O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de ótica: lista de negócios que valem a pena investir, para lucrar

Franquia de ótica: lista de negócios que valem a pena investir, para lucrar

Sumário

Uma franquia de ótica é um tipo negócio no qual vale investir, pois tem grande potencial. Saiba aqui alguns detalhes sobre este mercado e como empreender no ramo ótico com segurança.

O setor ótico prevê um crescimento de 11% em 2022 em relação ao ano anterior. Esta estimativa é da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).

Ou seja, é um mercado que deve crescer acima de diversos indicadores, e ainda, tem potencial para se manter em alta.

Quer aproveitar o momento para investir em uma franquia de ótica? Continue com a gente até o fim do conteúdo!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Números do setor de óticas no Brasil

Como dito, há uma boa expectativa de crescimento do mercado óptico no Brasil em 2022. Logo, é um setor de faturamento de bilhões de reais e com negócios de todos os tipos.

Só em 2021, o faturamento do setor chegou a mais de R$ 22 bilhões. Estes números são da Associação Brasileira das Indústrias Ópticas.

Além disso, há um grande potencial de vendas para quem investir em uma franquia do setor. Segundo pesquisa, até 2050 cerca de 50% das pessoas do mundo irão precisar usar óculos ou lentes para correção.

No Brasil existem aproximadamente 100 milhões de pessoas que necessitam de algum tipo de correção visual. Porém, apenas 36,5 milhões de pessoas usam óculos.

Do mesmo modo, o clima brasileiro incentiva o uso de óculos de sol, por termos um amplo litoral e estações ensolaradas.

Seja por conta do atual faturamento ou do potencial, é um segmento bastante atrativo. Dessa forma, cabe ao empreendedor prestar bem atenção nele e quem sabe, abrir uma ótica.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Qual a margem de lucro de uma ótica?

Uma ótica tem uma margem de lucro de vai de 15% a 22%. Ou seja, é um negócio com um bom potencial de ganhos para o empreendedor.

Nesse sentido, estes números podem variar bastante, conforme o tamanho da ótica, região e tempo de atuação.

Já o faturamento das franquias de óticas gira em torno de R$ 40 mil, mas é um número bem geral. Assim, pode variar bastante de acordo com vários fatores.

Estes valores mostram que um negócio no mercado de ótica tem grande potencial de ganhos para o empreendedor.

Sendo assim, cabe ao empreendedor trabalhar de forma eficiente. Dessa forma, diminuir custos, evitar gastos desnecessários ou ter estoque em demasia.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Nesse sentido, é um mercado bastante atrativo, com muitos clientes, mas também há muita concorrência. O trabalho bem realizado e a dedicação serão um diferencial para o seu lucro.

Investir em uma boa franquia também aumenta suas chances de sucesso. Por isso, separamos algumas alternativas no próximo tópico. Acompanhe!

Melhores franquias de ótica para você considerar abrir

A melhor franquia de ótica para abrir é aquela que tem bons produtos e preços atrativos. Não significa que precisa ser barata. Porém, deve ser compatível com o público que deseja atingir.

Portanto, conheça algumas opções de negócio neste setor de franchising que trouxemos aqui.

[raio_x]

Qual a melhor franquia de ótica para investir?

Para escolher a melhor franquia de ótica para investir, o empreendedor deve analisar diversos fatores. Um deles é o seu próprio perfil.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Nesse sentido, deve ser um negócio que combine com você. Por exemplo, uma franquia de ótica pode exigir uma qualidade comunicativa para atender melhor.

Dessa forma, o empreendedor precisa ser convincente, ter uma boa capacidade argumentativa. Porém, se não tem esta qualidade, não precisa se desesperar.

Primeiro, você pode trabalhar esta característica e melhorar neste quesito. Do mesmo modo, pode investir em uma franquia na qual irá ficar na parte administrativa. Assim, não precisará lidar diretamente com o público.

Além disso, analise a reputação da marca. Saiba se tem produtos de qualidade e bons serviços. Uma pesquisa nas redes sociais da franquia são um bom termômetro. Veja também o site Reclame Aqui.

Depois, avalie também junto aos franqueados da rede se oferece suportes eficientes. Por exemplo, treinamentos e ações de marketing. Inclusive, se entrega os produtos no tempo certo.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Outro ponto para analisar a melhor opção é saber sua capacidade de investimento. Se organize financeiramente e veja quanto tem para investir.

Evite buscar um empréstimo para iniciar um negócio, ou se for fazê-lo, pense bem antes disso. Caso tenha menos para investir, busque uma franquia de ótica barata.

Com estes cuidados, você conseguirá aproveitar melhor as vantagens de ser um franqueado do ramo ótico.

Para quem uma franquia de ótica é indicada?

Uma franquia de ótica é indicada primeiramente para quem se identifica com o setor. Ou seja, que tenha uma vontade de trabalhar no segmento e goste do mercado de vendas.

Um negócio exige bastante dedicação. Porém, todo este trabalho fica mais fácil quanto há uma combinação com o seu gosto pessoal. Você tem mais vontade de aprender sobre aquilo no dia a dia.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Logo, uma franquia de ótica é indicada para quem tem facilidade de lidar com pessoas. Neste negócio você atua diretamente com os clientes ou então gerencia vendedores.

Do mesmo modo, é importante ser uma pessoa organizada. Uma ótica lida com um estoque bastante variado e você precisa ter controle disso. Além, é claro, de ser organizado em relação às despesas gerais do negócio.

Ser uma pessoa proativa e focada também é um diferencial para qualquer empreendedor. Ter um negócio exige um comportamento ativo e de muita dedicação.

Passo a passo para abrir sua franquia

Para abrir uma franquia o processo é bem simples, mas algumas etapas variam de acordo com o tipo de negócio. O primeiro passo é escolher a marca na qual vai investir.

Depois disso, começam as tratativas com a franqueadora. O interessado mostra seu perfil e a região na qual pretende investir. Na sequência, a franqueadora analisa estes pontos antes de aceitar este novo parceiro.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Com as partes acertadas, há a assinatura do contrato de franquia e o empreendedor se torna franqueado. Em seguida, começa a busca por um ponto comercial, caso seja este o formato do negócio.

Além disso, o empreendedor inicia os treinamentos, bem como visitas às unidades modelos. Também aprende mais sobre o negócio antes de iniciar os seus trabalhos.

Sendo assim, em caso de uma franquia de Loja, há o processo de montagem e adequação do espaço. Se for em Home Office, o empreendedor já está praticamente pronto para começar.

Enfim, antes da inauguração, há um trabalho mais intenso de marketing para divulgar o novo negócio. Após, é só começar os trabalhos e a faturar.

Seja uma franquia de ótica ou outro negócio, o empreendedor deve analisar bem suas opções. Por fim, com estas dicas que demos, você estará mais preparado para investir com segurança.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje