Franquia sem custo: é possível ter uma franquia sem gastar dinheiro?

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Mesmo que pareça estranho em um primeiro momento, é possível abrir uma franquia sem custo que deva ser desembolsado imediatamente.

Algumas marcas oferecem modelos bem baratos e que são financiados pela própria franqueadora para facilitar a vida do empreendedor.

No entanto, o investidor precisa pensar bem e analisar se conseguirá pagar pelo financiamento e ainda conseguir tirar um pequeno lucro. Por isso, precisa conhecer as opções de franquias baratas, como mostraremos neste conteúdo.

Consigo abrir uma franquia sem gastar nada?

Como falamos, não é possível abrir uma franquia sem custo, mas este investimento inicial pode ser financiado pela franqueadora.

Toda franquia possui um investimento inicial, mesmo que seja pequeno, principalmente para modelos de negócio home office.

Da mesma forma, existem franquias bem baratas, a partir de R$ 2 mil em média, e que também vão ter custos baixos para manter.

Nestes modelos, algumas franquias ainda cobram taxas mensais fixas, o que pode ser uma boa para quando o negócio começar a faturar mais. No entanto, nos primeiros momentos pode pesar se o empreendimento demorar a evoluir.

Se o empreendedor optar por modalidades de financiamento, cobra-se um valor a mais todo mês, além das taxas comuns como royalties e de propaganda. Assim, diminuindo seu lucro mensal.

Dessa forma, este modelo precisa de uma boa análise do empreendedor para saber se vale a pena ou não, dependendo da situação financeira em que se encontra e da pressa em ter lucro.

Como ter uma franquia sem gastar muito dinheiro?

Para conseguir abrir uma franquia sem ter que fazer um grande investimento inicial, conheça as opções de franquias baratas que o mercado de franchising oferece.

Alguns modelos de franquias se adéquam melhor para quem procura uma franquia sem custo grande inicial. Nesta linha, os modelos home based são os mais baratos por alguns motivos.

Imagem de duas mãos saindo de duas telas, uma com um cartão de crédito e outra com uma sacola. Imagem ilustrativa de texto franquia sem custo.
As lojas virtuais são boas opções de franquias baratas.

Primeiro, não há gasto com ponto comercial, o que costuma ser um dos valores mais altos a se investir inicialmente em uma franquia. Isso porque engloba as reformas do espaço, adequação às leis e também à identidade da marca.

Da mesma forma, estas franquias home office não exigem funcionários em um primeiro momento, o que barateia o dia a dia do negócio.

Com este modelo de negócio, o empreendedor só precisa basicamente de um computador e um telefone para trabalhar. Todo o desenvolvimento do empreendimento se dá pela internet.

Existem opções de franquias virtuais, nas quais o franqueado oferece serviços e produtos entregues pela franqueadora.

As lojas virtuais home office podem ser ainda melhores, porque muitas não precisam de estoque, a franqueadora entrega direto pro cliente o que ele comprar na loja do franqueado.

Já em outros modelos é o próprio franqueado que faz o serviço na casa do cliente, como os serviços automotivos de higienização, ou venda de produtos feitos em casa, como entrega de marmitas ou sacos de pães com anúncios de propaganda.

Assim, são muitas as possibilidades de negócios com baixo investimento, mas que por terem também poucos gastos fixos, possuem uma lucratividade grande, exigindo, contudo, uma grande dedicação do empreendedor.

No entanto, mesmo as franquias mais baratas possuem custos fixos, como explicaremos melhor a seguir.

Quais os custos de uma franquia?

Não é possível uma franquia sem custo algum, mas algumas podem exigir um investimento menor, seja no início do negócio, bem como para a sua manutenção.

Normalmente, algumas taxas são de praxe neste modelo de negócio, e costumam ser cobradas de todas as unidades da franquia.

Da mesma forma, outros gastos fixos são comuns para algumas franquias, como mostraremos.

Pilhas de moedas em ordem de tamanho. Imagem ilustrativa de texto franquias sem custo.
Todo mês o franqueado tem alguns custos fixos ou variáveis.

Taxa de Franquia

Esta taxa de franquia é a mais famosa, devendo ser paga sempre que o empreendedor adquire uma unidade da franquia. Este valor varia de R$ 2 mil até mais de R$ 500 mil, dependendo da marca.

Normalmente, esta taxa é paga apenas uma vez, na assinatura do contrato, mas também existem casos em que ela é cobrada na renovação do contrato. Na Circular de Oferta de Franquia (COF) isso já deve vir estipulado.

A taxa de franquia equivale a um licenciamento para o uso da marca, e engloba também os suportes iniciais do franqueado. Com ela o empreendedor tem direito a treinamentos, bem como produtos para iniciar o novo negócio.

Ainda, pode ser considerada uma maneira de remunerar o franqueador pelo desenvolvimento do negócio, assim como pela tecnologia operacional, suporte, entre outras questões empresariais.

Da mesma forma, este valor, para franquias mais baratas, pode ser financiado pela própria franqueadora ou então em linhas de crédito específicas em instituições financeiras.

Além disso, existem franquias que possuem um plano de crescimento mais agressivo e não cobram a taxa, para conseguir angariar novos franqueados de forma rápida.

Royalties

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Os royalties se parecem com a taxa de franquia, pois também remuneram a licença da marca, um valor cobrado pela franqueadora pela cessão do know how, ou direitos autorais.

Na COF deve vir explicitado a forma de cobrança, periodicidade, valores. Ainda, segundo a Lei de Franquias (Lei nº 13.699/19), estas informações devem ser claras, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam.

Assim, o valor costuma variar entre 4% e 10% do faturamento bruto mensal da unidade da franquia. Por outro lado, ela também pode ser cobrada em valor único, independente do faturamento.

O valor depende muito do tipo de negócio da franquia. Quando envolve produtos, os royalties costumam ser maiores. Em contrapartida, se forem apenas serviços prestados pelo franqueado, tendem a ser menores.

Imagem de uma mão sobre uma lista com um caderno e uma calculadora. Imagem ilustrativa de texto franquia sem custo.
Cobra-se os royalties mensalmente pelo uso da marca da franquia.

Fundo de Propaganda

O Fundo de Propaganda, ou também conhecido como Taxa de Publicidade ou Marketing, é um valor cobrado pela franqueadora de seus franqueados.

Esta taxa visa financiar as ações de propaganda da marca, como marketing digital, divulgação dos modelos de negócios para atrair novos franqueados, bem como dos produtos da marca.

Em geral, o valor arrecadado varia entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade, mas a marca também pode optar por estabelecer um valor fixo mensal.

Este valor é fundamental para um dos suportes que é dado pela empresa aos franqueados, que é o marketing.

Assim, a franqueadora pode ter uma equipe exclusiva para lidar com estas questões ou formar parcerias com empresas de comunicação e terceirizar o serviço.

Por fim, os franqueados podem acompanhar este trabalho e exigir uma prestação de contas do que vem sendo feito pela marca para as unidades e para a franquia como um todo.

Valores para operação

As franquias home office são franquias sem custo alto inicial, mais enxutos, com menos gastos fixos. Normalmente o empreendedor possui gastos com pacote de internet de qualidade e com telefone para ligações.

No entanto, franquias com modelos de loja possuem um gasto maior que deve entrar na conta do franqueado e influencia diretamente na lucratividade do negócio.

Os modelos de loja precisam de funcionários, que são os maiores gastos para alguns tipos de franquias, assim como os produtos em estoque.

Da mesma forma, o empreendedor precisa arcar com contas de luz, água, aluguel, que dependendo do lugar custa um alto valor.

Ainda, ao iniciar uma franquia, o plano de negócios inclui um capital de giro que deve ser separado pelo empreendedor. Este valor deve ser usado enquanto o novo negócio está no começo e ainda possui baixa lucratividade.

Assim, com este capital não faltará verba para os custos fixos e eventuais gastos extras que surgem em todo novo empreendimento.

Homem segurando os bolsos vazios.
Os custos mensais precisam ser levados em conta no desenvolvimento do negócio.

Vantagens de abrir negócio no franchising

Como você já sabe, franquia é um negócio que funciona de vários modos, com modelos variados, bem como nichos de atuação diversos.

Abrir o próprio negócio usando o modelo de franquias possui diversas vantagens sobre abrir uma empresa do zero.

A primeira delas é que a possibilidade de sucesso é maior com franquias, tendo em vista que a taxa de mortalidade deste modelo é bem menor do que de empresas comuns.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 5% das franquias fecham nos primeiros dois anos de vida. Este número é de 23% para as empresas comuns, segundo o SEBRAE.

Esta menor mortalidade se deve a algumas características do modelo de franquia, como mostraremos a seguir.

Modelo de negócio preestabelecido

O modelo de franquia consiste em abrir uma empresa que é uma cópia licenciada de outra, oferecendo os mesmos produtos e serviços.

Ao escolher uma franquia, o empreendedor já sabe como irá funcionar aquele novo negócio, pois recebe um plano de negócios e um modelo preestabelecido de empresa.

Assim, o franqueado vende produtos e serviços que foram inventados ou aperfeiçoados pela franqueadora, e já se mostraram lucrativos.

Este modelo diminui muito os riscos de que o negócio não dê certo, pois o empreendedor já sabe como desenvolver o trabalho, pois isso lhe é repassado de forma detalhada.

Suportes da franqueadora

Além de receber um modelo de negócio já preestabelecido e sólido, ao longo do tempo o empreendedor conta com uma série de suportes da franqueadora.

Mesmo que seja uma franquia sem custo alto inicial, o franqueado conta com suportes para as compras de produtos, com fornecedores exclusivos ou não.

Da mesma forma, para a implementação da unidade, o franqueado terá um estudo de geomarketing da empresa, para escolher a melhor localização do novo empreendimento.

Ainda, as questões administrativas têm suporte da franqueadora, como a melhor forma de lidar com as burocracias, licenças, e contratação de funcionários.

Imagem de cinco pequenos quadrados de madeira com imagens de pequenas lojas empilhados. Imagem ilustrativa de texto franquia sem custo.
A franqueadora oferece uma série de suportes para suas franquias.

Há também o suporte de treinamentos, sejam eles feitos apenas uma vez no início do negócio ou também com atualizações ao longo do tempo para uma melhor prestação do serviço.

Da mesma forma, a franqueadora ainda dá suporte de marketing, que é intenso durante inauguração da nova unidade e ainda para a divulgação da marca ao longo do tempo.

Reconhecimento da marca pelo consumidor

Uma empresa que se lança no mercado de franchising já possui um reconhecimento da marca pelos consumidores.

Este conhecimento é repassado para cada unidade da franquia, pois elas são montadas de acordo com a identidade visual da franqueadora.

Ainda, para franquia sem custo elevado, no modelo home office, este público consumidor é atingido pela propaganda da empresa e a força do marketing digital.

Assim, o franqueado conta com o reconhecimento da marca, o que facilita os primeiros passos do novo negócio que, com isso, consegue atrair clientes mais rapidamente.

Qual o melhor segmento para abrir uma franquia sem custo alto e lucrar?

O mercado de franchising é um segmento sólido da economia em todo o mundo. No Brasil, o setor vem conseguindo resultados positivos ano após ano.

De acordo com a ABF, o franchising aumentou seu faturamento em 6,8% de 2018 para 2019, alcançando mais de R$ 186 bilhões de faturamento.

Da mesma forma, o número de unidades de franquias passou dos 160 mil em 2019, com um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.

Estes números demonstram o tamanho do mercado de franchising, com inúmeros segmentos em alta para investir.

Por exemplo, neste mesmo período citado acima, dois mercados de franquias tiveram um crescimento de 10% no seu faturamento: Casa e Construção, e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Este último aumentou em 15,5% o número de unidades.

Do mesmo modo, outros dois segmentos de destaque são o de Alimentação e também Saúde, Beleza e Bem-Estar, que foram responsáveis pelos dois maiores faturamentos entre 2018 e 2019.

Em todos estes setores é possível achar uma opção de franquia sem custo alto inicial para o empreendedor com menos capital para investir.

Separamos um infográfico com alguns números interessantes sobre cada segmento de franquias.

infografico dados bom negocio

Perfil do franqueado de sucesso com franquias baratas

O franqueado, para ter sucesso com franquias de menor investimento precisa ter algumas características.

O empreendedor de franquia sem custo alto precisa ser proativo e ter muita criatividade no desenvolvimento do negócio. Precisa divulgar o novo negócio para todos os conhecidos, o famoso boca a boca.

Da mesma forma, deve ser muito dedicado e focado, tendo em vista que os modelos home office exigem uma certa organização para que o trabalho flua mesmo no ambiente de casa com a família.

Além disso, os modelos de negócio mais enxutos exigem uma flexibilidade do empreendedor para buscar soluções baratas para o empreendimento. Assim, deve tornar o trabalho mais eficiente para ter sucesso.

Um cuidado necessário é ter a vida financeira organizada, para poder se dedicar bastante ao novo negócio sem ter que se preocupar com problemas para pagar as contas do fim do mês. Isso pode ser um fator de estresse que atrapalha no andamento do empreendimento.

Cuidados para escolher a melhor franquia sem custo alto

São necessários diversos cuidados para escolher em qual rede de franquias empreendedor, principalmente para o investidor com menos capital para abrir uma franquia.

Em um primeiro momento, o empreendedor deve buscar franquias sem custo alto que sejam adequadas ao seu perfil. Assim, ele deve observar suas próprias características antes de escolher uma marca.

Da mesma forma, deve buscar uma franquia com boa reputação, que seja reconhecida de maneira positiva por clientes e franqueados. Para isso, antes de abrir uma franquia, é ideal conversar com os franqueados e ex-franqueados.

Assim também, escolha uma franquia com um modelo de negócio mais adequado para o seu perfil. Existem modelos home office, que possuem certa flexibilidade de horários e custos menores.

Há também modelos de lojas menores que podem ser bons para empreendedores que possuem facilidade com vendas, mesmo sem muito capital para investir.

Ainda, uma boa dica é escolher um segmento de franquias com o qual se identifique, ou que já possua alguma experiência. Isso pode facilitar no dia a dia do novo negócio e, inclusive, ser mais prazeroso de se trabalhar.

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7 franquias de baixo custo até R$ 23 mil para investir

Conforme falamos, o mercado de franchising está cheio de opções, nos mais diferentes segmentos de atuação, bem como com alternativas de modelos de negócios mais enxutos.

Assim, uma franquia sem custo inicial alto pode estar em qualquer ramo de trabalho. Por isso, conheça algumas que talvez se encaixem no seu perfil.

1. Acquazero

A Acquazero é uma rede de franquias de serviços automotivos que oferece diversos cuidados para deixar o carro do cliente como novo.

A franquia possui um viés ecológico, pois oferece serviços de limpeza a seco, com baixo uso de água para limpar o carro. Com a limpeza ecológica, carro-chefe da marca, utilizam-se apenas 300 ml de água para remover a sujeira externa do veículo.

Da mesma forma, a Acquazero ainda usa produtos biodegradáveis na higienização dos carro, o que contribui para uma menor poluição no meio ambiente.

Entre os serviços ofertados pela franquia, além da limpeza externa, tem o enceramento, polimento, cristalização e vitrificação de pintura, entre outros.

Do mesmo modo, a marca faz a higienização interna, a impermeabilização dos bancos, bem como limpeza de motor e polimento de faróis.

Os franqueados contam com uma série de suportes da Acquazero, como treinamentos constantes para o desenvolvimento dos serviços.

Ainda, cada unidade também possui o auxílio para a parte administrativa, questões jurídicas, além da escolha do ponto e layout da loja, para os modelos com ponto comercial.

A franquia conta com seis modelos de negócios, sendo três deles home office, a loja Standard, Prime e Desenvolvedor de Área.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre a Acquazero, seus modelos de negócios e as oportunidades para os franqueados.

2. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma corretora de seguros fundada em Belo Horizonte, no ano de 2012, e que vem ganhando espaço neste mercado tão lucrativo do franchising desde 2018.

A Quisto é uma franquia sem custo alto de implementação, e que conta com um bom retorno do capital. Ainda, exige poucos gastos mensais, o que é bom para investidores com menos dinheiro.

A rede possui diversos parceiros. Por causa do seu grande leque de opções, o franqueado consegue oferecer diversos negócios para seus clientes e de diferentes marcas.

Ao todo, a Quisto consegue entregar mais de 90 serviços em seguros e previdência privada. A franquia oferece para os franqueados um software exclusivo que facilita a pesquisa de diversos orçamentos para passar ao cliente.

Da mesma forma, os franqueados contam com vários supores para o bom desenvolvimento do negócio, como treinamentos, apoio administrativo e jurídico, bem como marketing de divulgação.

Do mesmo modo, a Quisto oferece dois modelos para os futuros franqueados: o home office e o modelo Loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. Mazze

A rede Mazze é uma franquia de joias que conta com uma loja on-line. Dessa forma, o empreendedor pode abrir uma franquia sem custo alto inicial.

A marca trabalha com diversos produtos, como anéis, brincos, colares, além de produtos para o público masculino e infantil.

Enfim, são três modelos para investir: Franquia Silver, Diamond e Gold.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 24 meses
Mulher sorrindo com o rosto maquiado e brincos grandes na orelha.
As lojas on-line de joias podem ser uma boa opção de investimento.

4. CI Intercâmbio

Uma franquia sem custo alto de implantação, a CI Intercâmbio é uma rede que oferece serviços de viagens para estudar e trabalhar no exterior.

A rede conta com cinco modelos de franquia, sendo o mais barato o modelo home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 a 36 meses

5. Nutri Shop

A franquia Brasil Nutri Shop trabalha com suplementos alimentares, produtos fitness e atualmente conta com mais de 500 franqueados em todos os estados do Brasil.

A rede trabalha com uma loja on-line para que os franqueados façam a venda do produto, que é entregue pela empresa.

Do mesmo modo, possui três modelos de negócio: o Básico, Personalizado e Máster.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 24 meses

6. Clube Turismo

A franquia Clube Turismo é uma agência de viagens que possui mais de 400 franqueados pelo Brasil. A rede tem parceria com mais de 100 mil hotéis conveniados, além de cruzeiros, companhias aéreas e muito mais.

Ainda, a rede oferece três opções de modalidades de negócios para os franqueados: o Home Office, o Home Office Prime e o modelo Loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 24 meses

7. Paper Pão

A Paper Pão é uma franquia sem custo inicial alto, que faz propagandas em sacos de pão. O franqueado faz a venda dos espaços e a distribuição dos saquinhos para as padarias da região ou da cidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,2 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 4 meses

Se quiser conhecer mais opções de franquias em conta e lucrativas, confira nosso conteúdo com 204 dicas.

*Informações publicadas em Fevereiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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