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5 franquias internacionais que fazem sucesso no Brasil

Sumário

Franquias internacionais chamam muito a atenção de novos empreendedores. Afinal de contas, marcas conhecidas mundialmente têm grande potencial.

No mercado de franquias brasileiras atuam com cerca de 2.882 marcas, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ainda de acordo com a ABF, aproximadamente 57 franquias internacionais permite que o empreendedor brasileiro abra uma unidade

Porém, uma marca de sucesso não é a única vantagem de uma franquia internacional, como mostraremos a seguir.

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Vantagens e desvantagens de franquias internacionais

As franquias de outros países têm algumas vantagens que podem ser interessantes para o empreendedor se destacar.

Sendo assim, trabalhar com esse tipo de negócio pode significar também ter acesso a métodos operacionais diferentes do comum. Isso já que as demandas do mercado brasileiro e de fora são diversas.

Nesse sentido, é provável que a franquia traga ao país um modo diferente de trabalhar, mas que também dará certo por aqui. Se isso acontecer, o franqueado “sai na frente” da concorrência em vários aspectos.

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Sem contar que a novidade é um grande atrativo para os públicos. Principalmente quando a unidade de franquia aberta é a primeira daquele tipo na cidade. Os clientes têm curiosidade de experimentar coisas novas, e isso pode garantir um faturamento interessante logo no início.

Porém, vale dizer que as franquias internacionais não são feitas só de vantagens. Quando a rede não tem um master franqueado no Brasil, por exemplo, os franqueados podem encontrar certa dificuldade de contato com a franqueadora. 

Muito provavelmente, será preciso conversar com consultores fora do Brasil, que vão propor treinamento e mais. Pode ser bem mais trabalhoso do que contar com uma franqueadora no país.

Ao mesmo tempo, a rede pode ter que passar por adaptações para agradar ao público nacional. Ou pode ser necessário realizar um marketing muito mais intenso para conquistar as pessoas. Tudo isso vai demandar mais tempo para que o negócio dê certo no mercado.

Por fim, abaixo apresentaremos algumas opções de franquias internacionais que não contam com tantos desafios assim. Continue lendo!

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Conheça algumas franquias internacionais para investir

Como dito, franquias internacionais podem ser opções interessantes para investir. Afinal, já terão uma marca de sucesso e know-how muito bem estabelecido.

Mas não é porque uma empresa dá certo lá fora que fará sucesso no Brasil. Marcas como a Wendy’s não conseguiram conquistar o público brasileiro. Logo, foram um fracasso em território nacional.

Assim, é fundamental pesquisar bem sobre as franquias internacionais. Tenha a certeza de que a marca que você deseja tem um plano específico para o nosso país. Principalmente, que tenha público, e que vai lhe dar todo o suporte necessário para atuar.

Da mesma forma, caso algum destes requisitos fiquem faltando, será melhor escolher uma franquia barata e nacional. Hoje, grandes grupos têm empresas de sucesso que oferecem o mesmo, ou até mais potencial do que marcas estrangeiras. 

Enfim, listamos abaixo algumas redes de franquias que podem ser boas opções para investir. Porém, na hora de escolher a ideal, lembre-se que é fundamental que a empresa combine com o seu perfil. Você deverá se identificar com a marca e ter interesse no trabalho que vai realizar. 

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Por outro lado, poderá perder o interesse em atuar todos os dias. Esse costuma ser um dos motivos de fracasso das unidades de franquias.

1. McDonald’s

O McDonald’s foi criado nos Estados Unidos, e hoje já tem milhares de unidades no Brasil e em outros 118 países.

Famoso por seus hambúrgueres, batatas fritas e milk shakes, o McDonald’s nasceu como algo bem diferente: um restaurante que oferecia até churrasco. Na época, os atendentes de patins faziam sucesso e agilizavam o atendimento da marca.

Mas os irmãos McDonald logo perceberam a saída maior dos seus hambúrgueres e batatas. Assim, modificaram seu cardápio e em poucos anos se tornaram uma marca de enorme sucesso. Tanto que a empresa atua até hoje, com sucesso ainda maior.

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Nesse sentido, vale dizer que o processo de franqueamento de um McDonald’s é relativamente longo, podendo durar cerca de um ano. A franquia internacional é bastante rígida na sua escolha de franqueados parceiros.

O McDonald’s é uma das marcas mais valiosas do mundo, com valor de 130,4 bilhões de dólares. Portanto, investir em uma unidade do negócio pode ser sua oportunidade de atuar com uma empresa bem-estabelecida e famosa.

  • Investimento total: a partir de R$ 2.670.000,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 560 mil
  • Retorno do investimento: até 60 meses

2. KFC

Já a KFC nasceu em 1930, quando o Coronel Sanders começou a desenvolver sua receita de frango frito. Na época, ele tinha 40 anos de idade, e viajava pelos Estados Unidos tentando vender sua ideia de franquia.

Mas apenas em 1952, Sanders conseguiu emplacar seu primeiro franqueado. A partir daí, que a marca realmente passou a se desenvolver. 

Hoje, a rede tem mais de 5 mil lojas, em 120 países. Assim, além do frango frito, as unidades oferecem outras receitas, como: sanduíches de frango, batatas fritas, saladas e sobremesas (sorvetes).

Dessa forma, para abrir uma unidade, o franqueado precisa ser aprovado pelo comitê internacional da marca. Os restaurantes podem ser abertos em praças de alimentação de shoppings centers ou centro comerciais. Seu tamanho mínimo é de 60 m².

  • Investimento total: a partir de R$ 1,9 milhão
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 250 mil
  • Retorno do investimento: até 48 meses

3. Johnny Rockets

Outra das franquias internacionais que separamos para lhe apresentar é a Johnny Rockets. No cardápio da marca há principalmente hambúrgueres frescos e batatas fritas. 

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Aliás, esse é um diferencial. Os hambúrgueres da marca são frescos, nunca congelados. Por ano, a empresa vende mais de 17 milhões de hambúrgueres pelo mundo.

Do mesmo modo, o cardápio da franquia ainda conta com milk shakes, maltes, onion rings, pães, molhos, sorvetes e outros.

A Johnny Rockets foi criada em 1986 e hoje tem cerca de 380 restaurantes, em 33 países. Seu diferencial está no espaço do restaurante: sempre com visual moderno e aconchegante. O conceito é de um clássico american dining.

Nesse sentido, as lojas da rede parecem muito os clássicos restaurantes norte-americanos de décadas passadas. A franquia, inclusive, “carimba” seus hambúrgueres com o nome da marca.

Por isso, os restaurantes têm assentos confortáveis e música “que combina clássicos icônicos com a cultura pop”, segundo a própria empresa.

  • Investimento total: a partir de R$ 800 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 300 mil
  • Retorno do investimento: de 18 e 36 meses

4. Mathnasium

Quer investir em uma franquia, mas o setor de Alimentação não te interessa tanto? Sem problemas! Há a opção de franquia internacional Mathnasium.

A Mathnasium é uma rede que trabalha com o ensino de matemática para crianças e jovens. A ideia é oferecer um ensino único e diferenciado, para que os alunos realmente compreendam a disciplina.

Se você aprendeu matemática, provavelmente foi decorando as informações. Acertamos? Esse é o método comum. Por isso, tanta gente não gosta da disciplina. Uma unidade de franquia da marca visa mudar esses dois aspectos de interesse e de aprendizagem dos indivíduos.

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Hoje, a empresa procura franqueados que tenham interesse no setor de educação e vontade de ensinar. O objetivo da franquia é impactar positivamente a vida acadêmica dos jovens brasileiros, como já vem fazendo em outros países.

  • Investimento total: a partir de R$ 5.327.000,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Retorno do investimento: não informado

5. JAN-PRO

A JAN-PRO é a empresa líder mundial em limpeza internacional. Criada também nos Estados Unidos, surgiu em 1991 e hoje tem mais de 9 mil franqueados. A franquia está presente em cerca de 15 países.

Um franqueado da marca trabalha especialmente com o gerenciamento da sua unidade. Isso porque, como a rede é reconhecida no mercado, a demanda de clientes costuma ser grande. Então, o empreendedor cuida de contratar uma boa equipe para os atendimentos e de gerenciá-lo.

Os serviços de limpeza da JAN-PRO podem ser realizados em: cinemas e teatros, academias, concessionárias, supermercados e igrejas. Pode atuar também em universidades, restaurantes, hospitais, indústrias, escritórios, shoppings e agências bancárias.

São atendimentos sempre em espaços comerciais. Como diferenciais, a franqueadora oferece treinamento de limpeza contínuo, software de gestão operacional e um Sistema Limpeza Verde (Green Cleaning). 

Ou seja, uma preocupação com o meio ambiente durante a realização dos serviços. Os métodos de atendimento são rápidos e simples, mas padronizados. Assim, os franqueados podem oferecer exatamente o que os consumidores esperam da marca.

  • Investimento total: a partir de R$ 20,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil
  • Retorno do investimento: de 12 a 36 meses

Gostou das opções de franquias internacionais que apresentamos aqui? Na hora de investir em uma unidade, não se esqueça de avaliar se combina com seu perfil.

Além disso, é claro, é preciso ter a certeza de que a marca vai lhe oferecer o suporte necessário. Desse modo, converse com outros franqueados antes de adquirir sua unidade. Se tiverem elogios para dar à empresa, será mais segura de se investir.

Enfim, com estes cuidados, você consegue avaliar qual a melhor opção e se vale a pena atuar com esta franquia internacional. Agora que está por dentro do assunto, que tal abrir o seu negócio?

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