Anda pensando em investir em franquias de saúde? Pois saiba que existem vários fatores que tornam esse tipo de negócio atrativo.
Começando pelos números do seu setor. Para se ter uma ideia, apenas no franchising em 2019, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), seu crescimento foi de 7,2% em relação a 2018.
Como atrativo de uma franquia desse tipo, também podemos citar o aumento do interesse pelo autocuidado. Assim como o envelhecimento da população, a necessidade de cuidados com a saúde vem aumentando no País.
Nós falaremos sobre cada um desses aspectos no tópico a seguir. Mas antes de explicarmos, é importante diferenciarmos as franquias de saúde das franquias de beleza. Essa é uma dúvida comum, e pode dificultar sua pesquisa por um negócio.
Desse modo, uma franquia de saúde é uma empresa que trabalha com aspectos do bem-estar do usuário, indo bem além da autoestima dos indivíduos.
Ou seja, o modelo de negócio trabalha com plano de saúde, cuidadores de pessoas, rede de clínicas odontológicas e para oferecer atendimento de acesso a exames e consultas médicas.
Já as rede de franquias de beleza e bem-estar cuidam da aparência dos clientes. Do seu visual, para aumentar a autoestima do indivíduo com serviços para emagrecimento, design de sobrancelhas, escovaria e mais.
Abaixo, apresentamos tudo que você precisa saber sobre as franquias de saúde e opções para você investir.
O mercado de saúde
Como citamos, um dos principais atrativos das franquias de saúde é o faturamento do setor. Com crescimento acentuado nos últimos anos, o ramo fica em segundo lugar no setor de franchising. Esse mercado vem atrás apenas do segmento de Alimentação.
Os números gerais do setor também são atrativos. Segundo pesquisa, só os laboratórios privados têm receitas globais de R$ 10 bilhões por ano. Enquanto isso, em 2019 a ANS registrou 47 milhões de beneficiários
de planos de saúde no Brasil.Esses são números que mostram não apenas a renda do segmento, mas também seu amplo público-alvo. Não somente para exames e consultas médicas, mas também para o acesso a remédios, seguros saúde e mais.
O envelhecimento da população é outro aspecto que contribui para as franquias de saúde. Afinal de contas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o número de idosos no País era de 30 milhões até 2017.
Os idosos são a população que mais comparece ao médico e realiza a compra de remédios. As pessoas também se preocupam em envelhecer com saúde e, por isso, acabam cuidando do corpo cada vez mais, independente da idade.
Para a melhor qualidade de vida dos pacientes, em todas as épocas da vida, também é recomendado o acesso contínuo à saúde. Especialmente para o caso de doenças crônicas.
Sem contar que o interesse pelo autocuidado tem crescido nas pessoas, movimentando mercados. Essa é uma das características que aumenta a procura dos usuários pelas franquias de saúde.
Ou seja, ao abrir um negócio desse tipo você terá grande público consumidor. Escolhendo uma franquia com boa reputação e que ofereça os suportes adequados, você terá sucesso mais simples com o negócio.
Como escolher a melhor franquia na área de saúde?
Antes de conhecer as melhores opções de franquias de saúde que separamos para você, é importante que conheça um pouco sobre os melhores passos para conseguir abrir o seu empreendimento.
São dicas que visam auxiliar você, futuro franqueado, a ter maiores chances de sucesso. Principalmente dentro das franquias, um dos empreendimentos mais seguros para apostar, como mostra um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae).
De acordo com o levantamento, apenas 5% das franquias fecham as portas em um período de dois anos. Enquanto uma empresa iniciada do zero, tem cinco vezes mais chances de quebrar no mesmo tempo.
Garanta que é a sua área de atuação
Para que faça parte das outras 95% de franquias que conseguem sobreviver nos primeiros anos, o primeiro passo é saber se realmente quer trabalhar com saúde. Essa é uma área muito delicada e que exige bastante dos profissionais.
Mesmo que não atue na linha de frente, prestando o serviço, é importante que tenha consciência do quanto o seu trabalho pode impactar na vida de outras pessoas. Por isso, tem que estar preparado para enfrentar os desafios que irão surgir ao longo da sua jornada.
Além disso, viver um negócio apenas por causa do dinheiro pode ser um grande tiro no pé. Dessa forma, só aposte em áreas que realmente lhe motivam, que façam você acordar todas as manhãs feliz e preparado para a rotina.
Não se esqueça que um empreendimento próprio demanda muito mais que as oito horas de trabalho que está habituado. Sua função vai muito além de atender seus clientes, é necessário cuidar da gestão e administração da sua unidade. Principalmente se tiver outros profissionais dependendo de você.
Por causa desses pontos, garanta que realmente quer trabalhar com saúde. Se sentir que não está preparado, mas ainda assim quiser insistir nesse trabalho, existem franquias que permitem você atuar no segmento de forma indireta. Caso tenha dúvidas, essa pode ser uma boa opção.
Estude a sua capacidade financeira

Após escolher o setor que irá atuar, chegou o momento de estudar como está a sua saúde financeira. Esse passo é muito importante para que não entre em um empreendimento colocando em risco a sua qualidade de vida e de seus familiares ou dependentes.
Por envolver um boa quantidade de recursos, o empresário deve estar preparado para saber lidar com quantias mais altas e gerir bem o setor financeiro.
Para isso, existe uma prática muito recomendável para quem ainda não se sente preparado. Vale destacar que essa prática irá trazer ótimos frutos para você e sua empresa.
Primeiramente, a nossa dica é que você faça um mapeamento do seu dinheiro e encontre os motivos pelo qual ele vai embora. Ou seja, conhecer e reconhecer quais os gastos são considerados bobos e essenciais para a sua vida.
Com base nisso, recomendamos que comece a reduzir o consumo de coisas superficiais, que atendem apenas a um capricho. A ideia não é que você gaste seu dinheiro com coisas úteis, mas sim reduzir.
Isso é muito importantes, pois muitas vezes apelamos para parcelamento de compras, o que acaba arrastando e criando dívidas. Se não houver um controle eficaz, você pode perder o controle e acabar entrando numa “bola de neve”.
Após todo esse processo, você também pode negociar suas dívidas com os credores. Lembre-se que o objetivo deles é receber o que lhe é por direito. Logo, não irão poupar esforços para negociar e achar uma maneira mais fácil para que você consiga pagá-los.
Outra dica é mudar os seus planos de assinatura como telefone, televisão e internet. Ao fazer todas essas etapas, as chances de você conseguir abrir alguma das franquias de saúde que apresentaremos no texto, se tornam ainda maiores.
Conheça o mercado e as opções de saúde
Após todo esse processo, é hora de finalmente conhecer o quanto o mercado tem se desenvolvido ao longos dos anos e as suas perspectivas para o futuro. Por isso, é interessante que faça buscas por estudos e levantamentos sobre a área, assim como mostramos brevemente no texto.
Além disso, essa é um exercício que vai permitir a você conseguir escolher o melhor empreendimento dentro dos seus objetivos profissionais e pessoais. Por exemplo, você pode observar uma grande procura por atendimentos comuns em saúde e ter o sonho de ter sua própria clínica de odonto.
Dessa forma, é possível encontrar um empreendimento que consiga unificar as duas frentes, permitindo que você contrate médicos e equipes para um trabalho mais geral. Enquanto isso, você atua como dentista.
O que não falta no mercado são boas opções para que consiga fazer o planejamento do seu negócio. Porém, para isso é muito importante encontrar as marcas que tenham o melhor custo-benefício.
As franquias fazem sucesso e são tão confiáveis por causa do seu modelo de negócio, onde a marca transmite todo o seu know how e expertise para o franqueado. Dessa forma, cabe a ele seguir os padrões para alcançar os resultados esperados.
Toda essa transferência de conhecimento é feito por meio de treinamentos e suportes. Logo, se apostar em uma franqueadora que não oferece boas atividades, as chances de quebrar e não alcançar o sucesso são altíssimas. Assim, o investimento sai ainda mais caro.
Pesquise em sites e redes sociais
Para que consiga fazer esse levantamento e conhecer bem as suas possibilidades de franquias de saúde, é acon selhável fazer uma pesquisa em sites de buscas e redes sociais. Nesse passo, você irá ter uma ideia de como franqueados e público-alvo enxergam a marcar.
Além das reclamações, caso tenha, observe como são as interações e as consequências que isso gera. Para facilitar um pouco a sua jornada, existem também o site “Reclame Aqui!”. Nesse portal é possível ver a fundo sobre como cada empresa lida e vista pelo mercado.
Caso observe que uma das marcas que escolheu não está dentro do que se espera, não hesite em remover de sua lista. Por mais que ela esteja em um processo de mudança, você não sabe como ela passará a ser vista, se realmente está mudando, se o público vai gostar do que está por vir etc.
Esse é o momento mais importante de todo o passo a passo que temos apresentado até aqui. Afinal, a partir daqui, você entrará nas negociações para finalmente abrir a sua franquia e dar início a sua jornada.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Porém, ainda existe uma última chance para querer mudar de ideia. Por causa disso, não feche a porta para outras marcas e sempre selecione mais de uma para dar início a negociação. Tome cuidado para não escolher muitas, isso pode gerar confusão e atrapalhar a sua última análise.
Demonstre seu interesse para a franqueadora

Antes de partir para a sua última pesquisa, é importante que você entre em contato com a franqueadora mostrando o seu interesse em se tornar um franqueado. Para isso, você pode acessar o site da empresa, preencher o formulário e aguardar o retorno.
Esse processo é importante para que a marca possa conhecer mais sobre o futuro franqueado. Cada uma possui um perfil de empreendedor que se encaixa com o negócio. Dessa forma, eles vão analisar se realmente encaixa com o que procuram.
Além disso, existem empresas que possuem diversos modelos de franquias e podem indicar qual o melhor para você. Lembre-se que um dos principais fatores que a franqueadora leva em consideração é você será capaz de seguir as normas da marca.
Como vimos, para que uma franquia dê certo é muito importante que os empresários estejam alinhados com o que a franqueadora auxilia. Se elas chegaram onde estão hoje, foi graças a um longo processo de amadurecimento do seu modelo de negócio.
Dessa forma, não é permitido que o franqueado altere alguma coisa apenas por acreditar que será melhor. Por isso, a dica é sempre consultar a empresa para saber se é uma ação viável ou não.
Se esse tipo de flexibilização for tranquila e sem problemas na franqueadora que está conversando, provavelmente você não terá bons resultados no futuro. E caso você seja um empreendedor que não deseja seguir alguns padrões, pode acabar sendo eliminado por alguma marca.
Dessa forma, fique atento a como funciona o modelo de franquia e as normas que ambas as partes devem seguir. Por mais que seja um empreendimento semi independente, você terá total liberdade administrativa e na gestão da sua unidade.
Analise a Circular de Oferta de Franquia
Ao ser aprovado pela franqueadora, é hora de partir para a última etapa antes de se tornar um franqueado. Chegou o momento de receber a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é de suma importância para que você conheça mais a fundo sobre o negócio que está prestes a entrar.
A COF deve ser entregue no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato definitivo, de acordo com a Lei de Franquias. Caso esse intervalo não seja respeitado, o empreendedor corre o risco de perder o seu investimento.
Dentro do documento, você terá acesso a informações como o histórico da marca, balanço financeiro, pendências judiciais, valores, taxas, regras sobre área de atuação, dados sobre todos os franqueados dos últimos 24 meses etc.
Esse intervalo de 10 dias é fundamental para que consiga estudar quais as reais vantagens de cada uma e fazer um levantamento sobre a que melhor se encaixa no seu objetivo profissional.
Para isso, uma dica é consultar a lista dos franqueados, presente na COF, e conversar com o máximo que conseguir. Eles darão informações importantes sobre o negócio, como lidam com a franqueadora, se ela cumpre com o que é prometido, se existe problemas etc.
O importante aqui é deixar eles falarem e ser bem objetivo com suas perguntas. Lembre-se que a ideia é deixar eles falarem e desabafarem sobre o negócio, por isso evite interrompê-los ou entrar em debates. Apenas anote, esclareça suas dúvidas e defina se irá seguir ou não com a empresa.
Por fim, caso tenha dúvidas com relação a algum tópico do documento, não deixe de consultar um advogado para ajudar você. Não se preocupe com o tempo, ele está a seu favor.
Assine o contrato de franquia
Ao final de todo esse processo, finalmente chegou a hora de iniciar a sua jornada como franqueado. Assinale para a marca sobre a sua continuidade no processo, informe sobre o modelo de negócio que irá seguir e assine o contrato.
Nesse momento, é importante que você tenha o dinheiro referente a taxa de franquia. Essa quantia será o primeiro passo para que tenha acesso a todo o know how e expertise da marca. Caso não tenha a quantia toda, você tem duas opções.
Primeiramente, pode tentar negociar com a franqueadora para parcelar esse valor. As franquias não devem dar descontos nesse tipo de cobrança, se acontecer isso desconfie. Afinal, a ideia da rede é que todos os empreendedores tenham as mesmas condições.
A segunda possibilidade é buscar um financiamento. No Brasil, diversas instituições bancárias trabalham com linhas de crédito especiais para futuros franqueados. Dessa forma, consulte as condições que cada uma exige e defina sua opção. Fique atento, pois algumas marcas trabalham com bancos parceiros, o que é ainda melhor.
Após quitar o valor, você está apto a iniciar a sua jornada como franqueado. Cabe a você agora ajudar a marca a encontrar o melhor ponto comercial, selecionar os colaboradores etc. Cada marca tem seu padrão após a assinatura do contrato, por isso não deixe de consultar isso também com outros franqueado.
Melhores franquias de saúde para investir
Agora que você já sabe porque investir em franquias de saúde pode ser uma boa, deve estar se perguntando sobre qual negócio abrir.
Pois saiba que suas opções são variadas. Especialmente porque diversas atividades fazem parte área de saúde. Desde farmácias até clínicas de odontologia e corretoras de seguro.
Para te ajudar nessa escolha, selecionamos as principais franquias de saúde do mercado. Caso se interesse por alguma, você poderá entrar em contato diretamente com a franqueadora e iniciar seu negócio. Veja abaixo.
Pronto! Agora você já conhece as vantagens de optar por franquias de saúde e várias opções para avaliar e iniciar seu negócio.
Por isso, na hora de abrir uma unidade, não se esqueça de pesquisar bastante sobre a marca. Assim, você terá mais segurança de que a franquia vai mesmo trazer bons resultados.
Ficou interessado no setor de Saúde, Beleza e Bem-estar, mas acha que o ramo de saúde não é bem o ideal para você? Então, acompanhe o texto em que falamos sobre as franquias de beleza!
Quem sabe essa não é uma opção mais atraente ao seu perfil? Basta acessar o texto: Franquias beleza e saúde: opções para empreender.