com a ajuda em marketing e ferramenta para prospecção de clientes. 

Logo, o serviço do franqueado é encontrar pessoas interessadas nos serviços e oferecer ajuda sempre que necessário. Entre os serviços disponíveis estão o consórcio, financiamento habitacional, levantamento de capital e mais. 

A franquia está em atividade desde 2016 e, atualmente, possui 35 franquias espalhadas por 12 estados brasileiros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 4 e 8 meses

37. Beetools

Com mais de 20 unidades em operação, a Beetools oferece o curso de inglês com uma metodologia própria. A marca se destaca pelo uso de tecnologia nas aulas, como a gamificação, realidade virtual e inteligência artificial. 

Assim, os franqueados possuem um grande diferencial no mercado, e ainda contam o suporte e acompanhamento da marca. 

Então, para ter uma franquia, você deve começar a operação pela unidade virtual e, ao registrar crescimento, pode inaugurar uma unidade física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 24 meses

38. Come Come Delivery 

Procurando uma franquia para empreender? Com a Come Come Delivery você pode trabalhar com um aplicativo de entregas, voltado para micro e pequenas empresas. 

A franquia surgiu em 2020, com o objetivo de ajudar micro e pequenas empresas que buscam plataformas de entregas mais em conta. Sendo assim, ela oferece um sistema seguro com taxas baratas. 

Nesse sentido, os comerciantes parceiros também podem contar com uma plataforma online com cursos gratuitos. Ao mesmo tempo, os franqueados possuem suporte contínuo, ajuda na divulgação e treinamentos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 1,5 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

39. Kaz

Para quem busca uma franquia para empreender, a Kaz é uma boa oportunidade de negócio. Com ela, você deve procurar empresas interessadas em usar o sistema de permuta criado pela marca. 

Ou seja, a franquia oferece um sistema próprio que agiliza toda a troca de produtos e serviços entre empresas. 

Sendo assim, é possível ter uma unidade no formato padrão, ou para quem desejar o modelo mais enxuto, existe o formato escritório. Ainda, a franqueadora oferece treinamento, acompanhamento para implantação e suporte contínuo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 9 e 12 meses

40. Cebrac

Quer abrir um negócio no ramo de educação? O Centro Brasileiro de Cursos pode ser uma boa opção para você.

A franquia Cebrac oferece cursos profissionalizantes em diferentes áreas, para atender os interesses dos mais diversos alunos. São cursos para que as pessoas se especializem ou aprendam uma profissão que ajude-as a conseguir uma posição no mercado de trabalho.

Na sua unidade, os alunos poderão aprender, por exemplo, para atuarem como Atendente Farmácia, em Beleza e Bem-estar, Hardware, Manutenção de Computadores e Celulares, e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

41. UniAteneu

Outra opção para trabalhar com educação é a UniAteneu. Com a franquia, porém, você poderá ir além dos cursos profissionalizantes.

Além desses, o portfólio da franquia tem cursos de graduação superior e pós-graduação. Assim como cursos técnicos e EJA (Educação Para Jovens Adultos).

No caso dos cursos de pós-graduação há, por exemplo, as opções de estudo em especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, MBA em Gestão Estratégica da Logística e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Por fim, para conhecer outras opções baratas de franquias, confira o nosso conteúdo clicando aqui.

*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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