Franquia de vestuário infantil é negócio lucrativo? Entenda o modelo e veja opções

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franquia de vestuario feminino representado por roupas infantis
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Muita gente gostaria de trabalhar com crianças e busca opções para atuar. Uma dessas opções é investir em uma franquia de vestuário infantil.

Só em 2017, o varejo desse tipo de peça alcançou 6,71 bilhões de itens comercializados em 2017. A informação é da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e destaca o potencial do setor. 

Mas esse não é o único fator que chama a atenção neste tipo de negócio. Na verdade, quando aberta no modelo de franquia, a empresa tem muito mais chances de sucesso.

Para se ter uma ideia, cerca de 23% das empresas comuns fecham em até dois anos de operação. Essa porcentagem cai para 5% quando as empresas são do modelo de franquia.

Ficou interessado neste tipo de negócio? Então, continue lendo o texto e descubra informações e opções para investir em uma franquia de vestuário infantil!

O mercado de moda infantil

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de 206,1 milhões de pessoas. Desses, 57,6 milhões têm menos de 18 anos de idade, se encaixando no público-alvo do mercado de moda infantil.

Por isso, o número de pessoas para quem um franqueado deste ramo oferece produtos é grande. Tanto que, anualmente, o setor de vestuário infantil cresce, em média, 6% ao ano.

Ainda segundo a Abit, o faturamento da cadeia têxtil e de confecção no Brasil foi de 51,58 bilhões de dólares em 2017.

Só no franchising, o setor de moda teve faturamento de R$ 24,2 bilhões em 2019. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 1,8% no número de unidades espalhadas pelo Brasil.

Claro que o segmento de moda vai além das roupas infantis. No franchising, ele também conta com opções como franquias de moda íntima, de roupas masculinas e femininas.

Mas nem por isso as roupas infantis deixam de ser uma parte importante do segmento. Até porque, além dos números da Economia, existem diversas outras vantagens de investir neste tipo |de negócio.

Vantagens de investir em uma franquia infantil

Abrir uma franquia de vestuário infantil pode ser interessante por uma série de motivos. Só que, antes de investir neste tipo de negócio, é preciso ter atenção a um aspecto: seu interesse no setor.

Gostar do ramo é importante porque, ao abrir uma empresa, você desejará encontrar realização profissional. Não apenas lucro, apesar dos ganhos com o negócio serem importantes.

Quando não tem interesse na atividade, o empreendedor, com o tempo, perde seu interesse em investir tempo e dinheiro no negócio.

Então, as chances de a franquia fracassar serão grandes, pois não haverá dedicação suficiente para desenvolvê-la.

Dito isso, é hora de apresentar os benefícios de investir em uma franquia de moda infantil. Gostando do setor, suas chances de sucesso serão grandes.

Plano de negócio da franquia

Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é que, com ela, o empreendedor recebe um plano de negócio já estabelecido. Assim, só precisa colocá-lo em prática para o sucesso do seu negócio.

Isso porque, o plano de negócio de uma franquia já foi testado em outras unidades. Testado e corrigido, sempre que necessário.

Em uma empresa iniciada do zero, por outro lado, os erros serão cometidos e precisarão ser corrigidos ao pouco. Isso diminui o ritmo de desenvolvimento do negócio. Contribui também para a sua maior taxa de mortalidade, como explicamos no início deste texto.

Reconhecimento da marca

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As marcas de franquia já possuem várias unidades do seu negócio atuando. Por isso, os consumidores têm maior segurança em comprar com ela, mesmo que nunca tenham experimentado seu atendimento.

Isso acontece porque já há certa validação do modelo de negócio pelo consumidor. Se o modelo está sendo reproduzido em uma nova unidade, significa que ele tem bons resultados, certo?

A existência de outras unidades também facilita a pesquisa pela marca. Buscando o nome da franquia na internet, o usuário pode encontrar várias opiniões sobre seus produtos e serviços. Então, ele terá maior confiança de que a sua opção de compra é uma boa alternativa.

Comunicação com o público-alvo

Para atuar com sua unidade, os franqueados recebem uma série de suportes da franqueadora. Incluindo o suporte de marketing, que facilita a comunicação com o público-alvo da empresa.

Neste caso, é comum que as empresas ofereçam ao franqueado conteúdo para publicação nas redes sociais. Eles também disponibilizam panfletos e outros materiais gráficos para impressão pelo franqueado.

Outra vantagem de trabalhar com uma rede é que as empresas conseguem realizar ações maiores de publicidade. Como uma propaganda na TV ou um outdoor. 

Ações deste tipo valem para todos os franqueados. Então, não é necessário que cada empreendedor invista por conta própria.

Em todo o caso, vale dizer que esses suportes e ações variam por franqueadora. As empresas apresentam o que oferecem em sua Circular de Oferta de Franquia (COF). 

É essencial ler o documento antes da assinatura do contrato. Assim, você saberá com o que pode contar para o crescimento do seu negócio. Saiba um pouco mais sobre a COF no vídeo a seguir!

Suporte da franqueadora

Como explicado antes, as franqueadoras oferecem uma série de suportes ao franqueado. Assim, ele tem mais facilidade em colocar o plano de negócios em prática e alcançar o sucesso.

Além do apoio em marketing, as franquias costumam receber suporte jurídico, para definição do ponto comercial, projeto visual para montagem da loja, apoio comercial e outros.

Prazo de retorno do investimento

Em média, uma franquia de vestuário infantil tem prazo de retorno entre 24 e 36 meses. O prazo de retorno é o tempo que o negócio leva para ressarcir o empreendedor com tudo o que ele investiu inicialmente.

Esse tempo mais curto é garantido pelo custo pouco elevado de investimento nas franquias. Mas lembre-se: esses fatores podem variar conforme a marca da franquia.

5 opções de franquia de roupas infantis

Na hora de escolher escolher a melhor franquia para investir, avalie todos os aspectos que citamos até aqui. Assim, será mais simples escolher entre as várias franquias disponíveis no mercado.

A pesquisa será essencial para a definição da melhor franquia infantil para você investir. Não apenas uma pesquisa de marcas, mas também avaliando as opiniões de outros franqueados e clientes.

Se as pessoas não estiverem satisfeitas com o negócio, provavelmente você também não ficaria. Para te ajudar, listamos abaixo algumas opções de franquias para investir. Acompanhe!

1. Mardelle

A Mardelle é uma franquia de moda íntima. Mas seu catálogo não se limita a lingeries. Na verdade, a marca também trabalha com uma série de peças íntimas infantis (cuecas e calcinhas) e com pijamas. 

Os pijamas infantis podem, inclusive, combinar com versões para os adultos, garantindo uma “festa do pijama” divertida.

Essa variedade de itens chama a atenção de um público que vai além das crianças. Com o seu catálogo variado, o franqueado tem a chance de aumentar seu ticket médio de vendas.

  • Investimento total: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Saiba mais sobre a franquia no vídeo abaixo!

2. Milon

Os produtos da Milon são para meninos e meninas de 0 a 14 anos. São calças, camisas, vestidos, acessórios, calçados e vários outros tipos de peças, para o dia a dia ou ocasiões especiais.

Ao abrir uma franquia da marca, o franqueado inicia uma loja física com o visual padronizado da empresa. Isso facilita o reconhecimento pelo consumidor e atrai mais deles ao negócio.

Além disso, a franquia oferece uma linha exclusiva de enxoval e móveis. Assim, os usuários podem adquirir todo o necessário ligado ao vestuário infantil.

  • Investimento total: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

2. Franquia 1,2, 3 e Já

Na 1,2, 3 e Já, o consumidor encontra peças para bebês, crianças e adolescentes. Criada em 2014, a empresa precisa de de 50 a 100 m² para instalar a sua loja.

Vale dizer que os produtos da marca incluem desde roupas e calçados a peças da linha de enxoval. Assim, é possível atender a diferentes públicos.

  • Investimento total: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

4. Arena Baby

As lojas Arena Baby são outras que possuem um mix amplo de produtos, para bebês e crianças. São roupas, calçados e acessórios coloridos e confortáveis.

Só que o modelo de vendas da franquia é diferente. Em vez de produtos 100% novos, a marca prioriza produtos que contribuirão para a sustentabilidade do ambiente.

Funciona assim: primeiro, os consumidores podem ir à loja e vender ou trocar produtos usados. Esses produtos são avaliados e etiquetados como seminovos. Então, os usuários ganham crédito na loja ou em dinheiro pelos produtos “vendidos” à unidade.

Além dos itens seminovos, que ficam em revenda, a franquia trabalha com produtos novos, vindos direto da fábrica. A loja é indicada para cidades com mais de 10 mil habitantes.

  • Investimento total: a partir de R$ 159 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: até 24 meses

5. Hering Kids

A Hering Kids é a versão “mirim” da mundialmente famosa loja Hering. Na franquia, ficam disponíveis apenas peças infantis, para crianças de zero a 16 anos de idade.

As coleções Hering Kids são variadas e renovadas periodicamente. Além de peças para o dia a dia, elas incluem linhas de moda praia e moda íntima.

  • Investimento total: a partir de R$ 515 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 36 a 48 meses

E então, investir em uma franquia de vestuário infantil é mesmo uma boa opção para você? Ainda na dúvida sobre em qual franquia investir? Acompanhe nosso guia sobre o assunto! Basta clicar no banner abaixo.

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Outra dica é acompanhar o nosso conteúdo: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Se preferir, você também pode contar com uma consultoria gratuita para encontrar o negócio ideal para seu perfil. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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