Uma forma bem atrativa de empreender sem gastar tanto é por meio da franquia de quiosque. Este modelo de negócio tem se tornado cada vez mais popular, por isso, vamos falar um pouco sobre ele. Trazemos também algumas opções do mercado para você conhecer. Acompanhe o texto conosco!
Entre as modalidades de franquias que atuam em território brasileiro, 7% são quiosques e movimentam cerca de 2,6 bilhões por ano no Brasil segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizado em 2014.
Estes pontos de venda tem atraído a atenção dos empreendedores e são um modelo de negócio bem atrativo, como mostraremos a seguir.
Como funciona uma franquia de quiosque?
A franquia de quiosque é aquele espaço comercial que parece uma ilha em meio aos corredores de shoppings e centros comerciais.
Este formato funciona como uma loja mais enxuta, com pouco espaço para estoque, mas com um modelo que busca chamar a atenção dos clientes que andam por estes locais.
Nesse sentido, o modelo de quiosque é uma loja exposta e funciona como um negócio dinâmico,que aproxima os clientes com facilidade.
Além disso, este modelo não exige tanta estrutura física, pois não necessita de prateleiras expositoras. É basicamente uma versão reduzida de uma loja da franquia.
Contudo, mesmo com a falta de espaço, é possível o franqueado disponibilizar de estoque. Existem nos shoppings locais que podem ser alugados, para que os lojistas possam guardar itens que não estejam expostos.
Assim, mesmo com a franquia de quiosque, o franqueado pode ter uma atuação bem semelhante a de uma loja comum. Porém, exige maior organização e atenção aos produtos expostos em suas prateleiras.
Vantagens de uma franquia de quiosque
Como geralmente ficam nos corredores de shoppings, os quiosques sempre estão em uma zona de movimento, o que pode ser uma grande vantagem.
Nesse sentido, o consumidor não precisa entrar na loja para ver o produto e por isso, o modelo é muito indicado para compras por impulso, quando a pessoa vê o produto na hora e tem vontade de comprar.

O modelo também é atrativo para o consumidor que se lembra que precisa do produto quando o vê exposto no quiosque.
Do mesmo modo, uma grande vantagem deste modelo de franquias é o menor investimento. Por ter uma estrutura mais enxuta, tem baixo custo de implantação.
Da mesma forma, o aluguel também é mais barato, e isso faz diferença, tendo tem vista que manter lojas em shoppings é muito mais caro.
Outro ponto positivo é que exige menos funcionários para o trabalho do dia a dia. Porém, este modelo exige que os colaboradores tenham facilidade para captar clientes.
A franquia de quiosque também permite um contato mais próximo do cliente. É a oportunidade de captar consumidores que estão abertos a novas experiências, trazendo-os para conhecer seus serviços e produtos.
Com os produtos mais expostos, é mais fácil divulgar a marca. Por isso, as franqueadoras possuem uma orientação especial para a formatação das prateleiras do quiosque.
Assim, o franqueado deve se preparar para fazer a troca do estoque com mais frequência, para garantir que os produtos populares estejam sempre visíveis no local.
Porém, mesmo com todas estas vantagens, o empreendedor deve ficar atento na hora de investir neste modelo de negócio.
Administrar um negócio com espaço limitado requer do empreendedor uma boa eficiência com a otimização das compras, estoque, layout e processos operacionais.
11 franquias em formato quiosque para você abrir
A franquia de quiosque possui muitas vantagens mas também merece atenção do empreendedor para evitar decepções.
Nesse sentido, o interessado deve analisar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) das marcas que trabalham com este formato.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Por isso, é importante entender os detalhes da operação, os custos estimados e os suportes da franqueadora para auxiliar o empreendedor no desenvolvimento do negócio.
Do mesmo modo, busque por uma marca em um mercado com o qual você se identifique, pois uma franquia exige a presença constante do empreendedor.
Enfim, agora que já está um pouco mais familiarizado com este modelo de negócio, trouxemos algumas franquias com esta opção de unidade franqueada para você conhecer melhor.
1. Only Mule
Uma franquia de quiosque para investir é a Only Mule, especializada em drinks e coquetéis variados, além de outros tipos de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
No cardápio da franquia estão disponíveis 16 tipos de drinks e coquetéis feitos com Gin e Vodka, por exemplo. O principal deles, especialidade da casa, é o Moscow Mule.
O Moscow Mule, também conhecido como vodka buck, é um coquetel feito a base de vodka, cerveja sabor de gengibre picante e suco de limão. Tradicionalmente, a bebida é servida numa caneca de cobre, que pode ser decorada com uma fatia de limão em sua borda.
A franquia entrou recentemente para o franchising, por isso, é a oportunidade para o empreendedor investir em uma marca inovadora.
Segundo o diretor da Only Mule, Henrique Mol, o modelo enxuto de quiosque da franquia permite um atendimento dinâmico e próximo ao cliente, bem como traz um ar de descontração para o ambiente.
Este formato da Only Mule é ideal para locais de grande movimentação de pessoas, além de ser um atrativo para um happy hour depois do trabalho.
Para o franqueado, por ser um formato enxuto, possibilita uma boa lucratividade sem gastar muito. O quiosque da marca precisa de apenas dois atendentes e um gerente, que pode ser o próprio franqueado.
Além disso, o franqueado e seus colaboradores recebem treinamento para aprender a preparação dos drinks e coquetéis. Ainda, a franqueadora auxilia no trabalho de marketing da unidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
- Prazo de retorno: de 10 a 18 meses
Veja no vídeo abaixo como funciona uma unidade da Only Mule.
2. New Era
A franquia New Era é especializada em bonés. Trata-se de uma marca famosa entre o público masculino, que também conta com peças de vestuário, calçados e artigos esportivos.
Além do amplo mix de produtos, a marca possui modelos de negócios variados, entre eles, o modelo de quiosque.
Portanto, saiba que a franqueadora auxilia o empreendedor na escolha do melhor local para a implantação da unidade, bem como outros suportes de gestão.
- Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 12 a 36 meses
3. Chiquinho Sorvetes
A Chiquinho Sorvetes é uma franquia renomada no mercado de alimentação. A rede oferece um cardápio com mais de 80 opções de sorvetes entre casquinhas, sundae, cascão, petit gateau, milk shakes e um mix com complementos.
Em 2010 a Chiquinho Sorvetes padronizou as suas operações para se lançar no mercado de franchising.
Atualmente, a rede conta com mais de 500 unidades no país espalhadas por 25 estados, além de unidades no exterior.
- Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
4. Yes Cosmetics
A Yes Cosmetics é uma franquia de beleza fundada no ano 2000 e funciona em dois formatos, loja ou quiosque.
A franquia conta com um mix de produtos com 250 opções de maquiagem entre batom, sombra, máscara de cílios, base, corretivo, blush, iluminador, entre outros.
Da mesma forma, trabalha com acessórios para maquiagem, perfumes e outros cosméticos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

5. Fini
A Fini foi criada na Espanha, na década de 1970 e chegou ao Brasil em 1998. A empresa passou a fazer parte do mercado de franchising em 2012.
Nesse sentido, ela é especializada em balas de gelatina e marshmallows, bastante conhecidos no mercado de franquia de doceria.
Da mesma forma, a rede trabalha com modelo de quiosque, com taxa de franquia de R$ 40 mil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
- Faturamento médio MENSAL: não informado
- Previsão de retorno: de 20 a 26 meses
6. Rei do Mate
Uma franquia de quiosque para investir é a Rei do Mate. Criada na década de 1970, a empresa possui vasta experiência no segmento.
Além do tradicional café, a franquia oferece um cardápio amplo com pão de queijo, salgados e outros lanches, além de grande variedade de bebidas.
Atualmente conta com mais de 300 lojas pelo Brasil, sendo uma oportunidade para investir em um produto bem atrativo para este formato de quiosque.
- Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: até 36 meses
7. Havaianas
A famosa marca de sandálias é uma das franquias de quiosque no mercado do franchising. A Havaianas oferece um amplo mix de produtos, o que torna este formato bem interessante para o empreendedor.
Do mesmo modo, além de uma empresa reconhecida, a franqueadora ajuda o empresário com as ações de marketing, escolha do ponto comercial, além da gestão do negócio.
- Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 12 a 36 meses
8. Bibi
A franquia Bibi trabalha com calçados infantis e conta com um amplo catálogo de produtos para meninos e meninas.
Além disso, a marca é reconhecida no mercado e está presente em 25 estados brasileiros com seus modelos de franquia de quiosque e de loja.
Da mesma forma, o franqueado recebe orientação para as reformas necessárias como o layout da unidade e ainda, ajuda com o trabalho de divulgação do negócio.
- Investimento inicial: a partir de R$ 430 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 36 meses

9. Água de Cheiro
No setor de perfumaria, uma boa opção de franquia de quiosque é a Água de Cheio. A marca trabalha no franchising há anos e conta com mais de 200 unidades em operação pelo Brasil.
Disponível em dois formatos, loja e quiosque, a rede oferece mais de 600 itens de alta qualidade e preços acessíveis. Assim, o franqueado consegue captar clientes dos mais variados perfis e em diferentes regiões.
- Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
10. D-Unhas Nails & Beauty
A rede D-Unhas Nails & Beauty é uma franquia especializada em estética de unhas e conta com o modelo de quiosque para os empreendedores.
Nesse sentido, a rede oferece serviços como esmaltação, unhas esculpidas, unhas decoradas, entre outros cuidados.
- Investimento inicial: a partir de R$ 148 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
11. Convex
Especializada em joias de aço, a Convex é uma franquia de quiosque com mais de 70 unidades espalhadas pelo Brasil.
Todas as joias CONVEX são desenvolvidas com tecnologia avançada, sendo hipoalergênicas. Ainda, são feitas em Aço 316L, Prata 925 e Prata Revestida em Ouro 18K, além das tradicionais Alianças de Ouro 10K e Ouro 18K.
- Investimento inicial: a partir de R$ 129 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
Apresentamos aqui boas opções de franquias de quiosque. Contudo, o empreendedor deve ficar atento, pois diversas marcas que ainda não atuam neste formato de negócio devem apresentar este modelo em um futuro próximo.
Por fim, para lhe ajudar na escolha de uma destas franquias, apresentamos um conteúdo com dicas de como fazer esta seleção, clicando aqui.
Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda está em dúvida, conte com uma consultoria especializada gratuita para este processo. Acesse: henriquemol.com.br.
*Informações publicadas em NOVEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.