Franquias digitais: marcas que se adaptaram ao “novo normal”

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Franquias digitais estão em alta no mercado e cada vez mais vão se tornar tendência para atuação no franchising! Você sabia que existem várias opções nesse mercado que atuam  em segmentos diferenciados e possibilitam ganhos atrativos e com baixo investimento?

Primeiramente, o mercado de franquias já vinha inovando antes mesmo de vivenciarmos a necessidade de atuar com uma nova perspectiva de mercado, agora denominada de “novo normal”.

Sempre atenta às inovações, as franquias que operam em modelo digital visam atrair novos empreendedores que buscam praticidade e pouco investimento. E, no contexto atual, desenvolveram estratégias para continuar vendendo e expandindo pelo País.

Sendo assim, as oportunidades mais atrativas estão focadas no atendimento digital, ou seja, on-line pela internet . Por isso, permitem, em sua maioria, a atuação em franquia home office ou home based. Neste formato, o franqueado gerencia a franquia da própria casa, via softwares virtuais.

Para saber mais sobre o mercado de atuação das franquias digitais e as vantagens dessa modalidade, fizemos um apanhado de informações que vão auxiliá-lo nessa pesquisa. Acompanhe.

Cenário das franquias no Brasil

tela de computador com ilustração sobre franchise
Sempre estável e ainda com crescimentos diante das inconstâncias econômicas esse é o franchising

O mercado do franchising tem se mostrado forte perante as dificuldades enfrentadas no Brasil. É um dos poucos setores da economica que consegue registrar desempenho positivo mesmo em cenários de instabilidade.

Assim, isso prova que o setor é mesmo importante para a economia. Não à toa, ele representa 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Esse resultado impacta positivamente na economia e, principalmente, na empregabilidade do País. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente, há 1,3 milhão de trabalhadores atuando nas franquias.

Ainda de acordo com a Associação, o setor de franquias faturou cerca de R$ 174 bilhões em 2018, considerando um aumento de 7,1% em relação ao ano de 2017.

Além disso, outro ponto positivo em relação ao franchising é o modelo de operação de microfranquias: esse formato apresenta valores de investimento de até R$ 90 mil. Assim, esses modelos de negócio possibilitam uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores, o que torna as possiblidades de investimento e atuação bem variadas.

O que são franquias digitais?

As franquias virtuais são as opções de negócios que permitem ao franqueado trabalhar de casa, gerenciando e operando a unidade pela internet.

Da mesma forma que as franquias tradicionais, elas estão amparadas pela Lei de Franquias e oferecem a mesma estrutura de suporte que qualquer outra.

Assim, muito comuns nesse modelo de negócios, estão as franquias que oferecem serviços que podem funcionar em atendimento delivery, como as voltadas para serviços automotivos, ou de venda direta com atendimento pessoal, como franquias de lingerie, por exemplo.

Outra opção é franquia de marketing digital que funciona apenas com a gestão on-line por meio de sistema e gerenciamento de aplicativos ou outras ferramentas. Entre os segmentos que mais atuam nesse modelo estão:

  • Serviços (automotivos, outros, etc);
  • Informática;
  • Alimentação;
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar;
  • Educação & Treinamento;
  • Hotelaria & Turismo.

Vantagens de empreender em uma franquia digital

Fatores positivos que demonstram a potencial do franchising são os responsáveis pelo crescente desempenho do setor mesmo em meio às incertezas.

De acordo com a ABF, o setor de franquias registra um faturamento anual que chega a cerca de R$ 160 bilhões, com mais de 140 mil unidades ativas. Além disso, o número de marcas alcança 2.800 mil no mercado.

Ainda de acordo com a Associação, outro fator positivo para o investimento em franquias é a baixa taxa de mortalidade. Mais de 70% das empresas comuns e independentes que são abertas, acabam fechando suas portas antes de completar cinco anos de existência.

Do mesmo modo, no franchising, apenas 10% das unidades encerram atividades no mesmo período. Apesar dos riscos que existem para todos os tipos de negócios, o que favorece o a segurança das franquias está no know how já testado e aprovado no mercado.

Assim, todo o expertise e o know how adquiridos pela marca são transferidos ao franqueado. Dessa forma, os empreendedores são lançados no mercado de uma forma melhor preparada.

Segmentos de destaque das franquias digitais

De acordo com um estudo da ABF, setores como o de serviços automotivos se destacam. Por meio de aplicativos é possível realizar serviços delivery, da mesma forma que o segmento de Alimentação.

Essa já não era uma novidade no mercado. Entretanto, as vendas via e-commerce e entrega de produtos via deliery deram um salto logo nos primeiros meses de 2020, período em que a pandemia chegou ao País.

Em seguida está o segmento de Serviços Educacionais. As franquias de cursos de capacitação e de idiomas, por exemplo, vêm se destacando por possibilitar o ensino à distância.

Outros mercados como o de Beleza, Saúde e Bem-Estar também se movimentam e buscam novas estratégias para conquistas de clientes no “novo normal”.

Por que adquirir uma franquia digital?

Se antes era um potencial de mercado, hoje as franquias digitais já são formatos considerados tendência para o “novo normal”.

Portanto, se é para reforçar a renda da família ou tornar o negócio uma opção de trabalho, prepare-se para investir.

Baixo investimento

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Falamos sobre o investimento desse tipo de negócio, mas é sempre bom reforçar que existem possibilidades a partir de R$ 3 mil. A maioria das franquias virtuais se enquadram no modelo de microfranquias e, por isso, o valor máximo de investimento é de R$ 90 mil.

Flexibilidade de trabalho

Por ser um trabalho mais flexível, é possível conciliar os afazeres da casa e os cuidados com a família, estudos e outras atividades. Sendo assim, você pode organizar o melhor horário para se dedicar ao trabalho e realizar suas outras tarefas do dia.

Retorno previsto

Por ser um baixo investimento, é possível recuperar o que foi investido em um prazo bem mais curto, se comparado com as franquias tradicionais. Em média, o prazo de recuperação é de até 24 meses. Mas existem redes que apresentam payback de até três meses. Por isso, vale a pena pesquisar.

Cuidados na operação das franquias

moedas em cima da terra sendo regadas com um ramo de folhas simulando crescimento financeiro.
Assim como todo empreendimento as franquia digitais também precisam de muito cuidado na gestão

Por mais que a opção de negócios seja bem atrativa e de fácil gestão, é preciso compreender que dedicação e empenho são essenciais para alcançar resultados positivos.

Do mesmo modo que existe o suporte para auxiliar no negócio, há também o empenho do franqueado para fazer funcionar a franquia.

Todo o plano de negócio é repassado a fim de fazer com que o empreendedor entenda e o coloque em prática na franquia.

Portanto, dedique-se a franquia e aposte no conhecimento oferecido pela rede. Estar atento às tendências de mercado e se interessar por elas, são diferenciais que colocarão sua unidade em destaque.

Como identificar as melhores franquias digitais?

Para você que deseja abrir uma franquia digital, é muito importante conhecer algumas dicas para escolher a que melhor unidade para o seu perfil.

Dessa forma, é preciso entender que as franquias são empreendimentos que exigem um “casamento” perfeito. Ou seja, ambas as partes precisam estar cientes de onde podem chegar juntas para conseguir atingir o sucesso. 

Caso isso não aconteça, tanto o franqueado, quanto a franqueadora, tomam prejuízos. Assim, existem algumas dicas para conseguir encontrar as melhores parceiras dentro do seu perfil como empreendedor. 

O mais importante aqui não é focar apenas para o dinheiro que pode render ou gastar. Ao abrir franquia é preciso analisar diversos fatores que juntos irão se apresentar como melhor custo-benefício. 

São aspectos que irão garantir que você irá aproveitar ao máximo a parceria. O valor do investimento não quer dizer que determinada empresa é a melhor, nem a pior do mercado. Tendo isso em mente, podemos dar início a pesquisa e estudo sobre as melhores marcas do mercado para você. 

Identifique qual setor tem maior afinidade

Para começar o processo de busca das melhores franquias digitais do mercado, você precisa conhecer qual o setor tem maior afinidade para trabalhar. Ou seja, se você gosta mais de carros, provavelmente o segmento Automotivo será mais atrativo do que o de Saúde, por exemplo. 

Esse é o primeiro passo e o mais importante de toda a sua jornada como empreendedor. Principalmente pois a sua dedicação a unidade terá que ser maior que as oito tradicionais horas de trabalho. Não tem como ser um empresário e separar apenas uma parte do seu dia para cuidar do negócio. 

Assim, se não houver o mínimo de identificação com o negócio, certamente terá graves problemas para conseguir levantar da cama e conseguir alcançar os objetivos do empreendimento. Além disso, certamente no primeiro grande desafio o pensamento de desistir irá passar diversas vezes em sua cabeça. 

Popularmente falando, sabemos que quando fazemos algo por amor, ficamos muito mais dispostos e prontos para enfrentar qualquer problema. Sem contar que enxergar fora da caixinha se torna muito mais prático nessas horas. Você fica mais disposto a fazer testes e ações que muitas vezes irão demandar muito do seu tempo. 

Por isso, opte sempre pelo segmento que irá trazer benefícios para a sua vida pessoal, alinhado com os ganhos futuros. Os dois fatores precisam estar alinhados para que consiga iniciar a busca pelas melhores franquias. 

Conheça o seu perfil de empreendedor

Mais uma parte importante dentro desse alicerce para escolher o empreendimento que irá abrir, é descobrir qual o seu perfil de empreendedor. Dessa forma fazer um levantamento das suas principais características e pontos falhos que podem ser melhorados. 

Com base nesses pontos, você poderá conhecer um pouco mais sobre o seu perfil, principalmente se é uma pessoa mais voltada para vendas, com boas técnicas de persuasão, sabe lidar com o público, sabe se adaptar fácil a diferentes cenários etc. 

Ou se é uma empresário mais voltado para o lado comercial, que tem maior afinidade com questões de gestão e administração de negócios, é mais racional, prefere tomar decisões mais importantes para o empreendimento como um todo e entre outros.

Por mais que pareça algo simples e fácil de fazer, saber em qual área você tem mais afinidade será fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Afinal, imagine você ter um perfil mais comercial tendo que trabalhar vendendo produtos ou serviços?

Claro que isso não é um impeditivo, desde que você esteja disposto a estudar e aprender para aprimorar as características necessárias para o negócio. Além disso, esse levantamento ajuda você a conhecer seus pontos fracos como empresário. 

Em todas as situações, traçar o seu perfil de empreendedor será essencial para conseguir se desenvolver e levar o seu negócio junto. Assim, valorizando uma das principais característica de todo grande empresário: saber exatamente como melhorar como profissional para ter importantes conquistas.

Faça um levantamento financeiro

Chegamos ao último ponto da tríade de preparação antes de começar a pesquisar de fato as franquias digitais e escolher a sua. Conhecer a força do seu dinheiro é fundamental para que tenha um horizonte melhor de onde pode ir. 

Imagine que você encontre a franquia dos seus sonhos a seguir, entre em contato com ela, mas descobre que não possui o investimento necessário para dar entrada no negócio? Agora será que vale a pena entrar em um financiamento? Como você sabe que conseguirá pagar o crédito? Além disso, será que você está pronto para controlar o financeiro de uma empresa?

São essas questões que estamos querendo ajudar você a responder nessa dica. Tudo começa com uma pequena prática em casa e que pode fazer parte do seu dia a dia. Ou seja, saber como está o seu poder de compra e como gerir a suas finanças ao longo do mês. 

Primeiramente, nossa dica é anotar todos os seus gastos em uma planilha para descobrir como reduzir suas despesas. Certamente temos aquelas valores que não passam de um capricho e que podem deixar de fazer parte de sua vida. 

Uma dica é separar todas por aquelas que são realmente necessárias e as que são apenas porque você quer ter e removê-las. Mas claro que não é para regular totalmente essas despesas, porém refletir se não há nada que esteja bloqueando o seu dinheiro. 

Após isso, você já irá ver que sobrará uma boa quantia no final do mês. Esses valores podem ser aplicados em poupanças para que renda e não fique parado sem render alguns trocados a mais. Com esse controle básico, você terá uma boa prática para levar a sua unidade. 

Outras dicas financeiras

Ainda dentro dessa orientação, você também pode renegociar serviços como telefone, televisão e internet. Todas as empresas possuem promoções ou pacotes mais em conta do que você paga, basta apenas analisar para encontrar a que melhor se encaixa com seu perfil. 

Caso tenha dívidas com bancos ou outro lugar, entre em contato com o credor para renegociá-las. O objetivo deles é receber o que lhes é de direito, logo não irão encontrar problema em reduzir os juros e trabalhar com valores mais justos para você. 

Essas práticas, ao longo do tempo, farão você perder o “medo” do dinheiro e verá o quão simples é fazer esses controles. Isso terá reflexo direto nos seus negócios, uma vez que saberá como negociar com fornecedores, controlar a saúde financeira etc. 

Tudo isso irá ajudar você até na hora de conseguir financiamentos para abrir a sua franquia. Podendo conhecer a sua real capacidade sem colocar em risco as suas próprias finanças e acabar entrando em falência, levando tudo por água abaixo. 

Encontre as melhores marcas de franquias digitais

Com uma boa base sobre as principais dicas de como se preparar para tornar um franqueado, chegou o momento de conseguir escolher as franquias digitais que mais chamaram a sua atenção. 

Para isso, você pode consultar alguns portais especializados no assunto e que contam com listas de marcas. Além disso, você pode procurar em sites de buscas pesquisando sobre a área que deseja atuar. Por fim, no texto separamos cinco opções para ajudar você em sua procura. 

O mais importante nessa etapa, mais uma vez é evitar de olhar apenas pelo valor do investimento. É fundamental que analise outros requisitos como história no mercado, catálogo de serviços oferecidos ou produtos, se encaixa com o seu perfil etc. 

Diante das informações mais básicas, será possível encontrar as marcas que obtiverem mais pontos que você considerar atrativo.Um dica extra é fazer uma lista apontando os benefícios e problemas que encontrar nessa primeira busca mais superficial. 

Com as empresas separadas, ficará fácil para você dar continuidade no processo de franqueamento. Diante da primeira filtragem que realizar, o próximo passo é fazer uma busca mais funda sobre cada uma delas. 

Ou seja, pesquisar nas redes sociais como o mercado a enxerga, se estão satisfeito como o trabalho realizado ou não, se possuem muitos problemas e entre outros. Você também pode acessar o site “Reclame Aqui” para identificar o que outros empresários da franquia pensam sobre ela. 

Graças a essa segunda comparação, você terá uma lista mais reduzida e objetiva, permitindo que dedique seu tempo a questões ainda mais importantes. Mas para isso, será preciso mostrar que está interessado em abrir uma franquia para as marcas. 

Entre em contato com a franqueadora

O próximo passo para que você se torne um franqueado é entrar em contato com as marcas para demonstrar o seu interesse. Essa etapa é muito fácil e é feita diretamente no site dessa empresas. Basta que o candidato preencha o formulário, o envie e aguarde contato.

Nesse momento, você irá passar por uma breve entrevista para que a franqueadora possa conhecer um pouco mais sobre você. Lembre-se que as franquias precisam ser como casamento perfeito. Logo, elas também precisam pesquisar sobre você para saber se está dentro do que a marca espera ou não. 

Caso esteja empreendendo junto a um sócio, essa entrevista também deve acontecer com ele. Ambas as partes precisam estar alinhadas as expectativas da franquia. Afinal, vocês terão que preparar o negócio para que esteja sempre dentro dos padrões da franqueadora. 

Porém, não precisa se assustar. Por mais que as franquias necessitem de empresários capazes de seguir suas orientações, o modelo é reconhecido como “semi-independente”. Dessa forma, questões de gestão e administração são de responsabilidade exclusiva sua. 

Caso tenha o perfil aprovado pela franqueadora, você estará a um passo de se tornar um franqueado finalmente. A próxima etapa será estudar com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Analise a Circular de Oferta de Franquia

A COF é um documento criado pelas franqueadoras para que possam apresentar o seu modelo de negócio. Assim, você terá acesso a uma série de pontos que irão mostrar a você seus gastos, obrigações e dados sobre o empreendimento. Dentre eles estão:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócios da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Porém, para que a COF seja analisada com cuidado pelo candidato a franqueado, é importante que você só assine o contrato final após 10 dias do recebimento da Circular. Caso isso não ocorra, o investimento será perdido. 

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Além disso, o documento precisa ser de fácil compreensão e contar com uma linguagem simples e fácil. Todas essas orientações estão previstas na Lei de Franquias, criada justamente para proteger os franqueados. 

Uma dica é fazer o estudo da Circular junto a um advogado, ele irá ajudar você a encontrar os pontos de maior atenção e esclarecer dúvidas importantes. Por fim, você pode pegar mais de uma COF, porém é importante que não exagere para não acabar dificultando o seu entendimento. 

Assine o contrato de franquia

Finalmente, chegou o momento se assinar o seu contrato de franquia. A busca pelas franquias digitais pode ser algo difícil olhando de fora, mas é fundamental para conseguir encontrar a opção perfeita para o seu perfil. 

Após analisar a COF e ter a certeza que esse é o empreendimento ideal para você, basta dar continuidade no processo e assinar o contrato. Nesse momento, você terá que arcar com a taxa de franquia para começar a ter direito ao treinamento e suporte oferecido pela marca. 

Além disso, fique atento a alguns pontos importantes como o tempo de contrato. Ele precisa ser maior que o prazo médio de retorno do investimento. Ou seja, se o negócio prever que irá demorar 12 meses para você repor o que foi aplicado, não tem como ter o contrato de apenas um ano, assim não haverá vantagem nenhuma. 

Você deve ficar atento as questões que irão acarretar no cancelamento do contrato, tanto as suas obrigações, quanto da franqueadora. Caso alguma dessas cláusulas sejam acionadas, você poderá perder todo o investimento e acabar saindo bem prejudicado sem a possibilidade de recorrer. 

Para que você tenha uma referência de todos os processo, separamos o infográfico abaixo mostrando o passo a passo. Confira. 

Infográfico 8 dicas para ter uma franquia de sucesso

14 franquias digitais disponíveis no mercado

Veja a seleção que preparamos para você. Há modelos de franquias digitais de moda íntima, serviços automotivos, marketing digital, entre outras opções.

1. Quisto Corretora de Seguros

A franquia Quisto Corretora de Seguros é uma opção de franquias digitais direcionada à venda de seguros, sendo possível oferecer aos cliente mais de 90 soluções em seguros.

Dessa forma, seu sistema facilitador permite ao franqueado pesquisar mais de 20 seguradoras ao mesmo tempo.

O trabalho do franqueado é apenas intermediar a venda de soluções em seguros ao cliente, não sendo ele o responsável pela administração dos seguros contratados.

Assim, a rede de franquias é uma ótima opção de home office e oferece ganhos bem atrativos aos franqueados. As franquias disponíveis são em modelo home office e loja física.

  • Investimento inicial: R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: 50 mil
  • Tempo de retorno do investimento: de 3 a 12 meses

2. Acqio

maquina de cartão
Uma opção de franquia digital de pagamento eletrônico é a Acqio

A Acqio Franchising é uma franquia digital bem atuante no franchising. A empresa é especializada em pagamentos eletrônicos por meio de uma maquininha de cartão própria.

Dessa forma, o trabalho do franqueado é prospectar novos lojistas para usar da maquininha. O empreendedor também será responsável por oferecer o suporte aos clientes e os suprimentos para o uso da maquina.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

3. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

5. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

6. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7.990,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 2 meses

7. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Orgânica – Franquia Digital

A Orgânica é uma rede especialista em produtos de beleza naturais e, agora, tem uma franquia exclusivamente digital.

Com o negócio, você vai oferecer vários cosméticos orgânicos. Por exemplo, fragrâncias, produtos para banho, cabelos, home SPA, itens skin care e mais.

O negócio online é simples. Você terá uma loja online, e vai divulgar esse site para que as pessoas comprem nele. A franqueadora vai realizar as entregas direto para o cliente, para que você não tenha que se preocupar com a logística.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

12. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

13. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

14. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

15. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

16. Echosis

Se você gosta do marketing digital e tem interesse em investir nessa área, esta é uma boa oportunidade de franquia digital. Fundada em 2010, a Echosis é uma franquia de Marketing Digital que atua tanto no Brasil, como nos Estados Unidos.

Dessa forma, são oferecidos na franquia serviços de produção de conteúdo, soluções em redes sociais, e-mail marketing, otimização SEO, remarketing entre outros.

O modelo de franquia é home office e não é preciso experiência na área nem conhecimento prévio, visto que a franquia oferece todo suporte necessário para atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 14 meses

17. Mídia do Pão

A Mídia do Pão é uma opção de franquia digital que trabalha com a publicidade em embalagens de papel de pão. Assim, a rede foi estrategicamente criada para atrair tanto o cliente das marcas divulgadas, quanto as empresas que desejam ser vistas pelos consumidores de uma produto tão cotidiano: o pão francês.

Um diferencial é que as embalagens são ecológicas e podem ser utilizadas por farmácias, pizzarias, lanchonetes e outros negócios.

Na franquia, que é home office, o franqueado negocia o uso das embalagens e também o espaço disponível para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Viu como as franquias virtuais podem se a sua chance de investir no franchising ainda em 2020? O sucesso vai depender muito do seu empenho, por isso, é importante se preparar. Para saber como se tornar um franqueado ainda em 2020, acesse o conteúdo: “Como ser um franqueado de sucesso em 2020: 17 dicas infalíveis“.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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