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Franquias home office: como manter contato com o franqueador

Sumário

As franquias home office continuam tendo lugar de destaque entre os empreendedores. Além disso, o número de empresas que oferecem essa modalidade chama a atenção. Mas como se dá a relação entre franqueado e franqueadora nesse caso?

Mas antes de falarmos sobre isso, você deve saber que, o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões em 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Logo, esse número representou um crescimento de 13,8% comparado com 2022. Nesse sentido, ter a sua própria unidade pode ser interessante se você quer o próprio negócio e ganhar dinheiro.

Porém, uma das dúvidas de quem deseja começar a investir nesse modelo de negócio é como o contato entre a marca e o empreendedor é mantida. Por exemplo, se há alguma diferença da forma de tratamento em comparação com quem tem mais capital.

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para esclarecer esse ponto e explicar quais são os cuidados necessários para que seu negócio se desenvolva da melhor forma possível. Acompanhe!

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O que são franquias home office?

Franquias home office são modelos de negócio ideais para quem busca flexibilidade, qualidade de vida e menores custos operacionais. Elas permitem trabalhar a partir de casa, sem a necessidade de altos investimentos em estrutura, equipamentos ou equipe, sendo uma boa opção para quem deseja iniciar seu primeiro empreendimento.

Essas franquias baratas e lucrativas são baseadas em modelos testados e validados, respaldados por marcas já consolidadas no mercado, oferecendo segurança ao investidor.

Por outro lado, é comum que novos franqueados tenham dúvidas sobre como gerenciar a operação de casa, principalmente em relação à comunicação com a franqueadora e ao suporte recebido. Embora existam esses receios, com organização e comprometimento, esse modelo pode ser altamente rentável e eficiente.

As principais vantagens de ser um franqueado home office

Dentre as vantagens de escolher alguma das franquias de home office para iniciar sua carreira de empreendedor, está o fato de conseguir ser mais produtivo que o habitual. Você não precisará enfrentar trânsito, ficará mais tempo disponível e manterá a concentração por mais tempo. Além disso, o fato de estar em casa motiva mais os franqueados.

Afinal, é possível traçar e desenvolver uma rotina que o permita ir a academia no horário do almoço, por exemplo, ou sair para almoçar com a família etc. Sem a necessidade de dar satisfação para alguém e sem perder tempo.

Da mesma forma, o home office também reduz os gastos mensais. Ou seja, não é necessário pensar nos custos de transporte e alimentação externa. Afinal, tudo que você precisa está em casa! Logo, outro fator que faz o investimento ser menor é ter não necessidade de um ponto comercial.

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Sendo assim, isso elimina gastos com aluguel, manutenção, reforma, funcionários, entre outros fatores. Porém, nem tudo são flores. Para que esse investimento dê certo, é preciso tomar alguns cuidados. Então, é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Quais os cuidados necessários para administrar franquias home office?

Trabalhar com uma franquia home office exige um pouco mais de algumas características do que um investimento em uma unidade física e tradicional. Pode parecer que não, mas trabalhar de casa requer um comprometimento e dedicação que vão além.

Em lojas convencionais existem gerentes, colaboradores e vendedores que ajudam o empresário a dividir suas tarefas. Porém, a atividade também conhecida como home based concentra todas essas funções em uma pessoa apenas.

Além disso, por se tratar de um grande salto em sua carreira profissional, é importante que converse com todos os membros da sua família para que eles possam entender a sua nova rotina.

Também é preciso mostrar que estar em casa não é sinônimo de estar à disposição para as tarefas do dia a dia, ou para resolver problemas de cunho pessoal. Durante o período separado para a franquia, é importante não acontecer essa mistura de assuntos.

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Outra dica importante para se manter produtivo com as franquias home office, é criar uma rotina como se estivesse trabalhando em outro lugar. Ou seja, acorde cedo, tome um banho, se alimente, estipule um horário para começar, quando irá ocorrer o intervalo para o almoço etc.

Isso é fundamental para que você consiga se desligar do fato de estar em casa e ser atraído para fazer outras coisas que podem distrair você. Por isso, é tão importante um espaço separado para realizar as suas obrigações como empreendedor.

Como manter o contato com o franqueador?

Uma das dúvidas mais frequentes de quem opta por investir em franquias de home office é como o contato com a marca será mantido.

Por mais que esteja trabalhando de casa, isso parece gerar um afastamento inicialmente. Porém, se comunicar com o franqueador é tão fácil como se estivesse em uma unidade física. Basta prestar atenção em alguns pontos. Acompanhe!

Entenda a distância entre franqueado e franqueador

O maior medo dos empreendedores que temem não estar próximos da franqueadora poderia ser solucionado quando lembramos que: mesmo no caso de quem tem uma loja física, os franqueados não estão, necessariamente, perto da franqueadora.

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Muitas redes têm unidades em todo o Brasil. Portanto, é fisicamente impossível estar próximo de todas elas. Com isso, os franqueados costumam manter um contato mais frequente por canais digitais.

Isso significa que, independentemente de ter unidades físicas ou franquias home office, o contato com a rede será muito mais remoto do que pessoal. Se isso não é um problema para quem trabalha em loja física, dificilmente será para quem atua em casa.

Descubra os canais de comunicação das franquias home office

Antes de fechar negócio com a rede que você está analisando, é essencial detalhar qual o suporte prestado no dia a dia de operação e como ele é feito.

Isso porque algumas redes têm canais de e-mail e telefone específicas para os seus franqueados, o que proporciona um atendimento mais rápido e especializado. Outras contam com portais e sistemas de intranet e apenas os investidores têm acesso.

Nesses casos, é possível pedir ajuda, tirar dúvidas e fazer solicitações de uma forma ainda mais automática e ágil. Independente de quais modelos de comunicação a rede oferecer, é preciso que isso esteja bem claro para o franqueado (e que ele possa confirmar se tudo isso realmente funciona).

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Uma boa forma de fazer isso é conversar com os donos de algumas unidades que já estão em operação. Nesse contato, pergunte como eles fazem contato com a rede no dia a dia e como é o atendimento.

Aproveite as visitas e os treinamentos

Além de manter o contato com a marca pelos canais que ela oferece, como o e-mail e telefone, a maioria das redes também envia, periodicamente, um supervisor ou analista para avaliar o desempenho da unidade.

Dessa forma, esses profissionais podem auxiliar o franqueado naquilo que causa maior dificuldade. Tais encontros podem acontecer presencialmente ou ainda de forma remota.

Mas o importante é que o empreendedor aproveite essa oportunidade para relatar os desafios e as vitórias da administração da franquia. Vale a pena, também, sugerir melhorias e solicitar o suporte da franqueadora.

Os treinamentos e atualizações também costumam ser oferecidos periodicamente. Essas são chances que o franqueado tem de se aproximar da franqueadora e fortalecer o contato com a rede.

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Faça a sua parte

A comunicação entre franqueado e franqueadora é essencial para o sucesso da rede, mas é uma via de duas mãos. Sendo assim, você também precisa fazer a sua parte para garantir que haja um contato saudável e oportuno para ambas as partes.

Então, a princípio, é preciso lembrar que nenhum franqueado pode esperar que a franqueadora se mantenha em contato diário e constante, ao menos que seja isso que ela proponha.

Com líder de uma unidade da marca, você deve seguir alguns padrões. Mas também precisa ter certa autonomia para resolver os problemas do dia a dia e encontrar a melhor forma de gestão para o seu negócio. Também é muito importante que o franqueado esteja disponível quando a franqueadora precisar entrar em contato com ele.

Portanto, deixar de responder e-mails, nunca atender o telefone ou estar sempre indisponível não é saudável. Aliás, essa ausência pode prejudicar (e muito) a unidade que passa a ficar desatualizada e praticamente “à deriva” em termos de suporte.

Para que isso não aconteça, mantenha sempre os seus contatos atualizados com a franqueadora e demonstre vontade e disponibilidade em manter um diálogo periódico com ela.

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Acompanhe as novidades

Boa parte das franqueadoras envia boletins periódicos para os seus franqueados. São notificações sobre as principais novidades da rede, atualizações nos sistemas, novos produtos, dicas estratégicas e abertura de unidades etc.

Muitas até usam esses materiais para pedir sugestões e descobrir qual a opinião dos franqueados sobre os próximos passos da marca. Desse modo, acompanhar o que está acontecendo de novo na rede é uma boa forma de se manter a par das novidades da marca que você representa. Além disso, essa é uma oportunidade de sugerir e participar das principais decisões do negócio.

Frequente os eventos da rede

Quem trabalha em franquias home office pode acabar se sentindo um pouco mais isolado. Por isso, é uma boa ideia aproveitar os eventos da marca e do mercado no qual você está inserido para descobrir o que há de novo e fazer contatos.

Se há um evento de franquias e a sua rede vai participar, visite! Caso a franqueadora vá palestrar em um feira, prestigie! Haverá um grande encontro de franqueados? Apareça! Esses momentos sempre representam oportunidades para “trocar figurinhas” com outros profissionais do mercado, captar clientes e parceiros, além de aprender muito.

Melhores tipos de franquias home office para abrir

Até aqui você conferiu que as franquias home office têm conquistado cada vez mais investidores por oferecerem flexibilidade e custos reduzidos. Com um modelo de negócio eficiente, é possível empreender de forma prática, sem a necessidade de grandes investimentos iniciais.

Além disso, existem diversas opções no mercado, adaptadas a diferentes perfis e áreas de atuação. Desse modo, descobrir os melhores tipos de franquias home office pode ser o primeiro passo para iniciar uma jornada de sucesso no empreendedorismo. Então, confira algumas sugestões que preparamos para você que unem rentabilidade e praticidade. Acompanhe!

logomarca franquia guia-se
Lucre com Marketing Digital!
Investimento Inicial
R$ 54.900
Logomarca da franquia Bevita.
Lucre Com Cuidados!
Investimento Inicial
R$ 50 mil
Logomarca Franquia LocaAção, de Aluguel de Equipamentos.
Fature com Locação de Equipamentos!
Investimento Inicial
a partir de R$ 159 mil
Logomarca franquia BR Multas.
Lucre com Soluções para Multas!
Investimento Inicial
a partir de R$ 75 mil
Logomarca da franquia Prudential do Brasil.
Fature com Seguros de Vida!
Investimento Inicial
R$ 45 mil
Logomarca da franquia Tutoreanos.
Fature com a Consultoria de Negócios!
Investimento Inicial
R$ 24,9 mil
Logomarca da franquia Jan-Pro, de limpeza comercial.
Fature com Limpeza Comercial!
Investimento Inicial
R$ 27,8 mil
Logomarca da franquia Azul Empréstimo.
Lucre com Serviços Financeiros!
Investimento Inicial
R$ 15,9 mil
Logomarca da franquia Tudo Em.
Lucre no Ramo da Comunicação!
Investimento Inicial
R$ 20 mil

No vídeo abaixo você também acompanha opções de franquias lucrativas para trabalhar em casa. Assista!

O perfil ideal para ser um franqueado home office

Esse modelo é especialmente indicado para pessoas que têm disponibilidade para se dedicar a um novo empreendimento, seja como complemento às suas atividades atuais ou como uma oportunidade de trabalhar com algo que tenham afinidade.

Além disso, essas franquias podem ser uma alternativa para aqueles que desejam mudar de vida, buscando mais flexibilidade e a possibilidade de estar mais próximos da família. Por outro lado, é essencial ter disciplina e organização para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Como dito, trabalhar de casa pode ser desafiador, exigindo que o franqueado estabeleça horários definidos para iniciar e finalizar suas atividades. O equilíbrio entre produtividade e descanso é fundamental para evitar sobrecarga ou falta de foco, garantindo assim o sucesso no negócio e uma rotina mais saudável.

Como definir o segmento ideal para abrir a sua franquia home office?

As franquias home office, assim como as tradicionais, oferecem diferentes opções de segmentação. Ao escolher o segmento, é essencial considerar que alguns modelos exigem que o franqueado passe boa parte do tempo fora de casa, realizando atividades externas.

Vale destacar que, mesmo em franquias baseadas no modelo home office, grande parte das vendas costuma ocorrer fora do ambiente residencial, exigindo interação direta com clientes e visitas externas. Então, avaliar o segmento que melhor se adapta à rotina e às suas habilidades é um passo fundamental para o sucesso.

Como vimos ao longo do texto, trabalhar de casa traz diversos benefícios. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que isso não se torne um problema para você. Afinal, é preciso estar determinado a cumprir seus objetivos. Além disso, por mais que pareça mais complicado se comunicar com a franqueadora, esse é um passo tão simples quanto uma tarefa rotineira.

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