Franquias de baixo investimento a partir de R$ 1 mil

Por
em
franquias de baixo investimento: empresário carregando pacote de encomenda
Advertisement

Os empresários que buscam uma solução para empreender, podem encontrar nas franquias de baixo investimento a alternativa para conseguir uma boa renda no final do mês. Afinal, esses empreendimentos costumam ter alta rentabilidade.

Porém, é importante entender, primeiro, o conceito de rentabilidade. Essa é a métrica que analisa o quão um negócio proporciona de retorno financeiro, se comparado com o capital investido.

Ou seja, a rentabilidade é muito diferente do lucro, que é o dinheiro que resta após o empreendedor quitar todas as pendências de uma empresa. 

Por fim, alguns empreendimentos podem exigir um investimento muito alto para aquisição da franquia e, ao mesmo tempo, apresentar uma rentabilidade que faz com que o franqueado demore mais tempo para reaver o dinheiro.

Essa situação dificilmente acontece com as franquias de baixo investimento que, em sua maioria, apresentam um prazo de retorno bem mais rápido.

Dessa forma, preparamos o texto com alguns exemplos de marcas que apresentam baixo valor de investimento e podem proporcionar boa rentabilidade aos franqueados. Continue a leitura com a gente.

O que são franquias de baixo investimento?

As franquias de baixo investimento são conhecidas como microfranquias. Esse conceito surgiu devido ao valor inicial mais em conta e a necessidade de uma estrutura física menor do que os modelos convencionais. 

Além disso, nesses modelos é comum oferecer aos franqueados a possibilidade de trabalhar em dinâmica home office. Ou seja, com apenas um computador e acesso à internet, o empreendedor consegue resolver todas as suas pendências e realizar um serviço de qualidade. 

Mas, para ser definido como microfranquia, o modelo de negócio precisa seguir apenas uma regra, que é a regra que, basicamente, o difere dos modelos tradicionais: o investimento inicial não pode ser superior a R$ 90 mil. 

Essa quantia é definida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Assim, o valor é multiplicado por três e a quantia máxima é estipulada. 

No entanto, vale lembrar que esse não é um dado fixo, alterações podem deixá-lo mais barato ou mais caro. Apesar disso, as microfranquias ou franquias baratas possuem alta rentabilidade, se tornando uma ótima opção para os empreendedores.

9 exemplos de franquias de baixo investimento

As microfranquias estão caindo na graça dos empresários, seja ele dono da marca ou futuro franqueado. De acordo com um levantamento realizado pela ABF, existem aproximadamente 580 marcas que trabalham com essa opção de empreendimento. 

Além disso, a expectativa é que esse número seja ainda maior nos próximos anos. Com isso, empreendedores terão mais opções e um modelo cada vez mais estruturado para apostar.

1. Acquazero

Criada ainda em 2009, a Acquazero é uma empresa voltada para o segmento de estética automotiva. Graças ao seu modelo sustentável capaz de limpar um carro por completo com apenas 300 ml de água, a marca passou a crescer no mercado, se tornando referência. 

homem fazendo a limpeza da saída do ar condicionado de um carro.
O segmento de serviços automotivos apresenta amplas possibilidades de franquias de baixo custo.

Assim, com a crise hídrica entre 2014 e 2016 que atingiu a região Sudeste do Brasil e parte de outros estados, a empresa passou a ser procurada por pessoas que, diante do rodízio de água imposto em algumas cidades, estavam atrás de soluções para limpar seus carros. 

Além da lavagem tradicional, a Acquazero oferece alguns outros serviços como polimento, revitalização de pintura, limpeza interna, recuperação de plásticos. Já o modelo home office, permite que o franqueado também faça a lavagem de sofás e tapetes para seus clientes. 

Assim, com uma gama de serviços e produtos próprios, os empreendedores conseguem entregar o melhor trabalho possível. Tudo graças aos treinamentos on-line e in loco. Outra vantagem é a possibilidade de fazer parte da maior franquia de estética automotiva do país. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Advertisement
Henrique Mol olhando para a câmera de braços cruzados ao fundo um grupo de pessoas conversando. franquia quisto opção de franquias de baixo investimento.
A Quisto trabalha com diferentes modelos de franquia, com boas opções de baixo investimento.

Uma das franquias de baixo investimento, a Quisto Corretora de Seguros é uma empresa que trabalha com mais de 90 tipos de serviços para seus clientes. Entre os oferecidos, estão os seguros de vida e de carro, além de turismo, saúde, residencial e outros serviços financeiros. 

Além disso, um dos principais benefícios da marca, é a sua taxa de comissionamento, uma das melhores do país. Sendo assim, vale destacar que o empreendedor que optar pelo modelo home office, poderá trabalhar em qualquer lugar com apenas um computador e acesso a internet. 

Por fim, graças ao seu sistema, o franqueado consegue oferecer mais de 20 orçamentos diferentes para seus clientes. Possibilitando que consiga entregar o serviço com o melhor custo-benefício. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Saiba mais sobre as vantagens de investir no setor de seguros no infográfico abaixo.

franquias de baixo investimento: infografico setor seguros

3. Echosis

Criada em meados de 2010, a franqueadora Echosis é uma empresa que trabalha com marketing digital. Assim, por meio da suas estratégias de tecnologia, é possível identificar o comportamento das pessoas em sites e redes sociais. 

Ou seja, identificar o que elas mais buscam e as preferências que elas possuem. Desse modo, os clientes da Echosis tem acesso a esses levantamentos exclusivos sobre o seu público, sendo acessível tanto para microempreendedores até as grandes empresas.

Cabe ao franqueado conseguir ampliar a carteira de clientes da Echosis. Por isso, um dos seus modelos de franquia mais procurados é o home based, onde basta um computador e internet para conseguir trabalhar. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 14 meses

4. Ginástica do Cérebro

Uma das franquias de baixo investimento é a Ginástica do Cérebro, empresa que surgiu no mercado com a ideia de trazer um método inovador, com base em neurociência, para ajudar a pessoas de diferentes idades a exercitar suas capacidades cognitivas e emocionais. 

Assim, trabalhando com a capacidade de concentração, motor fino, atenção e agilidade, os alunos conseguem ter desempenhos melhores em suas atividades diárias, seja em uma empresa ou escola. 

Além disso, os cursos ministrados pela Ginástica do Cérebro tem apresentado bons resultados quanto a saúde mental de seus participantes. Dessa maneira, ampliando o acesso a movimentos, sensação, emoção e pensamento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Confira algumas dicas de como abrir uma franquia no nosso ebook, baixe-o gratuitamente.

ebook passos abrir franquia sucesso

5. Go Pop

Dentre todas as opções no mercado de agências digitais, talvez a Go Pop oferece uma das melhores opções de investimento. A marca possui apenas o modelo de home office e permite que o franqueado trabalhe de onde quiser, desde que tenha um computador e internet. 

Dessa forma, a empresa funciona como um guia comercial para os comerciantes de uma determinada região. Assim, cada cidade tem o seu próprio catálogo, se tornando uma ótima opção para as cidades pequenas. 

Apesar de ser totalmente digital, o franqueado não precisa ter conhecimento com programação. Basta apenas captar os novos clientes e intermediar o contato com a central da Go Pop.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,7 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses 

6. Adlux

No mercado desde 2003, a Adlux é uma marca que trabalha no mercado de beleza e cosmético. Seus produtos são fabricados com base em nanotecnologia, sistema quântico, ionizadores e neomídios. 

Assim, a Adlux consegue entregar cosméticos com alto padrão. Mesmo diante de um processo de produção inovador, seus produtos contam com matéria prima orgânica de primeira e extratos naturais. 

Presente em diversos salões de beleza com suas linhas voltadas para uso profissional, manutenção, masculino, corporal, facial, pomadas e perfumaria. Desse modo, a marca permite que o franqueado tenha alta rentabilidade com baixo investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses  

7. Meu Dever de Casa

Quem tem filho com idade escolar sabe de algumas dificuldades enfrentadas para conseguir que eles possam se concentrar e entregar os exercícios dentro da qualidade esperada. Para isso, surgiu a franquia Meu Dever de Casa. 

Os franqueados têm como missão ajudar os estudantes a realizar suas tarefas, por meio de uma metodologia desenvolvida pela própria marca. Apesar de exigir um pequeno espaço para realizar os atendimentos, o investimento necessário no modelo de negócio é bem baixo. 

Então, por meio de uma método de neuroeducação, que une neurociência, psicologia cognitiva e pedagogia, os empreendedores são treinados para conseguir desenvolver habilidades de aprendizado junto aos alunos. Assim, oferecem um meio de ensino mais eficaz e menos exaustivo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses  

8. Cão Cidadão

A Cão Cidadão é uma das franquias de baixo investimento que oferece serviços ligados ao treinamento de comportamento animal. Ou seja, se você sempre quis se tornar um adestrador, esse pode ser o empreendimento ideal. 

Conhecida por ser a maior rede de franquias do setor da América Latina, a empresa trabalha, apenas, com o modelo de franquia home office. Assim, basta que o empreendedor vá até seus clientes para realizar as atividade de adestramento. 

Além dos treinamentos e suporte oferecido pela Cão Cidadão, o franqueado consegue entrar no mercado com preços competitivos, metodologia de ensino diferenciada e baixo investimento inicial

  • Investimento inicial: R$ 19,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 9 meses  

9. TFlow

A rede de franquias TFlow é uma empresa que busca oferecer roupas diferenciadas para seus clientes. Com coleções modernas e confortáveis, a marca permite que o franqueado possa trabalhar diretamente na casa de seus clientes. 

Assim, sem a necessidade de ter um espaço físico para comercializar as peças da TFlow, a marca se torna uma das franquias de baixo investimento atrativas do setor de vestuário. Além disso, caso o franqueado queira, ele pode devolver 10% do seu estoque para pegar peças de uma nova coleção. 

No mercado desde 2013, a empresa conta com uma produção em larga escala que permite esse tipo de manejamento sem gerar prejuízos para a empresa e o franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses    

Conheça outras franquias com baixo investimento no vídeo a seguir.

Quais as melhores franquias de baixo investimento em 2021?

Como foi possível perceber, existem várias opções de franquias de baixo investimento. E devido a tanta variedade, pode ser difícil saber qual a melhor franquia para investir em 2021, não é mesmo? 

Pois saiba que para escolher a melhor opção, você terá que fazer uma pesquisa completa e levar em consideração alguns fatores. Assim, o primeiro deles é o seu próprio perfil e que tipo de negócio você se identifica. 

Afinal, ao se tornar um franqueado, você será responsável por aquela unidade, e terá que se dedicar inteiramente a ela. Fora os investimentos financeiros, você também dedicará seu tempo e disposição para que o negócio funcione. 

Além disso, temos outro ponto essencial: uma boa análise de mercado local. Quando você decide abrir uma unidade de uma marca, seja ela qual for, é preciso saber se o local onde você atuará realmente é propício para o sucesso do negócio. 

Isso porque é preciso entender se naquele local existe o público-alvo ideal, que irá demandar seus serviços e que realmente terão como consumi-lo. Não adianta nada criar uma unidade incrível, sendo que naquela região, as pessoas não se interessam pelo que você oferece.

E como você estará investindo em uma franquia, ou seja, em uma marca que já existe, é importante que você conheça a reputação dela. Já imaginou ter todo o trabalho de abrir uma franquia e as pessoas não confiarem nos seus serviços devido a uma má experiência anterior? 

Pois é, para evitar qualquer tipo de problema como esse, pesquise como a marca é vista pelo público. Você, inclusive, pode utilizar sites de avaliações que contam com vários comentários de clientes. Então, analisando fatores como esse você pode escolher a melhor franquia para investir. 

Vantagens de investir em uma franquia de baixo custo

Apostar em uma franquia de baixo investimento pode trazer inúmeras vantagens. Geralmente, opções de baixo custo também exigem gastos menores ao longo do processo, o que gera ainda mais economia para o investidor. 

Mas também é importante ressaltar que você receberá treinamentos por parte da franqueadora. Com isso, você terá ainda mais preparo e segurança para conduzir o seu negócio. E assim também, será capaz de manter o padrão de qualidade da marca, administrando o negócio de forma adequada. 

Um outro ponto positivo, é que as franqueadoras oferecem vários tipos de suportes que podem ser úteis no dia a dia. Já imaginou quantos detalhes você terá que organizar em seu negócio e alguns deles você não tem domínio?  

Pois é, com o suporte da franqueadora você pode ter a ajuda de profissionais para desenvolver áreas como o marketing, parte jurídica, gestão de qualidade e mais. 

Além de toda a ajuda, não se esqueça que você já estará investindo em um negócio bem estruturado, que conta com um plano de negócios já testado e que realmente funciona. Com isso, as chances de sucesso são ainda maiores. 

E claro, você será mais uma unidade de uma marca que é conhecida pelo público e que possui credibilidade. Ou seja, conquistar a confiança das pessoas será mais simples, já que elas vão reconhecer a marca por trás do seu negócio. 

Saiba como aprender mais sobre franquias de baixo investimento

Podemos reparar que existem diversos tipos de microfranquias no mercado, sejam elas voltadas para educação, estética automotiva, vestuário, serviços de corretagem e até para seu cachorro. 

Esse é um caminho natural, afinal, como vimos ao longo do texto, a tendência é que o número de marcas que investem no formato seja ainda maior nos próximos anos.

Dessa forma, é apresentado aos empresários a possibilidade de ter rentabilidade maior ou igual a empreendimentos mais estruturados. 

Gostou do nosso conteúdo e deseja aprender mais sobre as franquias de baixo investimento? Confira o nosso texto a seguir sobre “Franquias 2021: tendências de negócios que vão fazer enorme sucesso”.

*Informações publicadas em Março/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement