Franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: conheça 13 opções

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franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: um município do interior visto de cima

Para quem mora no interior e busca uma forma de empreender, existem franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas que ajudam o empresário a oferecer o melhor serviço ou produto possível.

Uma das grandes vantagens de abrir um empreendimento nos municípios com poucos habitantes, se comparado com as grandes cidades, está no fato de ter um alcance que, muitas vezes, pode ser maior.

Afinal, nessas localidades costumam ter regiões isoladas que acabam tendo poucas opções de acesso a um serviço ou produto bom e de qualidade. Além disso, também há o fato da concorrência reduzida.

Assim, separamos algumas das melhores franquias para serem abertas em cidades pequenas. Veja quais são e como está o mercado a seguir!

Por que investir em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas?

As franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas podem ser consideradas microfranquias. Apesar de ter uma nomenclatura diferente, o conceito por trás desse tipo de empreendimento é o mesmo das marcas tradicionais e mais caras.

Dessa forma, para ser considerada uma microfranquia é preciso que a empresa ofereça um modelo de negócio com um investimento inicial de até R$ 90 mil. Assim, mesmo diante de um valor baixo, o franqueado tem os mesmos direitos.

Vale ressaltar que o valor de R$ 90 mil equivale três vezes a renda per capita média da população brasileira. Esse cálculo é realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O sucesso das microfranquias é tamanho, que a instituição detectou, em 2018, um crescimento de 8% no número de unidades no país. Dessa forma, as mais de 580 marcas que oferecem esse modelo ajudaram as franquias atingirem um faturamento superior a R$ 186 bilhões.

O modelo conta com os benefícios do suporte, treinamento e auxílio jurídico quando necessário. Porém, a grande vantagem das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas está na estrutura necessária para o desenvolvimento do empreendimento.

Na maioria dos casos, basta um computador com acesso à internet para conseguir oferecer o seus serviços ou produtos. Por isso, elas também são conhecidas como franquias home office.

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13 opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas

Uma das vantagens de apostar em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, é que o empresário tem melhores chances de alcançar um faturamento médio mensal maior do que um empreendimento comum.

Afinal, as franquias são modelos de negócio que já foram testados e aprovados pelos consumidores. Dessa forma, a marca consegue desenvolver planos para que o franqueado consiga atender em municípios com baixa densidade demográfica.

Porém, as vantagens não se concentram apenas na possibilidade de atuar com poucas pessoas, mas também na alta rentabilidade do empreendimento, resultado do acesso a treinamentos e o suporte oferecidos pela franqueadora.

Já para os empresários que não possuem alto capital para fazer um investimento ou tem receio de entrar em um financiamento, existem marcas que oferecem o modelo home based — ou home office.

Apesar de existirem outras opções de franquias baratas, separamos as melhores franqueadoras para quem quer empreender em cidade pequena.

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para o serviço de limpeza automotiva, porém, com um diferencial. Enquanto os lava jatos comuns utilizam cerca de 300 litros por carro, a marca gasta apenas 300 ml. Isso equivale a um consumo 1000 vezes menor.

Além da limpeza de toda a parte externa de um veículos, os franqueados da Acquazero também são capacitados para realizar limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, impermeabilização de estofados e outros serviços.

Quem optar pelo modelo home office tem a possibilidade de escolher três opções. Pode ser básico, intermediário ou avançado. A principal diferença entre eles é a quantidade de serviços que o empreendedor pode oferecer.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Com um modelo de negócio consolidado e atraindo cada vez mais clientes, a marca é atualmente a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, incluindo cuidados para estética automotiva.

2. Quisto Corretora de Seguros

Fundada em 2011, a Quisto Corretora de Seguros é considerada uma franquia de seguro de produtos diversificados. A rede de corretoras de seguros trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras do país.

Entre os produtos disponíveis, podemos destacar seguros de vida, viagem, veículos, saúde, entre outros. A Quisto oferece dois modelos de investimento: home office e de loja física. Quem pretende trabalhar de casa deve desembolsar um capital inicial de cerca de R$ 18 mil.

Por sua vez, o modelo de loja física exige um investimento na casa dos R$ 21 mil. O faturamento mensal gira em torno de R$ 50 mil.

