Franquias na área da saúde: opções no mercado que nunca têm crise

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Franquias na área de saúde: estetoscópio e um coração
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As franquias na área da saúde podem ser um bom investimento para quem busca mudar de vida durante a crise. Afinal, por se tratar de uma área essencial, é quase impossível que esses empreendimentos sofram financeiramente com qualquer crise.

Optar por uma franquia é a certeza de abrir um empreendimento muito mais barato do que uma clínica própria, por exemplo. Esse tipo de negócio exige bastante do bolso e ainda mais determinação do empreendedor.

O modelo de franquia exige um investimento inicial e o mesmo comprometimento com o trabalho. Contudo, você sabe o dinheiro que irá gastar e se lançará no mercado com o apoio de uma grande empresa.

Esses fatores tornam esse tipo de negócio muito mais vantajoso. Não à toa, esse é um dos setores que mais lucram no sistema de franchising.

Nesse sentido, preparamos este texto para mostrar as vantagens de investir no segmento, além de um guia de franquias com algumas marcas para você escolher. Acompanhe a leitura!

Por que investir em franquias na área de saúde?

Vemos uma empresária apresentar uma proposta para um casal (homem e mulher) que, sorridentes, analisam o documento (imagem ilustrativa). Texto: franquias na área da saúde.
Franquias na área da saúde são opções de negócios interessantes pois são essenciais.

Nos momentos mais delicados, em que precisamos nos atentar aos cuidados com a saúde, um dos empreendimentos que mais chama atenção é o modelo voltado para a saúde. Afinal, a maioria dos empreendedores estão atrás de soluções mais seguras para investir.

Mesmo que o Brasil possua o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos do mundo, ele possui algumas falhas. Isso acaba deixando as pessoas com receio de depender unicamente da rede.

Como resultado, a tendência é o aumento na busca por planos de saúde ou tratamentos particulares.

Essa movimentação pode ser vista no levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o mercado em 2019. De acordo com a instituição, o número de novas unidades de franquia no setor de Saúde e Bem-estar subiu 4% em comparação com 2018.

Além disso, o faturamento do setor foi um dos mais altos, alcançando R$ 34,2 bilhões, ficando atrás apenas do segmento de Alimentação. Se comparado com 2018, esse número é 7.2% maior.

Nesse sentido, Ministério da Saúde divulgou que o Brasil é o 8º maior mercado desse setor no mundo. São aproximadamente 2,18 médicos para cada mil habitantes, uma das maiores populações médicas do mundo.

Outro dado importante de observar é o número total de hospitais. No Brasil, existem seis mil hospitais e aproximadamente dois milhões de outros profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Apesar dos números, foram excluídos outros profissionais como fisioterapeutas e dentistas, que também fazem parte do sistema de saúde.

16 opções de franquias na área da saúde

Vemos uma ilustração de uma prancheta gigante em que é possível notar uma lista de tarefas. Todas foram realizadas. Em volta (e em cima da prancheta) vemos a ilustração de algumas pessoas. À esquerda da prancheta, um homem segura um lápis gigante; ele parece indicar para as demais que observam que o serviço de checagem está completo (imagem ilustrativa).
Existem diversas opções de franquias de serviços de saúde no mercado.

Para quem está procurando franquias na área da saúde, os dados apresentados acima podem ser a demonstração de um empreendimento de sucesso. Afinal, o brasileiro tem se mostrado bem consciente quando falamos de saúde e bem-estar.

Dessa forma, para ajudar você a escolher o melhor empreendimento para o seu perfil, separamos algumas marcas importantes. Existem opções em que você não precisa ter formação na área para tocar o projeto. Acompanhe.

1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros é uma empresa voltada para quem deseja trabalhar oferecendo serviços como planos de saúde e seguros de saúde ou de vida.

A marca está no mercado desde 2012, e conta com parceiros de qualidade como Unimed, Amill e Porto Seguro. Além disso, o empreendedor tem a possibilidade de atuar em outras frentes.

Vemos alguns empresários reunidos em volta de uma mesa. É possível ver alguns relatórios e dois computadores (imagem ilustrativa).
A Quisto é referência em planos de saúde e seguros de vida.

São mais de 90 serviços oferecidos pela Quisto que inclui consórcios, programas financeiros e outros tipos de seguros. Uma das grandes vantagens da marca é seu sistema de gestão, capaz de fazer o comparativo de 20 orçamentos diferentes.

Por fim, vale destacar a política de comissionamento praticado pela empresa. Os valores podem variar entre 10% e 45% dependendo do ativo negociado. Para se tornar franqueado é possível escolher entre o modelo home office e o de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Para saber um pouco mais sobre a Quisto Corretora de Seguros, separamos o vídeo abaixo com algumas dicas e outras informações para você. Confira!

2. Odontoclinic

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Criada em 1997, na cidade de São Paulo, a Odontoclinic é uma das franquias na área da saúde mais tradicionais do mercado. O objetivo da rede de clínicas odontológicas é oferecer tratamentos de qualidade para o máximo de pessoas possíveis.

Dessa forma, a Odontoclinic atua com foco em ajudá-las a reconquistar a confiança e a alegria de sorrir outra vez.

Podemos dizer que, dentre as franquias na área da saúde, a Odontoclinic é a que mais sofre com o pré julgamento dos pacientes. Afinal, quase ninguém se sente confortável ouvindo o barulhinho das maquininhas do consultório.

Por causa disso, a empresa busca formas de transformar a experiência de seus pacientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 285 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 140 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Emagrecentro

A rede Emagrecentro é uma franquia na área de saúde que oferece diversos tipos de tratamentos e produtos para emagrecimento.

Este tipo de trabalho é uma das formas de as pessoas cuidarem da saúde e prevenirem diversas doenças. Portanto, é um meio de ter uma maior qualidade de vida.

 Atualmente, a rede conta com mais de 120 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 13 meses

4. MedNet

A MedNet Saúde Ocupacional dedica-se à prestação de serviços ocupacionais, com realização de exames clínicos, audiométricos, laboratoriais, cardiológicos, oftalmológicos e radiológicos.

Da mesma forma, a empresa conta com outras especialidades envolvidas nas atividades laborais de seus clientes.

Atualmente, o Grupo conta com mais de 40 unidades em 12 Estados. A oferece modelos de negócios com taxa de franquia que variam se a unidade for instalada em capitais ou em cidades do interior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 20 mil até R$ 500 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

5. KR Saúde 

Pensando em investir? Uma opção disponível no mercado é a KR Saúde, marca que está em atividade desde 2008. Para se ter ideia, a empresa oferece vários serviços médicos, odontológicos e atendimento domiciliar 24 horas. 

Desse modo, os clientes têm acesso fácil aos serviços e podem escolher entre diferentes tipos de planos, tanto individuais, quanto coletivos. Para abrir sua unidade, é preciso contar com espaço físico adequado que mantenha todo o padrão das clínicas. 

No entanto, saiba que você receberá treinamento completo antes de inauguração, terá suporte em marketing, manual para operação e software. Há também o suporte de gestão online, planejamento anual e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil a R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

6. Consultare

Por meio da franquia Consultare, você pode ter uma unidade para oferecer serviços de saúde para um público amplo, de forma acessível. Logo, é possível atuar com exames laboratoriais, vacinas, especialidades médicas e muito mais. 

Mas claro, para funcionar de forma adequada é preciso investir em uma unidade física capaz de abarcar toda a estrutura necessária para os processos. Com isso, também é possível contar com tecnologias de ponta e todo know how da marca. 

Ao mesmo tempo, a franqueadora oferece total suporte para ajudar no desenvolvimento da unidade. Há o apoio em marketing, software próprio para administração, consultorias e muito mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 250 mil a R$ 500 mil 
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

7. AD Clinic

A AD Clinic trabalha com serviços de estética para o público feminino e masculino. Assim, desde 2014 em atividade, os clientes encontram vários processos de cuidados e tratamentos modernos para o rosto e corpo em um só lugar. 

Desse modo, para quem deseja abrir uma unidade, a franqueadora oferece uma análise de viabilidade e existem quatro modelos de negócio disponíveis. Com isso, é possível escolher entre o famoto Premium, Slim, Soft e o Laser e Estética. 

No entanto, para ter sucesso com sua unidade, saiba que a AD Clinica oferece total suporte, com a padrão arquitetônico, equipe de operações, apoio em marketing para divulgação e mais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 179 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 75 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: em torno de 12 meses 

8. Acesso Saúde

Criada como um sistema de saúde particular, a Acesso Saúde é uma empresa que não cobra mensalidade de seus clientes e oferece atendimentos médicos e exames em sua rede de clínicas.

Dessa forma, ela consegue atender boa parte da população que não possui acesso a um plano de saúde. São mais de mil opções de exames.

Para ser um franqueado da Acesso Saúde, é necessário ter, pelo menos, 25 anos e formação em qualquer curso superior ou técnico. Porém, é aconselhável possuir algum conhecimento sobre a área da saúde.

Afinal, não é possível ter um empreendimento de sucesso sem conhecer o setor que está atuando.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 280 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
Imagem de um enfermeiro com um aparelho de pressão no braço (imagem ilustrativa). Texto: franquias na área da saúde.
Algumas franquias da área de saúde oferecem consultas com preços mais em conta.

9. Partmed

Com a finalidade de criar uma rede de franquias de saúde popular, a Partmerd atua no mercado da saúde com uma demanda alta.

São mais de 20 especialidades atendidas pela marca, diversos exames e procedimentos de simples e média complexidade. Os preços são acessíveis para as pessoas que não possuem condições de ter um convênio.

Assim, devido a alta demanda por consultas e exames médicos de qualidade, a Partmed acredita possuir potencial para expandir a sua atuação em diversos estados brasileiros.

A proposta é levar o que existe de melhor para uma grande parcela de pessoas, principalmente as que vivem no interior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 366 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 19 meses

10. IRO Radiologia

A IRO radiologia é uma das franquias que oferecem métodos inovadores para entregar o seu serviço.

Ela conta com um alto aparato tecnológico para aplicar em suas clínicas de radiologia odontológica. Dessa forma, é possível fazer exames de imagem, radiodiagnóstico, fotografias clínicas, modelos ortodônticos etc.

Além disso, caso tenha interesse em investir nesse modelo de negócio, você contará com outros serviços que podem ser incluídos em sua unidade.

Agendamento on-line, planejamento cirúrgico, tomografias computadorizadas, fotografias tridimensionais e laudos à distância são alguns deles.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 384 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

11. Padrão Enfermagem

Vemos uma médica aplicar uma injeção em uma idosa (imagem ilustrativa). Texto: franquias na área da saúde.
Para apostar no setor, é preciso se identificar com o mercado.

Conhecida pela sua excelência em cuidados com idosos, a Padrão Enfermagem é uma empresa que tem apostado em pessoas dispostas a ajudar as outras, principalmente nos últimos anos.

Para isso, a empresa investe em uma série de treinamentos profissionais por meio do curso de cuidadores de pessoas. Uma das grandes vantagens de apostar na marca é poder atuar no modelo de home office.

Ou seja, você precisa apenas ter a disponibilidade de seguir a sua agenda de acordo com a demanda dos clientes. Segundo informações da empresa, a estimativa é que a população idosa no Brasil dobre nos próximos anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25,7 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

12. Astra Assessoria

Com mais de 35 anos de história, a Astra Assessoria trabalha com consultoria e treinamentos para saúde, segurança e medicina ocupacional.

Ou seja, a rede ajuda clínicas e outros estabelecimentos a se regularizarem diante dos órgãos de fiscalização. Entre os serviços oferecidos, é possível encontrar laudos de insalubridade, periculosidade etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 20 e 30 meses

13. OdontoCompany

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a OdontoCompany oferece diversos serviços, atendendo todas as especialidades odontológicas.

A empresa trabalha em um mercado amplo de franquias da área de saúde. Atualmente, a OdontoCompany conta com mais de 1.000 unidades franqueadas.

Da mesma forma, o franqueado conta com diversos suportes da empresa, como treinamentos para gestão, auxílio para ações de marketing, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Taxa de retorno: entre 16 e 20 meses
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 65 mil
Imagem de um estetoscópio.
Os cuidados médicos são serviços que contam com um público amplo.

14. Dr. Exame

A franquia Dr. Exame é uma rede de agendamentos de consultas médicas, exames, bem como de serviços odontológicos.

Os atendimentos são realizados por médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, laboratórios, bem como clínicas e hospitais particulares parceiros da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Taxa de retorno: entre 24 e 36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil

15. Ortodontic

A franquia Ortodontic tem mais de 15 anos de experiência no mercado e oferece diversos serviços na área de odontologia.

Sendo assim, os franqueados contam com diversos tipos de suportes da franqueadora para desenvolver o negócio. Por exemplo, treinamentos diversos, auxílio na escolha do local de instalação e apoio para o marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 360 mil
  • Taxa de retorno: a partir de 10 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil

16. Essencial Care

Por fim, a franquia Essencial Care trabalha no mercado de assistência domiciliar em saúde, tendo mais de 10 anos de atuação no segmento.

Entre os diversos serviços estão terapias fisioterápicas, fonoaudiologia, nutrição, além de enfermagem e assistência psicológica.

Ademais, a rede trabalha com consultas particulares, convênios e com órgãos públicos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 78 mil
  • Taxa de retorno: a partir de 24 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil

Franquias da área da saúde: o cenário para investimento

Vemos um amontoado de moedas alinhadas e de forma crescente. Uma seta ilustra o sentido de crescimento cuja imagem propõe.
Os números do setor são positivos e demonstram bastante potencial.

Os números ao longo deste conteúdo demonstram que o setor de saúde é um segmento muito promissor. Por mais que a economia esteja em crise, ainda assim, esse mercado oferece serviços essenciais para o cuidado com a saúde e bem-estar da população.

Pois a procura por planos e seguros de saúde, além do seguro de vida, se tornou uma tendência. Tal tendência favorece quem já atua como franqueado na área da saúde e, principalmente, quem pretende começar.

Nesse sentido, diante do momento atual, esses modelos de negócio já demonstram crescimentos expressivos em comparação com os últimos anos.

Enfim, não poderia ser diferente. Cenários de instabilidades fazem com que a população tenha uma maior preocupação em resguardar a saúde. Seja buscando atendimentos médicos, bem como os seguros de vida e de saúde.

Como resultado, os consumidores de tais serviços procuram cada vez mais por um atendimentos completos, de qualidade, que garantem conforto, conveniência e preços acessíveis.

Envelhecimento da população brasileira

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos no Brasil dobrou nos últimos 20 anos. E as previsões para o futuro é que essa camada continue crescendo.

Ainda segundo o instituto, até o ano de 2060, o Brasil terá mais idosos do que jovens. Nesse sentido, o envelhecimento populacional vai gerar demandas voltadas, principalmente, para a área da saúde.

Pois em muitos casos, o SUS não consegue atender plenamente. Logo, a população precisa contar com opções de serviços amplos, com foco no cuidado e na segurança da saúde.

Sendo assim, é neste cenário que as franquias na área de saúde encontram boas oportunidades de atuação, uma vez que várias redes trabalham oferecendo cuidados médicos.

Ademais, ainda existem opções de contratação de seguros de vida e seguros de saúde, como já mencionamos.

Imagem de um casal de idosos, de mãos dadas, caminhando na rua (imagem ilustrativa). Texto: franquias na área da saúde.
O envelhecimento da população faz aumentar a necessidade de cuidados com a saúde.

A busca constante por saúde e bem-estar

Outro fator que faz crescer a demanda por cuidados com o bem-estar é a busca constante por serviços e produtos. Eles estão voltados não só para atendimento médico, mas também para procedimentos que ajudam na melhora da qualidade de vida.

Dessa forma, existem muitas maneiras de atender a essa demanda. Existem redes de franquias que trabalham com procedimentos de cuidado com o corpo, com atividades físicas em complementação aos atendimentos médicos.

Do mesmo modo, as possibilidades de atuação são bastante amplas, e as redes de franquias na área da saúde estão cada vez mais atentas à importância de diversificar os atendimentos. Ou seja, sempre com foco no cuidado com a saúde e o bem-estar dos clientes.

Quais as vantagens de investir em franquias da área da saúde?

Percebemos até aqui que a demanda por serviços voltados para área da saúde está cada vez mais em alta. As formas de atuação no mercado estão em ampliação. Dessa forma, com o aumento da população de idosos, há sempre público para conquistar.

Ao investir em franquias, você encontra um modelo de negócio repleto de vantagens. Diferentemente dos negócios convencionais, aqueles criados do zero, o franchising atua com o objetivo de proporcionar maior segurança para os investidores.

Investimento mais seguro

O investimento necessário para adquirir uma franquia que trabalha com serviços de saúde é bastante acessível. Principalmente se comparado ao investimento em empreendimentos iniciados do zero.

Dessa forma, ao apostar em um formato de franquia, o empreendedor sabe que aqueles valores foram pesquisados e trabalhados pela rede.

Imagem de uma planta em formato de cifrão sendo regada.
As franquias da área da saúde são boas opções para investir com segurança.

Em um empreendimento comum, o empresário, muitas vezes, atua de forma solitária. Por isso, é comum passar por alguns sustos e desafios na hora de alugar um ponto comercial. Seja ao negociar com proprietários, adquirir móveis etc.

No caso de uma franquia, é o plano de negócios oferecido pela rede que detalhará todas os passos que o franqueado dará. Ou seja, desde a aquisição até o dia a dia da franquia. No documento, estão contidos estimativas de valores, suas finalidades, entre outras informações.

Essa segurança proporciona clareza ao empreendedor. Ele vai saber de todos os valores que estará pagando, além do que é necessário fazer na unidade para que a franquia comece a apresentar lucros.

Apoio em estudos de mercado

Estando à frente de uma franquia, não será preciso se preocupar com o desenvolvimento dos estudos de mercado. Pois a franqueadora desenvolve constantemente estudos atualizados sobre o mercado de atuação, o que é mais um aditivo na segurança do investimento.

Assim, os franqueados precisam se preocupar apenas em estar a par destes estudos. Todavia, é fundamental aplicar as recomendações repassadas pela rede.

Todos os estudos e análises do cenário de atuação são desenvolvidos com apoio no geomarketing. Essa metodologia é própria para entender tudo sobre o local em que a franquia será instalada.

Esse estudo leva em conta moradores da localidade, comércios, concorrentes, se é uma área movimentada e segurada para trabalhar, entre outras informações.

Know-how da franqueadora

Entre as vantagens de uma franquia, seja da área da saúde ou qualquer outra, está a transferência de know-how das franqueadoras. O know-how é o “saber fazer” da rede, desenvolvido e ajustado durante toda a trajetória da marca.

Imagem de um homem escrevendo em um caderno ao lado de um teclado de computador.
O empreendedor recebe uma série de conhecimentos da franqueadora.

Assim, os franqueados recebem essa transferência de conhecimentos por meio do plano de negócios. Logo, são oferecidos treinamentos, orientações, capacitações e suportes por parte da franqueadora.

Dessa forma, mesmo os empreendedores de primeira viagem conseguem ter condições para gerenciar uma franquia. O know-how detalha tudo o que é necessário ser feito para que a nova unidade atinja o ponto de maturidade no mercado e comece a apresentar lucros.

Além disso, esse apoio é essencial para que o franqueado consiga superar desafios que, invariavelmente, aparecerão em sua trajetória.

Em suma, a transferência de know-how auxilia o franqueado para que ele desenvolva o melhor planejamento de seu negócio na franquia.

Investimento em inovação e tecnologia

As franquias atuam de forma muito ativa no que diz respeito a tecnologia e inovação. Por trás do suporte da marca, existe toda uma estrutura que trabalha para oferecer as melhores pesquisas e resultados.

Essas análises são essenciais para que as unidades franqueadas estejam sempre atualizadas no que há de mais moderno. Desde o atendimento aos clientes até a gestão das franquias, que pode ser feita de forma muito mais prática por meio da automatização.

Tais recursos favorecem as franquias que trabalham com sistemas próprios de gestão e outras ferramentas para atendimento dos clientes e de controle da unidade.

Suporte ao franqueado

Estando a frente de uma franquia que oferece serviços voltados para a saúde, é essencial oferecer qualidade e seriedade em todos os atendimentos. Por isso, as franquias oferecem suporte completo para o dia a dia de operação da nova unidade.

Antes da inauguração da franquia, os empreendedores recebem treinamentos iniciais voltados para todas as áreas da unidade. É comum que muitas redes auxiliem na contratação e treinamento de funcionários.

Com a inauguração da unidade, os franqueados recebem suportes constantes da franqueadora, voltados para a operação, gestão, vendas, atendimento ao cliente. Muitas trabalham com equipes próprias para suporte de marketing, de vendas e apoio jurídico.

Diferença entre os serviços de seguro saúde e planos de saúde

Vemos, sobre uma mesa, o recorte da silhueta do que pode ser configurado como uma família - pai, mãe e uma criança. Em volta, vemos um estetoscópio e a representação de um coração (imagem ilustrativa).
Existem diferentes opções de serviços da área de saúde em franquias.

Para quem deseja atuar com franquias que oferecem serviços da área da saúde, é importante entender as principais diferenças entre planos de saúde e seguros de saúde.

Pois este são um dos principais serviços que as redes oferecem aos clientes, e entender suas finalidades é essencial. A seguir, explicamos a definição de cada um. Acompanhe.

O que são os planos de saúde?

Os planos de saúde são os serviços mais comuns para quem busca atendimento médico ou pretende realizar algum exame. Basicamente se trata de uma rede credenciada com diversos médicos, consultas e exames, clínicas e serviços voltados para a saúde.

Há diversos pacotes, alguns mais básicos, que cobrem apenas consultas e alguns exames; até os mais completos, com 100% de cobertura para consultas, exames e serviços. Do mesmo modo, os valores também são variáveis de acordo com o tipo de cobertura que o cliente escolhe.

Para buscar atendimento médico ou outro serviço voltado para a saúde, os associados dos planos devem buscar as clínicas, hospitais, laboratórios etc que fazem parte da rede credenciada ao plano de saúde contratado.

Opções de planos de saúde

Como informamos anteriormente, existem opções variadas de planos de saúde no mercado. As mais comuns são a individual, coletivo e familiar.

O plano individual costuma ter uma abrangência maior e, ao mesmo tempo, são os mais onerosos. Isso porque, o atendimento é exclusivo ao contratante.

Do mesmo modo, as opções de plano individual são bem amplas, com variações de tipos de coberturas e valores. Tudo dependerá do que o cliente está disposto a contratar.

Ademais, já os planos coletivos são muito comuns em empresas e instituições. Há a possibilidade dos contratantes pagarem uma taxa fixa, que é dividida com a empresa que contratou o plano de saúde.

Da mesma forma, há também o tipo de cobertura completa, em que os associados não precisam pagar nenhum valor, ficando a cargo da empresa.

Em relação ao plano familiar a contratação vale para membros da família de primeiro grau como pais, filhos e companheiros. Os valores são variáveis de acordo com a empresa de plano de saúde escolhida.

O que são os seguros de saúde?

Diferente do plano de saúde que tem uma limitação de acesso, o seguro saúde é independente e pode ser utilizado em qualquer local que o cliente desejar.

Assim, é paga uma mensalidade para a operadora do seguro que pode ser, um banco ou uma seguradora. O usuário segurado escolhe onde deseja realizar o atendimento e o tipo de serviço que será feito, paga o valor e, posteriormente, a seguradora realiza o reembolso.

Entretanto, o reembolso não é total. Dependendo do tipo de seguro contratado, é feito o pagamento de um percentual do valor pago.

Dessa forma, a opção é: quanto maior o pagamento do seguro, maior o valor do reembolso. Portanto, dependerá muito da frequência e da necessidade do segurado.

Como escolher a melhor franquia na área de saúde?

Para escolher entre as franquias na área da saúde, é preciso prestar atenção em alguns tópicos para que o seu sonho de mudar de vida não se torne um pesadelo.

Primeiramente, é preciso conhecer bem a área que está prestes a atuar, principalmente se tratando de saúde. É importante destacar que todas as empresas que listamos acima exigem contato direto com pessoas.

Dessa forma, é importante que você goste desse tipo de atendimento. Afinal, caso vá trabalhar como cuidador, será preciso ajudar as pessoas em tarefas simples, como na hora do banho, por exemplo.

Nesse sentido, tendo esses cuidados em mente, o próximo passo é conseguir escolher as marcas que mais combinam com o seu perfil de empreendedor.

Imagem de um empresário fazendo um sinal de positivo com o polegar (imagem ilustrativa).
O empreendedor deve escolher bem a franquia para ter sucesso.

Enfim, faça uma pesquisa detalhada em sites de busca e nas redes sociais para descobrir como o mercado enxerga a marca que você deseja se tornar franqueado.

Escolhendo a marca

Lembre-se que o sistema de franchising consiste no direito de explorar comercialmente uma marca, utilizando o nome e identidade visual.

Assim, caso opte por uma marca que não possua uma fama muito boa entre os clientes, provavelmente você terá grandes problemas e desafios para conseguir desenvolver o seu empreendimento.

Em seguida, é hora de entrar em contato com a marca e apontar o seu desejo de tornar um franqueado.

Como retorno, a empresa irá agendar uma reunião via telefone para conhecer um pouco mais o seu perfil. Dessa forma, achar o modelo de franquia que mais se encaixa as suas necessidades e ambições é fundamental.

Após essa reunião, caso o seu perfil seja aprovado pela franqueadora, é hora de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Circular de Oferta de Franquia (COF)

Este documento é responsável por apresentar as principais informações sobre o empreendimento. Ou seja, com a COF, será possível conhecer o histórico da empresa, os valores para o investimento, as taxas mensais etc.

Contudo, é preciso ficar atento a um ponto muito importante. Segundo a Lei de Franquias, a COF só pode ser assinada 10 dias após o seu recebimento, caso contrário, o contrato não terá validade e o investimento é perdido.

Essa é uma medida criada para evitar que as empresas façam algum tipo de pressão para o empresário assinar o contrato.

Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre os pontos apresentados no documento, é recomendável que procure um advogado para esclarecer.

Assim, com o contrato em mãos, o próximo passo é pagar a taxa de franquia e iniciar as suas operações como franqueado. Independente do formato escolhido, seja home office ou uma loja física, foque nos treinamentos e use o suporte da franqueadora para se desenvolver.

Para saber mais os processo para abrir um empreendimento, faça o download do nosso ebook “Como abrir uma franquia de sucesso”. É só clicar no banner abaixo!

ebook como abrir uma franquia de sucesso

O mercado de saúde é muito promissor. Como vimos, o Brasil possui uma das maiores populações de médicos do mundo, e mais de dois milhões de profissionais como enfermeiros, auxiliares etc.

Da mesma forma, o número em alta é fruto do comportamento do brasileiro de buscar tratamentos médicos para se cuidar, mesmo que o público para ações preventivas ainda não seja alto.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias na área da saúde? Conseguiu encontrar alguma empresa que chamou sua atenção? Veja outras opções para atuar no setor no post “Franquia seguro saúde: 7 opções de sucesso”.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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