Abrir uma franquia do Mc Donalds pode ser um empreendimento muito rentável. No artigo de hoje, trouxemos dicas para você entender como esse negócio funciona.
Para se ter ideia, vamos começar pelos números: só no primeiro trimestre de 2021, a rede registrou um lucro líquido de 1,5 bilhão de dólares, cerca de 400 milhões a mais que no mesmo período de 2020.
Ou seja, é um negócio lucrativo, inclusive para cada unidade de franquia. Portanto, descubra aqui como se tornar um franqueado do McDonald’s. Acompanhe a leitura!
Quanto custa abrir uma franquia do Mc Donalds?
Para abrir uma franquia McDonald’s, o investimento inicial varia entre R$ 1,6 milhão a R$ 2,6 milhões. No entanto, o valor depende do tamanho da unidade.
Confira abaixo os valores do investimento. Lembrando que, para ver todos os detalhes, é importante consultar com calma a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.
- Investimento inicial: a partir de R$ 1,6 milhão
- Taxa de franquia: de R$ 75 mil a R$ 85 mil
- Royalties: 5% sobre o faturamento líquido mensal
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 560 mil
- Prazo de retorno: 60 meses
Vantagens de abrir uma franquia McDonald’s
O modelo de negócio do McDonald‘s pode ser uma excelente escolha para o franqueado investir, pois apresenta inúmeras vantagens. Desse modo, continue a leitura para saber mais.
Reconhecimento da marca
Desse modo, uma das grandes vantagens de investir nesse negócio é o fato da marca McDonald‘s ser mundialmente conhecida.
Até porque, a marca possui uma forte identidade visual. Isso facilita o processo de implantação da unidade em qualquer local, possibilitando um amplo público, além de um grande volume de venda.
Devido aos tempos agitados que estamos vivendo, é comum que cada vez mais pessoas escolham os tradicionais lanches rápidos para matar a fome.
Dessa forma, de acordo com o levantamento feito pela EAE Business School, houve um crescimento de 31% no gasto por habitante, analisando os anos de 2014 até 2019.
Sendo assim, o setor de fast-food consegue movimentar aproximadamente R$ 53,7 bilhões por ano no Brasil. Desse modo, o país fica atrás apenas de países como Estados Unidos, Japão e China.
Ainda, a previsão é que, ao redor do mundo, o setor cresça 19,4%, fechando com um balanço próximo a R$ 14 trilhões. Assim, a franquia do Mc Donalds tem muito a ver com esse crescimento.
Suporte da franqueadora
A franquia do Mc Donalds é uma das maiores redes de franquias do mundo. Para facilitar esse sucesso, os franqueados da marca contam com suporte para atuar.
Inclusive, a rede de franquias já ganhou diversas vezes o Selo de Excelência em Franchising da ABF.
Além disso, o grau de satisfação dos franqueados McDonald’s é alto. Isso demonstra como a franqueadora presta um bom serviço de atendimento. A marca atua no franchising brasileiro há mais de 40 anos.
Força da rede
A marca cresceu rapidamente nos Estados Unidos. Um dos objetivos da empresa era transformar o restaurante McDonald’s em referência nas cidades, assim como acontecia com a prefeitura e igrejas nas localidades.
Na década de 1960, aconteceu o grande boom da marca. Desse modo, foi necessário criar uma quantidade maior de restaurantes, que culminou com a decisão de montar a McDonald’s Corporation.
Uma das primeiras ações da companhia foi adotar um modelo em que ela comprava o terreno e alugava o espaço para os futuros franqueados.
Assim, com o sucesso que a marca já possuía nessa época, o McDonald’s começou a ficar cada vez mais conhecido em todo o mundo.
Dessa forma, chegamos ao cenário atual. Ao pensar em fast-food, logo pensamos no McDonald’s e em seus tradicionais sanduíches, como o Big Mac.
Além disso, aparecem facilmente em nosso imaginário itens como o palhaço Ronald McDonald’s.
Como citamos, o McDonald’s já é uma rede de franquias consolidada. Sendo assim, atualmente, a marca conta com mais de 36 mil pontos de vendas.
Desse modo, a marca é internacionalmente conhecida e reconhecida por vários fatores. Entre eles podemos citar a qualidade dos produtos, a rapidez na entrega do serviço e a limpeza. Toda essa força da marca facilita o sucesso dos franqueados da rede.
Padrões da marca
Os fatores que citamos até aqui, como a marca forte e reconhecida, estão diretamente relacionados ao padrão bem estabelecido da franquia.
Dessa forma, a franquia McDonald’s oferece um padrão nos seus produtos, com um cardápio preestabelecido.
Sendo assim, isso facilita muito para que o cliente identifique os produtos oferecidos pela loja e os diferentes sabores, que fidelizam os clientes.
Os produtos são bem variados, com bebidas, sobremesas e sanduíches clássicos de diferentes tamanhos e preços.
Outro ponto forte da marca são seus constantes lançamentos, promoções e descontos. Inclusive, a marca é bem ativa virtualmente e utiliza o seu próprio aplicativo para divulgar essas promoções.
Marketing da rede
Mesmo sendo uma marca mundialmente conhecida, a rede sempre investe pesado em grandes campanhas publicitárias, fazendo divulgação de todas as lojas.
Dessa forma, esse marketing só contribui para aumentar o reconhecimento da marca.
O McDia Feliz, por exemplo, é uma ação beneficente e que contribui para o marketing da marca. A data especial converte o valor de vendas do dia para uma campanha solidária.
Como ter uma franquia Mc Donalds?
Gostou de todas as vantagens e quer abrir a sua franquia do Mc Donalds agora mesmo? Pois saiba que, para você se tornar um franqueado do Mc Donald’s, existe apenas um modelo de negócio disponível.
Esse modelo é a loja física, que pode ser instalada em shoppings ou nas ruas das cidades.
No entanto, não é tão simples assim, pois a marca faz algumas exigências. Dessa forma, é importante que você entre em contato com a franqueadora, para ter certeza de que sua cidade está autorizada a abrir uma nova unidade.
Antes de continuar a leitura, confira o vídeo que separamos para você explicando um pouco mais sobre o modelo de negócio de uma franquia do McDonald‘s.
O contato com a franqueadora é realizado com o grupo Arcos Dourados, que é uma empresa com sede no Uruguai, responsável pelo desenvolvimento do restaurante pela América Latina. No Brasil, o escritório que representa a empresa está em São Paulo.
Então, após contato e aprovação pela franqueadora, você poderá começar sua unidade. Além disso, você passará por meses de treinamentos.
Nesse processo, o McDonald’s irá oferecer atividades práticas e cursos para que você conheça a cultura da empresa e absorva por completo todo o seu know-how.