Investir em uma franquia de conveniência pode ser uma opção bem interessante para empreender. Isso porque, se trata de um negócio cada vez mais comum, com o qual nos deparamos em diversos locais. Nesse conteúdo, descubra mais sobre o assunto e confira alternativas de franquias baratas e lucrativas para empreender.
As lojas de conveniência estão ganhando cada vez mais espaço no varejo nacional, acompanhando a boa fase do setor. De acordo com dados recentes, as vendas no comércio fecharam 2024 com uma alta de 4,7%, o melhor resultado desde 2012.
Logo, esse crescimento revela um cenário promissor para quem deseja investir nesse modelo de negócio. As franquias de conveniência, por serem práticas, acessíveis e versáteis, se destacam como uma boa oportunidade para empreendedores que buscam retorno em um mercado em expansão. Portanto, abrir uma franquia nesse setor pode ser o passo certo para lucrar com inteligência.
Isso porque, a facilidade que este tipo de franquia traz é um capítulo à parte, que chama cada vez mais a atenção para estes negócios, como mostraremos a seguir. Continue a leitura!
O que é uma franquia de conveniência?
Quando pensamos em uma loja de conveniência é comum que nos venha à mente aqueles lugares em postos de gasolina. Lojas que vendem de tudo e em horários dos mais variados, alguns até ficam abertos 24 horas por dia.
Porém, uma franquia de conveniência vai, além disso. Nesse sentido, podem ser lojas tradicionais de postos de gasolina, mas também se expandiram para pequenos mercados de atendimento automatizado, por exemplo.
São locais que vendem produtos diversos. Algumas dessas franquias são voltadas para bebidas, principalmente cervejas. Porém, diversas delas oferecem salgados, doces, itens de supermercado, entre vários outros. Costumam ser espaços menores, com pouca variedade de itens, mas que se destacam, como o próprio nome diz, pela conveniência. Nesse sentido, estão localizadas em lugares estratégicos para facilitar a vida dos consumidores.
Investem também em um atendimento mais fácil, muitos deles pelo self-service, o que pode diminuir custos para o empreendedor. Enfim, é uma maneira interessante, e que muitas vezes tem potencial de ser uma novidade na região, e assim, se destacar no mercado local.
O que precisa para abrir uma loja de conveniência?
O empreendedor deve levar em consideração alguns aspectos na hora de abrir uma loja de conveniência. Primeiro, entender como funciona aquele negócio e se encaixa ao seu perfil. Nesse sentido, ver como é a forma de atuação. Afinal, uma franquia de conveniência exige organização e também muita dedicação, pois o franqueado deve estar presente o máximo possível.
Então, caso você tenha um perfil que se encaixe nestas necessidades do negócio, pode ser interessante investir. O investimento também é um fator a se considerar. Isso porque, não é comum achar uma franquia de conveniência com até 30 mil de investimento. Isso porque, as franqueadoras costumam exigir mais dinheiro para você começar uma unidade.
Além disso, é fundamental estudar o mercado local, ver qual o tipo de loja de conveniência tem maior potencial. Em uma determinada região, por exemplo, uma franquia de venda de bebidas pode ser mais atrativa, se tiver poucos concorrentes. Do mesmo modo, você deve escolher uma franquia de sucesso para investir. Um ponto é saber qual o faturamento médio de uma loja de conveniência e buscar uma franqueadora que tenha uma rentabilidade adequada.
Nesse sentido, avalie também se a franquia tem uma marca reconhecida, suportes eficientes aos franqueados, variedade de produtos, entre outras qualidades. Caso não seja o ponto forte a variedade, a unidade precisa ter preço competitivo para que possa se diferenciar da concorrência. Agora que você conhece mais sobre este tipo de negócio, veja algumas opções de franquia de conveniência que separamos.
Lista de franquias de conveniência e alimentação para você abrir e ganhar dinheiro
O empreendedor encontra algumas opções de negócios para investir em uma franquia de conveniência. Portanto, algumas marcas mais conhecidas chamam a atenção, mas existem redes bem sólidas também, mesmo com menos tempo de mercado. Aqui, separamos algumas das oportunidades neste mercado que encontra públicos por várias regiões do país. Confira!
Caso nenhuma das franquias acima tenham despertado o seu interesse no momento, confira mais algumas opções de negócios baratos e lucrativos para investir. Você pode conversar com a franqueadora da marca para saber mais informações. Confira!
Pit Stop Skol
Uma das franquias de conveniência é a rede Pit Stop Skol, especializada na venda de cervejas, e que conta com uma estrutura bem simples. Assim, o franqueado não precisa de grande espaço para realizar as vendas.
Além disso, é uma marca reconhecida no mercado e que investe em um negócio que consegue atender rapidamente aos clientes. Sua estrutura foi feita para ser eficiente e manter as cervejas mais geladas do que nos supermercados. Enfim, o empreendedor conta com os suportes da franqueadora para abrir sua franquia de loja de conveniência em um posto de gasolina ou outros lugares.
Mais Você Conveniência
Uma forma de como investir em uma loja de conveniência é com a franquia Mais Você Conveniência. A rede trabalha com um amplo mix de produtos em suas unidades. Nesse sentido, além de vender bebidas variadas, atua também com lanches e refeições diversas, para todos os tipos de públicos.
Sendo assim, investe em um atendimento mais ágil para atender aos consumidores sem deixá-los esperando. Conta também com uma operação mais simples, o que pode facilitar o dia a dia do franqueado. A franquia tem dois modelos de negócio, o de Loja e o de Quiosque. Estes formatos se adaptam a diferentes locais, como shoppings, ruas, centros comerciais, entre outros.
BR Mania
Uma marca bastante conhecida no segmento de franquia de conveniência e café é a rede BR Mania. A empresa trabalha com um amplo mix de produtos em suas prateleiras. Logo, são centenas de itens para os consumidores. Desse modo, faz parte do grupo Petrobrás e tem mais de 25 anos de atuação no mercado. Ao longo do tempo, é um negócio que se solidificou no setor, atraindo a atenção dos empreendedores.
Além disso, a franqueadora da BR Mania conveniência oferece diversos suportes aos empreendedores para o desenvolvimento do negócio. Com isso, aumentam as chances de sucesso com a nova unidade.
Essas são algumas das oportunidades para investir neste segmento de lojas de conveniência. Com a difusão de novas tecnologias de atendimento, é um nicho que tende a se consolidar em diferentes regiões. Mas é fundamental estar atento a novos formatos, bem como aquilo que melhor se encaixa ao seu mercado local.
Enfim, é um tipo de empreendimento que exige um cuidado especial desde a escolha da marca, avaliação da região e investimento. Por isso, não tenha pressa para selecionar para que possa optar com segurança.
Como está o mercado de franquias no Brasil?
Você está olhando para um mercado em plena expansão. Segundo dados recentes da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias cresceu 13,5% em 2024 em comparação com o ano anterior. Isso representa um faturamento impressionante de cerca de R$ 273 bilhões. Ou seja, cada vez mais pessoas estão apostando nesse modelo de negócio que une segurança e rentabilidade.
Esse crescimento mostra como o setor está aquecido e atrativo para novos empreendedores. Entre os destaques, está como você viu até aqui, o segmento de conveniência, que se adapta bem ao estilo de vida moderno, oferecendo praticidade e serviços rápidos. Portanto, pode ser uma boa escolha para quem deseja começar com uma estrutura mais enxuta, mas sem abrir mão de um negócio promissor.
Além disso, investir em franquias tem várias vantagens: você entra no mercado com uma marca já conhecida, recebe suporte da franqueadora e conta com um modelo de gestão testado. É como começar um jogo já com algumas fases vencidas, mais fácil e com menos riscos.
Então, se você busca independência financeira com menos riscos comparado a empreender do zero e mais apoio, o mercado de franquias é, sem dúvida, uma opção.
Passo a passo para abrir a sua franquia de conveniência
Abrir uma franquia de conveniência, como você aprendeu até aqui, pode ser uma oportunidade promissora para quem deseja empreender com segurança. Então, para abrir a sua unidade de sucesso, o primeiro passo é entrar em contato com a franqueadora e entender como funciona o modelo de negócio. Depois, analise com calma o sistema da franqueadora, o suporte oferecido e a operação.
Na sequência, leia a Circular de Oferta de Franquia (COF) com atenção, avalie todos os detalhes jurídicos e financeiros, e veja se está tudo dentro do que você procura. Por outro lado, planeje suas finanças com cuidado, considerando o investimento inicial e o capital necessário até que o negócio comece a dar retorno.
Negocie com a franqueadora e alinhe expectativas. Quando tudo estiver pronto, é hora de investir e colocar seu negócio em prática. Como você aprendeu neste conteúdo, o mercado de franquias segue crescendo no Brasil. Sendo assim, aproveite esse cenário e comece agora a construir seu futuro com uma franquia de conveniência lucrativa e bem estruturada. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro!