Se você busca uma forma de se destacar no mercado automotivo, uma das soluções mais atrativas é a franquia de lavagem ecológica de carros da Acquazero.
Esse trabalho alinhado com os cuidados com o meio ambiente vai de acordo com as novas perspectivas do mercado. Segundo o levantamento feito pela Union+Webster, os consumidores têm buscado cada vez mais opções sustentáveis.
No Brasil, 87% das pessoas entrevistadas para o estudo destacaram que preferem consumir marcas que possuem uma visão mais voltada para a preservação do meio ambiente. Além disso, outros 70% não ligam por pagar mais caro por esse tipo de serviço.
Dessa forma, imagine um empreendimento que consome centenas de litros de água para lavar apenas um carro? Além disso, estando desalinhado com o que o mercado espera, terá um trabalho dobrado para conseguir se adaptar à nova realidade.
E atuando justamente nessa pegada sustentável é que se posiciona a Acquazero, uma empresa referência no mercado quando se trata de lavagem a seco. Por isso, preparamos o texto a seguir para você conhecer esse trabalho e suas vantagens. Acompanhe a leitura.
O que é uma franquia de lavagem ecológica de carros?

Apostar em uma franquia de lavagem ecológica de carros permite ao franqueado esperar um empreendimento com consumidores mais fiéis que os tradicionais estabelecimentos de lavagem de carros.
Mas para fazer esse trabalho, é preciso conhecer um pouco as características de uma limpeza a seco. É comum que esse processo gere dúvidas tanto no consumidor, quanto no empreendedor que está conhecendo o trabalho agora.
Com isso, uma das principais empresas do mercado, a Acquazero, passou a distanciar de seus concorrentes durante a crise hídrica que atingiu o Brasil durante os anos de 2014 e 2016. Dessa forma, uma tendência do mercado passou a se mostrar cada vez mais consolidada.
Ainda mais diante do sucesso e ascensão da marca. Tudo com um processo simples e 100% sustentável. Com a ajuda de um químico, foi desenvolvida uma solução própria de cera com 300 ml de água, o mesmo da medida de um copo americano.
Vale a pena destacar nesse serviço que o carro também estará protegido por algumas horas de novas partículas de sujeiras. Devido a presença da cera, o produto consegue criar uma película protetora na pintura, evitando que impurezas se prendam nesses espaços.
Uma parte importante dentro do processo é frisar que a cera utilizada é totalmente biodegradável. Ou seja, não causará danos a natureza.
Ao se tornar franqueado da Acquazero, você terá acesso a todo treinamento para saber como funciona não apenas esse serviço, mas todos os outros que estão no catálogo da empresa. Essas atividades serão parte on-line e outras in loco.
Essa é uma das funções de uma franqueadora e é a maneira que ela tem de transmitir todo o know how e expertise que adquiriu ao longo dos anos para seus franqueados.
Todas as informações sobre o modelo de negócio podem ser encontradas na Circular de Oferta de Franquia (COF).
A importância da COF
A COF é a Circular de Oferta de Franquia, documento mais importante para quem deseja abrir uma franquia. É graças a ele que você irá conhecer um pouco mais sobre o negócio.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
São diversas informações que são apresent adas que precisam ser lidas para que você veja as reais vantagens da Acquazero.
Entre os dados apresentados, você irá encontrar o histórico da marca, as taxas que precisam ser pagas, pendências judiciais da empresa, valores necessários para o investimento, balanço financeiro da Acquazero e outros fatores importante.
Para que você possa ter tempo para estudar com calma tudo que for apresentado pelo documento, a circular é entregue para que consiga pesquisar as questões mais relevantes e tomar a melhor decisão possível.
De acordo com a Lei de Franquias, é preciso respeitar um intervalo de 10 dias entre o recebimento da COF e a assinatura do contrato final. É uma maneira para evitar que você não sofra nenhum tipo de pressão para tomar a decisão de forma prematura.
Caso tenha algum tipo de dificuldade, pode consultar um advogado para ajudar no processo. Porém, não precisa se preocupar tanto com isso, uma vez que as Circulares de Oferta de Franquia devem ser redigidas de maneira simples e de fácil compreensão.
Se o seu caso for um empreendimento com sócio, é muito importante que ele também leia e fique ciente das informações apresentadas pelo documento. Afinal, a assinatura dele também será necessária na abertura da franquia e essa é uma etapa básica de transparência.
O que é necessário para fazer o trabalho?

Para fazer o processo de lavagem a seco, é necessário o uso de água mínima e uma cera especial.
Primeiramente, é interessante que o franqueado analise bem a carroceria do carro para que encontre o melhor local para iniciar o trabalho. Não existe um em especial, é apenas para identificar o que será mais fácil ou difícil.
Em seguida, será necessário separar um copo americano com 300 ml de água, a cera especial da Acquazero e uma flanela de microfibra. Esse tecido é ótimo para remover todas as sujeiras mais profundas, sem danificar a pintura.
Com os materiais separados, você coloca a água mais a cera no borrifador próprio para o serviço de lavagem a seco. Misture bem e aplique pressão interna para facilitar na hora de aplicar sobre a carroceria.
Lembre-se de separar o procedimento em etapas para facilitar a limpeza. Ou seja, comece pelo capô, depois teto, portas, traseira, rodas etc. Da forma que achar mais confortável.
Jogue a solução no local desejado e esfregue em movimentos circulares com a flanela. Além de remover todas as impurezas, o processo vai ajudar no brilho da pintura. A cera consegue penetrar nos pequenos poros do carro e protegê-lo por algumas horas.
Ao final, o processo pode ser completado com enceramento ou polimento para deixar mais tempo protegido e devolver o brilho de veículo novo.
Diferenciais da lavagem ecológica
Para se ter uma ideia do quanto esse serviço é ecologicamente correto, para limpar apenas um carro, um lava rápido tradicional gasta mais de 300 litros de água.
Ou seja, para que a sua unidade de lavagem a seco ecológica chegue perto do consumo dos demais empreendimentos, será preciso lavar mais de mil carros em um dia. Agora imagina o impacto dessa economia nas suas contas no final do mês e no meio ambiente.
Sem contar no brilho diferente que é deixado após o trabalho, a Acquazero também oferece outros serviços de estética automotiva como higienização interna, cristalização de vidros, polimento e vitrificação de pintura.
Saiba mais sobre a franquia de lavagem ecológica de carros Acquazero
A Acquazero é uma marca de São Paulo que surgiu no mercado em 2009. O objetivo da empresa era oferecer um processo de limpeza automotiva mais ecológica para todas as pessoas, independente da classe social.
Assim, a ideia surgiu após analisar seus potenciais clientes e descobrir que cobravam valores pouco acessíveis. Dessa forma, não demorou muito para a Acquazero começar a fazer sucesso no estado paulista e iniciar a sua rede de franquias.
Porém, foi durante a crise hídrica entre os anos de 2014 e 2016 que a marca alcançou o seu “boom”, e se tornou nacionalmente conhecida. Com um trabalho diferenciado e de qualidade, logo ela atingiu mais de 100 franqueados.
Em meados de 2018, a Acquazero foi comprada pela holding Encontre Sua Franquia (ESF). Voltada para tornar a empresa uma das maiores do país e do seu segmento, em pouco mais de dois anos já existem amis de 300 franquias, sendo uma delas com operação nos Estados Unidos.
Com isso, por causa desse trabalho mais agressivo no mercado e um modelo de negócio sustentável alinhado com as expectativas do mercado, a marca se tornou a maior rede de franquias de estética automotiva do País, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Além disso, é apontada como a quinta maior dentro do segmento de serviços automotivos, ficando atrás apenas das marcas Lubrax +, Jet Oil, Localiza Hertz e Unidas Aluguel de Carros.
Para que conheça um pouco mais sobre a Acquazero, preparamos o vídeo a seguir explicando todos os detalhes da rede de franquia. Confira.
Quais os valores para investir na Acquazero?
Se você se interessou mais sobre a Acquazero, separamos os modelos de negócios com que ela trabalha. Existem diversas opções para qualquer perfil de empreendedor, todas oferecendo um bom custo benefício e com suas particularidades.
Home Office
Esse modelo é voltado para os empreendedores que não desejam ter uma espaço físico que exige uma estrutura maior. O que acaba tornando o empreendimento de baixo investimento.
Existem três opções dentro desse formato, a principal diferença está no número de serviços que você pode oferecer.
