Sabia que a Natura é uma franquia? Conheça esse modelo de negócio

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Vidro com produtos para banho verde, além de bolinhas de sabão também verdes. Vemos um prato claro ao fundo e uma toalha clara sobre o local. Imagem ilustrativa para texto franquia natura.
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A Natura é uma marca brasileira que trabalha com cosméticos e é uma das empresas mais reconhecidas no país com produtos para cuidados pessoais e beleza.

Para descobrir mais sobre a franquia Natura, acompanhe o texto que preparamos. 

Cosméticos e demais produtos que utilizamos para os cuidados com o corpo, fazem parte constante do nosso dia a dia. É por isso que o setor de cosméticos é um dos que mais cresce no país. 

E entre as várias marcas que se destacam na área, temos a Natura, uma linha originalmente brasileira e que mantém como uma de suas bases a causa ecológica. 

Para se ter ideia, a Natura é uma das marcas de cosméticos mais fortes do país. E hoje, ela já está presente na lista da Corporate Knights, como a décima quinta empresa mais sustentável do mundo. 

E para quem pensa em empreender e deseja trabalhar com os produtos Natura, saiba que é possível. Já que a marca passou a trabalhar desde 2017 com o formato de franquia. 

Por isso, se você tem interesse em ter um negócio próprio, com a segurança que uma franquia promete, acompanhe a leitura conosco e descubra mais sobre como integrar a uma franquia Natura. 

Conheça a história da Natura

A Natura é uma empresa que surgiu em 1969, em São Paulo. E inicialmente operava apenas com uma pequena loja e uma fábrica, oferecendo sempre os produtos no setor de cosméticos. 

Mas em pouco tempo depois, já em 1974, a empresa passou a adotar o modelo de venda direta, e deixou de trabalhar com seus produtos em uma única loja. 

Desde então, a Natura é muito conhecida por seus representantes que trabalham de forma direta com o público.

Sendo assim, é comum que as revendedoras apresentem os produtos por meio de revistas e amostras, e realizem as vendas mediante as encomendas. 

Foto de um sabão laranja, com um frasco com óleo corporal. Ao fundo vemos uma toalha branca, frutas laranja e uma esponja de banho. Imagem ilustrativa para texto franquia natura.
Os produtos Natura contam com ingredientes ligados a natureza.

Portanto, a empresa ofereceu chances de lucros com as vendas, sem a necessidade de estabelecer um ponto comercial fixo.

O que tornou o representante Natura uma ótima opções para várias pessoas. Algo muito visado principalmente entre o público feminino. 

Então, a Natura conseguiu expandir ainda mais as suas atividades com duas características especiais.

Ela uniu produtos que, com o passar do tempo, conquistaram cada vez mais espaço entre os consumidores, a uma forma de venda mais próxima e acessível. 

Hoje, a marca conta com quase 2 milhões de consultores, e além do Brasil, a empresa já alcançou seu espaço em vários países, como é o caso da Argentina, Chile, Colômbia, França, Estados Unidos e outros. 

Outra característica forte da marca, é o seu empenho pela consciência ecológica. Isso porque a empresa se empenha para diminuir o impacto ambiental dos seus produtos, desde a produção, até a venda e descarte. 

Além disso, a marca mantém constantes pesquisas para o desenvolvimento dos seus produtos, seguindo várias regras de segurança e não realizando testes em animais. 

Como funciona o modelo de franquia Natura?

Depois de longos anos operando apenas com a venda direta, em 2016 a Natura inaugurou uma loja física. E foi a partir de 2017 que ela aderiu ao franchising e colocou em prática o plano “Aqui tem Natura”. 

Assim, a empresa tem como objetivo oferecer uma oportunidade de empreendedorismo para as suas consultoras, além de alcançar os pontos de revenda informais dos seus produtos, que já existiam no mercado. 

Dessa forma, a empresa disponibilizou a oportunidade de aderir a um ponto de venda fixa para suas consultoras. Ou seja, as pessoas que já trabalhavam com a marca e possuíam um bom histórico. 

Sendo assim, o sistema da Natura divide as consultoras em estágios, em que cada um representa o nível de sucesso dentro da marca. O sistema leva em consideração o desempenho das vendas. 

Foto de uma mulher de branco segurando um frasco de batom, na mesa branca em frente vemos vários produtos de maquiagem. Imagem ilustrativa para texto franquia natura.
As consultoras Natura podem trabalhar com uma variedade de produtos, seja por venda direta ou loja física.

Assim, as representantes que alcançam estágios mais altos, possuem também mais vantagens para conseguir abrir uma unidade física. Então, elas podem empreender e administrar o próprio negócio. 

No entanto, seguindo a mesma lógica de várias outras franquias, a Natura também oferece uma série de suportes. Esse apoio pode ser muito útil para o bom desenvolvimento dessas unidades. 

Quais os suportes oferecidos aos franqueados?

Primeiramente, os franqueados Natura podem contar com um curso específico que tem como intuito a preparação para a boa administração da loja que será inaugurada. 

A marca oferece a mentoria com vários profissionais preparados. Eles podem ajudar o novo empreendedor a entender as várias nuances importantes para o funcionamento de uma loja da franquia Natura. 

Por isso, entre esse apoio estão as questões como as estratégias de vendas, marketing para divulgação do negócio e até mesmo recrutamento pessoal. 

Essas etapas são importantes para que a marca consiga transmitir todo o seu modo de operação para os franqueados. 

Afinal, mesmo com o negócio próprio, você ainda está fazendo parte de uma marca única. E por existir essa integração, precisa seguir certos parâmetros para manter o padrão de qualidade já estabelecido. 

Portanto, o período de preparação é feito com o máximo de cuidado para que o franqueado trabalhe futuramente seguindo os princípios e metodologias criadas pela marca. 

No vídeo que separamos abaixo, você pode entender melhor como funciona o modelo de franquia da Natura. Confira!

Valores de investimento no negócio

Ao procurar por franquias para investir, é muito comum que você encontre informações públicas sobre o investimento inicial, faturamento médio mensal e até prazo de retorno. 

Assim, temos os valores de investimento que levam em consideração várias taxas importantes, para que você comece a operar um negócio.

Porém, ao contrário de muitas empresas que divulgam tais números, a franquia Natura mantém essa informação restrita.

Isso acontece justamente porque a marca destina o modelo de franquia para pessoas que já trabalham com ela. 

Mas, de modo geral, você já pode imaginar que esses valores vão integrar os custos do treinamento e as consultorias.

Além do fundo de propaganda, o estoque de produtos que deve permanecer na loja e até o direito de uso da marca. 

Então, se você quiser entender melhor sobre todas as taxas que fazem parte do processo de quem adquire uma franquia, pode baixar no ebook grátis abaixo.

Com ele você pode entender todos os investimentos que fazem parte de uma franquia. 

ebook todos os custos de uma franquia

O que é avaliado no momento de abrir uma loja física? 

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Outro detalhe fundamental que pode influenciar nos valores de investimento de uma franquia Natura, é o espaço físico escolhido para a loja. 

Isso porque escolher um ponto físico que realmente irá funcionar para a marca, não é tarefa simples, e exige uma série de estudos. 

Sendo assim, é necessário avaliar a localização, além, é claro, dos custos do aluguel ou compra daquele ponto comercial. 

É por isso que esses valores também podem variar. Porque o custo de um determinado espaço, com um tamanho específico pode ser diferente entre as regiões de uma mesma cidade. 

Da mesma forma, dependendo do local, também serão necessárias pequenas reformas para alcançar um formato desejado, fora a decoração que obedece um padrão da marca. 

Requisitos para se tornar franqueado: como ter uma franquia Natura?

A Natura oferece uma oportunidade para os seus próprios representantes, com o projeto “Aqui tem Natura”.

Assim, o primeiro passo para quem deseja abrir uma franquia é acessar a página própria dentro do acesso do consultor. 

Em seguida, o investidor terá contato com os especialistas da Natura que irão avaliar vários detalhes a respeito desse possível negócio. Isso inclui os objetivos do investidor e pontos disponíveis para a loja. 

Neste momento, é muito comum que haja uma pesquisa completa sobre o local que ficará a loja.

Dessa maneira, acontecem também entrevistas para descobrir o perfil do candidato, suas habilidades para a gestão de uma empreendimento e a análise de vários outros detalhes.

Por fim, caso todos os pontos importantes avaliados tenham sido aceitos pela marca, e o projeto da nova unidade tenha aprovação seguindo os parâmetros da empresa, iniciam-se as reformas do espaço.

E antes de começar os negócios, de fato, o franqueado Natura passará por treinamentos e workshops. Assim, ele tem uma base completa na hora de administrar a nova loja. 

Agora você já conhece a franquia Natura, mas se deseja investir no ramo de beleza e conhecer outras franquias, temos o conteúdo certo para você. Leia agora nosso artigo sobre franquias de beleza e saúde: 10 opções para começar a empreender

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