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5 franquias internacionais que fazem sucesso no Brasil

Mulher sorridente, usando blusa social branca, sentada em frente ao notebook. Ilustração do texto sobre franquias internacionais.

Franquias internacionais chamam muito a atenção de novos empreendedores. Afinal de contas, as marcas conhecidas mundialmente têm grande potencial. Aqui, você vai conhecer quais são as opções lucrativas de negócios e dicas para investir e ganhar dinheiro.

Mas primeiro, saiba que o mercado de franquias registrou um crescimento de 13,5% em 2024 em comparação com o ano anterior. Logo, os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que o faturamento alcançou cerca de R$ 273 bilhões.

Sendo assim, abrir um negócio de franquia de outro país pode ser interessante para quem quer lucrar. Porém, uma marca de sucesso não é a única vantagem de uma franquia internacional, como mostraremos a seguir. Continue a leitura!

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Vantagens e desvantagens de franquias internacionais

As franquias de outros países têm algumas vantagens que podem ser interessantes para você se destacar. Sendo assim, trabalhar com esse tipo de negócio pode significar também ter acesso a métodos operacionais diferentes do comum. Isso já que as demandas do mercado brasileiro e de fora são diversas.

Nesse sentido, é provável que a franquia traga ao país um modo diferente de trabalhar, mas que também dará certo por aqui. Se isso acontecer, o franqueado “sai na frente” da concorrência em vários aspectos.

Sem contar que a novidade é um grande atrativo para os públicos. Principalmente, quando a unidade de franquia aberta é a primeira daquele tipo na cidade. Os clientes têm curiosidade de experimentar coisas novas, e isso pode garantir um faturamento interessante logo no início.

Porém, vale dizer que as franquias internacionais não são feitas só de vantagens. Quando a rede não tem um master franqueado no Brasil, por exemplo, os franqueados podem encontrar certa dificuldade de contato com a franqueadora. Muito provavelmente, será preciso conversar com consultores fora do Brasil, que vão propor treinamento e mais. Pode ser bem mais trabalhoso do que contar com uma franqueadora no país.

Ao mesmo tempo, a rede pode ter que passar por adaptações para agradar ao público nacional. Ou pode ser necessário realizar um marketing muito mais intenso para conquistar as pessoas. Tudo isso vai demandar mais tempo para que o negócio dê certo no mercado.

Conheça algumas franquias internacionais para investir

Como dito, franquias internacionais podem ser opções interessantes para investir. Afinal, já terão uma marca de sucesso e know-how muito bem estabelecido. Mas não é porque uma empresa dá certo lá fora que fará sucesso no Brasil. Marcas como a Wendy’s não conseguiram conquistar o público brasileiro. Logo, foram um fracasso em território nacional.

Assim, é fundamental pesquisar bem sobre as franquias internacionais. Nesse sentido, tenha a certeza de que a marca que você deseja tem um plano específico para o nosso pai, por exemplo: tenha público, e que vai lhe dar todo o suporte necessário para atuar.

Da mesma forma, caso algum destes requisitos fiquem faltando, será melhor escolher uma franquia barata e nacional. Hoje, grandes grupos têm empresas de sucesso que oferecem o mesmo, ou até mais potencial do que marcas estrangeiras. 

Enfim, listamos abaixo algumas redes de franquias que podem ser boas opções para investir. Mas caso tenha dúvidas sobre elas, você pode pode conversar diretamente com a franqueadora da marca.

Já na hora de escolher a ideal, lembre-se que é fundamental que a empresa combine com o seu perfil. Em outras palavras, você deverá se identificar com a marca e ter interesse no trabalho que vai realizar. Por outro lado, poderá perder o interesse em atuar todos os dias. Esse costuma ser um dos motivos de fracasso das unidades de franquias. Acompanhe!

1. McDonald’s

O McDonald’s foi criado nos Estados Unidos, e hoje já tem milhares de unidades no Brasil e em outras dezenas de países. Famoso por seus hambúrgueres, batatas fritas e milk shakes, o McDonald’s nasceu como algo bem diferente: um restaurante que oferecia até churrasco. Na época, os atendentes de patins faziam sucesso e agilizavam o atendimento da marca.

Mas os irmãos McDonald logo perceberam a saída maior dos seus hambúrgueres e batatas. Assim, modificaram seu cardápio e em poucos anos se tornaram uma marca de enorme sucesso. Tanto que a empresa atua até hoje, com sucesso ainda maior. Nesse sentido, vale dizer que o processo de franqueamento de uma unidade McDonald’s é relativamente longo, podendo durar cerca de um ano.

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Afinal, a franquia internacional é bastante rígida na sua escolha de franqueados parceiros. Segundo a franqueadora, se trata de uma das marcas mais valiosas do mundo, com valor de cerca de 130,4 bilhões de dólares. Portanto, investir em uma unidade do negócio pode ser sua oportunidade de atuar com uma empresa bem-estabelecida e famosa. Abaixo, você pode conferir mais sobre a marca. Dê o play no vídeo!

2. KFC

A franquia KFC nasceu em meados de 1930, quando o Coronel Sanders começou a desenvolver sua receita de frango frito. Na época, ele tinha cerca de 40 anos de idade, e viajava pelos Estados Unidos tentando vender sua ideia de franquia. Mas apenas em 1952, Sanders conseguiu emplacar seu primeiro franqueado. A partir daí, que a marca realmente passou a se desenvolver. 

Hoje, a rede tem milhares de lojas, em vários países. Assim, além do frango frito, as unidades oferecem outras receitas, como: sanduíches de frango, batatas fritas, saladas e sobremesas (sorvetes).

Dessa forma, para abrir uma unidade, de acordo com a marca, o franqueado precisa ser aprovado pelo comitê internacional da empresa. Os restaurantes podem ser abertos em praças de alimentação de shoppings centers ou centro comerciais.

3. Johnny Rockets

Outra das franquias internacionais que separamos para lhe apresentar é a Johnny Rockets. No cardápio da marca há principalmente hambúrgueres frescos e batatas fritas. Aliás, esse é um diferencial. Os hambúrgueres da marca são frescos, nunca congelados. Por ano, de acordo com a franqueadora, a empresa vende mais de 17 milhões de hambúrgueres pelo mundo.

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Do mesmo modo, o cardápio da franquia ainda conta com milk shakes, maltes, onion rings, pães, molhos, sorvetes e outros. A Johnny Rockets foi criada em 1986 e hoje tem centenas de restaurantes, em vários países. Seu diferencial está no espaço do restaurante: sempre com visual moderno e aconchegante. O conceito é de um clássico american dining.

Nesse sentido, as lojas da rede parecem muito os clássicos restaurantes norte-americanos de décadas passadas. A franquia, inclusive, “carimba” seus hambúrgueres com o nome da marca. Por fim, os restaurantes têm assentos confortáveis e músicas que combinam clássicos icônicos com a cultura pop.

4. Mathnasium

A franquia Mathnasium é uma rede que trabalha com o ensino de matemática para crianças e jovens. A ideia é oferecer um ensino único e diferenciado, para que os alunos realmente compreendam a disciplina. Uma unidade de franquia da marca visa desenvolver nos alunos o interesse e aprendizagem dos indivíduos pelos cálculos.

Logo, a franqueadora afirma que procura franqueados que tenham interesse no setor de educação e vontade de ensinar. O objetivo da franquia é impactar positivamente a vida acadêmica dos jovens brasileiros, como faz em outros países.

5. JAN-PRO

A JAN-PRO é uma empresa especializada em limpeza internacional. Criada também nos Estados Unidos, surgiu em 1991 e hoje tem milhares franqueados, com unidades de franquias presentes em vários países.

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Um franqueado da marca trabalha especialmente com o gerenciamento da sua unidade. Isso porque, como a rede é reconhecida no mercado, a demanda de clientes costuma ser grande. Então, o empreendedor cuida de contratar uma boa equipe para os atendimentos e de gerenciá-lo.

Os serviços de limpeza da JAN-PRO podem ser realizados em: cinemas e teatros, academias, concessionárias, supermercados e igrejas. Mas também você pode atuar em universidades, restaurantes, hospitais, indústrias, escritórios, shoppings e agências bancárias.

São atendimentos sempre em espaços comerciais. Como diferenciais, a franqueadora oferece treinamento de limpeza contínuo, software de gestão operacional e um Sistema Limpeza Verde (Green Cleaning). 

Ou seja, uma preocupação com o meio ambiente durante a realização dos serviços. Os métodos de atendimento são rápidos, simples e padronizados. Assim, os franqueados podem oferecer exatamente o que os consumidores esperam da marca.

Outras opções de franquias para empreender

Se ainda não encontrou a franquia ideal, não se preocupe! Existem diversas marcas no mercado que podem combinar com seu perfil empreendedor. Nesta nova seleção, reunimos opções de franquias nacionais e internacionais para você conhecer e analisar.

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Nosso objetivo é conectar você às melhores oportunidades. Por isso, esta lista apresenta modelos de negócio variados, com diferentes investimentos e propostas de atuação. Continue a leitura, avalie as possibilidades e escolha a franquia que mais faz sentido para seus objetivos. Agora é o momento de dar o próximo passo e transformar seu plano em realidade. Confira!

Logomarca da franquia Prudential do Brasil.
Fature com Seguros de Vida!
Investimento Inicial
R$ 45 mil
Logomarca BRCondos.
Lucre com a Administração de Condomínios!
Investimento Inicial
de R$ 50 mil a R$ 120 mil
Logomarca da franquia Corpo Bueno.
Lucre Alto com Estética!
Investimento Inicial
R$ 371.500,00
Logomarca franquia Di Matteo Açaí.
Fature com Açaí!
Investimento Inicial
R$ 140 mil
Logomarca da franquia Di Blasi.
Lucre com Pizzas Artesanais!
Investimento Inicial
a partir de R$ 300 mil
Logomarca da franquia Bigadello, em azul claro e rosa. Em cima da palavra
Lucre com uma Máquina de Brigadeiros!
Investimento Inicial
a partir de R$ 85 mil
Logomarca da franquia Tudo Em.
Lucre no Ramo da Comunicação!
Investimento Inicial
R$ 15 mil
Logomarca franquia Capitano, de peixes e frutos do mar.
Lucre com Peixes e Frutos do Mar!
Investimento Inicial
R$ 149.250,00
ProSaúde - Logomarca da rede de licença. A cor predominante é verde, com uma borboleta colorida.
Lucre com os Melhores Produtos Naturais!
Investimento Inicial
R$ 130 mil

Como se preparar para comprar uma franquia internacional?

Investir em uma franquia exige mais do que capital: é fundamental estar preparado para operar o negócio com eficiência. Isso vale tanto para franquias nacionais quanto para internacionais. No caso das estrangeiras, a preparação precisa ser ainda mais robusta, já que fatores como distância e diferenças culturais podem dificultar treinamentos e a adaptação do franqueado.

É aí que a tecnologia se torna uma aliada. Plataformas de ensino a distância e treinamentos online ajudam a reduzir a distância entre a franqueadora e quem está começando. Ainda assim, vivenciar a operação no país de origem da marca pode trazer aprendizados valiosos sobre a rotina e os padrões do negócio.

Entenda que, abrir uma franquia pode ser como seguir uma receita de bolo à risca com a ajuda de um cozinheiro renomado. A burocracia pode existir, mas as franqueadoras experientes já aprenderam a navegar por ela e oferecem suporte para novos franqueados.

Passos para abrir uma franquia

Abrir uma franquia exige atenção e organização. O primeiro passo é entrar em contato com a marca de interesse e solicitar informações detalhadas. Em seguida, analisar o modelo de negócio ajuda a entender se ele se alinha ao seu perfil e objetivos.

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Depois, avalie com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF), pois esse documento traz dados essenciais sobre a operação da sua unidade. Com essas informações em mãos, planeje suas finanças.

Logo após, negocie com a franqueadora e alinhe expectativas. Finalizado o processo, basta investir na franquia e iniciar sua jornada empreendedora com segurança.

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu como abrir uma das opções de franquias internacionais e ainda conferiu sugestões de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, chegou a hora de dar o próximo passo e iniciar sua franquia de sucesso para lucrar. Você pode falar com a franqueadora de sua preferência e dar o pontapé inicial.

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