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Franquia de conveniência: melhores opções de negócio para você considerar

Sumário

Investir em uma franquia de conveniência é uma opção bem interessante para empreender. É um negócio cada vez mais comum, com o qual nos deparamos em diversos locais. Conheça mais!

As vendas de lojas de conveniência representam cerca de 16% do varejo nacional. Por outro lado, a média mundial é de 22%. Ou seja, no Brasil, ainda há um potencial a ser explorado por este tipo de negócio.      

Isso porque, a facilidade que este tipo de franquia traz é um capítulo à parte, que chama cada vez mais a atenção para estes negócios, como mostraremos a seguir.

O que é uma franquia de conveniência?

Quando pensamos em uma loja de conveniência é comum que nos venha à mente aqueles lugares em postos de gasolina. Lojas que vendem de tudo e em horários dos mais variados, alguns até ficam abertos 24 horas por dia.

Porém, uma franquia de conveniência vai além disso. Nesse sentido, podem ser lojas tradicionais de postos de gasolina.

Mas também se expandiram para pequenos mercados de atendimento automatizado, por exemplo.

São locais que vendem produtos diversos. Algumas dessas franquias são voltadas para bebidas, principalmente cervejas. Porém, diversas delas oferecem salgados, doces, itens de supermercado, entre vários outros.

Costumam ser espaços menores, com menos variedade de itens, mas que se destacam, como o próprio nome diz, pela conveniência. Nesse sentido, estão localizadas em lugares para facilitar a vida dos consumidores.

Investem também em um atendimento mais fácil, muitos deles pelo self service, o que diminui custos para o empreendedor.

Enfim, é uma maneira interessante, e que muitas vezes tem potencial de ser uma novidade na região, e assim, se destacar no mercado local.

O que precisa para abrir uma loja de conveniência?

O empreendedor deve levar em consideração alguns aspectos na hora de abrir uma loja de conveniência. Primeiramente, entender como funciona aquele negócio e se encaixa ao seu perfil.

Nesse sentido, ver como é a forma de atuação neste negócio. Uma franquia de conveniência exige organização e também muita dedicação, pois o franqueado deve estar presente o máximo possível.

Então, caso você tenha um perfil que se encaixe nestas necessidades do negócio pode ser interessante investir.

O investimento também é um fator a se considerar. Não é comum achar uma franquia de conveniência até 30 mil de investimento. Isso porque, as redes costumam exigir mais dinheiro para começar uma unidade.

Além disso, é fundamental estudar o mercado local, ver qual o tipo de loja de conveniência tem maior potencial.

Por exemplo, naquela região, uma franquia de venda de bebidas pode ser mais atrativa, se tiver poucos concorrentes.

Do mesmo modo, deve escolher uma das redes. Um ponto é saber qual o faturamento médio de uma loja de conveniência e buscar uma franquia que tenha uma rentabilidade adequada.

Avalie também se a franquia tem uma marca reconhecida, suportes eficientes aos franqueados, variedade de produtos, entre outras qualidades.

Caso não seja o ponto forte a variedade, a unidade precisa ter preço competitivo para que possa se diferenciar da concorrência.

Agora que você conhece mais sobre este tipo de negócio, veja algumas opções de franquia de conveniência que separamos.

Lista de franquias de conveniência para você abrir e ganhar dinheiro

O empreendedor encontra algumas opções de negócios para investir em uma franquia de conveniência.

Portanto, algumas marcas mais conhecidas chamam a atenção, mas existem redes bem sólidas também, mesmo com menos tempo de mercado.

Aqui, separamos algumas das oportunidades neste mercado que encontra públicos por todas as regiões do país. Confira!

Pit Stop Skol

Uma das franquias de conveniência é a rede Pit Stop Skol, especializada na venda de cervejas, e que conta com uma estrutura bem simples. Assim, o franqueado não precisa de grande espaço para realizar as vendas.

Além disso, é uma marca reconhecida no mercado e que investe em um negócio que consegue atender rapidamente aos clientes.

Sua estrutura foi feita para ser eficiente e manter as cervejas mais geladas do que nos supermercados.

Enfim, o empreendedor conta com os suportes da franqueadora para abrir sua franquia de loja de conveniência em um posto de gasolina ou outros lugares.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

Mais Você Conveniência

Uma forma de como investir em uma loja de conveniência é com a franquia Mais Você Conveniência. A rede trabalha com um amplo mix de produtos em suas unidades.

Nesse sentido, além de vender bebidas variadas, atua também com lanches e refeições diversas, para todos os tipos de públicos.

Sendo assim, investe em um atendimento mais ágil para atender aos consumidores sem deixá-los esperando. Conta também com uma operação mais simples, facilitando o dia a dia do franqueado.

A franquia tem dois modelos de negócio, o de Loja e o de Quiosque. Estes formatos se adaptam a diferentes locais, como shoppings, ruas, centros comerciais, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 91 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 36 meses

BR Mania

Uma marca bastante conhecida no segmento de franquia de conveniência e café é a rede BR Mania.

A empresa trabalha com um amplo mix de produtos em suas prateleiras. No total são mais de 400 itens para os consumidores.

Desse modo, faz parte do grupo Petrobrás e tem mais de 25 anos de atuação no mercado. Ao longo do tempo, é um negócio que se solidificou no setor, atraindo a atenção dos empreendedores.

Além disso, a franqueadora da BR Mania conveniência oferece diversos suportes aos empreendedores para o desenvolvimento do negócio. Com isso, aumentam as chances de sucesso com a nova unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 225 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 18 meses

Essas são algumas das oportunidades para investir neste segmento de lojas de conveniência. Com a difusão de novas tecnologias de atendimento, é um nicho que tende a se consolidar em diferentes regiões.

Mas é fundamental estar atento a novos formatos, bem como aquilo que melhor se encaixa ao seu mercado local.

Enfim, é um tipo de empreendimento que exige um cuidado especial desde a escolha da marca, avaliação da região e investimento. Por isso, não tenha pressa para selecionar para que possa optar com segurança.

Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro!

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