Franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: melhores opções para você abrir!

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franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: um município do interior visto de cima
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Para quem mora no interior e busca uma forma de empreender, existem franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. Assim, o empresário pode oferecer o melhor serviço ou produto para seus clientes.

Uma das grandes vantagens de abrir um empreendimento em municípios com poucos habitantes está na oportunidade de ter um alcance que, muitas vezes, pode ser maior. Principalmente, se comparado as grandes cidades.

Segundo levantamento da consultoria IPC Marketing, as 50 maiores cidades do Brasil aumentaram em 15% seu consumo entre 2015 e 2020. Neste mesmo período, o restante das cidades menores cresceram o consumo em 23%.

Afinal, essas localidades costumam ter regiões isoladas com poucas opções de acesso a um serviço ou a produto de qualidade. Além disso, também há o fato da concorrência ser reduzida.

Nesse sentido, separamos algumas das melhores franquias para serem abertas em cidades pequenas. Veja quais são elas e como está o mercado. Para isso, continue a leitura conosco!

O que são cidades pequenas?

O IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística) classifica cidades pequenas como sendo aglomerados urbanos com contingente populacional de até 50 mil habitantes.

Nesta perspectiva, 5.037 dos municípios têm um contingente populacional que se encaixa neste parâmetro, representando 36,78% da população total do País.

Estas cidades estão por todo o interior do Brasil e muitas delas se encontram próximas de capitais ou cidades polos em diversos Estados.

Mesmo com uma quantidade não tão grande de habitantes, estas cidades podem ser uma boa oportunidade para investir em um negócio próprio, como mostraremos a seguir.

Por que abrir negócio em cidades pequenas?

Apesar da maior parte da população brasileira estar distribuída em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras capitais, existe uma oportunidade gigante de empreender nas cidades do interior.

Nesse sentido, é possível encontrar nichos de mercados que ainda não foram atendidos pelos empreendedores. Seja por conta de um medo dos comerciantes ou por ser uma inovação recente.

Do mesmo modo, há uma mudança no padrão comportamental do consumidor destas cidades, que pode ser pela busca de uma renda maior, acesso à informação e o efeito da publicidade nas redes sociais.

Imagem de uma pequena cidade às margens de um rio. Imagem ilustrativa texto franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
As cidades do interior do Brasil são bons locais para empreender.

Com isso, o empreendedor atento que analisar bem este mercado de cidade pequena pode detectar boas oportunidades.

Dessa forma, tudo isso pode ser facilitado pelo desenvolvimento e ampliação das possibilidades de logística. Assim, é possível encontrar opções de negócios com potencial para serem uma grande novidade para a população local.

Enfim, é interessante, neste sentido, avaliar as franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas que se encaixem bem ao mercado local e podem fazer um bom “barulho” junto aos consumidores.

Por que investir em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas?

As franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas podem ser consideradas microfranquias. Mesmo tendo uma nomenclatura diferente, o conceito por trás desse tipo de empreendimento é o mesmo das marcas tradicionais.

Nesse sentido, para ser considerada uma microfranquia, é preciso que a empresa ofereça um modelo de negócio com um investimento inicial de até R$ 105 mil. Todavia, mesmo diante de um valor mais baixo, o franqueado mantém todos os seus direitos.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) detectou, em 2018, um crescimento de 8% no número dessas unidades no país. Como resultado, as mais de 580 marcas que oferecem o modelo fizeram com que as franquias atingissem um faturamento superior a R$ 186 bilhões.

O modelo conta com os benefícios do suporte, bem como treinamento e auxílio jurídico quando necessário.

Porém, a grande vantagem das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas está na estrutura necessária para o desenvolvimento do empreendimento.

Na maioria dos casos por exemplo, basta um computador com acesso à internet para conseguir oferecer os seus serviços ou produtos. Por isso, elas também são conhecidas como franquias home office.

Sendo assim, descubra como trabalhar tranquilamente com o home office baixando o e-book!

E-book "Guia da franquia home office: vantagens e opções".

38 opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas

Uma das vantagens de apostar em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas é: o empresário tem melhores chances de alcançar um faturamento médio mensal maior do que em um empreendimento comum.

Afinal, as franquias são modelos de negócios que já foram testados e aprovados pelos consumidores.

Dessa forma, a marca consegue desenvolver planos para que o franqueado atenda em municípios com baixa densidade demográfica.

Mas as vantagens vão além disso, pois também há a alta rentabilidade do empreendimento, resultado do acesso a treinamentos e os suportes oferecidos pela franqueadora.

Já para os empresários que não possuem alto capital para investir no próprio negócio, ou têm receio de entrar em um financiamento, existem marcas que oferecem o modelo home based — ou home office.

Assim, mesmo existindo outras opções de franquias baratas, separamos as melhores franqueadoras para quem quer empreender em cidades pequenas. Confira!

1. Acquazero

A princípio, temos a Acquazero, uma empresa especializada no serviço de limpeza automotiva, que conta um grande diferencial.

Enquanto os lava jatos comuns utilizam cerca de 300 litros de água por carro, a marca gasta apenas 300 ml para lavar um veículo. Ou seja, é menos que um copo americano!

Além de realizar a limpeza de toda a parte externa, utilizando o método de limpeza ecológica, os franqueados da Acquazero também são capacitados para outros serviços.

Sendo assim, no catálogo da empresa também estão disponíveis a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, impermeabilização de estofados etc.

Além disso, quem optar pelo modelo home office tem a possibilidade de escolher três opções de modelos: básico, intermediário ou avançado.

Assim, a principal diferença entre eles é a quantidade de serviços que o empreendedor pode oferecer.

Como resultado do sucesso, a marca é considerada a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, incluindo todos os cuidados estéticos para automóveis.

Isso graças ao seu modelo de negócio consolidado que continua a atrair empresários e clientes neste mercado de limpeza automotiva.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses
Imagem de um técnico da Acquazero realizando a limpeza do para-brisa de um carro. Imagem ilustrativa texto franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
Os serviços automotivos da Acquazero são um bom negócio para cidades pequenas e utilizam produtos de limpeza biodegradáveis.
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2. Quisto Corretora de Seguros

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Fundada em 2011, a Quisto Corretora de Seguros é considerada uma franquia de seguros diversificados. Assim, a rede trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras do mercado.

Entre eles podemos destacar seguros de vida, viagem, veículos, saúde, entre outros.

Sendo assim, a Quisto oferece dois modelos de investimento: home office e de loja física. Logo, quem pretende trabalhar de casa deve desembolsar um capital inicial de cerca de R$ 21 mil.

Por outro lado, o modelo de loja física exige um investimento na casa dos R$ 62 mil. Assim, o faturamento mensal gira em torno dos R$ 50 mil.

Entre os diferenciais da marca está o acesso à tecnologia de ponta e o amplo treinamento nas áreas de gestão, marketing e mercado. Além disso, o franqueado recebe apoio jurídico e auxílio para a criação do projeto arquitetônico das lojas físicas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Descubra todas as vantagens de investir em uma franquia de seguros assistindo ao vídeo a seguir!

3. Mardelle

Voltada para o mercado de moda íntima, a Mardelle é uma empresa conhecida pela qualidade dos seus produtos e preço justo. Isso a transformou em uma referência no atendimento e administração eficiente.

Com essas características, além da vontade de atuar em novas regiões, a empresa decidiu iniciar o seu processo no franchising.

Logo, para atrair empresários interessados nas aberturas de unidades da franquia, a empresa oferece para os seus franqueados vários tipos de suporte.

Dessa forma, o franqueado recebe apoio operacional, treinamentos e assessoria contínua. Portanto, os responsáveis podem desenvolver as suas unidades com base no sucesso do seu conceito de negócio.

Assim, todos os produtos das linhas de operação da Mardelle podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

4. Encontre Sua Viagem

A rede de franquias Encontre Sua Viagem (ESV) foi fundada em 2011, e é especializada em turismo. Dessa forma, a empresa conta com diversas unidades franqueadas pelo Brasil.

Assim, com um modelo de multimarcas, a rede oferece passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais.

Já são mais de 500 unidades da franquia em quase 10 anos de empreendimento. A expectativa é que esse número aumente ainda mais.

Além da vantagem de ser um investimento baixo, a ESV ainda oferece boas comissões, bem como permite que o franqueado receba o valor total da venda mesmo se o cliente fizer a compra parcelada.

Assim, a empresa permite que o investidor opte por dois modelos. O home office, que não necessita de um espaço comercial, com atuação direto de casa ou de qualquer outro lugar com acesso à internet, além da tradicional loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

5. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

6. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

7. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

8. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

9. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

10. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

11. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

12. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

13. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

14. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

15. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

16. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

17. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

18. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

19. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

20. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

21. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

22. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

23. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

24. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

25. PremiaPão

Já pensou em trabalhar com publicidade em sacos de pão? Com a franquia PremiaPão é possível. Isso porque a marca é especialista em anúncios em sacos de pão.

Para se tornar um franqueado, você vai trabalhar com uma unidade em home office, uma alternativa em conta e prática. Assim, sua função será encontrar empresas que desejam pagar pelos espaços de anúncios. 

Imagem de um padeiro olhando a vitrine da padaria. Imagem ilustrativa texto franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
O franqueado Premiapão trabalha com parcerias junto às padarias.

Logo, a franquia pode ser ideal para alcançar as empresas de uma determinada região, desde pequenos a grandes negócios. Toda a publicidade é feita em sacos biodegradáveis e impressos com tinta atóxicas. 

Então, para oferecer um bom trabalho, a franqueadora oferece plataforma para treinamentos dos franqueados, suporte em marketing e comercial, assessoria de imprensa e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses 

26. Monitorias

Já pensou em abrir uma franquia de educação? A Monitorias é uma marca fundada em 2015, que oferece um modelo de negócio de baixo custo operacional e boas chances de lucro.

Isso porque, a empresa trabalha com reforço escolar e aulas particulares por meio de um sistema on-line. Assim, é possível alcançar um público-alvo amplo de crianças e adolescentes, desde o Fundamental I e II, ao Ensino Médio.

Dessa forma, o franqueado pode operar todo o sistema em modelo home based, seguindo a metodologia desenvolvida pela marca. O aprendizado em cada caso é focado nas necessidades do aluno.

Assim, a rede de franquia Monitorias oferece aos seus parceiros acompanhamento para pré-inauguração da unidade, treinamento seguindo o know-how da empresa, suporte para divulgação, apoio operacional e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 8 meses

27. Yes! Cosmetics

Especializada em cosméticos, perfumes e outros produtos para cuidados pessoais, a franquia Yes! Cosmetics está no mercado desde os anos 2000.

Assim, a marca oferece aos seus franqueados uma estrutura com treinamentos e suporte para conduzir as unidades.

Dessa forma, para quem deseja investir, existem dois modelos de negócio: loja tradicional ou quiosque. Mas as chances de venda são amplas, já que é possível comercializar os produtos na loja, por venda direta e também no e-commerce.

Dessa forma, a marca oferece para seus franqueados consultorias, treinamentos, manuais, campanhas para divulgação e outros suportes.

Em outras palavras, existe uma equipe capacitada para oferecer todo o apoio, de forma presencial e à distância.

Por fim, a Yes! Cosmetics possui um catálogo amplo de produtos, com mais de 250 opções. Os itens não são testados em animais e 50% da linha possui origem vegana.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 175 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

28. Ponto TV

Vemos a imagem de uma recepção com plantas, parede de madeiras e três televisores (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
Uma opção de negócio é trabalhar com anúncios em televisores de escritórios e afins.

Atuando com publicidade em diversos locais pela cidade, a Ponto TV é especialista em mídia indoor.

Assim, a empresa procura por escritórios, agências, consultórios, empresas etc., para instalar televisores com propagandas e conteúdos da contratante.

Isso permite criar programas de retenção de clientes, maior interatividade no ambiente e conteúdo totalmente montado para chamar a atenção.

Para se ter uma ideia, mais de 45 mil pessoas já foram impactadas pela marca em mais de 75 estabelecimentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

29. Mazze Semijoias

Outra possibilidade para quem quer trabalhar com o formato home based é a Mazze Semijoias. Com essa franquia, o investidor pode atuar com a venda de joias contemporâneas em um site personalizado.

Sendo assim, a função do franqueado é realizar vendas, por meio da divulgação e gerenciamento de um site próprio. A entrega e estoque são responsabilidade da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

30. Bellaza 

Para quem se interessa pelo ramo de maquiagem e cosméticos, a Bellaza é uma alternativa de franquia de baixo custo que possibilita a operação sem sair de casa.

Assim, o franqueado pode encaixar facilmente as atividades da franquia na rotina. Pois, ao se tornar um franqueado, o investidor recebe um site próprio para gerenciar, divulgar e realizar as vendas.

Contudo, as entregas e estoque são responsabilidade da própria marca. Logo, o franqueado tem menos preocupações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses
Foto de pinceis e acessórios de maquiagem ao lado de uma paleta de sombras (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
O comércio on-line de maquiagens pode ser uma boa oportunidade de lucrar.

31. Aprova Crédito

A franquia Aprova Crédito trabalha com soluções de créditos. Um dos seus principais produtos é o crédito consignado, com taxas de juros baixas e longos prazos de pagamento. Por esse motivo, essa modalidade é a solução mais procurada e com grande adesão dos clientes.

Além disso, a Aprova Crédito é reconhecida por seus clientes por oferecer flexibilidade e facilidade na aprovação do crédito. Vantagens conquistavas através de um excelente relacionamento com as principais instituições financeiras.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 18 meses

32. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

33. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

34. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

35. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

36. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

37. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

38. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

39. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

40. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

41. Torky Luthieria

A Torky Luthieria é a primeira franquia voltada para o reparo e manutenção de instrumentos musicais móvel.

O objetivo do negócio é criar uma rede de luthiers, ou seja, profissionais especializados em instrumentos de corda. Assim, os franqueados vão até a casa do cliente realizar o serviço.

Além disso, a marca possui uma plataforma própria que conecta músicos e profissionais. Os franqueados podem oferecer seguro, orçamento, locação, orçamento, agendamento etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,2 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses
Foto de um violão marrom em uma poltrona brancas (imagem ilustrativa). Imagem ilustrativa texto franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
Trabalhar com instrumentos musicais é outra possibilidade para franqueadores.

42. Sóbrancelhas

No segmento de beleza do mercado de franchising, a franquia Sóbrancelhas trabalha com serviços de designe, coloração, micropigmentação de sobrancelhas, além de limpeza de pele, entre outros serviços.

Para cidades menores, a franquia oferece o modelo nanofranquia, com um investimento inicial menor e uma estrutura mais enxuta, voltada para cidades com até 50 mil habitantes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 a 24 meses

43.  Distrito Digital 

Já para quem pensa em atuar na área de marketing digital, a Distrito Digital é uma rede especializada que está há mais de nove anos no mercado.

A empresa é uma franquia de baixo investimento que conta com plataforma e metodologia própria. Ou seja, uma boa oportunidade de franquia barata e lucrativa.

Os franqueados recebem treinamento técnico e comercial, e podem oferecer várias soluções digitais para outras empresas e pequenos negócios. Sendo assim, é possível trabalhar com sites, redes sociais, anúncios on-line e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 12 meses

44. Senhor Smart 

A franquia Senhor Smart trabalha com serviços de assistência técnica, oferecendo um modelo de negócios de baixo custo e fácil operação. A ideia do negócio consiste em oferecer um atendimento focado na experiência do cliente.

Como resultado, o franqueado da marca recebe um treinamento inicial e pode contar com a ajuda de uma equipe capacitada de suporte. A franquia possui modelos de quiosque, loja em shopping, loja premium e express.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 12 meses

45. OMO Passa Fácil

Passar roupa pode ser uma forma de complementar a renda de muitas pessoas. Esse é o objetivo da franquia OMO Passa Fácil.

Sendo assim, por meio do aplicativo da marca, ela capta clientes e os conecta com os empreendedores.

Imagem de uma pessoa segurando um ferro de passar em frente uma tábua de passar roupa. Imagem ilustrativa texto franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
O franqueado da Omo Passa Fácil tem a oportunidade de trabalhar na sua própria casa.

O franqueado não precisa se preocupar com o processo de busca e entrega das roupas, pois o próprio ecossistema da franqueadora faz isso. Portanto, a única preocupação do empresário será fazer o trabalho em casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

46. Maria Brasileira

Uma das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas ligadas à prestação de serviços de limpeza e conservação é a Maria Brasileira. A marca está no mercado com 180 unidades franqueadas em quase todo o país.

Desde 2013, ela seleciona e capacita os seus franqueados para execução de tarefas como zeladoria, limpeza, jardinagem, bem como cuidados pessoais e cozinha.

Dessa forma, a marca se tornou líder do seu segmento de limpeza, com mais de 40 mil atendimentos mensais e 1 milhão de serviços prestados a um baixo custo operacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 36,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

47. Mr. Fit

Pioneira no serviço de fast-food saudável no Brasil, a Mr. Fit é uma das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas que merece destaque.

A empresa é líder no mercado de alimentação saudável rápida. Além disso, ela proporciona para os seus consumidores experiências gastronômicas diferenciadas para o tipo de alimentação que se propõe a produzir.

O franqueado home office tem por objetivo encontrar pontos de vendas na região e gerenciar o negócio. Assim, após fechar a carteira de parceiros, o investidor precisa manter o seu estoque em dia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 36 meses
Prato branco com uma salada colorida (imagem ilustrativa). Texto: franquia barata e lucrativa.
É possível trabalhar com refeições saudáveis em uma franquia, por exemplo.

48. Via Lorran

Por fim, a Via Lorran é uma marca de óculos que está no mercado desde 1997, e adotou o formato de franquia em 2020. Como resultado, a empresa oferece o modelo de negócio em formato express, store in store ou quiosque.

Desse modo, o franqueado pode escolher a opção que mais lhe agrada. A franquia ainda promete um negócio de fácil operação e retorno rápido.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 89 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

49. BR Mania

Um empreendimento atrativo para cidades pequenas é a franquia BR Mania. A marca de lojas de conveniência trabalha com uma grande variedade de produtos.

Para o franqueado, é um tipo de negócio sólido pois conta com uma marca famosa por detrás de seu empreendimento.

Da mesma forma, o franqueado recebe orientação para todo o trabalho, como gestão e marketing de sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 24 meses

50. Academia Washington Franchising

A Academia Washington é uma franquia de ensino de inglês para diferentes públicos, que estão em variados níveis desta língua.

A empresa atua no Brasil há mais de 50 anos, e tem unidades em operação por todo o Brasil.

Por fim, para o franqueado, é uma das opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, e ainda com um know-how da franqueadora que oferece segurança para o empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

51. Cartório Mais

A franquia Cartório Mais oferece diversos tipos de serviços cartoriais e assessoria documental em seu portfólio.

A empresa atua desde 2013 no mercado e é sediada em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo.

Nesse sentido, franquia é um tipo de negócio que visa facilitar a vida das pessoas, trazendo comodidade para aquelas que precisam de agilidade para os serviços de cartório, presentes na vida de todas as pessoas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: não informado
Imagem de pastas de documentos.
Os serviços cartorários são um mercado pouco explorado e podem ser uma boa oportunidade para investir.

52. Padrão Enfermagem

Especializada em serviços de enfermagem, a franquia Padrão Enfermagem atua com cuidadores de idosos, pessoas acamadas, com necessidades especiais, entre outros.

A franquia atua neste setor que tende a crescer cada vez mais, por conta do envelhecimento da população, o que também irá acontecer nas cidades pequenas.

Por fim, para o franqueado, a marca oferece treinamentos e suportes para o desenvolvimento do negócio, bem como auxilio para o trabalho de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de  R$ 54 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

53. Dr. Faz Tudo

A Franquia Dr. Faz Tudo é uma franquia de reparos, reformas, manutenções e construções em geral, atuando deste o ano de 2009.

Nesse sentido, atua com serviços de manutenção em imóveis residenciais, comerciais e industriais, atendendo as orientações estabelecidas pelas Normas da ABNT e Sindicato da Construção Civil (Sinduscon).

Enfim, a franquia oferece aos colaboradores treinamentos de capacitação para estes serviços, além da parte de gestão do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

54. Ginástica do Cérebro

A franquia Ginástica do Cérebro é uma rede especializada em atividades focadas em desenvolver e potencializar as capacidades cognitivas e emocionais de seus alunos através de técnicas de neurociência e neuroaprendizagem.

Nesse sentido, é um tipo de serviço inovador que encontra em cidades menores um amplo mercado a ser explorado.

Assim, o franqueado consegue trabalhar bem já que não conta com tanta concorrência em sua área de atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

55. Banneg

A rede Banneg é uma franquia enxuta que trabalha no mercado de soluções financeiras para os mais variados perfis de clientes.

A franquia com produtos como empréstimos consignados, crédito pessoal, capital de giro, financiamentos e consórcios.

Além disso, é um negócio atrativo por conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil e ainda, possui um modelo em home office ideal para cidades menores, por conta de seu investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,9 mil
  • Faturamento mensal médio: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

56. Rockfeller Language Center

Imagem de crianças em uma sala de aula.
O ensino de idiomas encontra um grande mercado em potencial para variados perfis de empreendedores.

A Rockfeller Language Center oferece cursos de Inglês e Espanhol, e está no mercado de franchising desde 2008.

A franquia atua com um modelo exclusivo de ensino, e ainda, oferece uma possibilidade de escolas de idioma se converterem em uma unidade da Rockfeller.

Atualmente, a franquia conta com 79 unidades em operação espalhadas por todas as regiões do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento mensal médio: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

57. Lien

A Lien Corretora de Seguros é umas das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. A rede oferece um amplo catálogo de contratos como seguros de vida, contra danos patrimoniais, entre diversos outros.

O franqueado recebe treinamento, orientação para a captação de clientes, para a gestão do negócio e também para o trabalho de marketing.

Dessa forma, mesmo o empreendedor sem experiência neste mercado poderá atuar com segurança e apoio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: a partir de 10 meses

58. Vazoli

A rede Vazoli é um tipo de negócio interessante para cidades pequenas pois oferece diversos tipos de soluções financeiras para um público variado.

A franquia trabalha com crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário, financiamento e refinanciamento e compra de dívidas de outros bancos e cartões (consignados).

Ainda, possui um modelo home office e também de loja e conta com mais de 100 unidades em operação por todo o Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

59. . Gigatron

A Gigatron é uma empresa que atua no ramo de tecnologia e oferece soluções inovadoras para empresas e prestadores de serviço.

Nesse sentido, oferece serviços de nuvem, de emissão de notas, organização para sua empresa de forma remota, entre outras soluções tecnológicas.

Ainda, para o franqueado, é um modelo lucrativo, e ainda, em seu formato mais enxuto, é voltado para cidades de até 100 mil habitantes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2 mil
  • Faturamento médio mensal:  não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 12 meses
Imagem de telas de computadores com códigos de programação.
Os serviços de tecnologia apresentam novidades cada vez mais atrativas para o dia a dia das empresas.

32. Ceofood

A Ceofood é uma plataforma de delivery que conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shops, supermercados e outros lojistas com os seus clientes.

Assim, o trabalho do franqueado é realizar a prospecção de parceiros em sua região de atuação e ainda, realizar o marketing de divulgação.

Por fim, é uma das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, e por isso, conta com mais de 300 unidades pelo Brasil

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

60. Superseg Brasil

A SuperSeg Brasil, franquia especializada em segurança eletrônica, tipo de serviço que pode ter um bom mercado em cidades menores.

Ainda, a marca conta com 27 unidades, espalhadas por quatro estados brasileiros, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rondônia.

Por fim, para o desenvolvimento do trabalho, o franqueado recebe suportes da franqueadora como treinamentos e orientação para o trabalho de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 14 e 18 meses

61. Brickell Pizzas

Nascida em Blumenau, em Santa Catarina, a franquia Brickell Pizzas oferece um amplo cardápio de pizzas que são vendidas em fatias avulsas.

Dessa forma, o empreendedor consegue atender a um público que passa pela loja no dia a dia, que pretende fazer um lanche rápido.

Por fim, Como não há preparo na unidade a quantidade de funcionários é bem enxuta.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

62. Home Angels

A Home Angels é uma rede de cuidadores de idoso, pessoas acamadas ou com necessidades especiais.

Nesse sentido, é um tipo de negócio atrativo por conta do aumento do número de idoso no Brasil.

O franqueado fica responsável pela parte comercial da unidade, como organização dos contratos e captação de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado
A Home Angels é a oportunidade para quem deseja cuidar de pessoas.

63. Tutores

No mercado de serviços Educacionais está a Tutores, franquia especializada em acompanhamento escolar por meio de aulas particulares de reforço.

Ainda, a franquia oferece cursos para quem tem dificuldades de aprendizado, bem como conta com um método exclusivo de ensino.

Por fim, para o empreendedor, é uma opção de negócio enxuto para deseja atuar neste amplo setor de serviços.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

64. Tio Coxinha

A franquia Tio Coxinha trabalha com um amplo cardápio que envolve salgados variados, assados, sobremesas, entre outros.

Atualmente conta com 12 unidades em operação, e busca expansão para cidades dos mais variados tamanhos, inclusive para as menores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 15 a 20 meses

65. Cacau Show

A franquia Cacau Show é uma boa oportunidade para iniciar um negócio em uma cidade pequena. Por ser uma marca bastante conhecida, tende a chamar a atenção na localidade.

A marca é conhecida por seus chocolates, e possui mais de 2300 lojas, presente em 26 estados brasileiros. Assim, o empreendedor conta com uma história da marca que ajuda a atrair clientes.

Por fim, a rede possui três modelos de negócios: quiosque, loja, e container.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 7 meses

Uma das grandes vantagens de abrir esse tipo de empreendimento é a característica física do negócio. Na maioria das vezes, ele pode ser conduzido dentro de casa, com apenas um computador e com acesso à internet.

Mas para que tudo corra bem, confira abaixo o infográfico com 10 cuidados importantes para trabalhar no home office.

Infográfico "10 cuidados para trabalhar home office".

Para obter sucesso com as microfranquias home office, é necessário que o empresário tenha disciplina e um espaço confortável em sua casa para fazer o melhor trabalho possível.

Que cuidados tomar para investir em uma franquia barata de sucesso?

Antes de investir em uma franquia, o empreendedor deve se cercar de diversos cuidados para não se arrepender depois.

O mercado de franchising possui números atrativos, muitas opções de investimento e uma infinidade de histórias de sucesso. Porém, cada futuro franqueado precisa avaliar bem as opções de investimento.

Por exemplo, ficar atento aos sites que apresentam um bom apanhado sobre as marcas presentes nos mais variados segmentos, como o blog da Encontre Sua Franquia.

Dessa forma, o investidor deve fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer o ramo de atuação que pretende entrar. Por outro lado, também é preciso se conhecer e analisar o seu perfil empreendedor.

Analise bem a Circular de Oferta da Franquia (COF). Neste documento são informados detalhes do negócio, como os custos, rentabilidade, como é o trabalho do franqueado no dia a dia, além dos suportes oferecidos pela franqueadora.

Nesse sentido, ao conhecer mais detalhes da marca através da COF, fica mais fácil de decidir se a franquia é interessante para você ou não.

Ainda, o empresário deve conversar com os atuais e ex-franqueados para conhecer as virtudes e as deficiências da franqueadora. Em suma, ele deve saber tudo sobre o negócio.

Saiba qual a melhor franquia para você abrir

Assim como apontamos anteriormente, entender o seu próprio perfil é fundamental para fazer um investimento em uma franquia.

Nesse sentido, é preciso avaliar se aquele mercado é o ideal para você, pois o ritmo de trabalho para quem abre uma franquia é intenso.

Da mesma forma, é importante considerar se o investimento feito não afetará a sua saúde financeira, já que leva certo tempo para que o empreendimento comece a dar retorno.

Vemos algumas peças de madeira com ícones que remetem as franquias e investimentos. Vemos, ainda, a mão de um homem que retira desse conjunto uma peça escrito "franchise" (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
O empreendedor deve saber escolher bem a franquia para investir.

Além disso, deve-se conhecer a reputação da franqueadora, assim como o suporte dado. Mesmo os empreendedores mais experientes devem ficar atentos ao plano de negócio da marca e analisar bem o caminho que será trilhado.

A franqueadora precisa ter um plano consistente para apoiar os franqueados, principalmente aqueles com menos experiência. Este documento irá guiar os passos da empresa e de seus investidores.

Só assim o empreendedor poderá fazer um investimento mais seguro. Pois ele conseguirá ter uma base melhor de informações para escolher a franquia que mais combina com o seu perfil.

O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro?

Os mercados das cidades maiores costumam ser os mais atrativos quando se faz uma análise superficial. Pois, se levar em consideração o potencial de consumo e números de habitantes, as capitais e cidades maiores chamam mais atenção.

Porém, o empreendedor deve ficar atento para este tipo de análise. As cidades pequenas estão se tornando lugares melhores para investir em uma franquia por diversos motivos.

No Brasil, os municípios que têm de 50 a 100 mil habitantes registraram um crescimento médio de 43% de seu Produto Interno Bruto (PIB), per capita, entre 1999 e 2009. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este viés de crescimento tem se mantido e é um dos atrativos para quem deseja abrir franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

Em cidades menores, o mercado costuma ter menos concorrentes, portanto, um amplo espaço para crescimento de um empreendimento.

Do mesmo modo, os custos com aluguel e mão de obra costumam ser menores, além das facilidade de trânsito e deslocamento.

Em síntese, o empreendedor deve avaliar o que seria atrativo para a região, levando em conta o seu próprio perfil e o mercado de atuação que deseja.

Formatos de franquias baratas para cidades pequenas

O mercado de franchising possui muitas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

São diversos modelos para diferentes perfis de empreendedor de cidades menores. Ainda assim, são as franquias mais enxutas, com menor investimento inicial, que costumam chamar mais atenção.

Nesse sentido, trazemos aqui alguns exemplos de modelos de franquias para que o empreendedor fique atento e possa fazer um investimento mais assertivo.

Loja pequena

Vemos um homem do pescoço para baixo, de terno e gravata, segurando a miniatura da representação de uma casa nas mãos (imagem ilustrativa). Texto: sobre franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
As pequenas lojas são ideais para o investidor de cidades menores.

Um modelo interessante de franquia é aquele que necessita de uma loja menor para a sua instalação. Este tipo de negócio é bom para cidades menores, pois se adere melhor ao ritmo desses locais.

Em cidades com menos habitantes, ter uma loja menor evita grandes custos de instalação e de manutenção de estoques, por exemplo.

Do mesmo modo, os consumidores dessas regiões possuem um perfil diferente dos clientes das grandes cidades e capitais. Assim, é possível realizar um atendimento mais personalizado e atencioso.

Quiosque

As lojas de quiosque são boas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. Elas podem ser instaladas em shoppings, bem como em galerias.

Logo, elas possuem um valor de instalação menor, além de uma estética diferenciada. Há inúmeras opções de franquias de produtos e serviços no Brasil neste modelo de negócio.

Sendo assim, o empreendedor deve avaliar o mercado da cidade, concorrência e modelos mais indicados para este investimento.

Franquia delivery

As franquias de delivery devem ser o grande destaque no ano de 2021, tendo em vista as mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, o modelo negócio é adequado para quem não tem muito poder de investimento.

Da mesma forma, para pequenas cidades, esse modelo é ainda mais indicado, tendo em vista a facilidade do trânsito para entregas rápidas.

Seja no ramo de serviços ou de alimentação, são diversas franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas com este modelo de negócio.

Franquia home office

O modelo home office também deve ganhar destaque, uma vez que exige menor investimento. Além disso, ele oferece uma flexibilidade de horários para o empreendedor.

Este modelo exige bastante seriedade do franqueado, pois o sucesso do empreendimento depende diretamente do seu nível de comprometimento com o negócio.

Assim, é preciso que o franqueado avalie se possui o perfil para trabalho home office. O modelo é cheio de vantagens, mas demanda muita organização por parte do empreendedor.

Franquias digitais

O e-commerce também tem boas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. O formato exige pouco investimento inicial, mas assim como o home office, o franqueado deve ter o perfil adequado.

Todavia, o modelo pode ser uma ótima maneira de conciliar empreendedorismo com outros projetos de vida. Em outras palavras, é possível gerar uma renda extra.

Do mesmo modo, esse é o modelo de negócio ideal para investidores que estão sempre conectados à internet e estão por dentro das últimas novidades.

Agora que você já conhece algumas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, leia o nosso conteúdo sobre “O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir”

*Informações publicadas em JANEIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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