Franquias de estética e depilação: regulamentações no “novo normal”

Por
em
franquias de estética e depilação
Advertisement

As franquias de estética e depilação fazem parte de um segmento considerado essencial para os brasileiros. Isso porque, o Brasil é um dos principais mercados de produtos e serviços estéticos. Por isso, tais serviços precisam voltar a ativa o quanto antes, mesmo diante do “novo normal”.

Diante deste cenário, o franchising, assim como todos os meios empresariais e comerciais, precisou se adequar e se aproximou ainda mais de seus franqueados. Para que juntos pudessem encontrar soluções seguras para a retomada dos serviços em meio à pandemia.

Assim, as franquias passaram por processos de adequação para voltar a ativa com ainda mais cuidado com relação à proteção de funcionários e clientes. As franquias de estética e depilação implementaram novos procedimentos, principalmente por lidarem diretamente com atendimento aos clientes.

Neste conteúdo vamos mostrar que o segmento está preparado para dar seguimento aos trabalhos, oferecendo os serviços estéticos que os brasileiros não abrem mão.

Portanto, neste texto você irá saber quais foram as regulamentações para adaptação ao novo normal utilizadas pelas franquias de estética e depilação. Continue a leitura.

Serviços de beleza e bem-estar no franchising

crescimento franquia representado por moedas e ramos de folhas
O segmento de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar está entre os mais promissores do franchising.

Primeiramente, vamos reforçar a tendência de mercado positivo que existe em um dos segmentos que mais cresce no franchising: o de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

O setor está entre os que mais de destacam no franchising e não é à toa. Os brasileiros gostam de investir em procedimentos estéticos e produtos de beleza, e essa tendência já foi comprovada em pesquisas. De acordo com um levantamento realizado pelo Quorum Brasil, 97% das mulheres ouvidas não abrem mão dos cuidados estéticos.

A pesquisa ainda identificou que 38% dos homens seguem o mesmo pensamento e buscam por procedimentos de beleza. Apesar de ainda ser uma porcentagem baixa, o resultado indica uma tendência de crescimento na busca de serviços e produtos de estética por esse público.

Além das tendências de alta entre os públicos, o faturamento do setor no último trimestre de 2019 foi 7,2% superior ao identificado no mesmo período em 2018. As altas demonstram que o mercado tem espaço para expansão e para entrada de novos investidores.

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o segmento, sozinho, obteve um crescimento de 8,2% ao longo dos últimos 10 anos.  

Antes mesmo do início da pandemia, um estudo realizado pelo Euromonitor, previa um crescimento geral do setor de 14% até o ano de 2021.

Diante dos imprevistos, o setor, assim como os demais, precisou se adequar ao “novo normal”, que ainda deve ser vivenciado por tempo indeterminado.

Como as franquias de estética e depilação se adaptaram para o “novo normal”?

profissional fazendo limpeza de pele em cliente. franquias de estética e depilação novo normal
As medidas de segurança em atendimento foram redobradas com o novo normal das empresas.

Adaptação é a palavra da vez. Todos nós estamos vivendo um momento de adequações em todos os aspectos da vida, e nas empresas e franquias isso não seria diferente.

Ainda assim, estamos aprendendo a lidar com o “novo normal”, novo contexto em que a vida social precisa passar por readequações para que a transmissão e os riscos do contágio pelo novo coronavírus sejam minimizadas.

Por isso, as franquias de estética e depilação tiveram que se adaptar. Novos procedimentos, processos e técnicas foram desenvolvidas para que os ambientes proporcionassem segurança para equipe de funcionários e clientes.

Veja abaixo quais foram as mudanças que tiveram que ocorrer para que as franquias de estética e depilação voltassem a funcionar diante do “novo normal”.

Atenção redobrada ao atendimento

Diante do momento de pandemia, se torna imprescindível que os comerciantes enxerguem todos os usuários como possíveis agentes contaminantes.

Isso porque, a contaminação é viral e existem pessoas que podem disseminar o vírus de forma assintomática. Ou seja, elas não apresentam nenhum sintoma e, mesmo assim, podem estar contaminados.

Diante disso, é preciso pensar também no tempo de incubação do vírus, que pode se manifestar no período de quatro a 14 dias após o contato com o agente transmissor. Entretanto, não há como identificar quem está ou não infectado.

Assim, é importante tratar todos os clientes com o mesmo cuidado e atenção, já que não há como identificar quem esteve exposto ao vírus.

Orientações para o cliente

Advertisement
orientações aos clientes
O novo regime de atendimento visa a segurança de todos, tanto profissionais, quanto clientes.

Uma das medidas é implementar orientações de cuidados com a segurança logo na entrada dos estabelecimentos comerciais.

Assim, muitas franquias de estética e depilação disponibilizam informações obrigatórias como o uso obrigatório de mascaras, a limpeza e higienização das mãos.

Aferição de temperatura no ato da entrada no estabelecimento para identificar se a pessoa está em estado febril é outro procedimento. Caso esteja, o procedimento deve ser remarcado e o cliente orientado a buscar atendimento médico.

Medidas para evitar aglomerações e contaminação cruzada

Para evitar contatos com outros clientes nos ambientes das franquias de estética e depilação, as orientações foram de organizar a escala de trabalho, reduzindo o fluxo de pessoas no ambiente.

Para reforçar os cuidados, o ideal é que as estações de trabalho permaneçam com distanciamento de dois metros uma da outra. É essencial que não haja contato entre os clientes.

É também recomendado que sejam evitados a realização de serviços simultâneos no mesmo cliente, respeitando o atendimento individual para cada procedimento.

Outras medidas são limitar o acesso de pessoas aguardando no salão de atendimento, agendando horários com espaços maiores para evitar a aglomeração de pessoas.

Atenção aos decretos locais

Cada estado e município está agindo de acordo com orientações específicas, desenvolvidas levando em consideração as características da regiões: número de habitantes, casos confirmados, número de óbitos e capacidade de atendimento hospitalar.

Portanto, é importante que as empresas se adequem aos decretos. Independente do tipo de atendimento oferecido ao público, os decretos foram desenvolvidos de forma embasada para promover a segurança da população.

  • Organização Pan Americana da Saúde (OPAS)
  • Organização Mundial de Saúde (OMS)
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
  • Ministério da Saúde (MS)

Higienização de superfícies e equipamentos

limpeza e higienização de uma maçaneta de porta
Uma das mudanças é que a limpeza e higienização de ambientes se tornou ainda mais rigorosa nas empresas.

É também obrigação das empresas reforçar a higienização dos ambientes e superfícies. É recomendados contar com profissionais que irão se dedicar à higienização constante dos espaços, principalmente os utilizados de forma compartilhada.

Ou seja, assim que uma pessoa utilizar, é necessário providenciar a higienização do local antes que o próximo cliente faça o uso. Além da limpeza constante de móveis e balcões, as franquias de estética e depilação devem disponibilizar álcool em gel para todos os clientes.

Descarte adequado do lixo

Todo o material descartável deve ser eliminado em local adequado, de acordo com as orientações da vigilância sanitária. Sempre respeitando as regras para evitar possibilidade de contaminação por resíduos.

Ou seja, todos os EPIs e papéis toalhas usados para higienização de superfícies devem ser destinados de forma responsável e cuidadosa. Além disso, instrumentos utilizados em procedimentos estéticos devem ser esterilizados.

Orientações para profissionais de beleza

Todos os profissionais de beleza devem estar cientes da responsabilidade com os cuidados com a segurança e a saúde.

Dessa forma, é importante seguir os procedimentos para cuidado com a própria saúde e com a saúde dos clientes. É imprescindível respeitar os protocolos informados pelos órgãos de saúde e utilizar material de trabalho adequado.

3 franquias de estética e depilação para investir diante do “novo normal”

Como visto, diante desse novo momento, as franquias devem desempenhar um trabalho de atendimento ao público seguindo todas as exigências dos órgãos de saúde.

Confira três opções de negócios que atuam no franchising com seriedade e compromisso com a saúde de funcionários e clientes.

1. Suav

A franquia de esmalteria Suav é uma rede de franquias de beleza e estética que oferece amplos procedimentos estéticos.

Isso porque, na mesma unidade, é possível encontrar serviços de esmalteria, procedimentos de design de sobrancelha e serviços de depilação. Ainda existe a opção de franquia que trabalha com serviços de escovaria.

Com atendimento express, a rede oferece aos seus clientes um atendimento personalizado, com espaços adequados para atendimento individualizado e eficiente. A Suav trabalha com modelo de franquia barata.

Todas as informações sobre valores de investimento, taxas, direitos e deveres estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é entregue a todos os candidatos a franqueados.

Para conhecer o guia completo da Suav, assista ao vídeo a seguir.

2. Não+Pêlo

Falando sobre franquias de estética e depilação, uma que está no mercado e atua como especialista em depilação a laser é a franquia Não+Pêlo.

Como diferencial no mercado, o trabalho da franquia é democratizar a fotodepilação permitindo, por meio de parcelamento de sessões, que o serviço seja oferecido para todos os públicos.

Dessa forma, o procedimento se torna possível e mais acessível para quem desejar realizar uma depilação definitiva. Tanto para o público feminino, quanto masculino.

3. Magrass

A rede de franquias Magrass oferece serviços voltados para os cuidados com a estética de diferentes públicos.

Os tratamentos oferecidos pela franquia estão de acordo com a proposta de atendimento individualizado. A marca é especialista em emagrecimento saudável e garante acompanhamento nutricional a todos os clientes.

E então, percebeu que, mesmo diante das mudanças provocadas pela pandemia, é possível continuar operando uma franquia de estética e depilação? Como visto, é imprescindível seguir os decretos municipais e as normas para segurança da saúde dos colaboradores e clientes.

Mas, se você ainda ficou em dúvidas sobre as vantagens de investir no setor, leia o nosso conteúdo: 11 motivos para investir no setor de franquias de beleza e estética .

Advertisement
Advertisement