O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » sóbrancelhas » Franquias home office: como manter contato com o franqueador

Franquias home office: como manter contato com o franqueador

Sumário

As franquias home office continuam tendo lugar de destaque entre os empreendedores. Além disso, o número de empresas que oferecem essa modalidade segue chamando atenção. Mas como se dá a relação entre franqueado e franqueadora nesse caso?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), aproximadamente 557 marcas oferecem a opção home office no país. Isso se dá pelo aumento do número de empresários que veem nessa oportunidade uma forma de alcançar altos faturamentos.

Porém, uma das dúvidas de quem deseja começar a investir nesse modelo de negócio é como o contato entre a marca e o empreendedor é mantido. Se há alguma diferença da forma de tratamento em comparação com quem tem mais capital, por exemplo.

Nesse sentido, preparamos o texto a seguir para esclarecer esse ponto e explicar quais são os cuidados necessários para que seu negócio se desenvolva da melhor forma possível. Acompanhe!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS HOME BASED. Acesse!

O que são franquias home office?

As franquias home office mostram-se como uma excelente opção para os empreendedores que buscam flexibilidade, qualidade de vida e custos mais baixos de operação.

Isso porque, em muitos casos, esse tipo de operação não exige grandes investimentos em estrutura, equipamentos e folha de pagamento, por exemplo. Aliás, elas são ideal para quem quer investir em seu primeiro negócio.

Pois, de modo geral, tratam-se de modelos de negócio testados, validados e que têm a credibilidade de marcas que já são bem reconhecidas pelo público.

Assim, investir em franquias home office une a possibilidade de trabalhar em casa com a segurança de quem já fez dar certo.

O grande problema, aqui, é que muitos empreendedores têm um certo receio de como vão tocar a franquia trabalhando em casa e, em muitas vezes, sozinhos.

Esse medo vem principalmente daqueles que nunca atuaram nesse esquema e, portanto, não sabem bem como vão se comunicar com a matriz, nem como será o suporte oferecido.

As principais vantagens de ser um franqueado home office

Dentre as vantagens de escolher alguma das franquias de home office para iniciar sua carreira de empreendedor, está o fato de conseguir ser mais produtivo que o habitual.

Você não precisará enfrentar trânsito, ficará mais tempo disponível e manterá a concentração por mais tempo. Além disso, o fato de estar em casa motiva mais os franqueados.

Afinal, é possível traçar e desenvolver uma rotina que o permita ir a academia no horário do almoço, por exemplo, ou sair para almoçar com a família etc. Sem a necessidade de dar satisfação para alguém e sem perder tempo.

Da mesma forma, o home office também reduz os gastos mensais. Ou seja, não é necessário pensar nos custos de transporte e alimentação externa. Tudo que o empresário precisa está em casa!

Nesse sentido, outro fator que faz o investimento ser menor é não necessidade de um ponto comercial. Dessa forma, isso elimina gastos com aluguel, manutenção, reforma, funcionários, entre outros fatores.

Porém, nem tudo são flores. Para que esse investimento dê certo, é preciso tomar alguns cuidados.

Quais os cuidados necessários para administrar franquias home office?

Trabalhar com uma franquia home office exige um pouco mais de algumas características do que um investimento em uma unidade física e tradicional. Pode parecer que não, mas trabalhar de casa requer um comprometimento e dedicação que vão além.

Em lojas convencionais existem gerentes, colaboradores e vendedores que ajudam o empresário a dividir suas tarefas. Porém, a atividade também conhecida como home based concentra todas essas funções em uma pessoa apenas.

Além disso, por se tratar de um grande salto em sua carreira profissional, é importante que converse com todos os membros de sua família para que eles possam entender a sua nova rotina.

Também é preciso mostrar que estar em casa não é sinônimo de estar à disposição para as tarefas do dia a dia, ou para resolver problemas de cunho pessoal. Durante o período separado para a franquia, é importante não acontecer essa mistura de assuntos.

Outra dica importante para se manter produtivo com as franquias home office, é criar uma rotina como se estivesse trabalhando em outro lugar.

Ou seja, acorde cedo, tome um banho, se alimente, estipule um horário para começar, quando irá ocorrer o intervalo para o almoço etc.

Isso é fundamental para que você consiga se desligar do fato de estar em casa e ser atraído para fazer outras coisas que podem distrair você. Por isso é tão importante um espaço separado para realizar as suas obrigações como empreendedor.

Como manter o contato com o franqueador?

Vemos que uma pessoa está em seu escritório. Com uma caneca de café em umas das mãos e o celular na outra, o homem verifica sua lista de contatos (imagem ilustrativa).
Uma comunicação efetiva pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Uma das dúvidas mais frequentes de quem opta por investir em franquias de home office é como o contato com a marca será mantido.

Por mais que esteja trabalhando de casa, isso parece gerar um afastamento inicialmente. Porém, se comunicar com o franqueador é tão fácil como se estivesse em uma unidade física. Basta prestar atenção em alguns pontos.

Entenda a distância entre franqueado e franqueador

O maior medo dos empreendedores que temem não estar próximos da franqueadora poderia ser solucionado quando lembramos que: mesmo no caso de quem tem uma loja física, os franqueados não estão, necessariamente, perto da franqueadora.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Muitas redes têm unidades em todo o Brasil. Portanto, é fisicamente impossível estar próximo de todas elas. Com isso, os franqueados costumam manter um contato mais frequente por canais digitais.

Isso significa que, independentemente de ter unidades físicas ou franquias home office, o contato com a rede será muito mais remoto do que pessoal. Se isso não é um problema para quem trabalha em loja física, dificilmente será para quem atua em casa.

Descubra os canais de comunicação das franquias home office

Antes de fechar negócio com a rede que você está analisando, é essencial detalhar qual o suporte prestado no dia a dia de operação e como ele é feito.

Algumas redes têm canais de e-mail e telefone específicas para os seus franqueados, o que proporciona um atendimento mais rápido e especializado. Outras contam com portais e sistemas de intranet e apenas os investidores têm acesso.

Nesses casos, é possível pedir ajuda, tirar dúvidas e fazer solicitações de uma forma ainda mais automática e ágil.

Independente de quais modelos de comunicação a rede oferecer, é preciso que isso esteja bem claro para o franqueado (e que ele possa confirmar se tudo isso realmente funciona).

Uma boa forma de fazer isso é conversar com os donos de algumas unidades que já estão em operação. Nesse contato, pergunte como eles fazem contato com a rede no dia a dia e como é o atendimento.

Aproveite as visitas e os treinamentos

Além de manter o contato com a marca pelos canais que ela oferece, como o e-mail e telefone, a maioria das redes também envia, periodicamente, um supervisor ou analista para avaliar o desempenho da unidade.

Dessa forma, esses profissionais podem auxiliar o franqueado naquilo que ele estiver tendo maior dificuldade. Tais encontros podem acontecer presencialmente ou ainda de forma remota.

Mas o importante é que o empreendedor aproveite essa oportunidade para relatar os desafios e as vitórias que vem tendo na administração da franquia. Vale a pena, também, sugerir melhorias e solicitar o suporte da rede.

Os treinamentos e atualizações também costumam ser oferecidos periodicamente. Essas são chances que o franqueado tem se aproxime da franquia e fortalecer o contato com a rede.

Faça a sua parte

A comunicação entre franqueado e franqueadora é essencial para o sucesso da rede, mas é uma via de duas mãos. Sendo assim, você também precisa fazer a sua parte para garantir que haja um contato saudável e oportuno para ambas as partes.

A princípio, é preciso lembrar que nenhum franqueado pode esperar que a rede se mantenha em contato diário e constante, ao menos que seja isso que a rede proponha.

Com líder de uma unidade da marca, o empreendedor deve seguir alguns padrões. Mas ele também precisa ter certa autonomia para resolver os problemas do dia a dia e encontra a melhor forma de gestão para o seu negócio.

Também é muito importante que o franqueado esteja disponível quando a franqueadora precisar entrar em contato com ele.

Portanto, deixar de responder e-mails, nunca atender o telefone ou estar sempre indisponível não é saudável. Aliás, essa ausência pode prejudicar (e muito) a unidade que passa a ficar desatualizada e praticamente “à deriva” em termos de suporte.

Para que isso não aconteça, mantenha sempre os seus contatos atualizados com a franqueadora e demonstre vontade e disponibilidade em manter um diálogo periódico com ela.

Acompanhe as novidades

Boa parte das redes envia boletins periódicos para os seus franqueados. São notificações sobre as principais novidades da rede, atualizações nos sistemas, novos produtos, dicas estratégicas e abertura de unidades, etc.

Muitas até utilizam esses materiais para pedir sugestões e descobrir qual a opinião dos franqueados sobre os próximos passos da marca.

Desse modo, acompanhar o que está acontecendo de novo na rede é uma boa forma de se manter a par das novidades da marca que você representa. Além disso, essa é uma oportunidade de sugerir e participar das principais decisões do negócio.

Frequente os eventos da rede

Quem trabalha em franquias home office pode acabar se sentindo um pouco mais isolado. Por isso, é uma boa ideia aproveitar os eventos da marca e do mercado no qual você está inserido para descobrir o que há de novo e fazer contatos.

Se há um evento de franquias e a sua rede vai participar, visite! Caso a franqueadora vá palestrar em um Feira, prestigie! Haverá um grande encontro de franqueados? Apareça!

Esses momentos sempre representam oportunidades para “trocar figurinhas” com outros profissionais do mercado, captar clientes e parceiros e aprender muito.

Melhores tipos de franquias home office para abrir

A seguir, separamos três modelos de franquias home office que necessitam de um investimento baixo e que proporcionam alta rentabilidade. Ou seja, em poucos meses, é possível receber o capital gasto para adquirir o direito de explorar a marca.

[raio_x_esf]

Como vimos ao longo do texto, trabalhar de casa traz diversos benefícios. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que isso não se torne um problema para você. O empresário precisa estar determinado a cumprir seus objetivos.

Além disso, por mais que pareça mais complicado se comunicar com a franqueadora, esse é um passo tão simples quanto uma tarefa rotineira.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje