Franquia de aplicativo de entrega: segmento em alta! Veja opções

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Um dos segmentos que tem trazido muita inovação para o mercado de franchising é o de franquia de aplicativo de entrega.

A demanda gerada pelo momento de pandemia do novo coronavírus fez aumentar o número de marcas que apostaram na entrega de produtos e serviços.

Ademais, empresas menores também entraram em cena, e alguns aplicativos fazem esta ponte entre estabelecimentos e clientes. Quer saber mais? Então fique com a gente!

Advertisement

Vale a pena abrir uma franquia de aplicativo de entrega?

Diante da necessidade de adoção ao isolamento social por conta da pandemia, diversas empresas tiveram que adaptar seus modos de oferecer produtos e/ou serviços.

As entregas por delivery de comida, de outros produtos ou serviços, por exemplo, cresceu vertiginosamente no último ano.

De acordo com o site Statista, o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. Sozinho, o país foi responsável por quase metade do mercado, chegando a 48,77%.

Da mesma forma, uma pesquisa do Instituto Locomotiva também mostra este crescimento.

Advertisement

Sendo assim, a proporção de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados brasileiros que fazem delivery passou de 49% antes da pandemia para 81% depois da adoção das medidas restritivas.

Este mercado de delivery possui diversos tipos de negócios, com alguns detalhes a saber. A princípio, existem marcas que desenvolveram seu próprio aplicativo para fazer a ponte entre empresa e clientes.

Advertisement

Contudo, empresas menores podem não ter essa capacidade. Assim, elas passaram a se juntar para alcançar as redes de clientes.

Nesse cenário, entra a franquia de aplicativo de entrega. Ela reúne estabelecimentos que buscam fazer entregas e, assim, chegar até sua clientela.

Neste sistema, ao se tornar franqueado, o empreendedor buscará empresas para fazer parcerias. Ademais, isso inclui também os entregadores que se cadastram para fazer as entregas pelo aplicativo.

Vemos alguém segurar um celular. Vemos vários ícones de aplicativo em tela (imagem ilustrativa). Texto: franquia de aplicativo de entrega.
O celular é uma ferramenta de trabalho fundamental atualmente.

Da mesma forma, por ser um modelo de franquia, este tipo de negócio conta com o suporte da franqueadora. Assim, eventuais problemas no aplicativo são resolvidos pela empresa.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Este é um modelo de trabalho com poucos gastos, podendo ser desenvolvido no modelo home office. Ou seja, franqueado faz a ponte entre estabelecimentos, entregadores, e clientes.

6 opções de franquia de aplicativo de entrega para investir

O mercado de franquias de aplicativos está cada vez maior, principalmente diante das mudanças que vêm ocorrendo nos mercados.

As entregas por delivery suprem a necessidade dos clientes, seja pelo serviço de moto frete e outras formas.

Assim, as pessoas podem solicitar, por meio de um aplicativo, diversos tipos de produtos e/ou serviços. Para fazer esta ligação entre as pessoas, tal ferramenta precisa ser eficiente.

Nesse sentido, algumas franquias de aplicativo de entrega têm oferecido modelos de negócio bastante atraentes. Separamos algumas delas para você.

1. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

2.  Ceofood

A Ceofood é uma plataforma de delivery que conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shops, supermercados e outros lojistas com os seus clientes.

A rede conta com mais de 300 franquias espalhadas por 20 estados do Brasil.

Além disso, o franqueado faz a prospecção de parceiros em uma área determinada e conta com suportes definidos pela Circular de Oferta de Franquia (COF).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento mensal médio: não informado
  • Taxa de retorno: entre 6 e 12 meses

3. RapidãoApp

A RapidãoApp é uma franquia de aplicativo de entrega que faz delivery de todos os tipos de produto. Dessa forma, basta o estabelecimento se cadastrar para poder vender por meio da ferramenta.

O franqueado faz a captação de parceiros em uma área de atuação exclusiva, buscando estabelecimentos dos mais variados segmentos, além do suporte de gestão de toda a área.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento mensal médio: R$ 6,5 mil
  • Taxa de retorno: entre 6 e 18 meses

Separamos um ebook sobre todos os cuidados que o empreendedor deve ter antes de abrir uma franquia. Confira!

Advertisement

4. Taki

O aplicativo Taki é uma ferramenta de delivery para estabelecimentos dos mais variados, como farmácias, lanchonetes, restaurantes, pet shop, entre outros.

A franquia de aplicativo de entrega está presente em 21 estados com mais de 100 franqueados.

Além disso, a rede conta com dois modelos de negócios: a franquia Nano e a franquia Premium.

  • Investimento inicial: R$ 11.417,00
  • Faturamento mensal médio: R$ 27,5 mil
  • Taxa de retorno: até 12 meses

5. Alfred Delivery

Mais uma franquia de aplicativo de delivery, a Alfred Delivery também trabalha com a entrega de diversos produtos além de alimentação.

A franquia, criada em 2017, funciona da seguinte maneira: o cliente faz o pedido de delivery do que está precisando no momento.

Do mesmo modo, em outro aplicativo, o entregador recebe o pedido e providencia a entrega no endereço desejado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento mensal médio: R$ 50 mil
  • Taxa de retorno: entre 12 e 24 meses

6. Delivery Much

Por fim, a franquia Delivery Much é um aplicativo de entrega de comida que foi fundado em 2011, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A franquia atua em mais de 300 cidades com um modelo de negócio em que o franqueado faz as parcerias com os restaurantes da região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 2,5 mil
  • Taxa de retorno: até 12 meses

Outras franquias delivery para conhecer

Além das franquias de aplicativo de entrega, existem outras marcas que investem no delivery para fortalecer suas operações.

Dessa forma, trazemos algumas delas para você conhecer e, quem sabe, se identificar com alguma?

1. Acquazero

A rede Acquazero é uma franquia de serviços automotivos, com higienização e cuidados extras para diversos detalhes do carro.

A Acquazero trabalha seus serviços de limpeza com preocupação ecológica. Nesse sentido, a empresa investe em modelos ambientalmente conscientes.

Dessa forma, ela oferece diversos serviços de limpeza a seco. Por exemplo, na limpeza ecológica, carro-chefe da franquia, utiliza-se apenas 300 ml de água para limpar um veículo por fora.

Além disso, a Acquazero oferece outros cuidados para o carro, como polimento, cristalização de pintura, etc.

Nesse trilhar, a franquia desenvolveu o seu próprio aplicativo para auxiliar seus franqueados, bem como para tornar mais eficiente o relacionamento com os clientes.

Pelo aplicativo da Acquazero, o cliente pode conhecer os serviços da rede, além de agendar uma visita do técnico da franquia na sua residência. Dessa forma, os diversos cuidados com o carro são levados por delivery até o cliente.

O desenvolvimento do aplicativo e dos modelos de negócio home office são os grandes responsáveis pelo crescimento da rede Acquazero.

Pois a franquia aumentou em 152% o número de unidades em 2020. Dessa forma, ela se tornou uma das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Enfim, conheça um pouco mais sobre a Acquazero e seus modelos de negócio no vídeo que separamos para você!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Taxa de retorno: entre 3 e 6 meses

2. Brasileirinho Delivery

O Brasileirinho Delivery é um restaurante de comida típica com um formato inovador de delivery na caixinha. A rede conta, atualmente, com mais de 100 franqueados, alguns deles com mais de uma unidade.

Como resultado, a franquia conta com dois modelos de negócios: um de restaurante e um de delivery e balcão. Ela ainda conta com um aplicativo próprio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 30 mil
  • Taxa de retorno: entre 18 e 24 meses

3. Frango Americano

A franquia Frango Americano oferece frango empanado e frito no balde, famoso nos filmes e seriados americanos.

Além disso, a empresa oferece três modelos de negócio para os franqueados: delivery, express e lounge.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 80 mil
  • Taxa de retorno: entre 14 e 36 meses

Quer descobrir outras vantagens e oportunidades? Então confira o nosso conteúdo sobre as vantagens de investir em franquias delivery clicando aqui.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS