Franquia de depilação a cera vale a pena? Opções de marcas

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Depilação com cera
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Para quem deseja atuar no segmento de estética e beleza, uma franquia de depilação a cera pode ser uma boa opção para começar.

Os cuidados com a beleza e saúde são coisas que nunca saem da cabeça do brasileiro. Não à toa, o país é um dos que mais consome esse tipo de serviço. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o país é o 4º que mais usufrui desse mercado.

Só em 2018, os consumidores gastaram mais de US$ 30 bilhões apenas com produtos e serviços ligados à beleza. Além disso, esse mercado é uns dos poucos setores que manteve o crescimento mesmo diante da crise econômica, movimentado pela busca frequente por tratamentos e serviços estéticos.

Sendo assim, para descobrir se realmente vale a pena investir em uma franquia de depilação, acompanhe a leitura com a gente!

Por que abrir uma franquia de depilação a cera?

Uma franquia de depilação a cera, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising, é um dos empreendimentos de maior sucesso no Brasil. Além disso, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar é um dos mais promissores do mercado de franquias.

E isso é reforçado pela busca de tratamentos ligados à depilação. Novamente de acordo com Abihpec, esse procedimento estético é o 2º mais procurado pelos usuários, ficando atrás apenas dos serviços de maquiagem.

Enquanto isso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgavam, em 2016, um estudo sobre a potência do mercado de beleza. Atualmente, o Brasil é o 4º maior mercado, atrás de China, Estados Unidos e Japão.

Nesse sentido, segundo pesquisa do Instituto Sophia Minds, a mulher brasileira chegou a gastar, em média, R$ 100 por mês realizando algum procedimento estético.

Veja mais sobre os motivos de investir em uma franquia do segmento no vídeo abaixo!

Quais as vantagens de atuar no mercado de beleza?

Muitos brasileiros consomem e utilizam produtos ou serviços ligados à estética. Contudo, se engana quem acredita que essa é uma procura exclusiva das mulheres. Os homens também são responsáveis pelo crescimento contínuo do mercado.

Dessa forma, com ambos os sexos indo atrás de métodos estéticos, e com um setor tão atrativo, abrir um negócio voltado para beleza se torna uma grande oportunidade para qualquer empreendedor.

Além disso, esse é um segmento que permite ao empresário atuar em várias áreas além da depilação. Assim, ele pode oferecer serviços ligados à estética das unhas, cuidados com o cabelo e/ou barba etc.

Todavia, caso o seu objetivo seja apenas o serviço de depilação, existem atualmente três formas de realizar esse procedimento sem ser com a cera. São elas: utilizando creme depilatório, laser e luz pulsada.

Essa pode ser uma boa saída para atender a gama de clientes que possuem algum tipo de alergia a cera.

Por fim, uma das grandes vantagens desse segmento é ter consumidores fiéis. Esse é um ramo em que a fidelização é fundamental para o desenvolvimento do negócio.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais da metade dos homens buscam por procedimentos estéticos uma vez por mês. Por outro lado, as mulheres não têm um período definido.

Mas muito desse período irregular resulta da busca constante por novidades no mercado.

Como montar um negócio voltado para depilação?

Vemos uma especialista preparando a cera para depilação (imagem ilustrativa). Texto: franquia de depilação a cera.
Os modelos de franquias de depilação a cera podem ter um custo médio de R$ 15 mil.

É preciso seguir várias etapas para abrir um negócio de depilação. Assim, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado para identificar uma forma de inovar e destacar-se dos concorrentes.

Esse estudo irá mostrar também qual será a sua demanda. Ademais, essa etapa do processo de abertura só é possível após uma avaliação prévia dos pontos comerciais.

Com todos esses dados em mãos, será possível desenvolver as melhores estratégias de negócio. Assim, após definir as estratégias, será preciso levantar quais os valores necessários para desenvolver o negócio.

Dessa forma, é muito importante que o empreendedor faça um levantamento financeiro para descobrir qual o seu capital de investimento. Segundo o Sebrae, uma empresa de depilação demanda um gasto médio mensal de R$ 15 mil.

Com o dinheiro separado e o estudo de mercado completo, é hora de levantar o quadro de funcionários e a estrutura da sua loja. Apesar de não parecer algo muito difícil, é preciso pensar em um espaço adequado para recepção e atendimentos.

Tudo isso será pautado de acordo com a demanda da região que escolher atuar. Pois não adianta abrir uma clínica com vários serviços se não tiver para quem oferecer. Além disso, outro ponto que o empresário deve observar é a divulgação do seu empreendimento.

Por isso, o marketing é fundamental para o negócio ter força suficiente para se sustentar. Ou seja, sem a necessidade de o empresário tirar dinheiro do próprio bolso para bancar as despesas do estabelecimento.

Benefícios de abrir uma franquia de depilação a cera

Todo esse processo exige um cuidado e análises complexas para quem deseja abrir o primeiro empreendimento. Por isso, uma das melhores soluções é investir em uma franquia de estética.

Esse modelo de negócio permite que uma empresa com experiência e uma estrutura já consolidada transfira seu conhecimento para um empreendedor. Isso com o objetivo de aumentar a sua expertise de atuação.

Vemos uma especialista realizar a depilação a laser em uma cliente (imagem ilustrativa). Texto: franquia de depilação a cera.
O método de depilação a laser também é muito usado nas franquias de beleza.

Por conta desse diferencial, as chances de uma franquia falir são muito menores do que uma empresa aberta do zero. Segundo o Sebrae, apenas cinco em cada 100 unidades de franquias fecham antes de completar dois anos.

Nesse sentido, já avaliando as empresas abertas do zero, 23% delas vão à falência antes dos 24 meses de vida. Se a margem for ampliada para 10 anos, a diferença é ainda maior.

Apenas 15 franquias fecham nesse período, enquanto o número de negócios próprios vai para 75. Isso acontece devido à dedicação das franqueadoras que oferecem todo o suporte necessário para desenvolver o empreendimento.

Por fim, esse tipo de empreendimento já traz toda a previsão de custo e rentabilidade. O empresário entra para o negócio sabendo quanto aproximadamente irá gastar e em quanto tempo irá recuperar o seu investimento.

3 opções de franquias de depilação

A seguir, vamos apresentar três opções de franquia de depilação a cera. Algumas ainda possuem outros serviços que vão agregar valor ao seu empreendimento e atrair mais clientes.

1. Suav

Para quem deseja trabalhar na área de beleza, a Suav é pode ser a franquia certa. Além de entregar serviços de depilação, o cliente pode fazer escovaria, design de sobrancelha e esmalteria.

Assim, a grande vantagem da marca é o seu conceito de atendimento express. Ou seja, o usuário – seja do público masculino o feminino – não precisa marcar horário para receber o atendimento. Basta ir à unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

A Suav surgiu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2010. Desde então, ela vem adaptando e transformando o seu modelo de negócio em uma forma ainda mais rentável e lucrativa.

Sempre atrás de inovações, a marca busca outras vertentes para trabalhar e ampliar o seu leque de serviços. Para abrir uma unidade é necessário um espaço mínimo de 80 m².

Acompanhe o vídeo abaixo para saber mais sobre o modelo de negócio da franquia Suav!

2. Pello Menos Depilação

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No mercado desde 1996, a empresa Pello Menos Depilação atua exclusivamente no mercado de depilação a cera. Sempre prezando pela qualidade do seu serviço, ela implementou um método de trabalho que se tornou sucesso.

Por exemplo, todos os produtos usados são exclusivos da marca. Natural da cidade do Rio de Janeiro, o empreendimento atende apenas o público feminino e necessita de uma área mínima de 50 m².

  • Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 77 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Pelo Zero Depilação

Por fim, a Pelo Zero é uma franquia de depilação a cera de grande conceito no mercado. Da cidade do Rio de Janeiro, a marca já soma mais de 400 mil clientes atendidos e 20 anos de atuação junto ao público feminino e masculino.

A marca utiliza dois tipos de espaço: o Slim, com medição mínima de 45 m², e o Ultra, que precisa de um espaço a partir de 80 m². Além disso, as unidades ainda contam com um espaço kids e produtos naturais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Dessa forma, como você viu, montar um empreendimento voltado para depilação atualmente é um grande investimento. Com o mercado de estética e beleza crescendo sem dificuldades, podemos falar que vale a pena entrar para esse negócio.

Porém, todo cuidado é necessário. Não é preciso saber apenas como abrir uma clínica. É necessário ter um modelo de negócio estruturado para a empresa crescer e se tornar uma referência na região.

Essa é uma das grandes vantagens das franquias de depilação a cera. Elas possuem um nome reconhecido no mercado e atraem mais clientes que um negócio aberto do zero. Além de serem um empreendimento mais seguro.

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*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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