Franquia de material de limpeza e higienização: investimento eficaz

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Neste texto, explicamos porque investir em uma franquia de material de limpeza pode ser uma interessante opção de investimento sustentável e eficaz.

As franquias voltadas para material de limpeza e conservação estão crescendo cada vez mais no mercado. Isso porque, diante da correria do dia a dia, muitos brasileiros têm optado por contratar empresas que são especialistas em limpezas domésticas e empresariais.

Assim, o setor de franquias é impulsionado por esse aumento na demanda e tem se tornado uma alternativa de negócio promissor. Reforçado pelas tendências positivas que levam os empreendedores a optar pelo modelo de negócio, que traz consigo todo o aparato na preparação do franqueado.

De acordo com pesquisas, o Brasil movimenta cerca de R$ 18 bilhões somente no setor de limpeza e serviços. O faturamento total demonstra o potencial do mercado para expansão e entrada de novos investidores.

Acompanhe o conteúdo e saiba como investir em uma franquia de material e serviços de limpeza, que tem tudo para ser uma alternativa de negócio lucrativo.

Por que investir em uma franquia de limpeza?

ilustração de matériais de limpezafranquia material de limpeza

São variados os motivos para você investir em um negócio que esteja ligado a limpeza e higienização, ou que comercializa produtos para esses serviços.

Primeiramente, esses modelos de negócio estão inseridos em um mercado promissor. Os números do segmento mostram que a expansão desses empreendimentos e a alta na demanda dos serviços vêm registrando crescimento contínuo desde 2015, com a nova PEC das Domésticas.

As mudanças na legislação fortaleceram o mercado das empresas especializadas em limpeza. No mercado de franquias não seria diferente. As redes vêm encontrando espaço para atuação e altas demandas de serviços, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda de acordo com a ABF, somente no ano de 2019 o faturamento do setor alcançou a marca de R$ 1,4 bilhão. Ao mesmo tempo, as franquias registraram um aumento no número de unidades abertas. Em comparação com os números de 2018, o ano de 2019 teve um aumento de 3,9% em novas unidades.

Além dos fatores que contribuem para a alta demanda do setor, o mercado de serviços de limpeza residenciais e empresariais não enfrentam sazonalidade.

Isso porque, durante todo o ano, casas, comércios e empresas vão atrás desse tipo de serviço. Não havendo épocas do ano em que as demandas ficam em baixa.

Para saber sobre todas as vantagens de investir em uma franquia, baixe nosso ebook gratuito. Basta clicar no banner abaixo.

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Importância das franquias de limpeza e higienização no mercado

Por mais que possamos fazer de forma doméstica a limpeza e higienização de ambientes, as franquias de produtos e serviços de limpeza sempre se destacam.

Isso porque, na maioria das vezes, tais serviços são feitos de forma profissional, com técnicas especiais e produtos específicos. Essa soma garante uma limpeza mais profunda dos ambientes.

Assim, é preciso ter conhecimento das estratégias de eficácia no uso de alguns produtos e na realização de procedimentos. Um dos diferenciais das franquias é a garantia de treinamento aos empreendedores e funcionários das unidades, para que os serviços sejam feitos com qualidade e segurança.

Ou seja, mesmo que o franqueado não tenha experiência no mercado de serviços de limpeza, receberá capacitação completa para oferecer os atendimentos e gerenciar a unidade. As franqueadoras realizam a transferência de know how, que é o “saber fazer” da empresa.

Esse “saber fazer” proporciona ao franqueado conhecimentos completos em gestão e operação da franquia, atendimento aos clientes, vendas, entre outras áreas do negócio. O know how foi desenvolvido com o tempo, o que permitiu que as redes o apimorassem de acordo com as demandas do mercado.

Assim, ao investir em uma franquia de material de limpeza, o empreendedor entra no mercado capacitado e conta com suporte completo da rede no dia a dia de operação do negócio.

Além disso, a diversidade de atendimentos faz com que as redes sejam boas opções de investimento. Para ambientes residenciais ou comerciais, é possível que os clientes contratem os serviços de limpeza de sofá, colchão, carpetes e outros estofados.

Há marcas que oferecem procedimentos de limpeza da casa também, como os oferecidos pelas domésticas. Outras têm um portfólio ainda mais ampliado, trabalhando com serviços de limpeza de estofados de carros.

A seguir, você conhece cinco opções de franquia de material de limpeza. As formas de atuação no mercado são distintas, bem como os tipos de serviços oferecidos.

6 opções de franquia de material e serviços de limpeza para investir no franchising

ilustração escolhendo franquia
Com a variedade de opções do mercado, é preciso se atentar à COF para escolher a melhor oportunidade sem surpresas posteriores.

Como visto, o mercado de franquias está repleto de oportunidades de negócios bem interessantes para quem pretende atuar no segmento de limpeza e conservação.

Assim, entre as opções de negócios, é possível investir em uma franquia de serviços automotivos, serviços de limpeza e higienização, produtos de limpeza, entre outros.

Para ampliar o seu escopo de ideias, vamos mostrar que é possível investir em franquias baratas e ainda conseguir alcançar ganhos significativos em pouco tempo.

Para identificar a melhor rede para o seu perfil, é essencial ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Isso porque, a COF apresenta informações detalhadas sobre o modelo de negócio: valor de investimento, taxas, faturamento médio, tempo de retorno do investimento, direitos e deveres de franqueados e franqueadora.

Certifique-se que você está de as informações estão de acordo com as suas condições de investimento e perspectivas para o futuro.

1. Acquazero

Acquazero é uma rede franquias especialista em limpeza automotiva. Há mais de uma década no mercado, a rede conta com 350 unidades em operação em todo o País.

Além dos procedimentos especializados em limpeza e estética automotiva, a rede também oferece opções de investimento para quem pretende oferecer serviços de limpeza, ao invés de produtos.

O franqueado pode trabalhar com os serviços de limpeza de sofás, colchões, carpetes e outros estofados. Há a possibilidade de investir em uma das três opções de franquia home office. Os atendimentos são feitos de forma delivery, na própria casa ou empresa dos clientes.

O modelo home office apresenta baixo custo de investimento. Isso porque não é necessária a instalação da franquia em ponto comercial. Mas, se você desejar uma franquia mais robusta, é possível investir em um dos três modelos de franquia de loja da Acquazero.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para conhecer tudo sobre a franquia, assista ao vídeo abaixo!

2. Zaplus Car

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O empreendedor apaixonado por carro irá gostar de investir em uma franquia da Zaplus Car. A rede trabalha com produtos para limpeza automotiva e outros cuidados para o carro.

A rede entrou recentemente para o franchising com dois modelos de negócios para os investidores. O Standard e o Prime.

No formato Standard, a unidade é instalada em um espaço médio de 40 a 70 metros quadrados. Neste modelo, o franqueado trabalha apenas com a venda dos produtos da Zaplus.

No formato Prime, a unidade é instalada em um espaço de 200 a 300 metros quadrados. Além da venda dos produtos, o franqueado também oferece workshops de limpeza automotiva na unidade.

Ao investir, o franqueado conta com uma série de suportes da franqueadora para o bom desenvolvimento do negócio. Como ajuda para a escolha do melhor ponto para instalar a unidade, para que fique em uma região atrativa para os clientes.

Da mesma forma, o franqueado recebe treinamentos, ele e sua primeira equipe de colaboradores. Assim, fica conhecendo mais sobre a operação da franquia e sobre o mercado de produtos automotivos.

Do mesmo modo, a franqueadora auxilia na gestão, indicando o quanto de estoque o franqueado deve manter, por exemplo.

A Zaplus Car possui um amplo mercado para o franqueado, com clientes como lava jatos, limpadores de carro autônomos, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Conheça um pouco mais sobre a Zaplus Car no vídeo que separamos abaixo para você.

3. Maria Brasileira

As franquias Maria Brasileira são especializadas em serviços domésticos tanto para empresas, quanto para residências. Assim, atendem uma demanda expressiva do mercado, potencializando o ticket médio das unidades.

Para isso, a rede de franquias oferece serviços bem completos, voltados para limpeza pós-obras, ambientes residenciais e empresariais, passadeira, cuidadores, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

4. Limpeza com Zelo

franquia material de limpeza: homem fazendo a limpeza do carpete
Serviços voltados para residencias têm se tornado destaque entre as franquias.

A Limpeza com Zelo oferece o que o próprio nome diz: uma limpeza especializada, feita com muito cuidado e atenção para atender as demandas dos clientes.

Dessa forma, as opções de serviços são voltadas para limpeza residencial e comercial, além de limpeza de janelas, cortinas, carpetes, pós-obra e pós-mudança.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

5. Limpidus

Com experiência de mais de 35 anos no mercado, a franquia Limpidus atua no mercado de limpeza e conservação de vários espaços.

Assim, os clientes podem solicitar os serviços para escritórios, clínicas, indústrias, lojas, academias de ginástica, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 18 meses

6. JAN-PRO

A rede de franquias JAN-PRO é uma das principais redes de serviços de limpeza do mundo. Fundada nos Estados Unidos na década de 1990, a JAN-PRO está presente em 15 países, sendo mais de nove mil franqueados.

No Brasil, a marca está desde 2011 e conta com mais de 300 franqueados em diferentes estados do País. A marca trabalha com serviços completos de limpeza, além de trabalhar com produtos especializados para esses procedimentos.

Os franqueados podem contar com opções de fácil operação, suporte financeiro e treinamentos para oferecer as melhores práticas de trabalho, garantindo eficiência e a satisfação dos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 1 milhão
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses 

Ao longo deste texto, mostramos a importância das empresas que trabalham como franquias de material de limpeza. Esses modelos de negócio costumam oferecer amplo portfólio de serviços. Assim, além dos materiais, os clientes encontram procedimentos especializados para limpeza de estofados e ambientes.

Como visto, é possível investir e ser um empreendedor bem sucedido neste segmento. Para saber como tirar esse sonho do papel e lucrar com esse tipo de negócio, acesse o conteúdo: Como lucrar com franquias de limpeza e conservação.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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