As redes de sorvetes como a franquia Chiquinho Sorvetes fazem sucesso o ano todo no Brasil.
O empreendedor que deseja investir neste mercado de sorveterias encontra um setor sempre aquecido, independente das temperaturas da região.
Assim, se você está procurando uma maneira de empreender no segmento, trouxemos aqui um pouco sobre a franquia Chiquinho Sorvetes para você conhecer.
Saiba qual o valor da franquia do Chiquinho Sorvetes
As franquias de sorvetes costumam ter uma boa variedade de modelos de negócios. Com a franquia Chiquinho sorvetes não é diferente, pois ela possui quatro modelos de negócios, que irão variar de acordo com o local de instalação.
No entanto, você deve estar se perguntando: quanto custa uma franquia do Chiquinho Sorvetes?
O modelo mais básico é o Quiosque. Seu investimento inicial é a partir de R$ 280 mil, já incluso a taxa de franquia de R$ 45 mil. Este formato é voltado para locais com alto fluxo de pessoas como shoppings, galerias, hipermercados e aeroportos.
Em seguida, vem o modelo Loja Básica, com investimento inicial a partir de R$ 290 mil, com a taxa de franquia de R$ 35 mil. Este modelo é voltado para atender as cidades de menor porte (menos de 50 mil habitantes), com uma estrutura mais reduzida.
Já o modelo tradicional de Loja da Franquia exige um investimento inicial a partir de R$ 380 mil, incluindo a taxa de franquia de R$ 60 mil. A opção é voltada para cidades com mais de 50 mil habitantes e deve ser instalada em centros comerciais.
Enfim, o modelo Loja de Shopping tem um investimento inicial a partir de R$ 350 mil, e taxa de franquia de R$ 60 mil.
Para todos os tipos de franquias, são cobrados do franqueado, mensalmente, a taxa de propaganda, no valor de 2% sobre o faturamento bruto, e a taxa de royalties, de 5% sobre o faturamento bruto.
História da Chiquinho Sorvetes
A franquia Chiquinho Sorvetes iniciou suas atividades com uma pequena sorveteria na cidade mineira de Frutal, aberta por Francisco Olímpio de Oliveira, o Chiquinho, e seu filho Isaías Bernardes de Oliveira, em 1980.
Seis anos depois, Isaías abriu uma segunda unidade em Guaíra (SP), e com o passar do tempo, a rede chegou a mais de 80 unidades pelo Brasil.
Em 2010 a Chiquinho Sorvetes resolveu padronizar suas operações e se lançar no mercado de franchising. Atualmente, a rede conta com mais de 500 unidades no país, espalhadas por 25 estados, além de unidades no exterior.
A rede investe na variedade de produtos, com um cardápio que oferece mais de 80 opções entre casquinhas, sundae, cascão, petit gateau, milk shakes e mix de sorvetes com complementos.
Como abrir uma franquia da Chiquinho Sorvetes?
Assim como toda franquia, para abrir uma unidade da Chiquinho Sorvetes você deve passar por algumas etapas antes de se tornar um franqueado.
O primeiro passo é fazer um cadastro no site da franquia Chiquinho Sorvetes, para que a rede possa fazer uma análise prévia dos seus dados.
Em seguida, há uma reunião de apresentação, para que o interessado possa conhecer mais detalhes sobre a operação da Chiquinho Sorvetes.
O próximo passo é a prospecção e avaliação do ponto, onde a rede e o interessado verificarão onde poderia ser instalada a nova unidade na região onde se pretende atuar.
Da mesma forma, nesta etapa, é verificado qual modelo de negócio é mais viável, pois a área necessária para instalar uma unidade da franquia varia de 9 m2 até 30 m2.
Em seguida, há uma troca de documentação entre as partes, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento traz as informações mais importantes para a parceria entre franqueadora e franqueado.
Assim, há a assinatura do contrato e a validação da parceria após uma análise de um comitê da franqueadora, e com isso, firma-se o contrato.
No vídeo abaixo você pode conferir um pouco mais sobre como abrir uma franquia Chiquinho Sorvetes e outras informações da marca.
Vantagens de abrir uma franquia de sorvetes Chiquinho
Depois da assinatura do contrato, o franqueado passa por um treinamento e inaugura a unidade. A partir daí, ele poderá aproveitar de uma série de vantagens que adquirir uma franquia Chiquinho Sorvetes traz.
Desempenho do setor de Alimentação
O setor de Alimentação, no qual está inserida da franquia Chiquinho Sorvetes, é o segmento de maior faturamento do franchising brasileiro.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020, o setor de Alimentação teve um faturamento de mais de R$ 41 bilhões.
Da mesma forma, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o Brasil é o sexto país com maior consumo de sorvetes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha.
Estes dados mostram a força do setor de Alimentação, incluindo o de franquias de sorvetes. Por isso este segmento tem atraído a atenção dos empreendedores.
Gosta do ramo, mas ainda não tem certeza sobre uma franquia de sorvetes? Separamos um conteúdo para você, com algumas opções para quem deseja investir em franquias de Alimentação (clique aqui).
Amplo público-alvo
Outra das vantagens de uma franquia da Chiquinho Sorvetes é o amplo público-alvo da marca. A rede não foca apenas em crianças, mas alcança também os adultos, o que fortalece o empreendimento.
Da mesma forma, seus modelos de negócios são variados, para atrair os clientes de rua, bem como aqueles que estão passeando nos shoppings. Ademais, a franquia está presente em cidades grandes e pequenas, ampliando as possibilidades de negócios.
Isso demonstra a possibilidade da Chiquinho Sorvetes chegar aos mais variados clientes, de todas as classes sociais. Isso é algo que amplia o mercado de atuação do franqueado.
Variedade do cardápio
A variedade de produtos é importante para uma franquia se estabelecer em um mercado tão competitivo como o de Alimentação.
Dessa forma, a franquia Chiquinho Sorvetes oferece em suas unidades uma grande variedade de produtos, para se adaptar aos mais variados gostos do cliente.
Assim, o cardápio da rede oferece mais de 80 opções, entre casquinhas, sundae, cascão, petit gateau, milk shakes e mix de sorvetes com complementos. A lista ainda inclui açaís variados e café shake.
Faturamento do negócio
O setor de Alimentação em geral apresenta bom faturamento para os franqueados, seja pela quantidade de público em potencial, seja pela boa lucratividade dos negócios.
Com a franquia Chiquinho Sorvetes, o empreendedor pode ter um bom faturamento mensal com a sua unidade. No entanto, não se pode esquecer que os valores podem variar por diversos fatores externos ao negócio.
O faturamento da franquia varia de acordo também com o modelo de negócio. No modelo quiosque e loja básica, o faturamento médio mensal é de R$ 45 mil. Por outro lado, o modelo shopping e loja tradicional tem uma receita bruta média mensal de R$ 65 mil.
Estes números são animadores para quem deseja abrir o próprio negócio, seja para uma renda extra ou como receita principal para quem perdeu o emprego.
Seja na franquia Chiquinho Sorvetes ou em outra franquia, você, como empreendedor, deve analisar bem o mercado e suas opções antes de decidir empreender. Veja outras opções abaixo, para considerar!