Uma franquia de entregas é uma oportunidade para atuar em um segmento de mercado em crescimento. Com as mudanças de hábitos de consumo, é um nicho bastante atrativo para investir, como mostraremos aqui.
Antes de tudo, vale destacar que o mercado de entregas e logística tem previsão de alcançar US$ 7,54 trilhões até 2029. Esse avanço mostra o quanto cresce a busca por serviços ágeis e eficazes de transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias.
Com isso, o setor segue em plena expansão no cenário mundial. Por esse motivo, investir nessa área pode ser uma boa opção para quem deseja empreender com boas chances de retorno financeiro. Agora, conheça mais sobre as franquias de entregas neste conteúdo. Continue a leitura!
Mercado de franquias de transporte e logística no Brasil
O mercado de franquias de transporte e logística no Brasil está “bombando”. Muito por conta das mudanças nos hábitos de consumo. A pandemia fez com que os clientes aprendessem a comprar mais pela internet, sem sair de casa.
Este mercado é bastante amplo, com entregas realizadas por meio de bicicleta, moto, carro, caminhão etc. Nesse sentido, a facilidade das compras online fez com que muitos deixassem de ir até as lojas. Assim, fazendo seus pedidos remotamente para serem entregues em diversas regiões do país.
Sendo assim, esse aumento fez com que o setor de logística tivesse grande crescimento nos últimos anos. O Brasil é o país da América Latina que registrou o maior aumento dessa modalidade, com 30%. Isso de acordo com pesquisa realizada em mais de 20 países latinos em 2021.
Do mesmo modo, é um mercado que também oferece oportunidades para empreendedores de vários perfis. Aqueles que buscam um negócio mais robusto, mas também franquias de entregas expressas, com estrutura enxuta.
Já as empresas aumentaram os seus setores de vendas online. Isso abre espaço para empreendedores fazerem os serviços de entregas. Só que agora, até os pequenos negócios de bairro também estão nesta onda.
Como funciona uma franquia de entrega?
Uma franquia de entregas pode funcionar de variadas maneiras. Geralmente, nos modelos de negócios, geralmente, o franqueado fica responsável pela logística. Ou seja, faz a ponte entre a empresa e os entregadores. Nesse sentido, recebe o produto e repassa para um entregador, que normalmente é terceirizado. Este tipo de negócio exige uma estrutura bem básica, sem necessidade de um ponto comercial.
Porém, existem franquias de entrega rápida em que o franqueado é o responsável pela entrega e toda a parte administrativa. Assim, o empreendedor deve ter um meio de transporte para fazer a logística. Além disso, franquias como essas costumam ter um sistema interno para auxiliar no encaminhamento das entregas. Muitas atuam por meio de aplicativos, que têm o franqueado e os entregadores como usuários.
Cada franquia atua de uma maneira, alterando também as regiões onde atende. Em algumas delas, o franqueado faz as entregas mais próximas da unidade e para mais longe contrata entregadores. Por fim, são formas diversas de atuar, e agora mostraremos algumas opções de marcas para investir.
Lista de franquias de entrega e logística que fazem sucesso
Como existem formas diferentes de atuar em uma franquia de entregas, o empreendedor encontra também diferentes alternativas. São marcas que têm estruturas de negócio diversificadas. Portanto, veja algumas das franquias que atuam neste atrativo segmento, com investimentos que cabem no seu bolso. Assista o vídeo!
Caso você não tenha se identificado com nenhum das opções apresentadas no vídeo de franquias de logística e entregas, você pode conferir a lista que preparamos a seguir. Lembre-se que, se tiver alguma dúvida sobre as marcas, você pode conversar diretamente com a franqueadora.
Mas se ainda assim, não se interessou pelas franquias, você pode clicar no botão abaixo. Isso porque, o mercado de franchising é amplo com diversos segmentos e valores de investimento para empreender. Acompanhe!
1. Jadlog
A Jadlog é uma franquia do setor de logística que atua no transporte de cargas fracionadas no Brasil. Integrada ao Grupo Geopost, referência em soluções de e-commerce na Europa, a rede oferece dois formatos de operação: Centro de Operações (CO) e Loja Jadlog.
Os franqueados realizam serviços como coleta, triagem, transporte de encomendas e venda de embalagens. Com expertise internacional, a marca se destaca pelo suporte ao comércio eletrônico e pela estrutura robusta no mercado nacional.
2. PostEX Express
A PostEX Express atua no setor logístico com foco no envio de encomendas e cargas fracionadas, atendendo especialmente o mercado de e-commerce.
Sendo assim, com cerca de duas décadas de atuação, a rede se destaca pelo uso de tecnologias que aprimoram a eficiência e a agilidade nas entregas, oferecendo soluções modernas e competitivas para os franqueados.
3. Guarde Mais
A Guarde Mais é uma franquia especializada em self storage, com ampla atuação em diversas regiões do Brasil. A rede oferece soluções completas de armazenagem, suporte logístico para e-commerce e serviços como endereço fiscal.
Desse modo, atende tanto pessoas físicas quanto empresas. Logo, a marca proporciona segurança e praticidade para quem precisa de espaço extra. A franqueadora se destaca por sua estrutura abrangente e por disponibilizar nas unidades de franquias os serviços personalizados conforme as necessidades dos clientes.
4. EcoBike Courier
A EcoBike Courier é uma franquia de entregas sustentáveis que usa bicicletas como principal meio de transporte. Com foco em ecodelivery, a rede busca reduzir o impacto ambiental ao oferecer um serviço ágil e consciente.
Presente em diversas cidades, a empresa atende a uma demanda crescente por soluções logísticas sustentáveis, unindo mobilidade urbana e responsabilidade ambiental em um modelo de negócio acessível e inovador.
5. Mail Boxes Etc.
A Mail Boxes Etc. é uma franquia internacional voltada para multisserviços, com soluções nas áreas de embalagem, envios, logística, impressão e marketing.
O modelo de negócio atende desde pequenos empreendedores até operadores de e-commerce e consumidores finais. Com um portfólio amplo, a rede se diferencia por reunir serviços essenciais em um único local, facilitando a rotina de quem busca praticidade e eficiência nas operações logísticas e de comunicação.
Para quem uma franquia de transporte é indicada?
Uma franquia de transporte é um tipo de negócio para diversos perfis de empreendedores. Seja alguém que busca um trabalho em tempo integral ou então, uma franquia para ganhar uma renda extra. Porém, esse trabalho exige bastante organização para lidar com prazo e também com locais diferentes de entrega. O franqueado deve se planejar para fazer as entregas de forma mais eficiente, sem gastos desnecessários.
Além disso, as franquias de entregas expressas são um tipo de negócio para quem busca fugir da monotonia. Isso porque, o franqueado pode estar em diferentes lugares da cidade ao longo do dia. Uma qualidade importante para um franqueado neste segmento, como dito, é ser organizado e também ficar sempre atento aos custos e prazos.
Logo, é fundamental conseguir boas parcerias para aumentar seus atendimentos ao longo do tempo. Por ser um negócio muitas vezes de simples gestão, não exige tanto conhecimento técnico. Porém, é um empreendimento que requer bastante dedicação para ter sucesso.
Quais as vantagens de investir em franquia de entregas?
Uma das principais vantagens é o modelo de negócio testado. Isso porque, ao escolher uma franquia, você já conta com uma marca consolidada, suporte da franqueadora e processos definidos. Logo, é possível reduzir riscos, comparado a empreender do zero e facilita a gestão do dia a dia. Além disso, o setor exige baixo investimento inicial em muitos casos, o que torna o negócio acessível para mais pessoas.
Outro ponto positivo é a demanda constante. Empresas e consumidores precisam de soluções rápidas e confiáveis para envio de produtos, documentos e até alimentos. Ou seja, a procura não para.
Então, investir em uma franquia de entregas é como entrar em um trem que já está em movimento: você não precisa construir os trilhos, apenas embarcar com planejamento e seguir o caminho do sucesso.
Se você procura um negócio com alto potencial de crescimento, baixo risco e um mercado em expansão, as franquias de entrega podem ser a escolha certa. Nesse sentido, avalie as opções disponíveis e comece a sua jornada empreendedora com segurança e estratégia.
Como abrir uma franquia de entrega?
O primeiro passo para abrir uma franquia de entrega é escolher a marca na qual deseja investir. Você deve levar alguns aspectos em consideração, sobre os quais explicaremos no próximo tópico.
Mas antes de tudo, selecione a franqueadora, seja uma franquia de entrega de pão, franquia de entrega rápida ou agência dos correios franqueada. Depois, você deve entrar em contato com a franqueadora para demonstrar interesse. Neste momento, informe em qual região deseja atuar. Se nela não houver outros franqueados, estará disponível para você.
Além disso, neste primeiro contato a franqueadora também avalia o seu perfil. Então, é comum que elas busquem alguém com potencial para desenvolver a unidade. Em seguida, ambas as partes passam para as tratativas finais, como pagamento da taxa de franquia e assinatura do contrato. Com isso, você se torna um franqueado.
Este novo parceiro passa por treinamentos, para conhecer a forma de atuar no dia a dia e entender detalhes do negócio. Como é raro de precisar de um ponto comercial, este processo de abertura da unidade costuma ser mais rápido.
Com pouco tempo, você começa a captar os novos clientes e fazer as entregas. Algumas franqueadoras podem garantir alguns clientes para este momento da nova unidade. Enfim, esse passo a passo conta com os suportes da franqueadora, que acompanha de perto o start da sua franquia. Com o franqueado mais seguro, sua unidade passa a girar de forma mais natural.
Cuidados para abrir uma franquia de entregas
Existem alguns cuidados importantes para quem vai investir em uma franquia de entregas rápidas. Primeiro, entender como é o trabalho no dia a dia e se você tem o perfil para este tipo de negócio. Do mesmo modo, o empreendedor deve pesquisar as franquias disponíveis no mercado. Avaliar aquela melhor para si. Nem sempre uma marca vai ser boa para todos os perfis de empreendedores.
Nesse sentido, ver quais são os seus objetivos, suas características próprias, e como se encaixam naquela franquia. Portanto, é fundamental também avaliar cada franquia que mais chamou sua atenção. Conhecer os custos do negócio, projeção de ganhos, bem como os suportes que a franqueadora oferece.
Além disso, entender como é a estrutura da rede, se tem bons parceiros, ajuda no marketing e outras orientações. Principalmente, para empreendedores iniciantes, uma franqueadora atuante é fundamental para o seu sucesso.
Nesse conteúdo, você aprendeu como empreender com a sua franquia de entregas e ainda, descobriu dicas de marcas para abrir e ganhar dinheiro. Agora que você já está por dentro do assunto, fica mais fácil de avaliar o melhor negócio para o seu perfil empreendedor. Enfim, tenha calma para analisar as alternativas. Por fim, dê o primeiro passo para abrir a sua empresa e lucre, fale com a franqueadora do seu interesse.