Home Office – Básico
- Taxa de franquia: R$ 15 mil
- Abertura da empresa: R$ 600
- Capital de giro: R$ 2 mil
- Investimento para operação: R$ 5.820 mil
- Total aproximado do investimento: R$ 22.820 mil
Home Office – Intermediário
- Taxa de franquia: R$ 15 mil
- Abertura da empresa: R$ 600
- Capital de giro: R$ 2 mil
- Investimento para operação: R$ 8.820 mil
- Total aproximado do investimento: R$ 25.820 mil
Home Office – Avançado
- Taxa de franquia: R$ 15 mil
- Abertura da empresa: R$ 600
- Capital de giro: R$ 2 mil
- Investimento para operação: R$ 14.820 mil
- Total aproximado do investimento: R$ 31.820 mil
Loja Física
Os empreendedores que desejam uma estrutura mais robusta, podem adquirir o modelo de loja física da Acquazero.
Assim, esses espaços entregam uma capacidade boa para atender os clientes e seus diversos pedidos. Os valores variam de acordo com o tamanho que optar.
Loja Física Standard
- Taxa de franquia: R$ 40 mil
- Abertura da empresa: R$ 600
- Capital de giro: R$ 10 mil
- Investimento para operação: R$ 38.320 mil
- Total aproximado do investimento: R$ 90 mil
Loja Física Prime
- Taxa de franquia: R$ 25 mil
- Abertura da empresa: R$ 600
- Capital de giro: R$ 25 mil
- Investimento para operação: R$ 71.320 mil
- Total aproximado do investimento: R$ 121.320 mil
Melhorando seu fluxo de clientes pelo aplicativo Acquazero

Uma das formas de facilitar a sua jornada como empreendedor da franquia de lavagem ecológica de carros, como a Acquazero, é utilizando o aplicativo exclusivo que a marca disponibiliza para seus clientes.
Dessa forma, você tem uma opção a mais para conseguir gerenciar melhor a sua carteira de clientes, sem contar na praticidade que eles terão na hora de contratar os seus serviços, reservar horário e até fazer o pagamento, por exemplo.
Para se ter uma ideia da vantagem desse aplicativo, a Acquazero é a única empresa do segmento de estética automotiva que oferece essa facilidade. Assim, o franqueado precisa apenas pagar um valor único de associado ao app por meio de um percentual fixo sobre o serviço.
Além disso, não é necessário pagar nenhuma taxa de adesão ou mensalidade para utilizar e estar presente na lista de franqueados da Acquazero dentro do sistema. Sem contar na possibilidade de aderir ao aplicativo sem aumentar o investimento inicial necessário para se tornar um franqueado.
Também é possível encontrar outras vantagens para quem apostar na maior rede de estética automotiva do Brasil e utilizar o seu aplicativo.
Maior visibilidade
Primeiramente, ao trabalhar com o apoio do aplicativo Acquazero, você terá as chances de aumentar ainda mais a sua visibilidade na região em que atua. Dessa forma, basta delimitar a área em que deseja atuar e aguardar o chamado.
O próprio sistema permite que você atue onde deseja, porém essa é um benefício que se faz mais vantajoso para os franqueados home based.
As lojas físicas também podem utilizar o app para fazer os atendimentos, mas acabam esbarrando no custo da operação que dependendo da distância, pode ser um investimento sem vantagens para a unidade.
Aumento da demanda de serviços
Como consequência dessa ampliação da área de atendimento, você consegue automaticamente aumentar as suas demandas de serviços. Como estará livre para ir em outras regiões e sendo divulgado pelo sistema, a tendência é que apareça serviços para executar.
Assim, caso você não tenha muita habilidade para divulgar o seu trabalho de maneira mais natural, no famoso boca a boca, você ganha uma ferramenta que, de maneira indireta, oferece o seu serviço. Dessa forma, cabe ao franqueado fazer a melhor limpeza possível para ser convidado de novo pelo cliente.
Vale lembrar que o trabalho não é apenas como você limpa o carro, mas tem a ver com o trato com os contratantes. A maneira como os trata é fundamental para a sua sobrevivência no mercado, sem contar que é uma estratégia para fidelizar a sua carteira de clientes.
Para se ter uma ideia do potencial de alcance do aplicativo da Acquazero, de acordo com o estudo Tendências de Aplicativos para Dispositivos Móveis de 2019, o Brasil é o terceiro país que mais registra download de aplicativos.
Ainda no mesmo levantamento, se estima que os brasileiros passam quase 80% do seu tempo utilizando seus celulares em redes sociais, navegando na internet e contratando serviços. Se tornando assim, um ótimo meio de comunicação entre empresas e consumidores.
Quais as vantagens de investir na Acquazero?

Investir nessa franquia de lavagem ecológica de carros é a chance que você tem para mudar de vida. Por mais que o processo seja feito apenas com uma quantidade mínima de água e com produtos biodegradáveis, o franqueado também conta com algumas vantagens.
Suporte diferenciado
Com o intuito de ajudar os empreendedores a conduzir a gestão da sua unidade de uma forma que possa facilitar o cumprimento de seus objetivos, a Acquazero conta com uma equipe preparada para prestar todo o suporte necessário.
São profissionais que estão em constante contato com outros franqueados, pesquisando novas técnicas e acompanhando as dificuldades que a rede encontra para se desenvolver da melhor forma possível. Com uma equipe qualificada e pronta, os empreendedores de primeira viagem têm uma segurança maior na hora de conseguir se firmar no mercado.
Principalmente em um momento delicado como empreender, que exige bastante dedicação. Não é possível cuidar de um negócio em apenas oito horas tradicionais de trabalho, é preciso gastar seus dias e noites para manter a empresa bem estruturada.
Auxílios jurídico e marketing
Além disso, caso você opte pela Acquazero, terá acesso a outros auxílios como jurídico. Porém, é importante destacar que, nesse caso, a marca apenas orienta em questões que tenham a ver diretamente com o negócio.
Você também terá a possibilidade de contar com uma equipe de marketing para ajudar a sua divulgação. Por isso existe a taxa de propaganda, que precisa ser paga todo mês. É por meio dessa cobrança que se cria a reserva para campanhas publicitárias que envolvem toda a rede.
Ou seja, não é possível que a marca faça peças publicitárias exclusivas para o seu empreendimento, porém ela disponibiliza diversas artes para que você possa baixar e divulgar nas redes sociais.
Importante que você saiba que qualquer alteração ou campanha que for feita de maneira individual, deve ser comunicada e autorizada pela Acquazero. Isso é muito importante para que você esteja sempre alinhado a identidade visual da empresa.
Treinamentos de qualidade
Outro ponto que é muito importante na hora de você escolher a Acquazero como a sua franquia de lavagem ecológica de carros, é o treinamento oferecido por ela aos seus franqueados e colaboradores.
Não importa quanto tempo você estiver a frente do negócio, os treinamentos estarão sempre abertos para que possa se atualizar e estar à frente de seus concorrentes.
Na Acquazero, essas atividades podem são feitas em duas formas: a primeira é on-line e visa mais transmitir as ideias da empresa e dicas de gestão, por exemplo.
Tudo é feito por meio da plataforma desenvolvida exclusivamente pela Acquazero. Existem alguns serviços operacionais que também são oferecidos pelo sistema.
Já a outra etapa é presencialmente e realizada na cidade de Belo Horizonte, capital mineira. Para poder facilitar e reduzir os gastos, a própria Acquazero oferece uma hospedagem mais em conta para os franqueados. Vale destacar que os custos referentes a passagens e alimentação são por conta do empreendedor.
Para as unidades físicas, também há o treinamento in loco para os funcionários contratados. Ou seja, um responsável da Acquazero irá até a sua unidade para ensinar todos os serviços que serão oferecidos por você.
Ajuda para contratar funcionários e escolher ponto comercial

Por fim, a Acquazero oferece ajuda para que você possa contratar os seus primeiros colaboradores. Quando acionado, a atividade visa selecionar os profissionais que possuem mais entendimento sobre as operações da unidade.
Todo o processo é feito por meio do treinamento in-loco. Com algumas pessoas pré-selecionadas, a Acquazero consegue identificar quais apresentaram maior aptidão para realizar os serviços, facilitando a sua seleção.
Mas antes disso, é preciso que tenha a sua loja física preparada ou pelo menos com o local escolhido para começar a atender. O ponto comercial também passa pelo crivo da Acquazero, que busca encontrar o local que mais se adequa com alguns fatores como fluxo de pessoas, público-alvo, geolocalização etc.
Como vimos ao longo do texto, trabalhar com serviços sustentáveis é uma maneira de se destacar no mercado desde já. Lembrando que essa é uma tendência que deve se tornar uma realidade ainda maior nos próximos anos.
Dessa forma, estar preparado para essas mudanças na hora de abrir o seu negócio evita uma série de retrabalhos para adaptar o empreendimento a nova realidade. Para isso, uma das melhores opções do mercado é a Acquazero.
Gostou de conhecer a franquia de lavagem ecológica de carros Acquazero? Entre em contato com a marca e converse com um dos consultores sobre as oportunidades.
Por fim, não deixe de aprender mais sobre a franqueadora e acompanhe o artigo “Franquia de estética automotiva Acquazero – 9 perguntas respondidas”