Franquia Domino’s Pizza: conheça tudo que você precisa sobre ela

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Uma das franquias mais conhecidas do mundo, a franquia Domino’s Pizza está presente nos lares brasileiros. Quem nunca viu uma propaganda da empresa, ou passou na porta de uma das suas unidades, não é mesmo?

O mercado de pizzaria é importante no franchising brasileiro, e a franquia Domino’s Pizza é uma das opções mais sólidas e respeitadas neste segmento.

Se você ainda não conhece muito do mercado de franquias, e quer saber um pouco mais sobre a atuação da Domino’s e de outras pizzarias, fique ligado neste conteúdo até o final!

Vale a pena investir em uma franquia de pizzaria?

Investir em uma franquia é um bom negócio, principalmente em um mercado tão bom quanto o de pizzarias. Segundo dados de 2018 da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil produz um milhão de pizzas por dia.

O mercado é bem aquecido e é uma excelente opção para empreender, principalmente com um modelo de franquias.

Abrir uma franquia tem uma grande vantagem para o investidor, que é abrir uma empresa com produtos já testados e aprovados no mercado. Isso minimiza os riscos de um empreendimento novo.

Da mesma forma, ao abrir uma franquia, como da Domino’s pizzaria, o empreendedor já recebe um plano de negócios montado, com um caminho já traçado para um bom desenvolvimento da unidade.

Além disso, este modelo faz com que o empreendedor já tenha noção dos gastos que serão exigidos ao longo do tempo, bem como uma ideia de qual será a lucratividade.

Sem contar que a franqueadora costuma auxiliar na escolha do ponto de instalação, bem como no treinamento dos funcionários. Essa é uma grande vantagem para o empreendedor começar o negócio bem estruturado e com funcionamento eficiente.

Não podemos esquecer, é claro, de outros suportes fornecidos pela franqueadora, como auxílio no marketing, ajuda com questões jurídicas e administrativas. Este suporte é interessante principalmente para o empreendedor menos experiente.

Abaixo, separamos para você um ebook falando um pouco mais sobre as vantagens de se abrir uma franquia. Confira!

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Desempenho do setor de Alimentação no franchising

Mesmo com a queda de faturamento ocorrida pela pandemia do novo Coronavírus e as restrições impostas ao comércio, o setor de alimentação do franchising é o que mais movimenta dinheiro.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, comparando o terceiro trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020, houve uma queda de de 12,1% no faturamento do segmento de alimentação.

No entanto, mesmo com o resultado negativo, o ramo movimentou mais de R$ 41 bilhões no período. Especialmente pela possibilidade de delivery.

Ademais, franquias de pizzaria estão em um mercado sólido, como vimos anteriormente, e não saem do gosto popular tão facilmente. Bastará uma pequena retomada econômica para vermos uma boa recuperação do setor.

História da Domino’s Pizza

A Domino’s Pizza foi fundada em 1960 nos Estados Unidos, e atualmente é a maior rede de pizzarias do mundo.

A sua primeira franquia foi inaugurada em 1967 e, 11 anos depois, em 1978, a marca já contava com 200 unidades espalhadas pelos EUA. Nos anos 1980, sua expansão chegou até o Canadá e em 1985 foi para a Inglaterra e o Japão.

No Brasil, a franquia Domino’s Pizza chegou em 1993, com a inauguração de sua primeira unidade no Rio de Janeiro. Atualmente, a marca conta com mais de 240 lojas espalhadas pelo país.

Seu processo de expansão foi bem rápido, principalmente se contarmos que os canais de comunicação e publicidade eram bem mais modestos do que hoje em dia. Seu foco de trabalho é pautado na velocidade na entrega, promoções atraentes, produtos de alta qualidade e inovação tecnológica.

Por conta disso, já é uma empresa bastante conhecida frente ao público brasileiro.

Mulher segurando uma fatia de pizza e sorrindo. Imagem ilustrativa de texto franquia dominos pizza.
O mercado de pizza possui um público grande e fiel.

Qual o valor da franquia do Domino’s Pizza?

Os valores a serem investidos para abrir uma franquia de pizzaria variam muito, tendo em vista onde será localizada a loja, a quantidade de funcionários, bem como o modelo de negócio.

Da mesma forma, outros fatores podem fazer com que este investimento fique maior ou menor, como maquinário e mobiliário da loja.

Para abrir uma franquia Domino’s Pizza, o investidor precisa de capital que varia entre R$ 680 mil e R$ 930 mil.

Neste valor estão inclusas despesas como o capital para instalação da loja, que varia de R$ 600 mil a R$ 800 mil, dependendo do que for preciso para o espaço. O ambiente deve ter de 120 m2 a 200 m2.

Há também a taxa de franquia, que varia de R$ 60 mil a R$ 100 mil, dependendo da cidade onde será localizada a nova unidade.

Por fim, a franquia de pizza Domino’s exige um capital de giro entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Além da exigência de se contratar de oito a 15 funcionários para a unidade.

Perfil do franqueado de sucesso Domino’s Pizza

O perfil de franqueado da franquia Domino’s Pizza deve ser o de um empreendedor de muito compromisso e motivação para o sucesso.

O investimento é grande para abrir uma unidade e, por isso, o empreendedor deve ter um perfil de muita proatividade para gerir o negócio.

Homem negro vibrando olhando para um computador. Ele usa uma blusa azul xadrez e está sorrindo. Imagem ilustrativa de texto franquia dominos pizza
O franqueado de sucesso deve ter um perfil bem ativo e organizado.

Ademais, gostar do ramo alimentício, principalmente de pizzas, ajuda no trabalho do dia a dia.

Da mesma forma, a franqueadora exige um empreendedor compromissado pessoalmente com o negócio, que esteja perto para gerir os problemas do cotidiano, sem deixar o empreendimento na mão de terceiros.

Assim como todo empreendedor que abre uma empresa, o franqueado da Domino’s Pizza ainda deve saber lidar com pessoas, sejam os funcionários, sejam os clientes. Esta capacidade será posta a prova sempre, principalmente com o aumento do movimento da unidade.

Como abrir uma franquia Domino’s?

Por ser uma franquia consolidada no mercado, a Pizzaria Domino’s faz uma seleção bem rigorosa de seus candidatos a franqueados.

São diversas etapas pelas quais o empreendedor deve passar antes de abrir uma nova unidade da franquia Domino’s Pizza. Aqui separamos estes passos para você conhecer um pouco mais.

Apresentação do negócio

Neste contato inicial, o empreendedor terá uma noção de como funciona o negócio da pizzaria Domino’s. Serão apresentados alguns aspectos mais detalhados do funcionamento da franquia.

Dessa forma, o empreendedor pode visualizar como será o trabalho dele como um franqueado, os problemas que surgem e as formas de administrar a unidade.

O contato com a franqueadora pode ser feita por meio do site dela.

Test Drive

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Depois da apresentação do negócio, onde são passadas diversas informações sobre ele, o empreendedor terá a oportunidade de ver na prática a atuação de uma unidade da Domino’s.

Para isso, ele acompanhará a administração de uma unidade, conhecendo detalhes na prática, que tinham sido passados para ele em teoria.

Este contato mais próximo é importante para que o empreendedor já vivencie um pouco do negócio antes de abrir a sua unidade. Dessa forma, é possível ter uma melhor noção do que lhe espera caso seja aprovado como novo franqueado.

Entrevistas com Diretoria de Expansão e Operações

Este contato com a Diretoria de Expansão é uma etapa importante para a franqueadora, onde ela irá analisar o perfil do candidato para saber se ele se encaixa no que a empresa espera.

Esta Diretoria de Expansão e Operações faz uma busca criteriosa entre os candidatos, para evitar que empreendedores entrem no negócio e depois façam um trabalho duvidoso.

Isso porque, a franquia precisa manter um padrão em todas as unidades, e não quer abrir espaço para investidores que não tenham perfil para o negócio da franquia.

Grupo de pessoas vendo uma apresentação em um escritório. Eles estão sentados em volta da mesa, com atenção voltada para um quadro à frente, em que um homem apresenta algumas informações
A Diretoria de Expansão analisa o perfil do candidato a franqueado.

Entrega da COF

A Circular de Oferta de Franquia é um dos documentos mais importantes no mercado de franchising. A COF é regulamentada pela Lei de Franquias (lei nº 13.966/19) e traz os direitos e deveres dos franqueados e da franqueadora.

São diversas informações que devem constar neste documento, como os investimentos necessários para abrir a unidade, as taxas que serão cobradas durante o contrato, bem como o tempo desta parceria.

Da mesma forma, a COF precisa deixar claro os modos de rescisão de contrato, ou se é possível ou não sublocar a franquia para uma terceira pessoa.

Ainda de acordo com a Lei de Franquias, o candidato a franqueado tem um prazo mínimo de 10 dias para analisar o documento antes da assinatura do contrato. O objetivo é evitar que a empresa pressione o empreendedor a fechar logo o negócio.

Análise de perfil comportamental e psicológico

Depois de passar pela Diretoria de Expansão, o candidato está um passo mais próximo de se tornar um franqueado, mas a franquia Domino’s Pizza ainda quer saber mais sobre você.

Nesta etapa, será feita uma análise ainda mais detalhada do perfil do futuro franqueado, para conhecer bem o possível parceiro.

Assim, a franquia vai querer saber se o empreendedor sabe agir sobre pressão, sua capacidade de lidar com os problemas mais sérios que podem aparecer ao longo do tempo, além de sua confiança para administrar um negócio deste porte.

Análise financeira e jurídica

Em mais uma etapa para abrir uma franquia Domino’s Pizza, o candidato a franqueado passará por uma análise financeira e jurídica para maior segurança da empresa.

Dessa forma, será levantado o histórico jurídico da pessoa, se possui pendências com o judiciário, seja em processos como pessoa física, seja como pessoa jurídica de empresas anteriores.

Da mesma forma, a franquia precisa saber se o candidato pode arcar com os custos de implantação de uma nova unidade, como o pagamento das taxas e investimentos já citados anteriormente.

Imagem de cartões de crédito, notas de 10 reais e uma fatura de cartão de crédito. Imagem ilustrativa sobre a análise jurídica e financeira que a dominos faz dos seus candidatos a franqueado, no texto franquia dominos pizza.
A análise financeira e jurídica do franqueado é importante para a empresa.

Aprovação do candidato em comitê

Neste passo antes de se tornar um franqueado, o investidor passa pela avaliação por um comitê da Domino’s para que seja aceito como um futuro franqueado.

Este comitê irá analisar os resultados de todas as etapas anteriores, além de ter um contato mais direto com o candidato, para avaliar se ele será aceito ou não.

Assinatura do pré-contrato

Após a análise pelo comitê, se aprovado, o empreendedor assina o pré-contrato com a franquia Domino’s e praticamente se torna um franqueado.

Em seguida, começa a escolha do local, caso já não tenha sido definida anteriormente, bem como as reformas da instalação para receber a nova unidade da Domino’s pizzaria.

Então, o empreendedor passa por treinamentos e pelos últimos preparativos para se tornar um franqueado, fazendo a assinatura do contrato.

Qual o faturamento de uma franquia Domino’s?

O faturamento da unidade de uma franquia como a Domino’s varia muito, pois nas capitais as unidades costumam ter maior movimento do que em cidades menores.

De acordo com a própria Domino’s, o faturamento médio mensal de uma franquia fica em torno de R$ 170 mil, e deste valor são descontadas algumas taxas.

Assim, a franquia Domino’s Pizza cobra 4% do faturamento bruto como taxa de propaganda, usada nas ações de marketing da empresa.

Da mesma forma, o franqueado precisa pagar 6% do faturamento bruto como taxa de royalties, que é o valor pela licença da marca, dos produtos, modo de produzir etc.

Opções de franquias de pizzaria BARATAS e lucrativas

Como visto anteriormente, o investimento inicial para uma unidade da Domino’s Pizza é bem alto, ficando impossível para alguns investidores.

No entanto, para quem deseja empreender no ramo de franquias de alimentação, principalmente no segmento de pizzarias, existem opções mais baratas para investir.

Aqui separamos três exemplos de franquias mais baratas de pizzaria que podem ser uma opção mais adequada para o seu bolso.

1. Fórmula Pizzaria

A Fórmula Pizza foi criada em 2014 em Belo Horizonte (MG), com o intuito de oferecer pizzas com molho e massa feitas com receitas exclusivas e sem conservantes.

A Cozinha Central da marca tem uma estrutura completa, que respeita as normas de higiene e de segurança alimentar para entregar o melhor ao franqueado e consumidores.

A Fórmula Pizzaria oferece mais de 40 sabores de pizza, entre doces e salgadas, com algumas receitas exclusivas, mas sem esquecer das receitas mais tradicionais.

O funcionamento da franquia é simples, onde o franqueado recebe a massa e insumos pré-preparados para a montagem das pizzas. Depois, ele monta o pedido do cliente rapidamente.

As unidades podem funcionar exclusivamente delivery ou podem ter mesas para consumo no local.

A Cozinha Central e as receitas exclusivas são um trunfo da franquia, possuindo uma padronização para todas as unidades. A padronização fortalece a marca frente aos clientes, independentemente da localização da loja.

A Fórmula Pizzaria oferece vários suportes para os franqueados, como treinamento para gerenciar a unidade, fazer o marketing e a captação de clientes.

A franqueadora também auxilia na escolha do ponto comercial, bem como no layout da loja, produção de materiais de marketing e consultorias constantes, sempre que o franqueado necessitar.

O vídeo abaixo traz mais algumas informações sobre a Fórmula Pizzaria. Assista!

https://www.youtube.com/watch?v=KvnVQvEfiPc&t=3s

A franquia oferece  três modelos de negócio. São eles: o Delivery com cozinhas compartilhadas; Delivery; e Delivery + Mesas.

O investimento inicial varia de R$ 99 mil a R$ 175 mil, com um faturamento de cerca de R$ 70 mil todo mês e prazo de retorno do capital de 24 a 36 meses.

2. Arquitetos da Pizzaria

A franquia Arquitetos da Pizzaria começou em 2007 e atualmente conta com 12 unidade espalhadas pelo Brasil. A empresa trabalha com modelos de negócio para a realização de eventos fornecendo pizzas para os convidados do cliente.

Para se tornar um franqueado, o empreendedor precisa de um investimento inicial a partir de R$ 180 mil, com um faturamento médio de R$ 45 mil mensais.

3. Dídio Pizza

A franquia Dídio Pizza é uma empresa focada 100% no delivery de pizzas em todas as suas unidades. Ela começou as atividades em 1994 e entrou para o mercado de franchising em 2006.

Assim, a empresa possui três modelos de negócios: Empreendedor Individual, Desenvolvedor de Área e Conversão de Bandeira.

No modelo Empreendedor Individual, o franqueado abre a sua unidade com um investimento a partir de R$ 210 mil e com um faturamento de cerca de R$ 80 mil mensais.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre franquias de pizzaria, separamos para você um ótimo conteúdo para te ajudar. Acesse clicando no link!

Temos também um texto sobre franquias baratas para investir em 2021 em vários segmentos do franchising. Acompanhe!

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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