Franquias sustentáveis: 8 modelos para você investir

Por
em
Advertisement

Criar modelos de negócios sustentáveis já não é mais uma opção, mas algo essencial. Conheça alternativas de franquias sustentáveis que vêm se destacando neste nicho.

Hoje, uma empresa que não pensa no meio ambiente perde pontos com o seu público. O brasileiro, por exemplo valoriza produtos mais sustentáveis e embalagens com selos ambientais.

É graças a essa preocupação ecológica que as franquias sustentáveis vêm se destacando ao longo dos anos. São várias as opções de negócios disponíveis no mercado.

Muitas redes, de diferentes nichos, já haviam desenvolvido processos e serviços que atendem o consumidor de forma eficiente. Agora, porém, elas também se preocupam com a sua responsabilidade ecológica. E o mercado para esse tipo de companhia é enorme.

Ficou interessado? Então, continue lendo e descubra tudo o que você precisa sobre as franquias sustentáveis disponíveis no mercado.

O que é um negócio sustentável?

Um negócio sustentável está relacionado a um modelo de empreendimento que visa contribuir para a defesa, melhoria e proteção do meio ambiente. Ou seja, com ações que diminuam os poluentes, a destruição de recursos e valorizem o desenvolvimento sustentável etc.

Uma empresa sustentável pode, por exemplo, optar por um processo que diminua a emissão de gás carbônico na atmosfera, enquanto outras investem na reciclagem de resíduos. No Brasil, os materiais mais reciclados são:

  • Aço

O aço está na primeira posição do ranking entre os materiais mais reciclados do país. Segundo pesquisas, 49% do aço descartado é 100% reaproveitado nas indústrias.

  • Papel

Na segunda posição está o papel, que ocupa 47% do material reciclado no Brasil. Esse comportamento é muito importante, pois o reaproveitamento evita que haja o desmatamento de árvores para a fabricação de celulose.

Ainda que exista o reflorestamento para a reprodução das espécies responsáveis pela matéria prima do papel.

  • Vidro

O vidro já tem lugar de menor destaque no processo de reciclagem e ocupa a terceira posição entre os materiais mais reciclados.

Sua capacidade de reaproveitamento ainda não é maior porque seu processo de reciclagem é mais trabalhoso. Sendo assim, o interesse da maior parte das empresas é pequeno.

Com esses cuidados, as companhias contribuem, principalmente, para o controle do aquecimento global.

As consequências deste fenômeno incluem o aumento da temperatura do planeta, intensificação das secas, furacões e alterações nos ecossistemas.

Além do mais, as empresas sustentáveis estão tendo uma visão mais ampla sobre os cuidados com o meio ambiente e os animais. Além disso, elas estão preocupadas com a inclusão do perfil de um novo modelo de consumidor.

Acompanhe abaixo novos modelos de negócios e opções de nichos de franquias sustentáveis para investir.

Ideias de franquias sustentáveis para investir

1. Limpeza automotiva

Já se foi o tempo em que lavar o carro era sinônimo de gastar centenas de litros de água. Muitas empresas especializadas em limpeza automotiva ecológica estão surgindo!

Mesmo as franquias mais tradicionais estão implementando soluções para manter os veículos limpos, bem cuidados, e sem agredir o meio ambiente.

O método de lavagem a seco e a utilização de produtos de limpeza ecologicamente corretos são os pontos-chave nesse tipo de operação. O resultado é uma popularidade cada vez maior.

Conheça a Acquazero

Se você se interessou por franquias sustentáveis e gosta do setor automotivo, a Acquazero pode ser a opção ideal de negócio para investir.

A empresa é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Seu principal serviço é a limpeza ecológica, um método pensado para manter os veículos limpos sem agredir a natureza.

Para isso, a rede utiliza produtos biodegradáveis e um processo de lavagem que utiliza apenas 300 ml de água. A economia é de cerca de 320 litros de água a cada carro higienizado!

Nas opções de franquias da Acquazero estão modelos que se adequam a diversos perfis de empresário, como as franquias home office e de lojas, com estruturas maiores e mais completas.

Com valor inicial de R$ 22.820 mil é possível se tornar um franqueado home office da marca. Conheça mais sobre os modelos de franquia da Acquazero no vídeo abaixo.

2. Embalagens ecologicamente corretas

Advertisement

O mercado de embalagens se tornou um prato cheio para as franquia sustentáveis. O segmento atua com a confecção de embalagens biodegradáveis e está em expansão. Embalagens deste tipo:

  • Podem ser reutilizadas diversas vezes; e/ou
  • Causam pouco ou nenhum impacto ambiental quando são descartadas na natureza.

Ainda neste setor, as empresas encontraram uma forma complementar de negócio: criando a chamada “mídia ecológica”.

Com essa opção, as franquias têm utilizado embalagens sustentáveis para imprimir publicidade, como em sacos de pão e caixas de pizza.

Dessa forma, elas criam oportunidades especialmente para o comércio local, que encontram uma nova forma de se divulgar e informar o consumidor. Um exemplo de franquia que investe no segmento é a BagNews.

3. Tecnologia sustentável

Franquias sustentáveis também podem desenvolver uma série de estratégias voltadas para a preservação do meio ambiente, sobretudo na economia de água e energia.

Algumas das principais companhias desse tipo no Brasil atuam no comércio de kits de reuso e gestão de água da chuva. Há também as que oferecem sistemas de automação de secadores, pias e outros elementos que controlam o uso de água e evitam desperdício.

Essas franquias sustentáveis têm como público-alvo empresas e fazendas. Assim como pessoas físicas, que desejam diminuir despesas e aderir a um modo mais ecológico de consumir. A TRC Sustentável, por exemplo, é uma das franquias sustentáveis que atua nesse nicho.

4. Moda com recicláveis e consciência

O segmento de moda, um dos mais fortes no País, também tem andado junto da sustentabilidade. Pois já existem redes que criam peças de roupa e calçados com elementos reciclados ou que seriam descartados.

Por exemplo, algumas marcas possuem camisetas feitas à base de garrafas. O PET é o material mais usado nas garrafas plásticas de refrigerante.

Outros produtos já conhecidos no mercado são as mochilas e bolsas feitas com retalhos de lona, bem como calçados confeccionados com pneus reciclados.

Eles possuem fácil aceitação do público e uma identidade própria. Sendo assim, uma das franquias sustentáveis que vem se expandindo no Brasil, e que atua com esse nicho, é a Mormaii.

Também podemos citar a tendência “slow fashion”, um segmento que não produz roupas em massa, mas sim de forma mais consciente. Seus processos são muito mais sustentáveis do que na maioria das grandes confecções.

5. Energia renovável em franquias sustentáveis

Vemos o telhado de uma casa onde foram instalados diversos painéis de captação de luz solar para produção de energia (imagem ilustrativa). Texto: franquias sustentáveis.
A produção e uso de energia solar é fator de grande impacto.

Grande parte da energia utilizada no mundo requer o uso de combustíveis fósseis. Dessa forma, a emissão de gases tóxicos na atmosfera continua em alta, algo que só contribui para o desenvolvimento do aquecimento global e seus efeitos.

Para quebrar este ciclo de poluição, há uma enorme aposta em fontes de energia renováveis. Isso inclui opções como a energia solar, eólica, biocombustíveis e outras.

Uma das empresas que atua no ramo é a ECOPRO, referência em distribuição de energia solar no País. Entre os seus produtos estão aquecedores solares, placas fotovoltaicas e mais.

6. Digitalização e gestão de documentos

Outro segmento de franquias sustentáveis é o que trabalha para diminuir o consumo de papel e tinta.

Os principais serviços dessas franquias são a digitalização de documentos e a gestão digital das informações. A ByeByePaper é uma das franquias que atua no segmento.

Com esse tipo de trabalho, as franquias sustentáveis:

  • Mudam a forma como as empresas lidam com as impressões de documentos;
  • Reduzem custos com material de escritório; e
  • Garantem mais segurança e organização das informações.

Na hora de investir em franquias sustentáveis, tenha a certeza de que você se sente atraído pelo setor de atuação.

Esse é um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer companhia. Ter interesse no ramo em que atua garante maior disposição em investir seu tempo e dinheiro no negócio.

7. Produtos alimentícios 

As redes de produtos naturais oferecem não só produtos, mas uma mudança de comportamento de dentro para fora, gerando mais oportunidades para as pessoas ao redor.

Elas oferecem uma gama de produtos naturais como alimentos sem glúten e lactose, diet, light, suplementos naturais, produtos e cosméticos e maquiagem orgânicas, produtos de limpeza entre outros. 

Esse modelo de negócio também é fortalecido pelo tripé da sustentabilidade social, econômica e principalmente a ambiental. 

Um desses modelos de venda de produtos naturais é a Nação Verde, uma rede de produtos que nasceu do ideal de renascimento, a partir de um modo de vida diferenciado.

O espaço da franquia, além de tudo, oferece também uma lanchonete e ambiente atrativo para encontros e reuniões com acesso à internet.

8. Beleza e estética 

Vemos sobre uma superfície branca alguns potes e frascos de produtos como hidratante corporal, labial e uma de base facial. Ao redor, algumas folhas verdes, pílulas de mineiras e dois béquers (imagem ilustrativa).
Franquias de estética e beleza investem na produção de produtos orgânicos e veganos.

Por fim, no ramo de beleza também existem franquias preocupadas com a sustentabilidade e que estão atentas ao comportamento de compra e mudança de perspectiva do consumidor.

Pensando no reaproveitamento das embalagens, as empresas movimentam estratégias de baixo consumo de água e energia, além de evitar o uso de poluentes no processo de fabricação dos produtos.

Nesse sentido, uma outra franquia que vem mudando esse pensamento é a Simple Organic. 

A marca de cosméticos surgiu ainda em 2016, quando apresentou oficialmente seus produtos na semana de moda do São Paulo Fashion Week. Levando um conceito de cosméticos orgânicos e veganos para a passarela. 

O ideal da marca surgiu a partir da ideia de mudança de vida da fundadora, que após a maternidade, decidiu reconstruir sua mentalidade de vida.

Como resultado, ela criou uma marca sustentável, de impacto social positivo, com foco no respeito aos animais. Além disso, o negócio é pautado na biodiversidade e na sustentabilidade. 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre o universo do franchising? Então, saiba mais sobre franquias e outras opções de investimento e negócios no nosso blog! Acesse nosso conteúdo!

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement