O modelo de franquia shop in shop é um tipo de negócio que tem atraído a atenção de empreendedores que buscam melhorar a rentabilidade dos seus estabelecimentos.
Este tipo de franquia também é conhecido como modelo store in store, e é uma modalidade de vendas com bom potencial de ganhos e menores investimentos.
Assim, se você ainda não sabe o que significa este modelo ou quer conhecer um pouco mais sobre ele, fique ligado neste conteúdo.
O que afinal é uma franquia shop in shop?
As franquias shop in shop são marcas que vendem seus produtos ou serviços dentro de um estabelecimento que não seja da empresa.
Nesta situação, o empresário que já possui um ponto comercial, compra uma franquia e a instala no seu comércio.
Sendo assim, a unidade franqueada funciona dentro do estabelecimento comercial já existente.
Normalmente a franquia tem uma ligação com o segmento de mercado do estabelecimento onde é instalada.
Por exemplo, uma franquia de produtos de limpeza de carro em um lava jato ou estacionamento.
Assim, pode ser de ramos diferentes, mas que possuam um público alvo parecido, como uma franquia de roupas masculina em uma barbearia.
Do mesmo modo, a franquia shop in shop, ou store in store, ocupa espaços diferenciados de acordo com o tipo de negócio. Uns exigem apenas uma bancada para venda de produtos. Já outros precisam de um espaço maior.
É comum chegarmos em um mercado ou um estabelecimento de serviços e nos deparamos com gôndolas de produtos de marcas variadas. Estas franquias já são bastante comuns em vários empreendimentos.
Mas este modelo de negócio de uma loja dentro da outra deve ser bem estudado pelo empreendedor. Assim, precisa ser viável e sem atrapalhar o desenvolvimento dos trabalhos do ponto.
Ainda, o empreendedor deve ficar atento às exigências da Circular de Oferta de Franquias (COF), para o bom desenvolvimento da parceria.
Atrativos de abrir uma franquia store in store
O empreendedor deve estar sempre em busca de evolução para o seu negócio, principalmente em um cenário de muita concorrência.
Dessa forma, uma franquia shop in shop possui algumas vantagens para o empreendimento, como mostraremos a seguir.
Aumento da rentabilidade do negócio
Ter uma franquia store in store dentro do seu estabelecimento é uma forma de melhorar a lucratividade do negócio.
Com este modelo de negócio, é mais um produto ou serviço que poderá oferecer aos clientes e lucrar com isso.
Dessa maneira, é ainda melhor, sem muitos gastos a mais, tendo em vista que já possui o ponto para instalação e os funcionários para atendimento.
Aproveitando toda a infraestrutura que possui, o empresário consegue monetizar mais ao abrir um negócio de franquia em sua loja.
Assim, aumentando o ticket médio de cada cliente, melhorando as vendas como um todo.
Nesse sentido, terá poucos custos a mais, mas poderá oferecer algo para o cliente, e assim tornar o seu negócio mais lucrativo.
Facilidade de implementação
Uma franquia neste modelo é de simples implementação na maioria das vezes. Algumas marcas consistem apenas em um estande de amostra de produtos.
Da mesma forma, como este modelo de negócio é voltado para ser instalado dentro de um estabelecimento, sua operação é adaptada para isso.
Portanto, a franqueadora possui um plano de negócio para orientar como será feito o desenvolvimento da marca. Isso, sem atrapalhar o negócio anterior.
Assim, a rede de franquias se adapta ao estabelecimento, e não o contrário, o que evita que a loja perca a sua identidade.
Mesmo oferecendo serviços, estas franquias podem ser facilmente instaladas, já que a franqueadora orienta a melhor forma de fazer isso sem atrapalhar o empreendimento principal.
Melhoria na experiência dos clientes
Abrir uma franquia shop in shop pode aumentar a experiência de consumo de seus clientes.
Esta facilidade de encontrar uma maior variedade de produtos ou serviços melhora a captação de consumidores.
A experiência de consumo é algo que cada vez mais deve ser pensada, pois a comodidade aliada à qualidade é fundamental para fortalecer um estabelecimento.
Ainda, impulsiona a compra por impulso, algo tão comum nos dias de hoje que é pensado para atrair o consumidor a comprar mais.
Este tipo de negócio se tornou ainda mais importante na crise do novo coronavírus. Como muitas pessoas estão ficando mais tempo em casa, quando saem, elas querem aproveitar o tempo fora ao máximo.
Visibilidade para o estabelecimento
Como uma franquia já possui uma marca estabelecida no mercado, trazê-la para a loja melhora a visibilidade do estabelecimento.
Por isso, as ações de marketing voltadas para a franquia impactam positivamente no empreendimento primário.
Nesse sentido, é uma maneira de se diferenciar da concorrência, oferecendo um algo a mais para atrair novos clientes e cativar os antigos.
Desse modo, desde a inauguração da franquia o trabalho de divulgação deve ser intenso, aproveitando o suporte da marca. E consequentemente este marketing será aproveitado pelo ponto como um todo.
5 opções de franquia shop in shop para investir
O mercado de franquias no Brasil possui diversas marcas que possuem o modelo store in store, nos mais variados segmentos.
O empreendedor deve analisar qual tipo de franquia deseja implementar, seja ela complementar ao seu negócio ou então uma marca sem ligação, mas que ofereça outras vantagens.
Para te ajudar, trazemos algumas marcas com modelos shop in shop para você conhecer e quem sabe, instalar em um estabelecimento.
1. Acquazero
A Acquazero é uma rede de franquias de serviços automotivos, que oferece higienização e outros cuidados para os carros.
A rede disponibiliza serviços com um cuidado ecológico diferenciado, baixo uso de água e utilização de produtos biodegradáveis.
Por exemplo, na limpeza ecológica, a Acquazero utiliza apenas 300 ml de água e cera de carnaúba (biodegradável) para limpar o carro por fora.
Ainda, nos outros serviços de higienização, a marca preza pelo cuidado a seco, para diminuir o desperdício de água.
Recentemente, a Acquazero entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
2. Mara Mix
A franquia Mara Mix é uma empresa especializada em máquinas de bebidas quentes, principalmente o café.
Os franqueados atuam em modelo home based (com a instalação das máquinas em pontos parceiros) ou no formato carrinho cafeteria Vovó Maria.
Dessa forma, pode-se instalar uma franquia em estabelecimentos, fazer parcerias e utilizar o formato shop in shop.
A rede possui a vantagem de combinar com diversos segmentos de lojas, e com isso melhora a experiência dos clientes.
Por fim, o investimento inicial da marca fica entre R$ 6,9 mil até R$ 35 mil.
3. Mr. Kids
Uma franquia que possui a possibilidade de trabalho shop in shop é a Mr. Kids, voltada para máquinas de vendas de brinquedos.
A rede desenvolve parcerias com redes de supermercados para a instalação das máquinas dos franqueados da rede.
Com isso, o empreendedor pode ter as máquinas em seu estabelecimento e atrair os clientes.
Para instalação da franquia, exige-se um espaço entre 2m2 e 10m2 e um investimento inicial de R$ 18,7 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e custo de instalação e máquina.
4. Laundromat
A rede Laundromat é uma franquia de máquinas de lavar roupa automatizadas. Elas estão aptas para instalação em áreas de supermercado e outros estabelecimentos.
O modelo Express da marca exige um espaço de apenas 15m2 , contando com 3 máquinas e alguns mobiliários acessórios.
Este modelo volta-se para o self-service, onde o cliente mesmo lava e seca as suas roupas.
Para este modelo de negócio, o investimento inicial mínimo fica em R$ 65 mil. Porém, modelos maiores também podem ser para franquia shop in shop, mas exigem espaços maiores.
5. IceMellow
O mercado de alimentação é rico em franquias shop in shop e uma delas é a rede IceMellow, especializada em sorvetes e sobremesas.
A franquia conta com um mix de mais de 40 sorvetes, e três modelos de negócios para os novos franqueados: o Quiosque Smart, Quiosque e Loja.
O modelo smart é o indicado para este trabalho dentro de outros estabelecimentos, através de parcerias bem como para o próprio dono do estabelecimento atuando como franqueado.
O investimento inicial para uma unidade é a partir de R$ 79 mil, já com a taxa de franquia e custo de instalação.