Franquias mais rentáveis na pandemia prometem MATAR VÍRUS

Por
em
higienização acquazero franquias mais rentáveis
Advertisement

O franchising desenvolve serviços e modelos de negócio de acordo com as demandas do mercado. As franquias mais rentáveis são aquelas que, além de apresentar boa lucratividade, possuem estratégias para atender as exigências do mercado.

A pandemia do novo coronavírus exigiu que muitas redes de franquias se adaptassem às mudanças de comportamento e de consumo dos brasileiros.

Dessa forma, o setor começou a se recuperar no segundo trimestre de 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). As empresas faturaram R$ 41,140 bilhões, 48,4% a mais do que no mesmo período de 2020.

Assim, marcas que trabalham no segmento de serviços precisaram apostar em novos formatos de atendimento aos consumidores. Além disso, buscaram uma forma de se aliar no combate à pandemia.

Redes que desenvolveram este olhar atento para o sério momento que o país ainda atravessa conseguiram, ao mesmo tempo, proporcionar boas oportunidades de negócio aos franqueados.

Advertisement

Dessa forma, o objetivo é continuar atendendo os clientes, possibilitando que o modelo de negócio do franqueado gere lucro.

Neste conteúdo, apresentamos uma ideia de serviço, já aplicado pela rede de franquias Acquazero, mas que foi potencializado no cenário da pandemia.

A expansão de um tipo de serviço de limpeza de automóveis possibilitou que a marca se posicionasse no mercado como aliada no combate ao novo coronavírus. Proporcionou também bons resultados aos franqueados.

Quer saber qual é esse serviço? Acompanhe a leitura desse artigo conosco!

O que é rentabilidade em uma franquia?

O que a maiorida das pessoas prestam atenção no momento de escolher uma franquia, é o valor de investimento.

Assim, se o valor exigido pela franqueadora cabe no bolso do empreendedor, esse pode ser o momento de investir.

Entretanto, as análises das informações sobre um modelo de negócio não devem parar por aí. Saber se o investimento necessário é compatível com as reservas financeiras é o primeiro passo. Além disso, muitos outros devem ser analisados.

A rentabilidade por exemplo, se refere ao lucro que a unidade proporcionará ao empreendedor. E este não é um cálculo simples, que envolve apenas alguns gastos.

Isso porque, além do investimento inicial para abertura da unidade, o empreendedor também precisará investir em estoque, contratação de funcionários, custos da franquia (contas de luz, água, IPTU).

Dessa forma, outros gastos também entram na conta, como aluguel do espaço, capital de giro e investimento em marketing e divulgação.

Todos estes cálculos devem entrar na hora de saber se o modelo de negócio é uma das franquias mais rentáveis para apostar.

Quando somamos os custos, chegamos ao valor real de investimento necessário para abrir a franquia. Esse valor pode vir de recursos próprios ou de empréstimos em instituições financeiras.

Entretanto, é aconselhável tomar cuidado com as taxas de juros caso o empreendedor escolha pegar um empréstimo.

Assim, com esta soma, chegamos ao número mais importante para todo franqueado: a rentabilidade da franquia.

Para isso, é importante dividir o lucro líquido do negócio no valor do investimento total. Assim, é identificado uma porcentagem de quanto o modelo de negócio proporcionou de lucratividade aos franqueados.

De olho na documentação

documentos
Estudar toda a documentação é essencial antes de assinar o contrato de franquias.

Essas informações devem estar explícitas para o franqueado na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Este é um dos documentos mais importantes que informa todos os dados necessários para saber se aquela pode ser uma boa franquia para o empreendedor.

Assim, a COF deve apresentar os valores que o franqueado precisará investir, o prazo de retorno de investimento, faturamento estimado, alcance de lucro da franquia, entre outros detalhes.

Além disso, devem estar explícitos os direitos e deveres, tanto do franqueado quanto da franqueadora.

O Contrato de Franquias também deve informar dados do modelo de negócio. Este segundo documento só deve ser assinado quando o empreendedor estiver de acordo com a COF.

O que proporciona maior segurança para estes processos é saber que as documentações estão em conformidade com o que determina a Lei de Franquias.

Vantagem de investir no franchising

A atuação junto a uma rede de franquia é uma das formas mais seguras de se tornar empreendedor.

Isso porque, independente do segmento ou do formato de franquia escolhido para investir, os franqueados encontram mais segurança.

Além disso, as marcas já foram testadas no mercado. Isso proporciona maior maturidade em meio aos desafios e mudanças da sociedade.

Ao mesmo tempo, os franqueados têm o suporte garantido pela franqueadora como determina a Lei de Franquias. Assim, treinamentos e transferência de know-how fazem parte do apoio dado ao franqueado.

Os empreendedores também encontram garantias nas documentações informadas pela franqueadora. Dessa forma, saiba que a COF e o Contrato de Franquias são os dois documentos mais importantes.

Neles devem constar por exemplo, os dados sobre a franquia e os direitos e deveres de ambas as partes.

Dessa forma, a proteção do investimento de acordo com a Lei, os documentos que atestam a seriedade do processo e o suporte constante da rede possibilitam que o empreendedor tenha tranquilidade para atuar no mercado escolhido.

Franquias mais rentáveis: como escolher a marca ideal para você?

Estar a frente de um dos modelos de franquias mais rentáveis é o sonho de muita gente. Assim, mais importante que a lucratividade, é a afinidade entre franqueado e a marca.

Ter harmonia na rotina de negócio e se identificar com os produtos e serviços vendidos pela franquia facilitam a rotina de trabalho. Por isso, antes de investir, é preciso estudar.

As franquias mais rentáveis estão presentes em todos os segmentos do franchising brasileiro. Por isso, pesquise e tente encontrar aqueles que você mais se identifica.

Vale se perguntar com o que você deseja trabalhar e como você se ve atuando como franqueado.

Entre nos sites e nas redes sociais das marcas, conheça a fundo os produtos e serviços que são oferecidos aos clientes.

Entenda um pouco mais sobre os processos de venda onde a marca está presente, há quanto tempo atua no mercado e quais são as condições de investimento para os franqueados.

Além disso, participe de eventos, palestras e feiras de franquias. Este também é um processo de pesquisa que permite que você vivencie um pouco o mercado de franquias.

Depois, é só entrar em contato com a rede que você mais se identificou, demonstrando interesse em investir.

O processo de seleção dos candidatos é coordenado pelas franquias e cada uma delas estabelece as regras para a entrada de novos franqueados.

Dessa forma, o risco de investimento diminui bastante, independente do formato de franquia escolhido.

Ao realizar uma escolha certeira, que esteja em harmonia com as projeções para o futuro, com o perfil pessoal e profissional, existem ainda mais chances da franquia ser um sucesso!

Franquias rentáveis: serviços automotivos

homem fazendo a limpeza do ar condicionado de um carro. franquias mais rentáveis
O segmento de serviços automotivos se destaca quando o assunto é rentabilidade.

Dentro do franchising brasileiro, existe muitas opções de segmentos para investir. O segmento de serviços automotivos apresenta possibilidades variadas, com operação de franquia em formato de loja e até home based.

Ao investir no franchising, o empresário tem mais chances de se desenvolver, visto que o setor oferece suporte em todas as etapas da franquia, desde a implantação do negócio, treinamentos específicos, principalmente no setor de veículos.

Por isso, o setor é um dos que mais faturam no franchising, só em 2019 chegou a alcançar R$ 6,3 bilhões.

Assim, as possibilidades das franquias de serviços automotivos são bem amplas. Essa oferta visa atender as mais diversas expectativas do nicho de consumidores bem exigentes.

É possível operar uma franquia em formato de loja, atendendo os clientes em uma estrutura comercial mais robusta e com serviços bem completos.

Este tipo de investimento requer que o empreendedor invista um capital mais elevado e ainda, os ganhos podem ser maiores.

Advertisement

O segmento de serviços automotivos também possibilita que os franqueados atuem em modelo home based.

Dessa forma, o empreendedor opera a unidade sozinho, sem a necessidade de instalação de ponto comercial ou contratação de funcionários. Este formato costuma ser bem mais em conta.

Franquias mais rentáveis: Acquazero

A Aquazero é uma rede de franquias brasileira, fundada em São Paulo no ano de 2009. Desde o início, a marca se propôs a trabalhar com serviços automotivos completos de limpeza aos reparos dos veículos, com foco em qualidade de atendimento.

A marca desenvolveu um tipo de lavagem ecológica em que para lavar todo um veículo, são utilizados somente 300 ml de água.

A lavagem também utiliza os produtos biodegradáveis, que potencializam o efeito da limpeza e proporcionam maior qualidade ao serviço. Ao todo, a Acquazero conta com 15 tipos de atendimentos para veículos.

Além disso, a marca realiza limpeza técnica do motor, hidratação do couro, higienização de ar condicionado e estofados, entre outros serviços.

Para os empreendedores interessados em se tornar franqueado, a Acquazero conta com três modelos de negócios de loja física e outros três formatos de franquia home based, que realizam atendimento delivery.

Para garantir o sucesso das unidades, a Acquazero possui uma equipe de relacionamento que busca ajudar o franqueado a atingir excelentes desempenhos.

O suporte acontece por meio das equipes de atendimento, desempenho financeiro e implantação de estratégias de marketing.

Confira tudo sobre os modelos de investimento da Acquazero e fique sabendo sobre valores de investimento, serviços e modelos de franquia da marca e muito mais neste vídeo!

Referência entre as franquias mais rentáveis

Em um levantamento desenvolvido em 2019 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Acquazero foi considerada uma das 50 maiores redes de franquias de serviços automotivos do Brasil.

Isso se deve a uma rede de estratégias adotadas pela marca. A primeira, a excelente qualidade dos serviços oferecidos.

Dessa forma, a marca está sempre atenta a atualizações dos serviços para conseguir atender as novas demandas do mercado automotivo.

A segunda, é a garantia de suporte completo a todos os franqueados. Treinamentos que constam na COF são oferecidos aos empreendedores e entendidos pela marca como essenciais para o sucesso das unidades.

Em terceiro lugar, estão os projetos de expansão. A Acquazero visa estar presente em todo o território nacional e também no mercado internacional. Para isso, desenvolve modelos de franquias capazes de se adaptar às particularidades das diferentes cidades e regiões do país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Serviço de oxi-sanitização

Comprometida com serviços de qualidade para automóveis, a higienização do ar-condicionado de veículos é uma das propostas da Acquazero. O objetivo é remover fungos, ácaros e bactérias das tubulações e de todo o interior do veículo.

homem fazendo a oxi-sanitização de um carro. acquazero franquias mais rentáveis
O serviço de oxi-sanitização da Acquazero garante limpeza de espaços no qual a limpeza convencional não alcança.

Uma vez que não é feita uma limpeza cuidadosa, a proliferação desses micro-organismos eleva o risco de doenças respiratórias. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, este cuidado deve ser redobrado.

No cenário atual, em que toda a população se preocupa com a saúde, os serviços que mais têm atraído são aqueles que prometem exterminar esses pequenos seres indesejáveis.

Bactérias, fungos, ácaros e até mesmo os vírus estão na mira dos marcas que oferecer serviços de limpeza automotiva, em especial a Acquazero.

Com isso, as empresas que se dedicam a serviços especializados de limpeza de veículos buscam aprimorar as formas de higienização dos veículos para potencializar a proteção.

O serviço de oxi-sanitização é, portanto, o principal atendimento que vem registrando aumento nas unidades da marca.

A oxi-sanitização funciona da seguinte forma: um equipamento especial é ligado dentro do carro, que deve estar com as janelas fechadas e a ventilação ligada no modo de recirculação. Além do trabalho da tecnologia à base de ozônio, é utilizado sprays especiais para potencializar a limpeza.

Além disso, a oxi-sanitização é um dos processos mais procurados nas unidades da rede. Os clientes buscam o serviço para eliminar odores desagradáveis, derramamento acidental de líquidos e alimentos em automóveis.

Ao mesmo tempo, o processo também diminui a contaminação do sistema de refrigeração, melhorando a qualidade do ar e preservando a saúde de motorista e passageiros.

Outros serviços Acquazero

Com quase 800 unidades em operação em todo o país, a Acquazero atua com o objetivo de ser referência no mercado de serviços automotivos.

Para isso, aposta na qualidade de uma gama variada de serviços e ainda investe em inovações constantes. Além da limpeza ecológica e da oxi-sanitização, os clientes encontram opções para cuidado com a estética do veículo.

Entre elas estão o enceramento da lataria, limpeza técnica de motor e cristalização de vidros. Assim como hidratação e limpeza do couro, vitrificação de pintura, higienização de estofados e ar-condicionado etc.

Franquias mais rentáveis: perfil do franqueado Acquazero

Em qualquer tipo de empreendimento, é importante existir harmonia entre o perfil do candidato a franqueado e a rede de franquias.

Por isso, a Acquazero busca por franqueados que tenham afinidade com o segmento, além de boa relação com o cliente e habilidade para gestão de negócios.

Outro ponto é entender a importância de modelos de negócio e serviços voltados para a sustentabilidade. Todas as unidades devem prezar pelo consumo consciente e por uma economia sustentável.

Ao mesmo tempo, é ideal que os franqueados tenham possibilidade de se dedicar integralmente ao sucesso do negócio.

Depois do conteúdo lido, você anda pensando em investir em uma franquia? Quer estar à frente de um dos modelos de franquias mais rentáveis? Em todo modelo, é essencial que você saiba tudo que compõe o negócio.

Para lhe ajudar, temos um ebook gratuito com informações sobre como estruturar o planejamento financeiro da unidade e dados sobre o mercado. Confira!

ebook por que franquia é uma boa opção

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias mais rentáveis na pandemia? Aproveite para saber também “O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?”.

*Informações publicadas em JANEIRO/2022. O preço da franquia pode sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement