Franquia de bebidas: 7 opções para você investir no ramo

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Tem vontade de investir em franquia de bebidas? Então, conheça mais sobre o ramo, suas oportunidades e confira dicas de marcas que estão no mercado.

Se você está planejando empreender, já deve ter percebido que o mercado é diverso, sendo possível trabalhar com uma infinidade de produtos e serviços. Inclusive, o ramo de bebidas é uma chance de alcançar um público amplo.

No entanto, começar um negócio totalmente do zero pode ser bem arriscado. Afinal de contas, você deverá fazer o planejamento, testes e ajustes para que tudo corra bem.

É por isso que o modelo de franquias é tão atrativo. Pois você estará realizando seu sonho de empreender, contando com toda a credibilidade e suporte que uma marca já estabelecida pode proporcionar.

Vale a pena abrir uma franquia de bebidas?

Antes de investir em qualquer negócio, é importante tentar entender se aquele empreendimento possui chances de sucesso no mercado. Com uma rede de franquia, existem várias vantagens que podem ser atrativas.

Primeiramente, o modelo de negócio de uma franquia consiste na reprodução de uma marca em unidades. Ou seja, temos uma réplica de uma empresa que já funciona e que possui um modelo de negócios bem desenvolvido.

Desse modo, o investidor poderá conduzir seu negócio contando com um modelo que já foi testado e que realmente funciona.

Além disso, ele poderá trabalhar com uma marca conhecida pelas pessoas, o que facilita no momento de ganhar credibilidade.

E claro, não podemos esquecer que as franqueadoras oferecem suportes que facilitam o trabalho do empreendedor. Assim, ele pode passar por treinamentos iniciais e solicitar assistências ao longo do caminho.

Mesmo sem uma experiência anterior, o investidor consegue ter boas noções da parte administrativa e operacional, o que auxilia no momento de conduzir a unidade.

Da mesma forma, quando pensamos nos números do setor, temos resultados positivos. No faturamento de 2020, a comercialização de bebidas correspondeu a R$ 141,1 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Ainda de acordo com a pesquisa da ABIA, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a indústria de alimentos e bebidas criou 20 mil vagas diretas. Com isso, é notável um aumento de 1,2% em relação a 2019.

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Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia

9 melhores franquias de bebidas para abrir

Já que agora você entende as vantagens deste sistema, e como o setor de bebidas pode ser favorável, confira sete dicas de franquia de bebidas para investir.

Separamos marcas de franquias de bebidas alcoólicas, sucos e cafés para que você conheça os diferentes produtos com os quais pode trabalhar.

1. Bar do Urso 

Com a franquia Bar do Urso, você pode atuar na comercialização das famosas cervejas artesanais. A marca, que está em atividade desde 2017, faz parte da Cervejaria Colorado e trabalha com cervejas de qualidade em suas unidades. 

Sendo assim, existem três modelos de negócio, como a loja de rua, contêiner e quiosque. Logo, você pode escolher o formato mais atrativo e ainda receber o apoio da marca durante a implantação. 

Vale ressaltar que os franqueados também recebem treinamentos e suporte contínuo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

2. Pit Stop

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Em atividade desde 2015 e com 1800 unidades em atividade, a Pit Stop é uma franquia de espaços para a venda de bebidas. Logo, as unidades consistem em espaços refrigerados para armazenar e comercializar as bebidas com praticidade. 

Dessa forma, elas podem ser instaladas em locais estratégicos, como postos de gasolina, estacionamento de centros comerciais, shoppings e afins. 

A função do franqueado é administrar o negócio, cuidando do estoque, da divulgação e de toda a parte operacional. Mas claro, para ajudar o franqueado a marca oferece treinamentos e acompanhamento contínuo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: entre 10 e 15 meses 

3. Suco Bagaço

Uma franquia especializada em sucos no mercado é a Suco Bagaço. A marca trabalha com opções de sucos naturais, atendendo em lojas tradicionais e quiosques. É possível atender também por delivery.

Além disso, a Suco Bagaço oferece sopas naturais, saladas e sanduíches. Os franqueados podem contar com assessoria para escolha do ponto comercial e receitas exclusivas para os produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 185 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

4. Mestre Cervejeiro

A Mestre Cervejeiro é uma rede de franquias especializada na comercialização de cervejas.

Sendo assim, a loja possui um catálogo amplo de bebidas, com mais 150 rótulos de cervejas artesanais, além de outros acessórios relacionados à cerveja.

A franquia está no mercado há 16 anos e conta com mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil. Dessa forma, o franqueado pode escolher entre o formato quiosque, loja de rua e container.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 138 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 30 meses

5. California Coffee

Foto de uma bandeja com dois café e um bolo ao lado, em uma mesa marrom (imagem ilustrativa). Texto: franquia de bebidas.
O café é outra bebida indispensável no dia a dia do brasileiro.

A California Coffee é uma coffee shop pioneira no país com a venda de bebidas quentes e geladas à base de café. Os clientes encontram a bebida expressa, lattes, drinks e outros.

Além disso, no cardápio também estão disponíveis doces e salgados para lanches.

Atualmente, são mais de 50 unidades espalhadas pelo país, e o franqueado pode trabalhar com quiosques, lojas tradicionais e flagships.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil 
  • Prazo de retorno: entre 30 e 60 meses

6. Água Doce Cachaçaria 

A Água Doce Cachaçaria trabalha com várias bebidas alcoólicas, como drinks, batidas, coquetéis, margaritas e mais. Contudo, os clientes também podem encontrar sucos e opções de drinks sem álcool.

Para completar, o franqueado pode trabalhar com um menu variado de comidas, desde lanches até pratos executivos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 460 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 126 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 60 meses

7. Bubblekill

Por último, a Bubblekill é uma tea house que está presente em 14 estados brasileiros, com mais de 70 unidades. Oferecendo produtos de origem taiwanesa, a marca é uma das maiores redes de Bubble Tea do país.

Os franqueados podem trabalhar com várias combinações de bebidas envolvendo chás, leite, frutas e até café. Além disso, a franquia opera no formato quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ Não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

8. Chopp Time

Foto de uma pessoa usando uma máquina para colocar cerveja em um copo (imagem ilustrativa). Texto: franquia de bebidas.
A cerveja é uma bebida popular no Brasil, sendo uma boa oportunidade para lucrar.

A franquia Chopp Time está no mercado desde 1999 e conta com vários modelos de negócio. O franqueado pode escolher entre quiosques, lojas em shopping, bares, casa de shows e, inclusive, o atendimento delivery.

O cardápio da marca é bem variado, com opções de cervejas, vinhos, whiskys e espumantes. Os clientes também encontram porções, sanduíches, bem como sobremesas e outras comidas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

9. Alô Madruga

Já a Alô Madruga é uma rede de lojas de conveniência que trabalha com o atendimento delivery. Assim, os clientes podem solicitar várias bebidas como sucos, refrigerantes, destilados, cervejas, vinhos e afins.

A marca também trabalha com outros 500 tipos de produtos, como snacks, sorvetes, tabacaria e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 30 meses

Gostou das dicas de franquia de bebidas? No vídeo que separamos a seguir você pode conhecer outras franquias presentes no mercado. Confira!

Outras franquias no ramo de Alimentação para abrir

Depois de conhecer tantas opções de franquia de bebidas, é interessante que você considere algumas alternativas de negócio no ramo de Alimentação.

Isso porque o setor de Alimentação é bem vasto, sendo um dos mais fortes do franchising. Ou seja, essa pode ser uma boa chance de investimento, além das opções de bebidas apresentadas.

Para se ter uma ideia, só em 2020, o faturamento do segmento de Alimentação chegou em R$ 40,8 bilhões. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Portanto, separamos a seguir três dicas no ramo de Alimentação que podem ser interessantes para você. Continue acompanhando!

1. Cream Berry

Já a franquia Cream Berry é uma ótima opção para quem se interessa pelo ramo de açaí. Afinal, a marca está no mercado desde 2011 e conta com uma receita exclusiva e frutos de qualidade.

A marca trabalha com o creme de açaí, pitaya e cupuaçu, além de um amplo cardápio de complementos. Dessa forma, os clientes podem optar por mais de 70 combinações, entre coberturas, frutas e guloseimas.

Sendo assim, a Cream Berry trabalha com taças e barcas prontas que são ainda mais atrativas para os clientes. Ou seja, temos um alimento muito popular, saboroso e nutritivo que pode ser comercializado de muitas formas.

Os franqueados da marca recebem vários suportes para conseguirem desenvolver a unidade com segurança. Primeiramente, existe um estudo de geomarketing para encontrar um bom local e de fácil acesso ao público-alvo.

Em seguida, a unidade contará com um projeto arquitetônic, seguindo o padrão da marca. E claro, os franqueados recebem um treinamento completo e suporte contínuo.

Como resultado, é possível ter mais tranquilidade para lidar com questões financeiras, administrativas, de qualidade, marketing e mais.

Quanto aos modelos de negócios, a Cream Berry possui dois formatos: express e convencional. A grande diferença entre eles é que no modelo express a unidade conta com uma estrutura própria para o atendimento self-service.

Ou seja, caso seja o desejo do franqueado, ele pode ter uma unidade equipada para o cliente se servir, processo que agiliza o atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

2. Duckbill Cookies & Coffee

Por fim, a franquia Duckbill trabalha com cafés e cookies, uma receita exclusiva e feita artesanalmente sem a dição de conservantes.

Mas as unidades também trabalham com outras opções de lanches e bebidas, como sodas, muffins, donuts e afins.

Além disso, a franqueadora oferece acompanhamento durante toda a implantação, treinamentos, estudos geográficos e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 53 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Viu como existem muitas opções de franquia de bebidas e até alternativas diferentes no ramo de alimentação?

Portanto, se gostou desse conteúdo, você também pode se interessar pelo nosso artigo com dicas baratas de franquias de Alimentação para investir em 2021.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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