Entre os diferenciais da marca está o acesso à tecnologia de ponta, amplo treinamento nas áreas de gestão, marketing e mercado, apoio jurídico e auxílio na criação do projeto arquitetônico das lojas físicas.

  • Investimento total: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

Descubra as vantagens de investir em uma franquia de seguro assistindo ao vídeo a seguir!

3. Mardelle

Voltado para o mercado de moda íntima, a Mardelle é uma empresa conhecida pela qualidade de seus produtos e preço justo. Isso a transformou em uma referência no atendimento e administração eficiente. 

Puxada por essas características, além da vontade de atuar em novas regiões, a empresa decidiu iniciar seu processo no franchising.

Para atrair os empresários interessados na aberturas de unidades da franquia, a empresa decidiu oferecer para seus franqueados suporte operacional, treinamentos e assessoria contínua para que os responsáveis possam desenvolver suas unidades com base no sucesso do seu conceito de negócio.

Todos os produtos das linhas de operação da Mardelle podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

4. Encontre Sua Viagem

A rede de franquias Encontre Sua Viagem (ESV) foi fundada em 2011 e é especializada em turismo, com diversas unidades franqueadas pelo Brasil.

Assim, com um modelo de multimarcas, a rede oferece passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais.

Em quase 10 anos de empreendimento, já são mais de 500 unidades da franquia. Para os próximos anos, a expectativa é que esse número aumente ainda mais.

Além da vantagem de ser um investimento baixo, a ESV ainda oferece boas comissões, bem como permite que o franqueado receba o valor total da venda mesmo se seu cliente fizer a compra parcelada.

A empresa permite que o investidor opte por dois modelos. Home office, que não necessita de um espaço comercial, com atuação direto de casa ou em qualquer lugar com acesso à internet, ou a tradicional loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

5. Mr. Fit

Pioneira no serviço de Fast-Food Saudável no Brasil, a Mr. Fit é uma das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas que merece destaque.

Líder no mercado de alimentação saudável rápida, a empresa proporciona para seus consumidores experiências gastronômicas diferenciadas para o tipo de alimentação que se propõem a produzir.

O franqueado home office tem como objetivo encontrar pontos de vendas na região e gerenciar o negócio. Após fechar a carteira de parceiros, o investidor precisa manter seu estoque em dia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: não informado

6. OMO Passa Fácil

Passar roupa pode ser uma forma de complementar a renda de muitas pessoas. Essa é o objetivo da franquia OMO Passa Fácil. Por meio do aplicativo da marca, ela capta clientes e os conecta com os empreendedores.

O franqueado não precisa se preocupar com o processo de busca e entrega das roupas, o próprio ecossistema da franqueadora faz esse trabalho. A única preocupação do empresário será fazer o trabalho em casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

7. Maria Brasileira

Uma das poucas franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas ligadas a prestação de serviços voltados à limpeza, a Maria Brasileira está no mercado com 180 unidades franqueadas em quase todo o país.

Desde 2013, ela seleciona e capacita seus franqueados para execução de tarefas como zeladoria, limpeza, jardinagem, cuidados pessoais e cozinha.

Dessa forma, a marca se tornou líder do seu segmento, com mais de 40 mil atendimentos mensais e um milhão de serviços prestados a um baixo custo operacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

8. Ponto TV

Atuando com a publicidade em diversos locais pela cidade, a Ponto TV é especialista em mídia indoor e procura por escritórios, agências, consultórios, empresas etc, para instalar televisores com propagandas e conteúdos da contratante.

Isso permite criar programas de retenção de clientes, maior interatividade no ambiente e conteúdo totalmente montado para chamar atenção. Mais de 45 mil pessoas já foram impactadas pela marca em mais de 75 estabelecimentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

9. Monitorias

A Monitorias é uma rede especializada em aulas para reforço escolar. Suas aulas particulares são definidas e desenvolvidas para que todos os alunos possam esclarecer dúvidas das matérias que mais têm dificuldades.

Os franqueados podem atender alunos do ensino fundamental I ou II, além dos adolescentes do ensino médio. Dessa forma, é possível proporcionar um aprendizado natural, rápido e intuitivo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 16 mil
  • Rendimento ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 8 meses

10. Premiapão

A Premiapão chegou ao mercado para fazer um novo tipo de publicidade nos sacos de pão. Com pacotes coloridos, de qualidade, recicláveis e biodegradáveis, a marca proporciona aos estabelecimentos parceiros uma maneira de aumentar seus ganhos com pouco investimento.

Para o franqueado obter lucro, ele precisa vender os anúncios. As embalagens funcionam como um jornal. São vários módulos que podem ser comprados pelo anunciante.

Em troca, a marca oferece treinamento e orientação para o empreendedor conseguir atingir seus objetivos com a franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 13 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses

11. Stone

A Stone é uma empresa que oferece segurança para os empreendedores na hora de receber o pagamento por algum produto ou serviço. Inserido no segmento de máquinas de cartão, a marca oferece mais benefícios que seus concorrentes como atendimento local, suporte 24 horas e consultoria comercial para pequenos empreendedores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

12. Torky Oficina de Instrumentos Musicais

A Troky é a primeira franquia voltada para o reparo e manutenção de instrumentos musicais móvel. O objetivo do negócio é criar uma rede de luthiers — profissionais especialistas em instrumentos de corda —  que vão até o domicílio do cliente realizar o serviço.

A marca também possui uma plataforma própria que conecta músicos e profissionais. Os franqueados podem oferecer seguro, orçamento, locação, orçamento, agendamento etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: A partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 12 meses

13. SMS Digital

O mundo dos negócios esta cada vez mais pautado comunicação digital. Essa nova maneira de enxergar as relações entre cliente e empresa se tornou algo primordial para ser visto no mercado e obter boas vendas.

E esse trabalho que a SMS Digital busca. Com um simples clique, os clientes da marca podem disparar qualquer informação que desejar. O objetivo do franqueado é vender a solução para empresários, independente do segmento que atua.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Uma das grandes vantagens de abrir esse tipo de empreendimento é a característica física do negócio, que em sua maioria, pode ser conduzido dentro de casa com apenas um computador e acesso à internet.

Acompanhe abaixo o infográfico sobre os 10 cuidados importantes para trabalhar no home office.

franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: infográfico cuidados para trabalhar de home office

Porém, para obter sucesso com as microfranquias home office, é necessário que o empresário tenha disciplina e um espaço confortável em sua casa para fazer o melhor trabalho possível.

Que cuidados tomar para investir em uma franquia barata de sucesso?

Antes de investir em uma franquia, o empreendedor deve se cercar de diversos cuidados para não se arrepender depois.

O mercado de franchising possui número atrativos, muitas opções de investimento e uma infinidade de histórias de sucesso. No entanto, cada futuro franqueado precisa avaliar bem as opções de investimento.

Dessa forma, o investidor deve fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer bem aquele ramo de atuação que pretende entrar.

Do mesmo modo, é preciso se conhecer e ver se o seu perfil se adéqua ao investimento. Assim, não se deve focar apenas na taxa de retorno ou no capital a ser investido em uma franquia.

O empreendedor deve saber tudo sobre a franquia, conversar com os atuais e ex-franqueados para conhecer as virtudes e as deficiências da franqueadora.

Saiba qual a melhor franquia para você abrir

Assim como apontamos anteriormente, entender o seu próprio perfil é fundamental para fazer um investimento em uma franquia.

Nesse sentido, você deve avaliar se aquele mercado é o ideal para você, pois o ritmo de trabalho é intenso para quem abre uma franquia.

Da mesma forma, é preciso avaliar se o investimento feito não afetará a saúde financeira da família, pois leva certo tempo para que o empreendimento dê retorno.

Do mesmo modo, deve-se conhecer a reputação da franqueadora, assim como o suporte dado pela empresa.

Mesmo os empreendedores mais experientes devem ficar atentos ao plano de negócio da marca e analisar bem o caminho que será trilhado.

A franqueadora precisa ter um plano consistente para apoiar os franqueados, principalmente aqueles com menos experiência. Este documento que irá guiar os passos da empresa e de seus investidores.

Dessa forma, o empreendedor pode fazer um investimento mais seguro, com maiores garantidas. Como resultado, o empreendedor consegue ter uma base melhor de informações para escolher a franquia que mais adere ao seu perfil.

Vemos algumas peças de madeira com ícones que remetem as franquias e investimentos. Vemos, ainda, a mão de um homem que retira desse conjunto uma peça escrito "franchise" (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
O empreendedor deve saber escolher bem a franquia para investir.

O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro?

Os mercados das cidades maiores costumam ser os mais atrativos quando se faz uma análise superficial. Ou seja, se levar em consideração o potencial de consumo e números de habitantes, as capitais e cidades maiores chamam mais a atenção.

No entanto, o empreendedor deve ficar atento para este tipo de análise, pois as cidades pequenas estão se tornando lugares melhores para investir em uma franquia por diversos motivos.

No Brasil, os municípios que têm de 50 mil a 100 mil habitantes registraram um crescimento médio de 43% de seu Produto Interno Bruto (PIB), per capita, entre 1999 a 2009, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este viés de crescimento tem se mantido e é um atrativos para quem deseja abrir franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

Em cidades menores o mercado costuma ter menos concorrentes e um espaço grande para crescimento do empreendimento.

Do mesmo modo, os custos costumam ser menores com aluguel, mão de obra, além das facilidade de trânsito e deslocamento.

Portanto, o empreendedor deve avaliar o que seria atrativo para a região, levando em conta o seu próprio perfil e o mercado de atuação que deseja.

Formatos de franquias baratas para cidades pequenas

O mercado de franchising possui uma grande quantidade de opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

São diversos modelos para diferentes perfis de empreendedor de cidades menores. Ainda assim, são as franquias mais enxutas, com menor investimento inicial, que costumam chamar mais atenção.

Nesse sentido, trazemos aqui algumas opções de modelos de franquias para que o empreendedor fique atento e possa fazer o investimento mais certeiro.

Loja pequena

Um modelo interessante de franquia é aquele que necessita de uma loja menor para sua instalação. Este tipo de negócio é bom para cidades menores, pois se adere melhor ao ritmo dessas cidades.

Em cidades com menos habitantes, ter uma loja menor evita grandes custos de instalação e de manutenção de grandes estoques.

Do mesmo modo, os consumidores destas cidades possuem um perfil diferente dos clientes das grandes cidades e capitais. Assim, é possível realizar um atendimento mais personalizado e atencioso.

Vemos um homem (do pescoço para baixo), de terno e gravata, segurando a miniatura de casa nas mãos (imagem ilustrativa).
As pequenas lojas podem ser ideal para o investidor de cidades menores.

Quiosque

As lojas de quiosques são boas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. Assim, elas podem ser instaladas em pequenos shoppings ou galerias.

Do mesmo modo, possuem um valor de instalação menor, diminuindo custos, com o atrativo de uma estética diferenciada. Neste modelo de negócio são inúmeras opções de franquias no Brasil.

Sendo assim, o empreendedor deve avaliar o mercado da cidade, concorrência e modelos de negócios mais indicados para este investimento.

Franquia delivery

As franquias de delivery devem ser o grande destaque no ano de 2021, tendo em vista o movimento causado pela pandemia do novo coronavírus.

Dessa forma, este modelo de negócio é adequado para quem não tem muito poder de investimento. Além disso, para pequenas cidades, esse modelo é ainda mais indicado, tendo em vista as facilidade do trânsito para entregas rápidas.

Seja no ramo de serviços ou de alimentação, são diversas franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas com este modelo de negócio.

Franquia home office

O modelo home office também deve ganhar destaque e é um ótimo empreendimento, pois exige menor investimento. Além disso, traz uma flexibilidade de horários que é interessante para o empreendedor.

No entanto, este modelo exige comprometimento do franqueado, uma vez que o sucesso do empreendimento depende diretamente do seu nível de comprometimento com o negócio.

Assim, é preciso que o franqueado avalie se possui o perfil para trabalho home office, que tem muitas vantagens, mas demanda muita organização por parte do empreendedor.

Franquias digitais

O e-commerce também tem boas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. O formato exige pouco investimento inicial, mas assim como o home office, o franqueado deve ter o perfil adequado.

Todavia, o modelo pode ser uma ótima maneira de conciliar empreendedorismo com outros projetos de vida e, assim, conseguir gerar uma renda extra.

Do mesmo modo, esse é um modelo de negócio que pode se adequar bem para investidores que estão sempre conectados à internet e estão por dentro das novidades cibernéticas.

Agora que você conhece algumas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, leia o nosso conteúdo sobre como manter o contato com o franqueador sendo proprietário de uma franquia home office!

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.