Considerada a porta de entrada para o Sul do Brasil, diversas empresas têm enxergado boas possibilidades para quem optar por abrir franquias em Curitiba.
A cidade de Curitiba é uma das principais capitais do Brasil para quem deseja empreender. Não à toa, o município registra uma dos melhores Produto Interno Bruto (PIB) do País, como mostra o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, a cidade registra um PIB per capita próximo de R$ 45 mil – o dado analisa a média da renda de uma determinada população. Número bem maior do que quando analisamos o PIB do Brasil como um todo, que apresenta uma média de R$ 34 mil.
Outro fator que contribui muito para Curitiba ser vista como um local muito atrativo para apostar em franquias, está na estrutura de serviços propostos para os empresários, considerada uma das maiores do Brasil. Como resultado, diversas empresas optam por tornar a cidade a sua sede.
Todo esse acesso e abertura para novos empreendimentos, acabou transformando o setor terciário em principal fonte econômica do município. Ou seja, as várias áreas do comércio e prestação de serviços são fundamentais para que Curitiba continue se mantendo como uma das cidades mais ricas do País.
Além disso, a cidade foi por diversos anos considerada uma das melhores para investir em negócios de acordo com a revista Exame. Atualmente, no top 15 do estudo, Curitiba é apenas a segunda cidade fora da região Sudeste do Brasil, ficando atrás apenas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Para que entenda um pouco mais sobre os benefícios de apostar nesse tipo de empreendimento em Curitiba, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.
Quais os diferenciais das franquias em Curitiba?
Conhecendo um pouco mais sobre os motivos que fazem a possibilidade de apostar em franquias em Curitiba uma boa opção, chegou a hora de descobrir as vantagens desse empreendimento na capital paranaense.
O município é considerado o segundo mais competitivo do Brasil pela The Economist Intelligence Unit. Esse levantamento apresenta diversos fatores como a sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura etc. Pontos que fizeram a cidade ser requisitada por diversos empresários.
Outro ponto muito importante de se observar para quem pretende empreender em Curitiba está a sua localização estratégica no mapa brasileiro. Por ser um estado reduzido, Paraná acaba se tornando um ponto de ligação em diversas frentes. Inicialmente é a porta de entrada e saída da região Sul para Sudeste.
Em seguida, o estado está ligado a duas fronteiras importantes para o Brasil: o Paraguai e Argentina. Dessa forma, a capital paranaense é a melhor escolha para quem deseja aproveitar dois dos principais mercados consumidores da América Latina.
Além disso, Curitiba possui um dos principais portos do Brasil, sendo o seu o segundo maior e movimentando um volume próximo a nove milhões de contêineres por ano. Sem contar no aeroporto internacional, principal fonte de ligação do Sul do País.
Todos esses pontos fazem de Curitiba uma cidade próxima da perfeição quando se trata de empreender. Para conseguir sustentar os bons números e expectativas, é preciso investir no potencial humano, algo que acontece de fato na região. Possuindo um alto nível de produtividade e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,823.
Saiba como encontrar franquias em Curitiba para investir
Por causa de todas essas características, não é muito difícil encontrar franqueadoras querendo conseguir um espaço para abrir uma unidade em Curitiba. Para se ter uma ideia, a cidade é considerada a terceira maior quando se trata de novas marcas chegando para atuar.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de empresas que passaram a atuar na capital paranaense subiu 17%, chegando a 302 redes. Já com relação ao número total de unidades, o crescimento foi de 11%, totalizando mais de dois mil novos estabelecimentos em operação.
Essa movimentação aumenta ainda mais o interesse das marcas em operar na região. Além disso, por ser considerada um polo importador e exportador, diversas franqueadoras passam a trabalhar para conseguir se firmar no município. Com tamanha infraestrutura e potencial estratégico, não é difícil encontrar marcas que busquem acessar essas oportunidades.
Dessa forma, para que você possa encontrar franquias em Curitiba, basta fazer uma pesquisa sobre as empresas que estão atuando na área ou que pretendem iniciar a sua jornada.
Dentre os principais setores que atuam no franchise da região, você encontrará o de planos de saúde para animais, Automotivo, o da Saúde, Beleza e Bem-estar, Outros Negócios, Educação e Alimentação.
Porém, por mais atrativo que essas áreas sejam, você precisa encontrar o empreendimento que realmente seja benéfico para o que deseja como empresário. Não adianta escolher um segmento apenas por causa da sua rentabilidade. Se o foco for apenas esse, as chances de falhar ao longo da sua jornada aumentam consideravelmente.
Por que franqueadoras estão abrindo unidades em Curitiba?
Não é de hoje que podemos ver diversos empresários da capital paranaense otimistas com os resultados. Mesmo diante de eventuais crises, é possível observar uma recuperação do principal setor do estado, o terciário.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), no primeiro semestre de 2020 foi registrado um crescimento importante para os empreendimentos que vinham tendo problemas com a crise. Para se ter uma ideia do avanço, o faturamento em diversos segmentos aumentam de forma considerável.
A pesquisa conjuntural da instituição identificou um crescimento de quase 400% na receita das empresas voltadas para calçados, 235% em vestuário e tecidos etc. Sem contar nos demais aumentos possíveis de serem vistos em outras áreas, deixando de lado prestadoras de serviços como de limpeza e saúde que não sofreram, mas acompanharam o crescimento.
Dessa forma, com números sendo vistos como um dos melhores do Brasil, empresas buscam empreendedores que queiram ajudar na expansão da área de atuação. Podendo ter um papel fundamental na concretização de determinadas marcas em uma das regiões mais importantes do país.
Essa movimentação de diversas franquias em Curitiba não é algo novo e muito menos movido apenas pelos bons números apresentados. É um conjunto de benefícios e vantagens que fazem as empresas enxergarem a região como um ponto fundamental para o seu desenvolvimento.
Como resultado, quem mais sai ganhando são os empresários do município que têm uma gama alta de escolha e os consumidores, que possuem uma briga entre concorrentes que faz bem para o setor de uma maneira geral. É muito importante que você, como futuro empresário, não tenha medo dos concorrentes e os enxergue como importantes para seu desenvolvimento.
Descubra o passo a passo para se tornar franqueado em Curitiba
Para você conseguir encontrar o melhor empreendimento para abrir em Curitiba, é necessário fazer uma busca com muito cuidado, estudando diversos aspectos e analisando questões que terão impacto direto no seu negócio.
Como vimos, essa é uma região do Brasil onde as empresas estão sempre focadas para conseguir se desenvolver e, com isso, acabam surgindo muitas opções. Assim, você precisa analisar todas as oportunidades que se encaixam no seu perfil para evitar empreender em algo que não será viável para as suas condições.
Uma dica muito importante que podemos falar antes do passo a passo, é pensar que empreender vai além do dinheiro que você investe. Quando falamos de franquias, que são negócios que possuem uma série de benefícios para os franqueados, o foco deve ser sempre no custo-benefício que a marca pode lhe oferecer.
Todo esse cuidado será fundamental para que você possa superar os desafios e problemas que irão aparecer ao longo do negócio. Por mais seguro que seja investir em uma franquia, como mostra o estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o risco de fechar ainda existe.
Dessa forma, será a junção de todos os fatores que vamos apresentar no texto que serão capazes de mostrar a você o que realmente tem futuro ou não, se vale a pena, se é um investimento que condiz com a visão do mercado sobre a empresa etc.
Faça uma planejamento financeiro
Primeiramente, é impossível pensar em empreender sem um planejamento financeiro. Essa é uma prática corriqueira de todo empresário e precisa ser realizada em qualquer circunstância ao longo da sua carreira, mas principalmente antes de investir em franquias.
Uma das vantagens de empreender nesse modelo de negócio é que você consegue ter uma noção maior do dinheiro que será necessário para tirar o projeto do papel, algo que não acontece com quem decide abrir algo por conta própria.
Por isso, para que você reduza e elimine as chances de tomar um susto com as quantias do seu negócio, o primeiro passo é conhecer a sua real capacidade financeira. Ou seja, descobrir o quanto você recebe fixo, quais os gastos e como aumentar ao máximo o dinheiro que sobra no final do mês.
Será com base nesse levantamento que você pode começar a pensar em abrir alguma das franquias em Curitiba. Inicialmente, faça o mapeamento e identifique todos os seus consumos que podem ser considerados bobos e elimine-os.
Claro que a ideia não é limitar o que você pode ou não fazer com o seu dinheiro, mas apenas ajudar você a ter uma ideia maior de quais investimentos você é capaz de fazer diante do que recebe e gasta. Dentro dessa prática, também é possível negociar com credores e até achar planos de tv, internet e telefone mais baratos.
Ao final da sua rotina de identificação, é possível planejar uma ação e até pensar em financiamentos para finalmente se tornar um franqueado. Porém, antes de procurar uma instituição para isso ou colocar todo o seu dinheiro em uma franquia, precisa levantar mais alguns pontos.
Pesquise sobre o setor
A pesquisa sobre o setor visa em ajudar o empreendedor a encontrar as tendências que movem o mercado que você tem interesse. Ou seja, quais os pontos relacionados a consumo precisam ser levados em consideração pensando no plano a longo prazo.
Vale destacar que apesar das franquias serem reconhecidas pelo seu rápido retorno financeiro por causa da transferência de know how e expertise, elas são dependentes dos consumidores da mesma forma que um empreendimento comum.
Assim, caso encontre marcas que não consideram mudanças em seus serviços ou produtos, certamente estará olhando para um negócio que terá grandes problemas no futuro. Por ser um negócio cujo o padrão precisa ser seguido corretamente e à risca, o empresário precisa encontrar aquela empresa que tenha seus consumidores como inspiração.
Toda essa pesquisa passa por acompanhar as tendências do mercado, como a busca por produtos e serviços que dialoguem melhor com o meio ambiente. Um movimento que durante anos tem crescido e se tornado cada vez mais decisivo na hora que um cliente opta entre uma ou outra empresa.
Como resultado de toda essa busca, você terá em mãos uma lista de empresas que oferecem produtos e serviços ligados no que tende a acontecer no futuro, com uma gama enorme de clientes para conquistar e um grande potencial de crescimento na região.
E aqui, precisamos mais alerta pela primeira vez os cuidados para não definir uma franqueadora apenas por causa do valor cobrado para aquisição da franquia. Ainda precisamos analisar outras questões antes da tomada de decisão.
Encontre marcas de acordo com o seu perfil
O próximo passo na busca pelas franquias de Curitiba perfeitas para você é descobrir qual o seu perfil de empreendedor. Por mais que isso possa parecer bobagem em um primeiro momento, é graças a esse auto-conhecimento que você da um passo a mais para o sucesso do seu negócio.
Isso acontece porque pessoas são diferentes, e nem todas apresentam as mesmas características quando se trata de investir. Afinal, isso não é uma receita de bolo que apenas tais pensamentos funcionam. Não importa como você pensa, age ou acredita que deve ser o seu negócio para que ele decole.
Porém, para que você tenha uma garantia maior de sucesso, é necessário encontrar a marca que case perfeitamente com o seu perfil de empreendedor. Apesar de existirem diversas categorias, podemos separar em apenas duas: quem é mais voltado para a área comercial e as ligadas preferencialmente para o administrativo.
Pessoas que trabalham mais com vendas, são mais persuasivas, lidam melhor com cenários desfavoráveis, conseguem reverter situações apenas com uma conversa e lidam muito bem com o público. Em contrapartida, não possuem boas características necessárias para gerir um negócio.
Já aqueles mais próximos a questões administrativas, apresentam maior conhecimento de questões técnicas, são mais criativos na hora de solucionar problemas, conseguem ser menos impulsivos e são organizados. Porém, não conseguem atuar bem na linha de frente.
Por mais que existam essas duas frentes, isso não quer dizer que você não possa juntar as duas em uma só pessoa. Para isso, existem cursos e treinamentos que visam ajudar os empresários a desenvolverem suas habilidades menos favorecidas.
Busque informações sobre as franquias
Conhecendo o seu perfil, capacidade financeira e quais as tendências do mercado, chegou a hora de finalmente pesquisar a fundo sobre as franqueadoras. Essa etapa será primordial para que consiga selecionar as empresas que podem oferecer a você algum custo-benefício positivo.
Para isso, você pode utilizar pelo menos duas estratégias fáceis e esclarecedoras. Primeiramente, a sua busca pode começar por meio das redes sociais. Com essa simples pesquisa, será possível identificar como a marca lida com seus consumidores de maneira geral.
Além disso, você consegue ter uma ideia mais ampla sobre o que as pessoas estão pensando sobre a qualidade do produto ou serviço que é oferecido pela franqueadora. Outra possibilidade de conhecer mais sobre as marcas em questão, é fazendo uma pesquisa no site “Reclame Aqui”.
Nesse espaço será possível identificar não só o que o seu público-alvo tem de reclamações, quanto também outros franqueados que podem estar decepcionados ou chateados com algum problema relacionado as obrigações da franqueadora.
Outra opção, muito viável e fundamental para o seu desenvolvimento como empresário é consumindo o produto ou serviço da marca.
Afinal, é uma atividade quase impossível se manter em um mercado se não acredita no trabalho que realiza. Conhecendo um pouco mais a fundo sobre as franquias, o próximo passo agora é selecionar as que você deseja.
Entre em contato com a franqueadora
Conhecendo e sabendo como as franquias lidam com seus público, você deve selecionar as que mais lhe agradaram para entrar em contato e começar o processo de franqueamento. Para isso, basta acessar o site da empresa, preencher o formulário e enviar.
Após algum tempo, podendo ser até horas, a franqueadora irá entrar em contato com você para poder conhecer um pouco sobre o seu perfil. Essa etapa costuma ser curta e bem tranquila, considerando que a maioria possuem critérios simples de serem preenchidos.
Importante destacar que esse modelo de negócio não exige muito conhecimento ou experiência em alguns casos. Durante todo o processo, o empreendedor irá contar com ajuda do suporte e treinamentos para conseguir se desenvolver profissionalmente.
Caso você opte por apostar em franquias em Curitiba com algum sócio, ambos precisaram passar por essa conversa. A conversa será determinante para que a franqueadora possa encontrar algum negócio que se encaixa perfeitamente a sua necessidade e capacidade financeira como as opções mais comuns: home office e loja física.
Ao final, passando por essa etapa, você receberá o documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Com base nele, você vai entender mais a fundo sobre as suas obrigações como franqueado, assim como as da marca.
Estude a Circular de Oferta de Franquia (COF)
Com a COF em mãos, você terá acesso a uma série de informações que vão lhe apresentar o empreendimento de fato. Aqui, será possível conhecer o histórico da marca, os valores para o investimento, taxas a serem cobrados, pendências judiciais e mais uma série de dados importantes.
Podemos considerar essa como a última etapa antes da assinatura do contrato final. Dessa forma, não tem problema pegar o documento de outras empresas ao mesmo tempo. Porém, é interessante que não exagere para evitar algum tipo de confusão que possa resultar em um mal entendido.
De acordo com a Lei de Franquias, a Circular deve ser entregue pelo menos 10 dias antes de firmar o contrato de vez. Assim, você tem tempo de sobra para estudar todos os termos que envolvem o empreendimento e conhecer mais sobre o projeto.
Caso tenha alguma dificuldade, é aconselhável que procure um advogado para ajudar nos estudos. Inclusive, esse profissional lhe auxiliando pode ajudar bastante ao longo do processo de aquisição de uma franquia. Tendo esses pontos em mente e concordando com o plano de negócio, basta finalmente se tornar um franqueado.
Com o contrato em mãos, não esqueça de checar se todas as informações estão de acordo com o que foi negociado com o representante da marca. Além disso, confira o tempo de duração da parceria e as cláusulas de renovação e cancelamento.
Melhores opções de franquias em Curitiba
Com base em todas as informações que trouxemos sobre as franquias baratas em Curitiba, separamos algumas franquias para auxiliar na sua busca. São marcas de diferentes segmentos e com tradição no mercado.
Para que você possa conhecer alguma das marcas que vamos apresentar a seguir, existe a possibilidade de participar da Feira Virtual de Franquias em Curitiba. Dessa forma, você terá acesso aos representantes comerciais de cada marca e conversar diretamente para ficar por dentro do negócio.
A vantagem de participar desse tipo de evento é que diferente da etapa de entrar em contato e aguardar o contato, você pode ir diretamente até a parte da entrevista. Sem contar na possibilidade de conhecer ainda mais sobre o negócio com base nas informações apresentadas pelo representante.
Vale destacar que o processo é gratuito e não existe um prazo de data horário ou data. Basta entrar no site, selecionar a franquia que deseja, agendar a sua reunião e se preparar para a conversa. Tudo de maneira simples e fácil.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre franquias em Curitiba é porque a cidade é uma das mais procuradas por empresas?