O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de lanchonete: lista com as melhores opções para você

Franquia de lanchonete: lista com as melhores opções para você

Sumário

O empreendedor deve analisar com carinho a opção de investir em uma franquia de lanchonete. Esses locais para o lanche do dia a dia fazem parte da vida do brasileiro. Entenda como atuar neste setor!

O setor de franquias de Alimentação (food service) está em alta. Inclusive, as lanchonetes tiveram um crescimento de 31% no terceiro trimestre de 2022.

Esse aumento é comparado ao mesmo período de 2021, o que mostra um bom momento do mercado.

Por ser um tipo de negócio que atende a uma demanda corriqueira das pessoas, é uma maneira bem segura de empreender. Você encontra menor oscilação e potencial de lucro. Fique com a gente e saiba como investir!

Mercado de Alimentação no Brasil

Falar do mercado de Alimentação no Brasil é falar em variedade. Opções de produtos dos mais variados, para todos os tipos de clientes.

Nesse sentido, o empreendedor pode investir em uma franquia de lanchonete barata. Assim, terá como público os trabalhadores que estão se deslocando. Além disso, terão opções mais requintadas de salgados e doces.

O segmento de Alimentação é bastante sólido e tem o maior faturamento no franchising. Isso se você levar em consideração os dois segmentos, o de food service e o de comércio e distribuição.

Desse modo, no food service estão as franquias de alimentação para vendas direta aos clientes. Em 2021, esse nicho lucrou mais de R$ 32 bilhões, e no primeiro semestre de 2022 já foram quase R$ 16 bilhões.

Além disso, é um mercado que abre espaço para empreendedores que possuem pouco dinheiro para investir.

Por exemplo, as franquias de lanchonetes baratas são uma excelente opção. Porém, caso prefira por algo mais robusto, você também encontra tipos de negócios de alto investimento e estrutura ampla.

Enfim, é um mercado bem amplo e com diversas vantagens, sobre as quais falaremos agora.

Vantagens de investir em uma franquia de lanchonete

Conforme falamos, investir em uma franquia de lanchonete e no mercado de Alimentação é bastante atrativo. Afinal, nesse nicho o empreendedor encontra uma demanda alta e um amplo público em potencial.

Nesse sentido, uma das vantagens das franquias de alimentação é poder atuar em nichos bem específicos. Podendo, inclusive, investir em produtos mais clássicos de uma lanchonete.

Por exemplo, pode investir em uma franquia de sanduíche, esse alimento que faz parte da vida de quem come fora de casa. Logo, se quer investir com segurança, opte por vender coxinhas, quibes, pastéis etc.

São públicos diferentes e cada vez mais segmentos. Há espaço para todos os tipos de negócios, com investimentos diversos.

Esta é uma outra vantagem de uma franquia de lanchonete, pois o empreendedor encontra opções de baixo custo.

Assim, com um espaço menor, mas bem localizado, consegue faturar alto. Inclusive, sem precisar de grandes investimentos.

Dessa forma, é também um tipo de negócio que encontra espaço de atuação em diferentes locais. Isso é bastante útil, pois dá para escolher aquele que esteja mais de acordo com a sua capacidade de investimento.

Depois de ver essas vantagens, conheça algumas opções de franquias de alimentação mais rentáveis e atrativas. Veja também algumas dicas para escolher a melhor opção.

Qual franquia de lanchonete abrir para faturar bem?

Mostramos que o setor de Alimentação é bastante amplo. Afinal, possui muitos tipos de negócios e produtos para trabalhar. Conheça algumas dessas opções de franquia que separamos para você.

[raio_x]

Como escolher a melhor entre as franquias de lanchonete?

Um ponto fundamental para escolher a melhor franquia de lanchonete para investir é buscar produtos de qualidade. Seu negócio precisa ter um diferencial para concorrer nesse segmento.

Além disso, é importante buscar uma franquia que ofereça suportes aos franqueados. Também é essencial ter uma estrutura compatível com a sua capacidade de investimento.

Nesse sentido, entenda quanto tem de dinheiro e busque uma rede que caiba no seu orçamento.

Pesquise diversas marcas e veja também aquela que combina com o seu perfil. Algumas são mais automatizadas, com produtos mais fáceis de preparar.

Assim, não exige que você tenha muitas habilidades na cozinha.

Do mesmo modo, saiba se a franqueadora trata bem seus franqueados. Confira se a rentabilidade projetada se concretiza no dia a dia. Para isso, converse com alguns franqueados da rede para conhecer mais detalhes.

A franquia também deve ter uma operação eficiente. Precisa de bons e variados fornecedores, produtos atrativos e um preço compatível com o mercado.

Cuidados para abrir seu negócios

Entre os cuidados para abrir um negócio está uma ampla pesquisa do mercado local. É essencial saber onde irá iniciar sua empresa e quais as necessidades que pode explorar naquela região.

Seja para franquias de fast food ou de lanchonete, você deve saber onde está “pisando”. Ou seja, deve entender o que as pessoas precisam e como irá atendê-las.

Do mesmo modo, outro cuidado é com a parte financeira. O empreendedor precisa se organizar e planejar, para investir apenas aquilo que pode.

Por exemplo, se tem pouco dinheiro, pode vender um bem, como um carro, para ter mais capital. Com isso, pode até conseguir ter uma reserva de emergência. Isso pode ajudar bastante em momentos de baixo movimento.

Conheça também o perfil do seu público-alvo. Entenda quanto ele quer gastar naquele produto, o que ele busca de diferencial.

Além disso, conheça os seus hábitos, para que possa direcionar seu trabalho de marketing.

Assim, entendendo o que os seus consumidores querem, fica mais fácil de atender as suas demandas.

Passo a passo para abrir sua franquia de sucesso

Abrir uma franquia é um processo relativamente simples. Começa com a escolha da franquia, aquela que você mais se identificou.

Em seguida, converse com a franqueadora, demonstre interesse e veja as regiões disponíveis para abrir uma unidade.

Sanadas as dúvidas, o empreendedor faz os investimentos necessários e assina o contrato de franquia.

Para uma franquia de lanchonete, por exemplo, há também a etapa da busca por um ponto comercial e sua montagem. Nesse ponto existem reformas que podem ser necessárias.

O franqueado passa pelos treinamentos junto à franqueadora, com visitas a unidades modelos. Aprendendo tudo o que precisa, já está pronto para iniciar os trabalhos.

Franquias que atuam em modelos de loja física precisam também de um marketing eficiente de inauguração. É comum que a franqueadora auxilie nessas primeiras ações de captação de clientes.

Dessa forma, ao longo do tempo, com a colaboração da franqueadora, o franqueado faz a montagem da unidade. Enfim, com tudo pronto, começa a trabalhar.

Seja com uma franquia de alimentos ou de lanchonete, ou outros tipos de negócios, o setor de Alimentação é bastante atrativo. Agora que está mais preparado com nossas dicas, você está pronto para o sucesso.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje