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Franquia Natura vale a pena? Como funciona, vantagens, lucro etc.

Sumário

É bem provável que os produtos da Natura você já conheça. Mas sabia que você pode ter um negócio próprio com a marca? A franquia Natura é uma ótima opção para quem deseja empreender.

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar do franchising, onde está a franquia Natura, é o segundo maior setor. Só em 2021, este mercado faturou mais de R$ 38 bilhões, ficando atrás apenas do segmento de Alimentação.

Porém, para aproveitar a força desta marca no mercado e abrir uma franquia, o empreendedor deve conhecer um pouco mais sobre a marca, sobre a qual falaremos. Continue a leitura!

Como funciona uma franquia Natura?

A franquia Natura funciona com a venda de produtos de beleza e higiene em uma loja de pronta entrega. Assim, o cliente vai até o local, escolhe o que deseja levar e pronto.

O modelo de franquia da marca Natura é chamado de “Aqui tem Natura”, e é uma loja que pode ser instalada em diferentes pontos comerciais.

Este formato de lojas da Natura permite ao cliente ter acesso imediato a toda linha de produtos pelo mesmo preço do catálogo e com o diferencial da experimentação.

Com estes modelos de lojas o franqueado trabalha com um amplo leque de produtos da marca, especialmente itens de uso diário, como shampoo, condicionador e sabonete.

Mas abrir uma franquia Natura é uma possibilidade restrita às consultoras e aos consultores de Beleza com mais de um ano de relacionamento com a empresa.

Nesse sentido, a oportunidade é exclusiva para aqueles com nível Prata, Ouro e Diamante, classificações dadas aos que alcançam os maiores volumes de vendas.

Esta restrição é uma das questões estratégicas para a marca, tendo em vista priorizar os empreendedores que já estão mais acostumados aos produtos e clientes da marca.

Enfim, é um formato bem atrativo, com boas possibilidades para quem já está na rede impulsionar seu trabalho com uma loja da franquia.

Mulher passando batom olhando para um espelho. Imagem ilustrativa DO texto franquia Natura.
Uma loja da marca Natura tem um amplo catálogo de produtos de beleza para homens e mulheres.

História da Natura

A Natura é uma empresa que foi fundada em 1969 no estado de São Paulo, trabalhando primeiramente com cosméticos variados.

Nesse sentido, além de buscar a qualidade de seus produtos, também sempre se voltou para os cuidados com a natureza. A marca faz investimentos na região da Amazônia, por exemplo.

Do mesmo modo, é considerada uma das grandes redes no setor de beleza, entre as principais empresas brasileiras.

Ao longo dos anos, a Natura baniu testes com animais em seus produtos, reduziu em um terço as emissões de gases que causam o efeito estufa, entre outros cuidados.

Sendo assim, sempre buscou uma diferenciação no mercado por conta da sustentabilidade, e também adquiriu marcas de renome no Brasil e no exterior, aumentando seu portfólio de atuação com vários produtos.

Em 2017, a marca começou a atuar no franchising para expandir seus negócios, com a inauguração da primeira franquia da Natura.

Atualmente, a franquia conta com dezenas de lojas espalhadas por vários estados do Brasil.

Qual o valor da franquia Natura?

Para abrir uma loja da franquia Natura o valor de investimento inicial varia de acordo com alguns detalhes do negócio, sendo de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

Este valor inclui o estoque inicial da loja, eventuais reformas e adequações de layout para que cada unidade siga a padronização da marca.

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Nesse sentido, este é são números aproximados, tendo em vista que a empresa não divulga os valores de investimento como uma estratégia de vendas.

Além disso, como é acessível apenas às consultoras e consultores, é uma forma de incentivar estes parceiros a entrarem como franqueados, para expandir a marca pelo país.

Do mesmo modo, além de contar com uma marca forte, de renome no mercado, o empreendedor também tem outras vantagens, sobre as quais falaremos a seguir.

Vantagens de abrir uma franquia da Natura

Mesa em uma loja de cosméticos. Imagem ilustrativa DO texto franquia Natura.
A franquia “Aqui tem Natura” é um negócio atrativo e com muitas opções de produtos.

Como dito, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar é bastante atrativo, com números interessantes. Esta é uma das vantagens de abrir uma franquia Natura.

Nesse sentido, o mercado que teve um faturamento de mais de R$ 38 bilhões em 2021 teve um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior.

Isso mostra um viés atrativo mesmo em momentos de oscilação da Economia e dos ganhos da população.

Do mesmo modo, o Brasil é um mercado sólido em relação a produtos de beleza e higiene. Segundo a consultoria Euromonitor, o país é o quarto mercado no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Outra vantagem de uma franquia Natura além do mercado é o modelo de negócio. O franchising apresenta um formato mais simples de empreender.

Nesse sentido, o empreendedor recebe o suporte da franqueadora, como para a escolha do melhor local para a unidade, treinamentos sobre a gestão do dia a dia e o trabalho de captação de clientes.

Além disso, o ramo de franquia também é interessante por se investir em um negócio que tem um renome no mercado, ou seja, é conhecido pelo público.

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Por fim, são muitas as vantagens deste modelo de negócio, além de um mercado bem sólido e atrativo.

Faturamento de uma franquia da Natura

O faturamento de uma franquia Natura não é revelado pela empresa, assim como outros valores. Contudo, tendo em vista o tamanho da marca no mercado é de se esperar um bom faturamento.

Porém, estes ganhos variam muito. Por exemplo, uma loja grande poderá ter um faturamento maior em relação a outra pequena.

Do mesmo modo, uma unidade com mais tempo de funcionamento tem uma tendência de faturar mais, pois já está consolidada na sua região.

Além disso, não podemos deixar de falar que o alto faturamento pode variar também de acordo com a eficiência do trabalho do franqueado.

Isso porque, sua dedicação, um bom trabalho de marketing, vendedores eficientes, são alguns fatores que podem impactar diretamente no faturamento de uma unidade.

Porém, o empreendedor, que já deve ser um consultor da marca, terá acesso a este tipo de informação antes de se tornar franqueado. Assim, poderá avaliar os números e ter a segurança para investir.

Mas antes de falarmos sobre como abrir uma franquia da Natura, veja no vídeo abaixo mais informações acerca da rede, neste um guia completo.

Como abrir uma franquia da Natura?

Como dito, para abrir uma franquia da Natura, a empreendedora ou empreendedor deve previamente fazer parte da empresa como consultores e atuar por mais de um.

Mas ainda, precisa estar pelo menos no nível prata.

Passado este pré-requisito, a pessoa empreendedora deve entrar no site da franquia para demonstrar interesse em se tornar uma franqueada.

Em seguida, irá preencher um formulário para que a empresa conheça um pouco mais sobre o seu perfil.

Além disso, a franqueadora avalia o interessado para que veja a capacidade de vendas, de gestão e se ele tem um bom trabalho como consultor da marca.

Depois de passar por estas etapas, torna-se franqueado e começa novos processos.

Por exemplo, deve fazer o investimento necessário, passar pelos treinamentos, buscar o ponto comercial e iniciar as reformas.

Estes treinamentos são para acrescentar à experiência da consultoria informações sobre a gestão de uma loja, bem diferente do trabalho de vendas pelo catálogo.

Do mesmo modo, questões burocráticas do negócio bem como o treinamento para os colaboradores fazem parte destas etapas iniciais.

Após todo este processo, com a loja pronta, starta-se os trabalhos de inauguração. Já a franqueadora tem um papel de orientação para as ações de marketing neste primeiro momento.

Passando por todas essas etapas, a pessoa franqueada começa suas vendas e ao longo do tempo poderá contar com os suportes da franqueadora. Assim, poderá aumentar suas chances de sucesso.

Agora que você está por dentro do assunto, conheça a Suav, que é uma marca que atua neste mercado.

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*Informações publicadas em JULHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

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